Índice
Guia de Viagem da Ucrânia
Viajar na Ucrânia – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Ucrânia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias na Ucrânia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo na Ucrânia – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo da Ucrânia
- Resumo de viagem à Ucrânia
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros na Ucrânia
- Locais UNESCO na Ucrânia
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo na Ucrânia, Roteiros de Viagem
A Ucrânia é um país fascinante para passar férias.
A Ucrânia é um país muito interessante localizado na Europa de Leste. Tive a oportunidade de conhecer a cultura deste país um pouco mais a sério porque morei 6 meses na cidade de Lviv.
Um dia estava em Marrocos e decidi: tenho que mudar de ambiente. Peguei na mala, fui para o aeroporto de Marraquexe e comprei o primeiro bilhete para a Europa.
Levou-me até Barcelona de onde apanhei um outro avião até Berlim. Depois um comboio até Varsóvia na Polónia local de um apanhei um outro comboio até Lviv.
Cheguei, gostei e fiquei. Passados dois dias já tinha casa alugada com contrato de aluguer e tudo.
A Ucrânia é um país dividido entre dois idiomas, há os falantes do idioma ucraniano e os falantes do idioma russo.
Por estranho que pareça encontrei pessoas de grupo étnico ucraniano que só falam russo, mas a maioria fala ucraniano. O resto fala russo. Os falantes russos estão na maior parte situados na zona oriental da Ucrânia.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história da Ucrânia conta com registos de presença humana na época da Antiguidade, cuja época já era alvo de imensas invasões de vários povos, nomeadamente dos Godos, Hunos, Búlgaros e dos Magiares, no entanto, quem se estabeleceu no território e mais contribuiu para a sua cultura foram os Rutenos ou os Eslavos orientais, entre o século V e VI. Aquando da invasão mongol no século XIII, a qual destruiu o poder de Kievan Rus, formou-se aqui o Principado da Galicia, no Oeste da Ucrânia, o qual passou a ser parte integrante do Império Russo durante o século XVIII. No século XX, a Ucrânia viveu um grande desenvolvimento económico e urbanístico, ao ponto de em 1918, ter proclamado a sua independência. Entrando na União Soviética, conheceu-se a industrialização e a colectivização da agricultura, mas ainda assim o povo ucraniano passou tempos severos de pobreza e fome, devido às políticas vigentes na altura. Após a separação da União Soviética em 1991, o país vive eleições democráticas e multipartidárias.
A geografia da Ucrânia conta com a área territorial de 603 700 Km2, país situado na Europa Oriental, mais propriamente no Sudeste da Europa e considerado o segundo maior país do continente a seguir à Rússia. Este país faz fronteira a Norte com a Bielorrússia e com a Rússia, a Sul com a Moldávia e com a Roménia, a Sudoeste com a Hungria, a Oeste com a Eslováquia e com a Polónia, sendo também banhado a Sul pelo Mar Negro e pelo Mar Azov. O cenário paisagístico aqui presente é constituído, na zona Ocidental, pelo Planalto da Volínia, bastante fértil e utilizado na agricultura, cujo solo é negro e a sua denominação é chernozem. No Norte, encontramos as bacias dos rios Dniepre e Donetz, que também oferecem óptimas terras para a prática agrícola e muitos pântanos. Algo a salientar é a radioactividade existente nestes solos, uma vez que foram vítimas do acidente da central nuclear de Chernobyl, no ano de 1986. Ao Sul, ao longo da costa dos mares de Azov e Negro, encontramos planície seca, sendo a Crimeia a zona turística e balnear do país.
