Índice
[subsection color=”” full_width=”0″ full_height=”0″ background=”” parallax=”0″]
[home_heading]
[heading_line type=”primary_bg” new_line=”0″]Guia de Viagem de Nagorno Karabakh[/heading_line]
[/home_heading]
[/subsection]
Viajar no Nagorno-Karabakh – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos no Nagorno-Karabakh. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias no Nagorno-Karabakh. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- República do Nagorno-Karabakh – Informação prática
- Turismo no Nagorno-Karabakh – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Clima e Quando ir
- Vídeo do Nagorno-Karabakh
- Resumo de viagem ao Nagorno-Karabakh
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros no Nagorno-Karabakh
- Locais UNESCO no Nagorno-Karabakh
- Kit de Viagem
Obrigado.
República do Nagorno-Karabakh (Alto Carabaque)
- Capital: Stepanakert
- Língua oficial: Arménio
- Presidente: Bako Sahakyan
- População 2010: 141400 habitantes
- Moeda: Dram arménio
- Área Total: 11458,380 km²
- Fuso horário: UTC+4 , Verão UTC+5
- Código telefónico internacional: +374
- Clima: Ameno e subtropical
- Visto: Pode-se fazer o visto em Erevan na Arménia, ou, depois de entrar fazer o visto em Stepanakert no Ministério do Interior
- Fronteiras: Azerbaijão, Arménia
- Locais a não perder: Mosteiro de Gandzasar, Catedral de Ghazanchetsots, Trilho Janapar, Agdam, Mosteiro de Amaras, Vank
- Quando visitei Nagorno-Carabaque: Setembro 2009
Turismo no Nagorno-Karabakh, Roteiros de Viagem
O Nagorno-Karabakh é um país fascinante para passar férias.
Este desconhecido país é uma república independente de facto, localizada na região de Artsakh na Transcaucásia, a Oeste da capital de Baku no Azerbeijão e próxima da fronteira da Arménia.
Visitei o Nagorno-Karabakh em Setembro de 2008 durante o Rali “Caucasian Challenge 2008“, numa aventura que entrei sem autorização pelas montanhas interditas, cruzando vales e caminhos com tanques rebentados da guerra, tudo em estradas off-road, até à capital Stepanarkert.
De Stepanarkert segui para a cidade fantasma de Agdam e desci a linha da fronteira com o Azerbaijão visitando algumas aldeias e mosteiros pelo caminho.
À saída tive que ficar pelo menos 2 horas a tentar convencer os polícias de fronteira a deixarem-me sair já que não tinha a autorização para lá estar.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história de Nagorno Karabakh, segundo os arqueólogos, teve início com povos diversos (fixos e nómadas), que viviam entre os rios Kura e Araxes, cuja teoria afirma que eram provenientes do Reino da Arménia (século II a.C.). Na Idade Média, povos nómadas encontravam-se já misturados com a população arménia, sendo pouco identificáveis, exceptuando os Udis que, de certa forma, formaram a sua comunidade na periferia do país. Na época do feudalismo (século XV), o senhor Jahan Shah, indicou cinco príncipes, com o título “meliks”, para as cinco dinastias nobres aqui existentes. O Império Russo reconheceu esta situação através de uma carta oficial do Imperador Paulo I, em 1799. Passou por imensos conflitos territoriais, Nagorno Karabakh entrou em decadência quando a União Soviética entrou em colapso, levando a maior parte da população a votar pela independência do Azerbaijão, apesar desta região continuar sob o controlo militar de Nagorno Karabakh. Apesar de ser um lugar pouco aconselhável à sua visita, recebe anualmente milhares de turistas, ignorando este alerta.
A geografia de Nagorno Karabakh conta com a área territorial de 4 400 Km2, sendo uma província arménia, no entanto, considerada uma república independente, pouco reconhecida internacionalmente. Situa-se na região do Cáucaso Menor e o seu cenário paisagístico é composto, principalmente, por enormes cadeias montanhosas, que vão desde o lado Oriental do Planalto Karabakhi até ao Vale Artsakh, formando a bacia Kuro-Araks. A maior parte dos rios desta província, vão desaguar para além do Vale Artsakh, os quais formam cursos de águas rápidas, resultando em cataratas de uma beleza indescritível. A altitude média registada nas montanhas de Nagorno Karabakh é de 1100 metros e, os pontos mais altos são de 3724 metros no Monte Gomshasar e de 3343 metros no Monte Mrav (localizados na zona Noroeste). Um aspecto curioso são as rochas vulcânicas, tal como encontramos rochas compostas de calcário e outras rochas sedimentares, já existentes no Período Jurássico e Cretáceo.
