Índice
Guia de Viagem do Equador
Viajar no Equador – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos do Equador. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias no Equador. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo no Equador – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo do Equador
- Resumo de viagem ao Equador
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros no Equador
- Locais UNESCO no Equador
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo no Equador , Roteiros de Viagem
O Equador é um país fascinante para passar férias.
Viajei durante um mês e meio no Equador e adorei.
Gostei muito deste país pois tem destinos lindos a preços muito bons. A capital Quito é uma cidade linda que vale a pena visitar exaustivamente e descobrir cada recanto e monumento.
Visitei um pouco da costa, as montanhas e também a zona da Amazónia.
Entrei no Equador vindo do Peru, navegando no Rio Napo, numa viagem épica de 11 dias desde Iquitos até Cabo Pantoja (Peru), passando a fronteira de barco até Nuevo Rocafuerte apanhei ainda outro barco até à famosa cidade de El Coca.
Além destes lugares passei ainda 16 dias nas Ilhas Galápagos, visitando um pouco de tudo, aproveitando a fauna e flora incrível deste arquipélago.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história do Equador conta com cerca de dez mil anos e é dividida por cinco períodos a fim de compreender melhor a sua evolução histórica. São eles o período Pré-Colombiano, a Conquista Espanhola, Época Colonial, de Independência e da República. Antes do século XVI, data que marca a chegada dos espanhóis, existiam algumas civilizações indígenas neste território, as quais foram subjugadas pela Coroa Espanhola, dando início à colonização do Equador. A prata foi um dos recursos mais explorados, tendo entrado em crise no final do século XVIII. A independência acontece em 1822, aos comandos do General Sucre e Simón Bolívar, mas só em 1830 a sua independência foi levada a cabo em nome da República do Equador. Em 18 anos, o Equador experienciou 62 governos sucessivos, entrando em guerra com o Peru entre 1941 e 1942. Perdeu metade do seu território, incluíndo toda a Amazónia. Só a partir dos anos 80, existe democracia neste país, embora com grandes crises políticas devido aos desastres naturais que aqui aconteceram.
A geografia do Equador conta com uma área de 283 560 Km2. Este país situado na América do Sul, faz fronteira a Norte com a Colômbia, a Leste e ao Sul com o Peru e é banhado pelo Oceano Pacífico a Oeste – onde se situa as Galápagos, cerca a 1 100 Km a Oeste da costa do Equador. É um dos países mais pequenos da América do Sul, com uma paisagem ilustrada pelos Andes, local onde se localiza Chimborazo, com 6 267 m de altitude. Apesar de Quito ser a capital do Equador, é Guayaquil a maior cidade do país. Dividindo Equador por zonas temos: a costa, uma zona plana e com pouca altitude que se localiza a Oeste; a serra, que se situa nos Andes e que divide o país de Norte a Sul, sendo os pontos mais altos acima dos 6000 metros e onde se encontram vulcões como o Tungurahua e cidades como Quito ou Cuenca; e o oriente, que se localiza a Leste e onde fica parte da Floresta Amazónica.
A cultura do Equador é bastante eclética, onde encontramos uma população que representa uma mistura dos ameríndios (povos nativos) com os europeus (especialmente espanhóis), mas também com os escravos africanos. Os antepassados que aqui viveram, cultivavam imenso o milho, alimento usado no dia-a-dia do equatoriano – usado em massas, farinha e chicha (bebida). Os povos nativos foram convertidos ao catolicismo após a colonização, embora estes mesmos povos tenham reservado as suas tradições originais até aos dias de hoje. A Música e Dança são exemplos disso, hoje ainda é usada a Flauta de Pan e a Dança, celebrada em prol do culto aos Deuses que abençoam as colheitas, nomeadamente o Chacarera, o Chamamé, o Cielito, o Bambuco e o Tango. É uma cultura que vive de contrastes, até por ser um país bastante pequeno, existe a facilidade de viajar para a Colômbia ou para o Peru, trazendo também muitas influências destes países.
Palácio Presidencial em Quito:
Vídeo do Render da Guarda no Palácio Presidencial em Quito, a capital do Equador.
