Viagens de Grupo

Quem é o viajante João Leitão?

Quem é o viajante João Leitão

Chamo-me João Leitão – Sou de Lisboa, cidade onde cresci, mas também andei alguns anos pelo Algarve, e mais tarde pelo Alentejo, mais propriamente na cidade de Évora onde estudei na Universidade.

Gosto muito de viajar e de experienciar o mundo como ele é. Além das viagens tenho outro gosto pessoal que é o de aprender idiomas.

Algumas incursões no Norte de África, muito da Espanha e largamente o território português com a minha família antes dos 15 anos, fizeram com que o gosto pela viagem ficasse bem entranhado.

Desde aí tenho canalizado todas as minhas economias para viajar.

Aliado ao meu estudo de Kung-Fu Lótus, a viagem apareceu como que um prolongamento desses mesmos treinos de perspicácia, controlo e desenvolvimento físico e mental.

A viagem apresenta imensos desafios e provas para que possamos aplicar a nossa personalidade e aquilo que somos em prática.

Alguns factos interessantes

BLOG DE VIAGENS
  • vivo em Ouarzazate em Marrocos mas já vivi em Lisboa, Portimão e Évora (Portugal), Dunas de Erg Chebbi, Erfoud e Marraquexe (Marrocos), Istambul (Turquia), Almaty (Cazaquistão), Nova Iorque (EUA), Kankaapaa (Finlândia) e Rio de Janeiro (Brasil);
  • tenho o curso universitário de Artes Visuais (pintura, escultura, fotografia);
  • estudei em diversos países como Portugal, Espanha, Finlândia e Estados Unidos;
  • tenho preferência por países desérticos, quentes e com areia;
  • já visitei países e territórios estranhos para o turista normal tais como a Pridnestróvia, Coreia do Norte, Gagaúzia, Iraque, Somália, Afeganistão, RD Congo, Nagorno Karabakh, Iémen, e Síria;
  • fui o primeiro português a passar fronteira do novo país Sudão do Sul;
  • sou o segundo travel blogger português – a escrever blogs de viagens desde 2003; o primeiro é o Filipe Morato Gomes do blog Alma de Viajante;
  • falo fluentemente português, inglês, espanhol, francês, árabe marroquino – desenrasco-me em alemão, italiano, russo, árabe standard – sei todas as bases de berbere, japonês e polaco;
  • já visitei todos os continentes da Terra: Ásia, África, América do Norte e Central, América do Sul, Antártica, Europa e Oceania;
  • fiz uma viagem volta ao mundo que durou 18 meses.

Algumas curiosidades

Eu fazendo sandboard nas Dunas de Erg Chebbi no sul de Marrocos
  1. já tive armas apontadas na Mauritânia, Irão, Iraque, República Democrática do Congo e Mali;
  2. andei 11 dias de mochila à boleia (carona) no norte do Iraque;
  3. participei em vários rallys como o “Caucasian Challenge” e o “Central Asia Rally.” O preço do meu carro para participar no Caucasian Challenge foi de apenas 40 Euros;
  4. pedalei sozinho pelo deserto do Saara em Marrocos;
  5. viajei à boleia pela África Ocidental e retornei dentro de um avião de carga de peixe e lagostas;
  6. fiz acampamento selvagem nas montanhas do Cazaquistão;
  7. fui detido pela polícia em Espanha, Mauritânia, República Democrática do Congo, Rússia e a região do Saara Ocidental não marroquino;
  8. fiz uma viagem de 22 horas pelo deserto adentro, desde Gao até Timbuktu – norte do Mali, no topo da carga de uma carrinha 4X4 pick-up com mais 18 pessoas;
  9. fiz três viagens de comboio (trem) Interrail pela Europa com duração de 1 mês;
  10. estive durante um tempo a viver como um monge num mosteiro budista no Nepal;
  11. fui o primeiro português a entrar no novo país do Sudão do Sul;
  12. apanhei malária na República Democrática do Congo;
  13. até este ponto, em Agosto de 2016, estive em 126 países e mais de 30 territórios;
  14. gostei muito da minha viagem à Coreia do Norte;
  15. a minha viagem ao Tibete foi muito gratificante a nível espiritual;
  16. subi o rio Amazonas de barco, dormindo numa rede durante vários meses;
  17. participei numa expedição de duas semanas à Antártica descendo até ao Círculo Polar Antárctico.

