Índice
Chamo-me João Leitão – Sou de Lisboa, cidade onde cresci, mas também andei alguns anos pelo Algarve, e mais tarde pelo Alentejo, mais propriamente na cidade de Évora onde estudei na Universidade.
Gosto muito de viajar e de experienciar o mundo como ele é. Além das viagens tenho outro gosto pessoal que é o de aprender idiomas.
Algumas incursões no Norte de África, muito da Espanha e largamente o território português com a minha família antes dos 15 anos, fizeram com que o gosto pela viagem ficasse bem entranhado.
Desde aí tenho canalizado todas as minhas economias para viajar.
Aliado ao meu estudo de Kung-Fu Lótus, a viagem apareceu como que um prolongamento desses mesmos treinos de perspicácia, controlo e desenvolvimento físico e mental.
A viagem apresenta imensos desafios e provas para que possamos aplicar a nossa personalidade e aquilo que somos em prática.
Alguns factos interessantes
- vivo em Ouarzazate em Marrocos mas já vivi em Lisboa, Portimão e Évora (Portugal), Dunas de Erg Chebbi, Erfoud e Marraquexe (Marrocos), Istambul (Turquia), Almaty (Cazaquistão), Nova Iorque (EUA), Kankaapaa (Finlândia) e Rio de Janeiro (Brasil);
- tenho o curso universitário de Artes Visuais (pintura, escultura, fotografia);
- estudei em diversos países como Portugal, Espanha, Finlândia e Estados Unidos;
- tenho preferência por países desérticos, quentes e com areia;
- já visitei países e territórios estranhos para o turista normal tais como a Pridnestróvia, Coreia do Norte, Gagaúzia, Iraque, Somália, Afeganistão, RD Congo, Nagorno Karabakh, Iémen, e Síria;
- fui o primeiro português a passar fronteira do novo país Sudão do Sul;
- sou o segundo travel blogger português – a escrever blogs de viagens desde 2003; o primeiro é o Filipe Morato Gomes do blog Alma de Viajante;
- falo fluentemente português, inglês, espanhol, francês, árabe marroquino – desenrasco-me em alemão, italiano, russo, árabe standard – sei todas as bases de berbere, japonês e polaco;
- já visitei todos os continentes da Terra: Ásia, África, América do Norte e Central, América do Sul, Antártica, Europa e Oceania;
- fiz uma viagem volta ao mundo que durou 18 meses.
Algumas curiosidades
- já tive armas apontadas na Mauritânia, Irão, Iraque, República Democrática do Congo e Mali;
- andei 11 dias de mochila à boleia (carona) no norte do Iraque;
- participei em vários rallys como o “Caucasian Challenge” e o “Central Asia Rally.” O preço do meu carro para participar no Caucasian Challenge foi de apenas 40 Euros;
- pedalei sozinho pelo deserto do Saara em Marrocos;
- viajei à boleia pela África Ocidental e retornei dentro de um avião de carga de peixe e lagostas;
- fiz acampamento selvagem nas montanhas do Cazaquistão;
- fui detido pela polícia em Espanha, Mauritânia, República Democrática do Congo, Rússia e a região do Saara Ocidental não marroquino;
- fiz uma viagem de 22 horas pelo deserto adentro, desde Gao até Timbuktu – norte do Mali, no topo da carga de uma carrinha 4X4 pick-up com mais 18 pessoas;
- fiz três viagens de comboio (trem) Interrail pela Europa com duração de 1 mês;
- estive durante um tempo a viver como um monge num mosteiro budista no Nepal;
- fui o primeiro português a entrar no novo país do Sudão do Sul;
- apanhei malária na República Democrática do Congo;
- até este ponto, em Agosto de 2016, estive em 126 países e mais de 30 territórios;
- gostei muito da minha viagem à Coreia do Norte;
- a minha viagem ao Tibete foi muito gratificante a nível espiritual;
- subi o rio Amazonas de barco, dormindo numa rede durante vários meses;
- participei numa expedição de duas semanas à Antártica descendo até ao Círculo Polar Antárctico.
Algumas viagens marcantes
- Inverno 2020 – 10 dias de viagem: Síria.
- Inverno 2018 – 45 dias de viagem: Japão e Árabia Saudita.
- 2017, 2018 – 1 ano de viagem com auto-caravana 4X4: Polónia, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão, Cazaquistão, Azerbaijão, Geórgia, Arménia, Irão, Iraque, Turquia, Grécia, Bulgária, Sérvia, Croácia, Hungria, Eslováquia, Polónia.