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=rYlzix3Lj6E”]
O que visitei / Resumo de viagem ao Equador
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Nuevo Rocafuerte, Equador” radius=”0″]Nuevo Rocafuerte: É uma cidade remota perto da fronteira com o Peru. As acessibilidades são fracas, a melhor forma para lá chegar e desfrutar da paisagem natural é ir de canoa pelo Rio Napo desde Coca até Nuevo Rocafuerte. As infraestruturas são escassas pelo que se recomenda aos viajantes levarem o básico, como àgua e alguns alimentos.
Top 10 locais a visitar em Nuevo Rocafuerte:
-
- Rio Napo
- Parque Nacional Yasuni
- Convento Misión Capuchina
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”El Coca, Equador” radius=”0″]El Coca: Ou Puerto Francisco de Orellana é a principal cidade na zona Amazónica do Equador. O Parque Nacional Yasuní, situado nesta zona é a maior reserva natural do Equador e dos mais importantes ecossistemas, que devido à sua localização remota se mantem num estado selvagem, fazendo as maravilhas de quem visita este local.
Top 10 locais a visitar em El Coca:
- Rio Napo
- Museu Arqueológico Centro Cultural Orellana
- Igreja Catedral
- Malecón
- Parque Nacional Yasuni
- Parque Central
- Rio Coca
- Ponte de Francisco de Orellana
- Lagoa Limoncocha
- Porto de Francisco de Orellana
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Quito, Equador” radius=”0″]Quito: É a capital do Equador. A cidade desenvolveu-se a partir de uma antiga ciadade Inca e fica no sopé dos Andes rodeada de vulcões. Da cidade pode-se subir de TeleferiQo até à Cruz Loma na encosta do vulcão Pichincha e observar toda a cidade e zonas circundantes. A zona histórica da cidade oferece vários monumentos exemplos da arquitectura barroca, como a Iglesia Compania de Quito, com belíssimos trabalhos na fachada e um interior todo em talha dourada.
Top 10 locais a visitar em Quito:
- TeleferiQo
- Casa Museo Guayasamín
- Plaza Grande (Plaza de Independencia)
- Basílica del Voto Nacional
- Catedral Metropolitana de Quito
- Igreja e Praça de San Francisco
- Parque La Carolina
- Virgen de El Panecillo
- Igreja da Companhia de Jesus
- Museo del Banco Central
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Otavalo, Equador” radius=”0″]Otavalo: Esta pequena cidade fica rodeada de 3 vulcões Imbabura, Cotacachi e Mojanda. O mercado é o grande atractivo da cidade, um festival de cor que se estende pelas ruas da cidade, numa mostra do artesanato típico da região e um retrato da vida das gentes.
Top 10 locais a visitar em Otavalo:
- Igreja Matriz de Otavalo
- Feira de Artesanato (Plaza de los Ponchos)
- Palácio Municipal de Otavalo
- Virgem da Gruta
- Mercado
- Lagoa Cuicocha
- Parque Simon Bolívar
- Parque Condor
- Cascata de Peguche
- Lago San Pablo
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mitad del Mundo, Equador” radius=”0″]Mitad del Mundo: Como o próprio nome indica, este é o ponto atravessado pela linha do Equador, dividindo o mundo a meio. Existe na cidade um monumento que marca o local exacto onde passa a linha do Equador. No entanto, segundo informações mais recentes, na verdade o monumento está 240m mais a Sul do sítio correcto.
Top 10 locais a visitar em Mitad del Mundo:
- Monumento a la Mitad del Mundo
- Museo Etnográfico Mitad del Mundo
- Pavilhão Guayasamín
- Pavilhão de França
- Pavilhão do Sol
- Planetario
- Museo de Sitio Intiñan
- Museo Entomológico Insectarium
- Parque Urbano Mitad del Mundo
- Museo Helados de Paila Rosalia Suarez
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Parque Nacional Cotopaxi, Equador” radius=”0″]Parque Nacional Cotopaxi: Um parque natural cujo nome provém do vulcão – Cotopaxi – um dos maiores e mais activos do mundo. Fica na zona da cordilheira dos Andes que atravessa o Equador. Neste parque podemos ainda ver lagoas e outros vulcões como o Rumiñahui. A grande riqueza ecológica deste parque, com uma grande variedade de espécies animais e vegetais, pode ser observada na área educacional e recreativa El Boliche, uma verdadeira escola da natureza.
