Índice
Guia de Viagem da República Checa
Viajar na República Checa – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da República Checa. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias na República Checa. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo na República Checa – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo da República Checa
- Resumo de viagem à República Checa
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros na República Checa – 5 e 7 dias
- Locais UNESCO na República Checa
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo na República Checa, Roteiros de Viagem
A República Checa é um país fascinante para passar férias.
Este é um dos países mais famosos da Europa Central / Leste.
Já visitei algumas vezes a República Checa, inclusivamente durante duas estações do ano completamente antagónicas: no Verão e no Inverno. Pude assim apreciar a cidade coberta de branco pela neve e, com um Sol brilhante durante os meses mais quentes.
Cheguei à República Checa várias vezes de comboio durante as viagens de Interrail que fiz pela Europa e também atravessei o país de carro quando ia para a Finlândia.
Espero voltar à República Checa e visitar muito mais das suas cidades históricas.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história da República Checa conta que os seus primeiros habitantes foram os Celtas, embora entre os séculos V e VII, tenham sido os eslavos que se estabeleceram neste território. Mais tarde, chegaram os Checos, os quais se tornaram nos Senhores da Boémia Central. Estes senhores tiveram o seu território em constante cheque, com invasões constantes por parte dos Celtas e dos Germânicos. No século XIX, a República Checa tornou-se numa pequena província quando esteve integrada no Império Austro-Húngaro, promovendo num severo nacionalismo, o qual fez nascer a República da Checoslováquia independente (no final da Primeira Grande Guerra). As regiões da Boémia, Morávia e Eslováquia estiveram no grupo pertencentes à Checoslováquia de 1919 a 1992. Este país pediu formalmente a adesão à União Europeia em 1999, tendo sido integrado em 2004, celebrando na cidade de Dublin esta mudança fulcral para a República Checa.
A geografia da República Checa conta com a área territorial de 78 866 Km2, sendo um país situado na Europa Central. Este país faz fronteira a Norte e a Leste com a Polónia, a Sudeste com a Eslováquia, a Sul com a Áustria e a Sudoeste, a Oeste e a Norte com a Alemanha. O cenário paisagístico aqui presente é composto, principalmente, pelo Maciço da Boémia, o qual está coberto por imensa florestação ilustrada por pinheiros e abetos, que cobrem cerca de 40 % de todo o território (áreas que tem sido constantemente abertas para a utilização de campos agrícolas). É ainda constituída também Montes Cárpatos, sendo que a Norte localizam-se os Montes Sudetos, onde fica situado o ponto mais alto do pais, no Monte Snezka, com 1 602 metros de altitude.
A cultura da República Checa é bastante influenciada pelas condições geográficas, pois encontra-se num lugar recheado de montanhas, onde no seu centro atravessa um rio enorme, com muitas pontes e arcadas e muitas estátuas esculpidas, que remontam à Idade Média. É um país provido de edifícios barrocos, nomeadamente palácios e solares, os quais integram-se nos estilos Rococó ou Renascentista. Um autêntico museu ao ar livre, os checos sabem a imensa beleza do seu país, e por isso gostam de ser autênticos anfitriões e partilhar a sua cultura com quem os visita. Praga ou a Cidade das Cem Cúpulas é sem dúvida o cartão de visita da República Checa, onde poderá conhecer a Cidade Velha ou o berço de Franz Kafka ou a imponente catedral gótica Twin Towers, embora em todo o país existam mais de dois mil castelos e palácios, muitos deles contemplados na lista da UNESCO. A cidade de Pilsen, o paraíso da cerveja tradicional loira, atrai imensos turistas a fim de conhecerem de perto a produção desta bebida famosa em todo o mundo.
O que visitei / Resumo de viagem à República Checa
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Praga, República Checa” radius=”0″]Praga: é uma cidade erigida em colinas, nas margens do Rio Vltava e é a capital da República Checa. É inacreditável o quanto de património arquitectónico e cultural tem esta cidade. É conhecida como a “Cidade das Cem Cúpulas” e está repleta de lindíssimas pontes. Praga era um ponto fulcral na passagem rotas comerciais ligando o Norte e o Sul da Europa. Existem vestígios de que os Celtas povoaram este território nos séculos III e IV a.C.. A Princesa Libuse e o Príncipe Premysl foram os responsáveis pela fundação de Praga, dinastia que governou Praga entre os séculos IX e XIV, tal como foram os protagonistas da construção do Castelo de Praga. No coração de Praga, atravesse a Ponte Carlos cheia de estátuas e com uma vista inacreditável sobre o Rio Vlatva e, visite o castelo incrivelmente bonito e imponente. Este castelo foi construído na colina Hradcany, servindo hoje como residência presidencial. Ao seu lado, conheça a Catedral de S. Vito (gótico) e o Palácio Belvedere (renascentista). A cidade de Dvorak e de Franz Kafka é um dos maiores centros culturais, com o maior espólio e melhor conservado património arquitectónico na Europa. A Praça da Cidade Velha, apesar de ser um ponto extremamente turístico, não deixa de ser um momento de nos tirar o fôlego. Aqui estamos rodeados por muitas casas lindíssimas, palácios e igrejas (Igreja Tyn, Palácio Kinsky e a Igreja de S. Nicolas), mas o que nos chama mais à atenção é o relógio astronómico, lindíssimo!