- Primavera 2016 – 2 meses de viagem: Tailândia, Myanmar, Bangladesh, Índia;
- Inverno 2016 – 10 dias de viagem: Bagdade, Najaf, Karbala, Basra, Babilónia, Ur – no Iraque;
- Primavera 2015 – 4 semanas de viagem: África do Sul, Lesoto, Suazilândia, Zimbábue, Zâmbia, Namíbia (só Caprivi Strip), Botswana;
- 2013, 2014 – Volta ao Mundo em 18 meses: África, Europa, Américas, Antárctida, Oceania, Ásia;
- Inverno 2013 – 3 semanas de viagem: Etiópia, Somália;
- Verão 2012 – 16 semanas de viagem: Hungria, Turquia, Geórgia, Rússia, Cazaquistão, Uzbequistão, Tajiquistão, Afeganistão, Irão, Quirguistão, Portugal;
- Verão 2011 – 16 semanas de viagem: Turquia; Quénia, EAU, Uganda, Sudão do Sul, RDC, Tibete, Nepal, Omã;
- Verão 2009 – 8 semanas de viagem: Ucrânia, Moldávia, Pridnestróvia, Roménia, Turquia, Iraque, Portugal;
- Inverno 2008 – 2 semanas de viagem: Egipto, Israel, Palestina, Jordânia;
- Verão 2008 – 3 semanas de viagem: Islândia;
- Verão 2008 – 2 semanas de viagem: Caucasian Challenge 2008, Budapeste a Erevan;
- Inverno 2005 – 22 semanas de viagem: Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, República Checa, Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia, Finlândia, Suécia, Estados Unidos, Rússia, Eslováquia, Áustria, Suiça, Andorra;
- Primavera 2004 – 5 semanas de viagem: Marrocos, Mauritânia, Senegal, Gâmbia;
- Verão 2004 – 13 semanas de viagem: Alemanha, Cazaquistão, Uzbequistão, Irão, Turquia, Marrocos;
- Inverno 2003/2004 – 3 semanas de viagem: Marrocos, Mauritânia;
- Verão 2003 – 12 semanas de viagem: Marrocos, Norte de Espanha, França, Suiça, Alemanha, Polónia, República Checa, Sérvia, Bulgária, Turquia, Grécia, Macedónia, Alemanha;
- Inverno 2001/2002 – 2 semanas de viagem: Inglaterra, Roménia, Polónia, República Checa, Jugoslávia, Húngria;
- Inverno 2001- 12 semanas de viagem: Estados Unidos;
- Verão 2001 – 8 semanas de viagem: França, Alemanha, Polónia, República Checa, Eslováquia, Húngria, Roménia, Bulgária, EUA.
Viver no Brasil – 2014
Durante a minha viagem volta ao mundo resolvi parar por um par de meses e alugar uma casa no Rio de Janeiro, cidade fantástica no Brasil.
Foi uma experiência incrível poder viver de perto a emoção e fascínio desta cidade. O Rio de Janeiro tem uma beleza que agarra.
Aluguei um pequeno estúdio com um terraço com vista para o Mar em frente ao Sheraton Rio Hotel & Resort, entre o Leblon e o Vidigal.
Viver em Marrocos – 2006 até Presente
Comecei a trabalhar em Marrocos em 2003, a fazer publicidade e online marketing para empresas de viagens e hotéis marroquinos. Parei de fazer este trabalho em Janeiro de 2013.
Tenho residência permanente em Marrocos desde 2006 onde abri uma pequena empresa de publicidade, eventos e turismo. Basicamente fiquei com imenso trabalho de agências de excursões, hotéis e riads em Marrakech. Em 2013 passei a minha empresa para outra pessoa.
Cada dia que passo neste país reserva-me interessantes aventuras, novos conhecimentos, bons amigos. Estive praticamente 5 anos no Deserto, entre a aldeia de Merzouga e Hassilabied e em Erfoud. Estive praticamente 1 ano em Marraquexe e desde 2012 que moro em Ouarzazate.
É incrível a diversidade natural e histórica deste canto do mundo, tão perto de Portugal, mas ainda assim tão diferente.
NOTA: Tenho ainda o projecto de um hotel em Ouarzazate junto com a minha irmã que tem o site “Rita em Marrocos“. Podem também ver o site do nosso hotel Dar Rita. Além disso organizamos viagens em Marrocos, a partir do nosso famoso site Marrocos.com.
Viver na Turquia – 2011
Por razões pessoais em Abril de 2011 mudei-me para morar e passar uma temporada em Istambul. Acabei por finalmente voltar a Marrocos em Setembro de 2011.
Como Istambul me serviu de base para viajar noutros lugares, acabei por ficar em Istambul a morar cerca de 4 meses.
