Índice

É claro que a experiência de andar de comboio é muito boa, mas, com as minhas preferências e como gosto de viajar, hoje teria feito diferente:
Em vez duas últimas viagens que fiz de Interrail, teria pegado no carro que ficou estacionado à porta de casa, e tinha feito a Europa a conduzir e não de comboio.
Porquê?
Porque podia ter visto muito mais, durante muito mais tempo e em total liberdade. Sem dúvida que tenho fortes lembranças das centenas de horas que viajei de comboio / trem.
Aconselho todos a fazerem pelo menos uma vez na vida, isto é, viajar de comboio pela Europa. Pessoalmente gosto muito de conduzir, e conhecer mais lentamente as regiões / países por onde viajo.
Prós e Contras Comboio vs Carro
- Imensas horas perdidas a andar de estação em estação
- Pagar suplementos de bilhetes para comboios Inter-cidades para tentar escapar aos horários fora de horas dos comboios regionais em que o bilhete InterRail inclui
- Não se ter controlo total sobre a viagem, não se pode parar onde se quer
- Temos sempre algum maluco a aborrecer-nos o juízo
- Temos que ter muito cuidado com as nossas mochilas especialmente se queremos dormir um pouco, cuidados redobrados em viagens pela Europa de Leste
- O preço de um bilhete de comboio Interrail passe Global dá para conduzir cerca de 5000 KM ou seja, ir de Lisboa a Helsínquia na Finlândia ou de Lisboa até Ankara na Turquia. Ou seja, se dividirmos este dinheiro por quatro pessoas num carro, gastamos cada um de nós 250 EUROS Lisboa até à Turquia (ida e volta 500EUROS ), isto pelo combustível, sem olhar a datas, fazendo e parando onde bem quisermos
- Epá é muito bom passar fronteiras com o nosso próprio transporte, dá uma cena de viagem e independência muito maior. Cruzar fronteiras de comboio também é bom, com os polícias dentro do comboio para carimbar os passaportes.
Prós e contras Carro VS Comboio
- Gasta-se combustível
- Cansamos com as várias horas e milhares de kms atrás de um volante, mas isto para quem gosta de conduzir não é muito problemático, e ainda para mais se estivermos com mais pessoas a poderem dividir as horas de dirigir
- Preocupação para não nos rebocarem o carro, roubarem ou batermos
- Olhar mapas, mapas e mais mapas, perguntar direcções , perguntar direcções e uff perguntar direcções para chegarmos ao centro das cidades. Talvez um GPS ajude para achar o caminho entrando e saindo numa cidade grande.
Percurso de carro pela Europa / Ensaio
Ora bem, vamos então fazer um ensaio de uma viagem pela Europa, 13 países durante 1 mês, 30 dias tal e qual o bilhete de InterRail, vamos escolher os seguintes países e o seguinte trajecto:
|
|
Temos então um possível itinerário de subir a Europa, fazendo Espanha, França até Berlim na Alemanha. Daí saímos pela Polónia, Ucrânia, Roménia, Bulgária e já estamos em Istanbul na Turquia. Daí e no trajecto final, fazemos Bulgária novamente, Sérvia, Croácia, Itália, França, Espanha e de volta a Portugal. Em cada um destes percursos podemos incluir cidads e pontos de interesse que fiquem a caminho.
Évora, Portugal até Berlin, Alemanha
Tempo e distância |
Berlin, Alemanha até Istanbul, Turquia
Tempo e distância |
Istanbul, Turquia até Évora, Portugal
Tempo e distância |
TOTAIS VIAGEM
Total Kms: 9113KM |
Para projectar a sua viagem pelas estradas da Europa use o site
Via Michelin
Conclusões de viajar de carro vs Viajar de comboio
- As horas que se passam a conduzir são basicamente as mesmas que se fariam dentro de um comboio para o mesmo percurso. Mas, se formos 4 num carro, as horas de condução são a dividir por todos.
- Fica muito mais barato mesmo, sem possível comparação. Um bilhete de InterRail para estes países todos custaria mais de 500 EUROS por pessoa. Como o nosso ensaio de viagem é para 4 pessoas, ficava 2000 EUROS. A gasolina ida e volta é cerca de 1000 Euros.
Seguro do Carro / Impostos e Taxas de Estrada
O nosso seguro normal de Carta Verde International cobre todos estes países, por isso não há problema quanto a essa questão, mas verifiquem bem a Ucrânia e a Turquia.
Se não tiver estes 2 países, das duas uma, ou prolongam o seguro contactando a vossa seguradora, ou simplesmente trocam estes 2 países por 2 onde haja seguro da Carta Verde Internacional.
Em vez de entrarem na Ucrânia vindos da Polónia, baixam Sul para a Eslováquia e Hungria, por exemplo. E em vez da Turquia, fazem a Grécia, apesar de eu preferir a Turquia à Grécia…ou melhor é mesmo incluir os dois países.
Há países que cobram um imposto de utilização de estradas. Países como a Eslováquia, Ucrânia, República Checa.