Top 10 locais a visitar no Parque Nacional Cotopaxi:
- Laguna de Santo Domingo
- Vulcão Cotopaxi
- Refugio Jose F. Rivas
- Sendero Quishuar
- Área Recreacional El Boliche
- Vulcão Rumiñahui
- Piedra Chilintosa
- Cueva de los búhos
- Museo del Parque”
- Laguna de Limpiopungo
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Machachi, Equador” radius=”0″]Machachi: É a cidade próxima do parque Nacional Cotopaxi. Rodeada por 8 vulcões é uma zona que tem muito a oferecer em termos de beleza natural. Essencialmente percorrer ao redor da cidade e desfrutar da paisagem em agradáveis caminhadas, são as atracções desta cidade.
Top 10 locais a visitar em Machachi:
- Igreja Matriz de Machachi
- Mercado Central
- Teatro Municipal Carlos Brito
- Parque Central de Machachi
- Parque Nacional de Cotopaxi
- Reserva Ecológica Los Ilinizas
- Refugio de Vida Silvestre Pasochoa
- Monumento al Chagra
- Vulcão Corazón
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lasso, Equador” radius=”0″]Lasso: É uma pequena cidade que fica à beira da estrada Panamericana. É essencialmente um ponto de passagem de viajantes que exploram a região dos vulcões. Tive a oportunidade de assistir a uma competição de laço, com vaqueiros. Grande festa com a população toda a assistir.
Top 10 locais a visitar em Lasso:
-
- Parque Nacional Cotopaxi
- Vulcão Cotopaxi
- Vila de Lasso
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Guangaje, Equador” radius=”0″]Guangaje: Povoação perto do Parque Nacional Ilinizas na provincia de Cotopaxi.
Top 10 locais a visitar em Guangaje :
-
- Parque Nacional Ilinizas
- Aldeia de Guangaje
- Lagoa de Quilotoa
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lagoa de Quilotoa, Equador” radius=”0″]Lagoa de Quilotoa: Esta lagoa fica na cratera do vulcão extinto. O espelho de àgua esverdeado é de uma rara beleza. Pode-se contemplar a paisagem do cimo da encosta ou descer para perto da lagoa.
Top 10 locais a visitar em Lagoa de Quilotoa :
- Lagoa de Quilotoa
- Parque Nacional Los Ilinizas
- Cañon do Río Toachi
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Zumbahua, Equador” radius=”0″]Zumbahua: É uma pequena povoação no sopé dos Andes, onde a tranquilidade só é quebrada no mercado de Sábado, com toda a actividade comercial, onde se vende artesanato bem como lamas e cavalos.
Top 10 locais a visitar em Zumbahua:
- Miradouro El Balcon Hawapata
- Mercado Semanal
- Praça principal de Zumbahua
- Igreja Matzi
- Cueva del Inca
- Cóndor Matzi
- Cerro Artiza
- Cascata Laurel
- Trilho Ruta Termal
- Bosque Nublado
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”El Corazón, Equador” radius=”0″]El Corazón: É um dos vulcões que faz parte da chamada avenida dos vulcões, a sul de Quito. Uma caminhada até ao cimo do vulcão, a 4721m de altitude é um longo caminho recompensado pela vista panorâmica sobre a avenida dos vulcões. El Corazón é um vulcão adormecido, que se encontra localizado a 30 quilómetros a Sul de Quito (Andes Ocidentais). Para quem gosta de fazer caminhadas, subir o Vulcão El Corazón a pé é uma experiência bastante gratificante, a qual se faz entre cinco a sete horas. Pode ser um pouco difícil, mas quando chegamos ao topo, é realmente recompensador fazer este longo caminho e estar perante uma vista panorâmica sobre toda a avenida dos vulcões.