A cultura da Ucrânia está estritamente conectada à tradicionalidade proveniente da vida rural, sendo que tem uma cultura muito camponesa e ligada à religião cristã. São um povo muito ligado à família e à sua descendência, sendo que acham saudável que uma família tenha uma numerosa prole. Têm o hábito de a família viver toda na mesma habitação: pais, filhos, avós, noras e genros, netos, o que traz uma harmoniosa convivência entre os familiares, tal como uma grande interajuda entre todos os elementos. Existe uma imensa preservação dos testemunhos dos antepassados, que é visível através do folclore, pois através dele é possível divulgar os costumes e as tradições aos jovens ucranianos. Os dois maiores grupos folclóricos são o Barvínok e Poltava, que atraem milhares de admiradores para assistirem a beleza imensa dos ágeis kossacos e das delicadas bailarinas. As pêssancas são ovos decorados e pintados à mão, tradicionais da Ucrânia, normalmente feitos na última semana da Quaresma e no Domingo de Páscoa.
O que visitei / Resumo de viagem à Ucrânia
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lviv, Ucrânia” radius=”0″]Cidade do Lviv: Esta cidade histórica ucrâniana é um local fascinante, cheia de monumentos e um centro com imensa euforia. Há muito para fazer nesta cidade, há muito bares, muitos museus, parques, mercados. Tive a oportunidade de viver aqui durante 6 meses.
Top 10 locais a visitar em Lviv:
- Praça do Mercado
- Casa da Ópera de Lviv
- Edifício da Câmara Municipal
- Museu Shevchenkivsky Hai
- Cemitério Lychakyv
- Palácio dos Condes Potockis
- Catedral Dominicana
- Catedral Basílica da Assumpção
- Rua Virmenska
- High Castle Park
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Odessa, Ucrânia” radius=”0″]Cidade do Odessa: Esta cidade histórica ucrâniana é um local fascinante, cheia de monumentos e um centro com imensa euforia. Há muito para fazer nesta cidade, há muitos bares, muitos museus, parques, mercados. Odessa é uma cidade enorme, sendo uma das cidades mais importantes da Ucrânia.
Top 10 locais a visitar em Odessa:
- Casa da Ópera de Odessa
- Catacumbas de Odessa
- Mercados de Odessa
- Escadaria de Potemkin
- Parque Nacional Dniester Delta
- Rua Derybasivska
- Catedral Ortodoxa de Odessa
- Catedral da Santissima Trindade
- Igreja Arménia de São Gregorio
- Primorskyi boulevard
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Zatoka, Ucrânia” radius=”0″]Praia de Zatoka: No Verão não há nada como ir à praia na costa do Mar Negro. Só por si é uma experiência única já que as praias estão cheias de ucrânianos de toda a parte do país. Há discotecas à noite, muita gente na praia a divertir-se. Zatoka é uma aldeia pequena a 80km de Odessa. Passei aqui uns dias com umas amigas de Lviv.
Top 10 locais a visitar em Zatoka:
- Zatoca Central Park
- Luna Park
- Praia de Zatoka
- Parque Aquatico
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Chernivtsi, Ucrânia” radius=”0″]Chernivtsi: Para viajantes que venham da Roménia, esta será a primeira cidade a seguir à fronteira. Chernivtsi tem muitos locais históricos e museus para visitar. Não perca a fortaleza e o edíficio do século XIX da Universidade de Chernivtsi.
Top 10 locais a visitar em Chernivtsi :
- Sinagoga de Chernivtsi
- Edifícios da Universidade de Chernivtsi
- Museu de tradições regionais de Chernivtsi
- Museu Regional de Arte de Chernivtsi
- Museu Regional de Arquitetura e Vida Popular de Chernivtsi
- Estação Ferroviária de Chernivtsi
- Residência dos Metropolitas da Bucovina e da Dalmácia
- Câmara Municipal e Praça do Mercado
- Rua Olga Kobylianska
- Catedral Ortodoxa
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Kiev, Ucrânia” radius=”0″]Kiev: é a maior cidade da Ucrânia e a sua capital. Fica localizada nas margens do Rio Dniepre, que conta com cerca de dois mil quilómetros de extensão. É considerada uma das cidades mais antigas da Europa e com bastante interesse para se conhecer, atraindo milhares de turistas e estudiosos cientistas todos os anos. Esta cidade conta com indústrias de tecnologia de ponta, tal como centros científicos e universidades de renome, contribuindo imenso para o desenvolvimento de estudos das mais variadas áreas ao nível académico. No entanto, tem uma história invejável, uma vez que foi fundada no século V, e tendo sido um dos principais centros de comércio da zona Oriental da Europa. Os pontos de interesse a visitar são a Catedral de Santa Sofia, o Mosteiro Kievo-Pecherska Lavra, a Igreja de Santo André, a Catedral de São Volodymyr, a Catedral de São Mykhailo, o Palácio Mariyinsky e o Museu Nacional de Chernobyl.