A cidade é fascinante, com pessoas muito interessantes, boa comida e paisagens brutais. Adorei a experiência de ter um apartamento mesmo na fronteira entre o bairro de Nisantasi e Besiktas.
Viver na Ucrânia – 2009
Em Maio de 2009 mudei-me para a Ucrânia. Adorei a experiência e foi um destino importante numa ocasião de vida específica.
Aluguei um apartamento no centro da cidade de Lviv, na Rua Doroshenka. Lviv é uma cidade fascinante, com cerca de 1.5 milhões de habitantes, faz deste ponto do país um importante centro cultural e histórico. Não muito longe da fronteira com a Polónia e das montanhas dos Cárpatos mais a Sul.
Fazia já muito tempo que queria visitar este país e acabei por ficar meio ano. Há várias coisas que gostei , entre muitas, o idioma russo e ucrâniano fascinam-me, a arquitectura desta cidade (dentro da lista de Património Mundial pela UNESCO) e o povo foi super acolhedor e simpático para mim, fiz imensos amigos. Fiquei na Ucrânia meio ano e aproveitei para conhecer mais outros países na região.
Viver na Finlândia – 2005
Vivi um semestre na cidade de Kankaanpaa, 300km a norte da capital Helsínquia.
Dos destinos que tinha disponíveis para ir estudar em ERASMUS pela minha universidade, a Finlândia pareceu-me o país mais exótico e mais diferente de tudo aquilo onde já tinha estado antes e, uma excelente oportunidade para viajar na região e conhecer outros destinos.
Em Janeiro de 2005 depois de fazer a passagem de ano no Deserto em Marrocos, guiei então para a Finlândia, percurso de 2 semanas de viagem pela Europa acima.
A experiência na Finlândia foi muito positiva e muito fria. 🙂 Fiquei meio ano na pequena cidade de Kankaanpää, mais ou menos 300km a norte de Helsínquia, a capital finlandesa.
Aproveitei a oportunidade para conhecer a Norte da Suécia, a Lapónia, e a Rússia país por onde andei 1 mês a explorar a região histórica do “Anel Dourado Russo – The Golden Ring”.
Viver no Cazaquistão – 2004
Estive um mês como voluntário a dar aulas de inglês e aulas de expressão plástica a crianças na cidade de Almaty no sul do Cazaquistão.
Adorei a experiência e nunca mais esqueço o que este tipo de actividade enriqueceu a minha maneira de ser.
Sem realmente ter ido para o Cazaquistão com a intenção de voluntariado, a oportunidade abriu-se logo no primeiro dia de chegada à cidade. Granda onda.
Aproveitei para conhecer a cidade e os seus arredores, montanhas, parques naturais, cascatas e aldeias circundantes a Almaty.
Viver nos Estados Unidos – 2000/2001 e 2005
Os Estados Unidos foram para mim um dos primeiros países para onde viajei.
Na verdade, tirando Portugal, Espanha, França e Marrocos, sim, os Estados Unidos foram o meu 5ª país de viagem. Quando cheguei senti-me muito em casa. Voei para Nova Iorque, cidade a que me entreguei numa altura em que a vida era muito livre para mim.
Depois de ter ficado 1 mês em 2000, aceitei uma proposta de trabalho num Youth Hostel japonês, local onde aprendi imenso e onde conheci pessoas muito interessantes e, onde tive principalmente um contacto muito intenso com a cultura japonesa. Sim, sem dúvida que o Japão será um dos meus próximos destinos para viver uma temporada.
Em 2001 fiz mais 2 viagens a Nova Iorque onde fiquei 5 meses, para mais tarde voltar em 2005 onde morei 1 mês nas montanhas a norte do Estado de Nova Iorque. Voltei mais algumas vezes a Nova Iorque e fui rodando um pouco entre Williamsburg, Lexington Avenue e Tribeca. A minha meta era conseguir ir a Nova Iorque todos os anos mas, o tempo vai passando tão rápido que nem dou conta. Tudo junto tive perto de 1 ano de estadia nesta cidade.
Viagem Volta ao Mundo – 2013/2014
Durante 18 meses estive a viajar a dar a Volta ao Mundo. Fui viajando, ao sabor do vento, sem grandes planos e preparações para fazer a minha: ” Volta ao Mundo “
Tive como objectivo passar todos os continentes como a América, Europa, África, Oceania, Ásia e Antárctica durante esta viagem e explorar países tais como o Brasil, China, Austrália, Fiji, Coreia do Norte e Guatemala por exemplo.
Pode seguir a minha viagem com fotos, informação detalhada e mapas na minha página sobre a Volta ao Mundo.