Top 10 locais a visitar em El Corazón :
-
- Vulcão El Corazón
- Parque Nacional Los Ilinizas
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Guayaquil, Equador” radius=”0″]Guayaquil: Esta é a maior cidade do país e tem o principal porto marítimo. É o centro da actividade económica do Equador e tem um estilo cosmopolita, como se vê na avenida “Malecon 2000”, moderna e sofisticada, que se estende ao longo do rio Guaya. A parte antiga da cidade, na zona de Las Peñas é onde se situam os edifícios históricos de estilo colonial. Muito interessante para conhecer melhor os antepassados desta cidade, é uma visita ao Parque histórico, um pqrque que recria o estilo de vida da cidade no início do século XX, mostrando a forma como as pessoas viviam, a arquitectura típica e até a comida.
Top 10 locais a visitar em Guayaquil:
- Malecon 2000
- Mercado Artesanal
- Catedral Metropolitana de Guayaquil
- Parque Histórico Guayaquil
- Bairro Histórico Las Peñas
- Cerro Santa Ana
- Ilha Santay
- Palácio Municipal
- Museo Antropológico y de Arte Contemporáneo
- Bairro Histórico de Urdesa
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Isla Santa Cruz, Equador” radius=”0″]Isla Santa Cruz, Galapagos: Faz parte do arquipélago dos Galápagos, formado por 13 ilhas que se encontram a 965km da costa do Equador, no Oceano Pacifico. Santa Cruz é a ilha com mais habitantes. A ilha oferece uma grande riqueza de fauna e flora e aqui se situa o centro de Pesquisa Charles Darwin. Esta é uma zona conhecida por ser o habitat de tartarugas marinhas.
Top 10 locais a visitar em Isla Santa Cruz :
- Parque Nacional Galápagos
- Estación Científica Charles Darwin
- Bahía Tortuga
- Cidade de Puerto Ayora
- Praia Punta Estrada
- Canal de Itabaca
- Cerro Dragón
- Las Grietas
- Praia Garrapatero
- Lava Tunnels
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Isla Bartolomé, Equador” radius=”0″]Isla Bartolomé, Galapagos: É uma pequena ilha do arquipélago, com apenas 1,2km2 e inabitada. Esta é uma das ilhas mais recentes do arquipélago.
Top 10 locais a visitar em Isla Bartolomé :
-
- Roca Pináculo
- Locais de snorkeling
- Playa Dourada
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Isla Genovesa, Equador” radius=”0″]Isla Genovesa, Galapagos: Esta ilha é o habitat de um grande número de espécies de aves, sendo por isso um paraíso para os ornitólogos. Foi na Baía de Darwin, que o próprio Charles Darwin dedicou algum tempo da sua expedição a observar a natureza, que mais tarde iria dar origem à sua obra Teoria da Evolução.
Top 10 locais a visitar em Isla Genovesa:
- Baía de Darwin
- Prince Philip’s Steps
- Praia da Baía de Darwin
- Locais de Snorkeling & Scuba Diving
- Lago Arctuturus
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Isla Plaza Norte, Equador” radius=”0″]Isla Plaza Norte, Galapagos: É uma ilha rochosa plana, com pouca vegetação e rasteira, de onde sobressaem cactos Opuntia. É o habitat de tartarugas, iguanas e leões-marinhos.
Top 10 locais a visitar em Isla Plaza Norte:
- Isla Plaza Norte:
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Isla Santa Fé, Equador” radius=”0″]Isla Santa Fé, Galapagos: Também conhecida por Barrington, é uma pequena ilha central no arquipélago. Aqui os cactos Opuntia, que caracterizam a paisagem da ilha, são os mais altos do arquipélago. As águas azul turquesa convidam a um mergulho ou à observação da vida subaquática através do snorkeling.
Top 10 locais a visitar em Isla Santa Fé:
-
- Baía de Barrington
- Locais de snorkeling e Scuba Diving
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Isla Isabela, Equador” radius=”0″]Isla Isabela, Galapagos: É a maior ilha do arquipélago e também a mais povoada (com cerca de 2200 habitantes). O seu nome é uma homenagem à Rainha Isabel I de Castela, que patrocinou a viagem marítima de Cristovão Colombo que iria descobrir este arquipélago. A ilha teve origem na junção de 5 vulcões e o vulcão Wolf é o ponto mais alto. Aqui se pode observar várias espécies animais, como pinguins, iguanas marinhas, iguanas terrestres, tartarugas gigantes, pelicanos, etc.