Algumas viagens marcantes

Jordania Fevereiro 2008
Jordania Fevereiro 2008
  • Inverno 2020 – 10 dias de viagem: Síria.
  • Inverno 2018 – 45 dias de viagem: Japão e Árabia Saudita.
  • 2017, 2018 – 1 ano de viagem com auto-caravana 4X4: Polónia, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Azerbaijão, Geórgia, Arménia, Irão, Iraque, Turquia, Grécia, Bulgária, Sérvia, Croácia, Hungria, Eslováquia, Polónia.
  • Primavera 2016 – 2 meses de viagem: Tailândia, Myanmar, Bangladesh, Índia;
  • Inverno 2016 – 10 dias de viagem: Bagdade, Najaf, Karbala, Basra, Babilónia, Ur – no Iraque;
  • Primavera 2015 – 4 semanas de viagem: África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Zimbábue, Zâmbia, Namíbia (só Caprivi Strip), Botswana;
  • 2013, 2014 – Volta ao Mundo em 18 meses: África, Europa, Américas, Antárctida, Oceania, Ásia;
  • Inverno 2013 – 3 semanas de viagem: Etiópia, Somália;
  • Verão 2012 – 16 semanas de viagem: Hungria, Turquia, Geórgia, Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão, Afeganistão, Irão, Quirguistão, Portugal;
  • Verão 2011 – 16 semanas de viagem: Turquia; Quénia, EAU, Uganda, Sudão do Sul, RDC, Tibete, Nepal, Omã;
  • Verão 2009 – 8 semanas de viagem: Ucrânia, Moldávia, Pridnestróvia, Roménia, Turquia, Iraque, Portugal;
  • Inverno 2008 – 2 semanas de viagem: Egipto, Israel, Palestina, Jordânia;
  • Verão 2008 – 3 semanas de viagem: Islândia;
  • Verão 2008 – 2 semanas de viagem: Caucasian Challenge 2008, Budapeste a Erevan;
  • Inverno 2005 – 22 semanas de viagem: Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, República Checa, Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia, Suécia, Estados Unidos, Rússia, Eslováquia, Áustria, Suiça, Andorra;
  • Primavera 2004 – 5 semanas de viagem: Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia;
  • Verão 2004 – 13 semanas de viagem: Alemanha, Cazaquistão, Uzbequistão, Irão, Turquia, Marrocos;
  • Inverno 2003/2004 – 3 semanas de viagem: Marrocos, Mauritânia;
  • Verão 2003 – 12 semanas de viagem: Marrocos, Norte de Espanha, França, Suiça, Alemanha, Polónia, República Checa, Sérvia, Bulgária, Turquia, Grécia, Macedónia, Alemanha;
  • Inverno 2001/2002 – 2 semanas de viagem: Inglaterra, Roménia, Polónia, República Checa, Jugoslávia, Húngria;
  • Inverno 2001- 12 semanas de viagem: Estados Unidos;
  • Verão 2001 – 8 semanas de viagem: França, Alemanha, Polónia, República Checa, Eslováquia, Húngria, Roménia, Bulgária, EUA.

Viver no Brasil – 2014

Viver no Brasil
Viver no Brasil

Durante a minha viagem volta ao mundo resolvi parar por um par de meses e alugar uma casa no Rio de Janeiro, cidade fantástica no Brasil.

Foi uma experiência incrível poder viver de perto a emoção e fascínio desta cidade. O Rio de Janeiro tem uma beleza que agarra.

Aluguei um pequeno estúdio com um terraço com vista para o Mar em frente ao Sheraton Rio Hotel & Resort, entre o Leblon e o Vidigal.

Viver em Marrocos – 2006 até Presente

João Leitão Viver em Marrocos
João Leitão Viver em Marrocos

Comecei a trabalhar em Marrocos em 2003, a fazer publicidade e online marketing para empresas de viagens e hotéis marroquinos. Parei de fazer este trabalho em Janeiro de 2013.

Tenho residência permanente em Marrocos desde 2006 onde abri uma pequena empresa de publicidade, eventos e turismo. Basicamente fiquei com imenso trabalho de agências de excursões, hotéis e riads em Marrakech. Em 2013 passei a minha empresa para outra pessoa.

Cada dia que passo neste país reserva-me interessantes aventuras, novos conhecimentos, bons amigos. Estive praticamente 5 anos no Deserto, entre a aldeia de Merzouga e Hassilabied e em Erfoud. Estive praticamente 1 ano em Marraquexe e desde 2012 que moro em Ouarzazate.

É incrível a diversidade natural e histórica deste canto do mundo, tão perto de Portugal, mas ainda assim tão diferente.

NOTA: Tenho ainda o projecto de um hotel em Ouarzazate junto com a minha irmã que tem o site “Rita em Marrocos“. Podem também ver o site do nosso hotel Dar Rita. Além disso organizamos viagens em Marrocos, a partir do nosso famoso site Marrocos.com.

Viver na Turquia – 2011

João Leitão Viver na Turquia
João Leitão Viver na Turquia

Por razões pessoais em Abril de 2011 mudei-me para morar e passar uma temporada em Istambul. Acabei por finalmente voltar a Marrocos em Setembro de 2011.

Como Istambul me serviu de base para viajar noutros lugares, acabei por ficar em Istambul a morar cerca de 4 meses.

A cidade é fascinante, com pessoas muito interessantes, boa comida e paisagens brutais. Adorei a experiência de ter um apartamento mesmo na fronteira entre o bairro de Nisantasi e Besiktas.