A cultura de Nagorno Karabakh é bastante ligada ao povo arménio, apesar de ter existido alguma emigração para este país, facilmente estes povos se misturaram com o povo nativo, adquirindo os seus hábitos e tradições. Artsakh era o nome histórico dado a este país pelos arménios locais. É um povo bastante ligação às artes, o que é bastante visível nos edifícios religiosos ou de carácter militar. O Cristianismo é a religião presente desde o século IV, tendo expressão até aos dias de hoje. Por tal, a arquitectura eclesiástica é muito comum nesta província, através de igrejas, mosteiros, capelas e catedrais, tal como de pinturas de murais com a técnica de fresco. As construções são feitas com o calcário e com lajes de rocha vulcânica. A tapeçaria é uma das técnicas artísticas mais cobiçadas por todo o mundo, uma vez que a qualidade dos bordados e dos teares é simplesmente exímia.
Clima e Quando ir:
Para saber quando ir a Nagorno Karabakh você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar Nagorno Karabakh é entre os meses de Maio e Outubro, pois as temperaturas encontram-se mais amenas durante esta época.
O clima de Nagorno Karabakh é continental, onde os Verões (Junho a Setembro) são muito quentes e secos, chegando a atingir temperaturas de 37º C. Por outro lado, os Invernos são frios, com muita neve e com temperaturas que podem chegar aos -10º C. O Outono é uma estação mais longa do que a Primavera, embora ambas sejam chuvosas.
Vídeo de conduzir a entrar no Nagorno Karabakh
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=749NZvev4zs”]
O que visitei / Resumo de viagem ao Nagorno-Karabakh
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Fronteira Arménia / Nagorno, Nagorno-Karabakh” radius=”0″]Fronteira Arménia / Nagorno: Estrada com vistas impressionantes pela montanha. Há muitos militares que fazem o normal controlo de passaporte.
Top 10 locais a visitar na Fronteira Arménia / Nagorno
- Mosteiro Amaras
- Mosteiro de Gandzasar
- Fortaleza Askeran
- Reservatório Sarsang
- Mosteiro Yerits Mankants
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Região Shahumian, Nagorno-Karabakh” radius=”0″]Região Shahumian: A estrada desde a Arménia até Vank passa pela região montanhosa de Shahumian. Ao longo da estrada há imensos tanques de guerra rebentados e abandonados.
Top 10 locais a visitar na Região Shahumian
- Mosteiro de Dadivank
- Fortaleza Berdkunk
- Mosteiro Andaberd
- Fortaleza de Andaberd
- Monte Murovdag
- Fortaleza de Gyulistan
- Fortaleza Levonaberd
- Fortaleza de Noraberd
- Fontes termais
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Vank, Nagorno-Karabakh” radius=”0″]Vank: Pequena povoação que tem um mosteiro importante para visitar. Algo interessante é que há um enorme hotel, o Hotel Eklektika, que é de um excentricismo, com carros milionários à porta e uma arquitectura que parece um barco.
Top 10 locais a visitar em Vank
- Mosteiro Gandzasar
- Eclectica Hotel
- Number Plate Wall
- Memorial da Guerra
- Fortaleza de Khokhanaberd
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Stepanakert, Nagorno-Karabakh” radius=”0″]Stepanakert: Esta é a capital do Alto Carabaque. Cidade não muito grande, coração político deste país não reconhecido. O centro da cidade onde há alguns edifícios governamentais relembra um pouco a era soviética.
Top 10 locais a visitar em Stepanakert
- Monumento Papik Tatik
- Palácio Presidencial
- Assembleia Nacional
- Avenida Azatamartikneri
- Mercado de Stepanakert
- Igreja de São Jacob
- Museu de História Local de Stepanakert
- Edifício da União de Combatentes de Artsakh
- Universidade Artsakh
- Praça Shahumyan
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Agdam, Nagorno-Karabakh” radius=”0″]Cidade fantasma de Agdam: Agdam é uma cidade da região Agdam Rayon numa região disputada entre o Azerbeijão e a Arménia. A cidade está toda destruída e é interdita a entrada e visita, mas parece que muitas pessoas fazem daqui um local de visita de Domingo.
Top 10 locais a visitar em Agdam
- Mesquita de Agdam
- Museu do Pão
- Casa de Chá
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mosteiro Amaras, Nagorno-Karabakh” radius=”0″]Mosteiro Amaras: Perdido na aldeia de Sos está um mosteiro Apostólico Arménio chamado de Mosteiro de Amaras. O mosteiro foi saqueado no século XIII pelos mongóis, destruído em 1387 durante a invasão de Timur e demolido outra vez no século XVI.
Top 10 locais a visitar no Mosteiro Amaras
- Mosteiro Amaras
[/su_box]
[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=Nagorno-Karabakh]
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO no Nagorno-Karabakh” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar no Nagorno-Karabakh. Os locais UNESCO Património Mundial no Nagorno-Karabakh são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial no Nagorno-Karabakh:
- O Nagorno-Karabakh não tem sítios UNESCO Património Mundial da Humanidade.
[/su_box]