Top 10 locais a visitar em Isla Isabela:
- Vulcão Sierra Negra
- Vulcão Wolf
- Vulcão Darwin
- Base Albemarle Point
- Las Tintoreras
- Los Tuneles
- El Muro de las Lágrimas
- Concha de Perla
- Vila de Puerto Villamil
- Lagoa Flamingo
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Isla San Cristobal, Equador” radius=”0″]Isla San Cristobal, Galapagos: Em poucos lugares do mundo se poderá desfrutar de uma praia maravilhosa e estar ao lado de leões-marinhos. O ecoturismo é a principal actividade desta e das outras ilhas do arquipélago. A beleza natural aliada à imensa variedade de espécies animais, faz dos Galápagos um verdadeiro paraíso.
Top 10 locais a visitar em Isla San Cristobal:
- Praia e Farol de Punta Carola
- Malécon
- Praia de Cerro Brujo
- Cidade de El Progreso
- Centro de Visitantes do Parque Nacional de Galápagos
- Lagoa El Junco
- Praia de Puerto Chino
- Punta Pitt
- Puerto Baquerizo Moreno
- Praia Ochoa
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Colta, Equador” radius=”0″]Iglesia de Balbanera em Colta: É a igreja católica mais antiga do Equador. Foi construída pelos colonizadores espanhóis por volta de 1500. Perto deste monumento podemos desfrutar da Lagoa de Colta.
Top 10 locais a visitar em Colta:
- Igreja de Balbanera
- Laguna de Colta
- Archibasílica de Nuestra Señora de las Nieves
- Catatumbas de Santo Cristo
- Igreja San Lorenzo de Cicalpa
- Feria Indígena
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Santiago de Quito, Equador” radius=”0″]Santiago de Quito: Pequena povoação junto a Colta, a caminho do Parque Nacional Sangay.
Top 10 locais a visitar em Santiago de Quito:
- Aldeia de Santiago de Quito
- Laguna de Colta
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Licto, Equador” radius=”0″]Licto: Fica entre a cidade de Riobamba e o parque Nacional Sangay. O nome da cidade é também o nome do vulcão que se pode ver da cidade.
Top 10 locais a visitar em Licto :
- Convento paroquial de Licto
- Rio Chambo
- Cerro Tulabug
- Capilla Divino Niño Jesus
- Aglomerado urbano de Licto
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Alao, Equador” radius=”0″]Alao: É uma aldeia situada num vale remoto no sopé do vulcão Sangay. Este vulcão está bastante activo pelo que oficialmente não é aconselhável a sua subida. No entanto, há alguns guias locais que organizam a subida para os turistas mais aventureiros.
Top 10 locais a visitar em Alao:
- Vale de Alao
- Aldeia de Alao
- Parque Nacional Sangay
- Trilhos pedestres
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Parque Nacional Sangay, Equador” radius=”0″]Parque Nacional Sangay: Parque Nacional Sangay: Este parque é Património Mundial da UNESCO, e não é difícil compreender porquê: a sua paisagem é tão rica que podemos encontrar os contrastes da floresta tropical com os picos gelados da cordilheira dos Andes. Na área do parque há dois vulcões activos – Tungurahua e Sangay.
Top 10 locais a visitar no Parque Nacional Sangay:
- Valle de Collanes
- Vulcão Tungurahua
- Vulcão El Altar
- Vulcão Sangay
- Lagoa Negra
- Lago Atillo ó Colay
- Lagoas Osogoche
- El Pailón
- Lagoas de El Altar
- Aguas Termais de El Placer
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lago Atillo, Equador” radius=”0″]Lago Atillo: Ou lagoa do Castigo, para onde os antigos povos da região enviavam os condenados para que ali morressem à fome ou de frio ao tentar atravessar as águas frias da lagoa. A 3km da lagoa Atillo fica a lagoa negra que sofre os contrates do clima frio da cordilheira dos Andes e do clima tropical da zona oriental.