Viver na Ucrânia – 2009

João Leitão Viver na Ucrânia
João Leitão Viver na Ucrânia

Em Maio de 2009 mudei-me para a Ucrânia. Adorei a experiência e foi um destino importante numa ocasião de vida específica.

Aluguei um apartamento no centro da cidade de Lviv, na Rua Doroshenka. Lviv é uma cidade fascinante, com cerca de 1.5 milhões de habitantes, faz deste ponto do país um importante centro cultural e histórico. Não muito longe da fronteira com a Polónia e das montanhas dos Cárpatos mais a Sul.

Fazia já muito tempo que queria visitar este país e acabei por ficar meio ano. Há várias coisas que gostei , entre muitas, o idioma russo e ucrâniano fascinam-me, a arquitectura desta cidade (dentro da lista de Património Mundial pela UNESCO) e o povo foi super acolhedor e simpático para mim, fiz imensos amigos. Fiquei na Ucrânia meio ano e aproveitei para conhecer mais outros países na região.

Viver na Finlândia – 2005

João Leitão Viver na Finlandia
João Leitão Viver na Finlândia

Vivi um semestre na cidade de Kankaanpaa, 300km a norte da capital Helsínquia.

Dos destinos que tinha disponíveis para ir estudar em ERASMUS pela minha universidade, a Finlândia pareceu-me o país mais exótico e mais diferente de tudo aquilo onde já tinha estado antes e, uma excelente oportunidade para viajar na região e conhecer outros destinos.

Em Janeiro de 2005 depois de fazer a passagem de ano no Deserto em Marrocos, guiei então para a Finlândia, percurso de 2 semanas de viagem pela Europa acima.

A experiência na Finlândia foi muito positiva e muito fria. 🙂 Fiquei meio ano na pequena cidade de Kankaanpää, mais ou menos 300km a norte de Helsínquia, a capital finlandesa.

Aproveitei a oportunidade para conhecer a Norte da Suécia, a Lapónia, e a Rússia país por onde andei 1 mês a explorar a região histórica do “Anel Dourado Russo – The Golden Ring”.

Viver no Cazaquistão – 2004

João Leitão Viver no Cazaquistao
João Leitão Viver no Cazaquistão

Estive um mês como voluntário a dar aulas de inglês e aulas de expressão plástica a crianças na cidade de Almaty no sul do Cazaquistão.

Adorei a experiência e nunca mais esqueço o que este tipo de actividade enriqueceu a minha maneira de ser.

Sem realmente ter ido para o Cazaquistão com a intenção de voluntariado, a oportunidade abriu-se logo no primeiro dia de chegada à cidade. Granda onda.

Aproveitei para conhecer a cidade e os seus arredores, montanhas, parques naturais, cascatas e aldeias circundantes a Almaty.

Viver nos Estados Unidos – 2000/2001 e 2005

João Leitão Viver nos Estados Unidos da America
João Leitão Viver nos Estados Unidos da América

Os Estados Unidos foram para mim um dos primeiros países para onde viajei.

Na verdade, tirando Portugal, Espanha, França e Marrocos, sim, os Estados Unidos foram o meu 5ª país de viagem. Quando cheguei senti-me muito em casa. Voei para Nova Iorque, cidade a que me entreguei numa altura em que a vida era muito livre para mim.

Depois de ter ficado 1 mês em 2000, aceitei uma proposta de trabalho num Youth Hostel japonês, local onde aprendi imenso e onde conheci pessoas muito interessantes e, onde tive principalmente um contacto muito intenso com a cultura japonesa. Sim, sem dúvida que o Japão será um dos meus próximos destinos para viver uma temporada.

Em 2001 fiz mais 2 viagens a Nova Iorque onde fiquei 5 meses, para mais tarde voltar em 2005 onde morei 1 mês nas montanhas a norte do Estado de Nova Iorque. Voltei mais algumas vezes a Nova Iorque e fui rodando um pouco entre Williamsburg, Lexington Avenue e Tribeca. A minha meta era conseguir ir a Nova Iorque todos os anos mas, o tempo vai passando tão rápido que nem dou conta. Tudo junto tive perto de 1 ano de estadia nesta cidade.

Viagem Volta ao Mundo – 2013/2014

Tribo indígena na Selva da Amazónia no Brasil
Tribo indígena na Amazónia do Brasil em Agosto de 2013

Durante 18 meses estive a viajar a dar a Volta ao Mundo. Fui viajando, ao sabor do vento, sem grandes planos e preparações para fazer a minha: ” Volta ao Mundo

Tive como objectivo passar todos os continentes como a América, Europa, África, Oceania, Ásia e Antárctica durante esta viagem e explorar países tais como o Brasil, China, Austrália, Fiji, Coreia do Norte e Guatemala por exemplo.

Pode seguir a minha viagem com fotos, informação detalhada e mapas na minha página sobre a Volta ao Mundo.

Instagram JoaoLeitaoViagens