Índice
Escolher o que levar na mala de viagem é para muitos um quebra-cabeças. Eu pessoalmente viajo só com uma mochila pequena, por isso é muito importante escolher muito bem o que é mais útil e prático para viajar.
Sem dúvida que há uma lista grande de coisas que nos fazem falta, e que acabam por ser úteis enquanto viajamos. À medida que ficamos mais experientes, começamos a perceber o que realmente é útil e o que não é. Aqui está uma lista de coisas que você deve considerar incluir na sua mala de viagem em futuras viagens. Pode ser que você tire algumas ideias.
Normalmente cometemos o erro de:
- querer sempre levar muita coisa
- não ter noção da utilidade das coisas que levamos
- não ter muito espaço na bagagem
Carregar o essencial é fundamental. Saber quais são as coisas mais importantes para levar dentro da mala ou mochila de viagem pode ser uma tarefa difícil.
O que levar na mala de viagem
1 – Chinelos de praia
Os chinelos ou sandálias tipo “praia” são muito úteis para andar no hotel, quarto, tomar duche em locais menos limpos, ou andar pela cidade se queremos calçado mais leve e estiver muito calor.
Muitas vezes ao fim de vários dias a viajar, andamos cerca de 10 a 15 kms por dia, o que ao fim de uma semana pode fazer perto de 100km. Eu durante a minha viagem à Índia, andei uma média de 22 km diários. Chegava à noite com os pés super pesados.
Aliviar os pés e ter um calçado mais leve, em que possam relaxar e respirar é muito importante. Também, ficando alojado em hostels e hotéis baratos, ter uns chinelos para tomar duche é uma escolha sensata por razões de higiene.
2 – Corda para estendal
Uma coisa que não ocupa espaço e que pode ser muito útil em viagens low-cost, é ter uma corda fina de 3 a 5 metros para servir de estendal se quisermos lavar a nossa roupa num quarto de hotel.
Se você estiver a viajar num local quente e com Sol, terá tudo lavado e seco em menos de 1 hora. Pode também deixar a sua roupa interior a secar dentro do quarto, que normalmente seca durante a noite ou à janela. A corda pode também ser útil para outras situações de emergência que surjam.
3 – Agulha e linha
Eu viajo sempre com duas agulhas e um rolo de linha.
Praticamente em todas as viagens tenho que coser alguma coisa, que rompe, parte ou rasga em viagem. Um botão das calças, uns boxers que rompem, ou um simples buraco na gola da t-shirt.
Sentar, e coser a roupa, com uma paisagem linda é uma experiência relaxante e que nos traz um sentido de paz, e ligação de nós mesmos com nós mesmos, ou seja, de nós tomarmos conta de nós – viajar – liberdade – independência.
Se a roupa tiver já muito usada e velha, mais vale deitar fora e compar uma nova nas inúmeras lojas de roupa que há sempre em todas as cidades.
4 – Adaptador de electricidade
Várias zonas do mundo têm tomadas de electricidade diferentes. Ter um adaptador universal para corrente e fichas eléctricas é muito importante porque muitos países não têm o sistema europeu de tomadas.
Pessoalmente eu tenho dois muito bons que vou alternando nas viagens. São compactos, um da marca SWISS MILITARY e outro da GO TRAVEL. Assim, independentemente do lugar do mundo onde eu esteja, consigo sempre ligar as minhas coisas à electricidade.
5 – Ficha tripla
Quando se viaja com um computador portátil, telemóvel (celular) e uma máquina fotográfica digital é sempre preciso carregar baterias.
Muitos dos quartos de hotel por onde viajamos só têm uma tomada eléctrica, ou seja, se quiser carregar as baterias do computador, do telemóvel e da máquina ao mesmo tempo tem que esperar.
Ter uma ficha tripla poupa tempo e é muito útil. Assim pode ter tudo a carregar ao mesmo tempo e dormir descansado.
No caso do meu adaptador GO TRAVEL, dá para ligar dois cabos USB e uma ficha de electricidade. Ou seja, tem a funcionalidade de carregador e adaptador.
6 – Lenço de pescoço
Uma coisa que me habituei em Marrocos é ter sempre comigo um lenço de algodão preto de 2 metros de comprimento e 1 metro de largura.
Um lenço destes dá para várias coisas: aquece e protege do frio e vento, arrefece e protege do Sol e do calor, protege almofada suja em hotel barato, protege boca e nariz em zonas de poeira.
Dá ainda para usar como lençol ou como toalha de praia improvisada.
Para mulheres dá ainda para cobrir a cabeça ao entrar em locais culturalmente mais conservadores, como algumas igrejas no Leste europeu e Israel, ou países muçulmanos mais conservadoras em países como o Irão, por exemplo.
Em casos extremos dá ainda para reanimar pessoas que precisam de arrefecer, bastando enxarcar com água e rodar no ar, o vento arrefece a água e o lenço fica em temperatura quase gelo.
7 – Lanterna
Para viagens aventura e em países onde pode haver cortes de energia esporádicos, ter uma lanterna é muito importante. Também é útil quando temos que voltar ao nosso hotel durante a noite por ruas que não têm iluminação.
Eu pessoalmente tenho uma lanterna de bicicleta com luz muito forte e uma outra pequena. Há muita gente que tem uma daquelas que se enfiam na cabeça. Traga também uma muda de pilhas.
Veja a página sobre o que não levar na mala de viagem.