Top 10 locais a visitar em Lago Atillo:
- Parque Nacional Sangay
- Lago Atillo
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Alausí, Equador” radius=”0″]Alausí: Cidade de pequenas casas coloridas que se alinham ao longo da linha de caminho de ferro. Por aqui passou outrora a principal estrada do Império Inca. Na zona mais alta da cidade, no mirador de La Loma Lluglli fica o monumento mais importante que é visível em toda a cidade – o monumento de homenagem a São Pedro de Alausí.
Top 10 locais a visitar em Alausí:
- Monumento de San Pedro
- Igreja La Matriz
- Parque 13 de Noviembre
- Gruta de la Virgen de Lourdes de la Inmaculada Concepción
- Estação de caminhos de ferro de Alausí
- Miradouro Natural de La Loma Lluglli
- Comboio Turístico até Nariz del Diablo
- Monumento a la Libertad.
- Plaza Eloy Alfaro
- Vestígios do camino del Inca
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Tambo, Equador” radius=”0″]Tambo: A principal atracção desta cidade é a viagem de comboio até ao complexo arqueológico Inca – Baños del Inca, um local sagrado onde se realizavam rituais de adoração do Sol e da Lua.
Top 10 locais a visitar em Tambo:
- Parque Central
- Ruinas incas de Ingapirca
- Centro Comercial Municipal El Tambo
- Bosque de El Tambo
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ingapirca, Equador” radius=”0″]Ingapirca: A 30 minutos de El Tambo fica a cidade de Ingapirca onde se encontram as ruinas incas mais antigas do Equador.
Top 10 locais a visitar em Ingapirca:
- Elipse – Templo
- La Condamine
- Bodegas
- Gran Cancha
- Tumba Coletiva
- Pilaloma
- Baños cerimoniales
- Dinteles
- Terrazas
- Aposentos anexos
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Biblián, Equador” radius=”0″]Biblián: A cidade é pequena e a sua paisagem é marcada pelo santuário da Virgem do Rocio, um bonito edifício que fica no alto de uma encosta e que contrasta com a simplicidade da cidade.
Top 10 locais a visitar em Biblián:
- Santuário da Virgem do Rocio
- Parque Central
- Rio Burgay
- Igreja Matriz
- Parque Memorial
- Parque Lineal
- Igreja de San Camilo
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Cuenca, Equador” radius=”0″]Cuenca: O nome completo é Santa Ana de los Ríos de Cuenca e é a terceira maior cidade do Equador. O seu centro histórico é Património Mundial da UNESCO, com muitos monumentos representativos da arquitectura colonial espanhola. Um passeio pelo centro da cidade permite conhecer alguns dos muitos monumentos, como a Iglesia de El Sagrario (catedral velha), Catedral de la Immaculada Concepción (catedral nova) ou as Ruinas Incas De Todos os Santos, em pleno centro da cidade. A cerca de 45 minutos da cidade fica o Parque Nacional de Cajas. Vale a pena percorrer alguns dos vários trilhos demarcados e desfrutar das belíssimas paisagens à volta das muitas lagoas glaciares (232).
Top 10 locais a visitar em Cuenca:
- Iglesia del Sagrario
- Museo de las Culturas Aborígenes
- Catedral de la Inmaculada Conception
- Museu Etnográfico
- Mercado da Plaza de San Francisco
- Igreja de San Francisco
- Ruinas Incas De Todos os Santos
- Parque Nacional Cajas
- Museu de Arte Moderna
- Museu Banco Central
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ciudad de la Inmaculada Concepción de Loja, Equador” radius=”0″]Ciudad de la Inmaculada Concepción de Loja: é a capital das artes e cultura. Esta cidade respira música, há imensos clubes de salsa e a música faz parte do dia-a-dia dos seus habitantes. Entre os principais monumentos está a Porta da Cidade, a partir da qual está marcado no chão uma linha cor-de-laranja que conduz na visita aos principais monumentos da cidade.