Top 10 locais a visitar em Kiev:
- Catedral de Santa Sofia
- Mosteiro Kievo-Pecherska Lavra
- Museu Nacional de Chernobyl
- Kurazh Bazar
- Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas
- Ópera Nacional da Ucrania
- Catedral de São Vladimir
- Praça da Independência
- Porta Dourada
- Estátua da pátria e memoriais de guerra
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Chernobyl, Ucrânia” radius=”0″]Chernobyl: é uma cidade fantasma, que fica localizada na zona Norte da Ucrânia – região de Pripyat, mais propriamente perto da fronteira com a Bielorrússia. A União Soviética escolheu este lugar para construir em 1970, uma central nuclear, acabando por ocorrer um acidente nuclear em 1986. O reactor da central de Chernobyl teve problemas técnicos, contaminando tudo ao seu redor, nomeadamente pessoas, animais, solos agrícolas e tudo o mais. Esta cidade tornou-se fantasma e estéril, sendo o palco principal de estudo para cientistas que tentam perceber a relação entre o orgânico e as partículas nucleares. É possível visitar este lugar parado no tempo, e ficar surpreendido in loco com um dos eventos mais trágicos da história da humanidade.
Top 10 locais a visitar em Chernobyl :
- Memorial dos Bombeiros
- Wormwood Star Memorial
- Escola na Aldeia de Kopachi
- Sarcófago do reator 4 de Chernoby
- Igreja St. Ilya
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Pripyat, Ucrânia” radius=”0″]Pripyat: é uma cidade fantasma, localizada no Norte da Ucrânia, a qual se encontra perto da Bielorrússia. Esta cidade fica a poucos quilómetros da central nuclear de Chernobyl e foi uma localidade bastante utilizada pelos trabalhadores da mesma, uma vez que por motivos de segurança, não podiam viver perto da central (fora do horário de trabalho). Mas devido a problemas técnicos, esta cidade foi também vítima do maior acidente nuclear conhecido na história da humanidade. O cenário aqui presente é de um lugar abandonado, o qual ficou como o último dia que viveram lá seres humanos. Se tiver a oportunidade de visitar Pripyat, prepare-se para encontrar edifícios parados no tempo e muitos objectos do dia-a-dia das pessoas que lá viveram, nomeadamente roupas, cozinhas intactas de há 30 anos atrás, brinquedos, etc.
Top 10 locais a visitar em Pripyat:
- Palácio da Cultura
- Parque Temático Pripyat
- Estádio
- Escola local
- Hotel Polissya
[/su_box]
[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=Ucrânia]
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Ucrânia” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Ucrânia. Os locais UNESCO Património Mundial são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural de determinado país.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Ucrânia:
- Kiev: Catedral de Santa Sofia de Kiev, Conjunto de Edificações Monásticas e Monastério de Kiev-Petchersk
- Lviv: Conjunto do Centro Histórico
- Arco Geodésico de Struve (sítio internacional em dez países)
- Florestas Primárias de Faia dos Cárpatos (sítio transfronteiriço com a Eslováquia)
- Residência dos Metropolitas da Bucovina e da Dalmácia
- Cidade Antiga de Queroneso e sua Chora
- Tserkvas de madeira da região dos Cárpatos na Polônia e Ucrânia
[/su_box]