Top 10 locais a visitar em Ciudad de la Inmaculada Concepción de Loja:
- Puerta de la Ciudad
- Plaza Parque Central
- Catedral de Loja
- Jardim Botânico
- Calle Lourdes
- Santuario de El Cisne
- Museo de Arqueología y Lojanidad
- Parque Nacional Podocarpus
- Museo de la Cultura Lojana
- Parque Eólico
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Zamora, Equador” radius=”0″]Zamora: A cidade situa-se no sopé dos Andes e à volta podemos observar muitas cascatas, como a Cascata La Gentil, Cascata Manto de Novia, Cascata La Rápida e a Cascata Chorrillos. É por isso chamada de “a terra das aves e das cascatas”, para além de ser o centro mineiro do Equador, com importantes minas de ouro.
Top 10 locais a visitar em Zamora:
- Parque Nacional Podocarpus
- Refugio Ecológico Tzanka
- Cascata La Gentil
- Cascata Manto de Novia
- Jardín Botánico “Marco Jiménez”
- Mercado de Zamora
- Casa de la Independencia
- Jardim Botânico e Zoológico
- Avenida Costanera de Asunción
- Hotel Guaraní
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Parque Nacional Podocarpus, Equador” radius=”0″]Parque Nacional Podocarpus: Um paraíso natural às portas de Zamora. Este parque tem uma importante reserva em termos de biodiversidade e bonitas paisagens de floresta tropical, cascatas, rios e montanhas. Podemos percorrer os trilhos pedestres, subir acima das nuvens e até acampar.
Top 10 locais a visitar no Parque Nacional Podocarpus :
- Centro administrativo da Zona Alta
- Lagunas de los Compadres
- Cerro Toledo
- Minas de San Luis
- Cascata La Chismosa
- Cascata La Poderosa
- Sendero Higuerones
- Orquideario
- Ponte sobre o Rio Bombuscaro
- Centro Administrativo da Zona Baja
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Vilcabamba, Equador” radius=”0″]Vilcabamba: É uma pequena vila que fica no vale Vilcabamba, conhecido por Vale da Longevidade porque os habitantes desta região dizem viver até aos 120-130 anos. A pacatez desta vila, rodeada de uma bela paisagem natural, é o principal motivo da vinda de muitos turistas e alguns ficam mesmo aqui a morar por algum tempo. A vila fica no sopé da montanha sagrada de Mandango, também conhecida por “sleeping Inca” uma vez que o cume se parece com o perfil de uma pessoa deitada. Pode-se subir a pé ou de cavalo e observar a vila cá em baixo.
Top 10 locais a visitar em Vilcabamba :
- Igreja de Vilcabamba
- Parque Central
- Las Palmas Cloud Forest Reserve
- Parque Nacional Podocarpus
- Área de Recreación Yamburara
- Cascata El Palto
- Rio Sabanilla
- Sendero Ecológico Yamburara
- Sendero La Variante
- Sendero de Cucanamá Alto
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Santa Ana, Equador” radius=”0″]Santa Ana: O complexo arqueológico de Santa Ana – Florida remonta aos anos 3000-2000 a.C. sendo um importante legado dos primeiros habitantes da Amazónia. Vários achados permitem saber como vivia o povo Chinchipe, a forma como aproveitavam os recursos naturais da floresta e como estabeleceram relações comerciais com outros povos vizinhos. É interessante descobrir um pouco mais sobre os primórdios dos povos desta região na era pré-hispânica.
Top 10 locais a visitar em Santa Ana:
-
- Complexo arqueológico de Santa Ana (La Florida)
- Rio Palanda
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Zumba, Equador” radius=”0″]Zumba: Esta cidade fica muito perto da fronteira com o Peru e é sobretudo ponto de passagem para os viajantes que circulam de um país para o outro.
Top 10 locais a visitar em Zumba:
- Igreja Virgem del Rosario
- Parque Central
- Capela Virgen del Cisne
- Terminal Rodoviário
- Rio Mayo
[/su_box]
[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=Equador]
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO no Equador” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Equador. Os locais UNESCO Património Mundial no Equador são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Equador:
- Ilhas Galápagos
- Cidade de Quito
- Parque Nacional Sangay
- Centro Histórico de Santa Ana de los Ríos de Cuenca
- Qhapaq Ñan, Caminhos Incas (sítio transfronteiriço com a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru)
[/su_box]