Top 10 locais a visitar em Praga:
- Praça da Cidade Velha e Relógio Astronómico
- Castelo de Praga
- Ponte de Carlos
- Catedral de São Vito
- Igreja Tyn
- Bairro Judeu
- Praça Wenceslas
- Mosteiro e Biblioteca Strahov
- Bairro Histórico Lesser ( Mala Strana )
- Igreja de S. Nicolas
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Hradec Kralove, República Checa” radius=”0″]Hradec Kralove: está localizada na região com o mesmo nome, na República Checa. Está situada entre o Rio Elba e o Rio Águia e situa-se numa planície. Desde a pré-história que Hradec Kralove foi habitada e foi uma cidade que serviu como fortaleza militar desde a Idade Média. Sendo uma cidade universitária, é uma cidade jovem e cheia de vida. Hradec Kralove foi, gradualmente, desenvolvendo-se mas com a Segunda Guerra Mundial houve uma interrupção neste processo. No entanto, actualmente, vive-se aqui um movimento cultural sem igual, pois acontecem imensos eventos e festivais bastante interessantes, nomeadamente festivais de teatro, de música Jazz ou Hip Hop. A Torre Branca, no centro da cidade, é o que mais nos chama à atenção em Hradec Kralove. Recentemente renovada, suba ao seu topo e delicie-se com uma vista lindíssima. O interessante edifício do Museu Boémia do Leste, da autoria do arquitecto Jan Kotera, mistura a arte medieval, barroca e contemporânea num só espaço. Visite Adrspach Teplice, onde grandes colunas de arenito nos proporciona uma paisagem natural inacreditável e aqui, poderá desfrutar de uma cascata e mergulhar, tal como fazer caminhadas e/ou escalada.
Top 10 locais a visitar em Hradec Kralove:
- Torre Branca
- Catedral do Espírito Santo
- Museu Boémia do Leste
- Residência Episcopal
- Igreja da Assumpção da Virgem
- Praça Ulrich
- Praça Masaryk
- Adrspach Teplice
- Galeria de Arte Moderna
- Praça do Mercado
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Pilsen, República Checa” radius=”0″]Pilsen: é uma cidade localizada no interior da República Checa, que faz fronteira com a Alemanha. Foi fundada no ano 1295 pelo Rei Venceslau II. Esta cidade é conhecida mundialmente devido à sua produção de cerveja, que teve origem no século XIX, e foi a partir do nome da cidade que hoje vemos muitas cervejas do tipo “pilsener” no mundo inteiro, o maior factor económico da região da Boémia. Mas esta cidade tem muito mais para oferecer. Tem imensos edifícios da época medieval, com destaque para a linda e imponente Catedral de São Bartolomeu, situada na Praça da República. Aqui perto podemos vislumbrar o Prédio da Renascença e a Coluna de Praga, tal como o Museu da Região da Boémia do Oeste. Uma coisa que não devemos deixar de fazer é subir a Torre da Igreja para desfrutar da vista inacreditável do seu topo. Visitar a Cervejaria Pilsner Urquell é super obrigatório em Pilsen, onde podemos conhecer as antigas e as novas instalações. Depois de vermos o processo de produção e de visitarmos a gruta onde se processa a fermentação, podemos provar uma deliciosa cerveja acabada de fazer.
Top 10 locais a visitar em Pilsen:
- Catedral de São Bartolomeu
- Praça da Republica
- Cervejaria Pilsner
- Grande Sinagoga e Velha Sinagoga
- Jardim Botânico e Zoológico
- Museu da Região da Boémia do Oeste
- Museu Nacional de História da Região de Pilsen
- Parque Borský
- Planetário 3D
- Mosteiro Franciscano e Igreja da Assumpção da Virgem Maria
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lovcice, República Checa” radius=”0″]Lovcice: situa-se no Distrito de Hodonin, na República Checa. A primeira referência documental a Lovcice remonta ao século XIX, sob forma de reconhecimento desde território a vila. Visite a Igreja S. Pedro e Paulo, construída no século XIX, tendo sido demolida e reconstruída novamente como uma nova igreja, mas também para servir de esquadra da polícia e um celeiro. Perto de Lovcice encontramos a Reserva Natural Nas Willows, na parte mais antiga da densa e lindíssima Floresta Zdánicky. Com uma fauna e flora bastante eclética, aqui poderá desfrutar de uma natureza incrível, cheia de paz e beleza.
Top 10 locais a visitar em Lovcice:
- Reserva Natural Nas Willows
- Igreja São Pedro e São Paulo
- Capela de Kucchi
- Monumento aos Caídos nas Guerras Mundiais
- Edificio da Antiga Escola
- Floresta Zdánicky
- Estátua Vol. Jan Nepomuk
- Edifício histórico Fara
- Estátua de Jana Nepomucký
- Parque natural Rybník
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Brno, República Checa” radius=”0″]Brno: é a segunda maior cidade da Républica Checa, outrora Checoslováquia, e é a capital da região da Morávia. É uma cidade repleta de monumentos e bonitos edifícios históricos. Alguns dos principais monumentos são o Castelo e fortaleza de Špilberk (Hrad Špilberk) onde fica também o museu da cidade, a Catedral de S. Pedro e S. Paulo que fica numa colina e se destaca no panorama da cidade, e a antiga Câmara de cidade (Stara Radnice). Mas o lugar mais curioso é o labirinto subterrâneo por baixo do Mercado dos vegetais (Zelný trh) com galerias que serviam para armazenar fruta e legumes, para maturação de cerveja e vinho ou, de refúgio em tempos de guerra. O Castelo (Statni Hrad Veveri) fica nos arredores da cidade, a cerca de 20km, mas vale a pena a visita pela vista sobre o rio Brno e a linda paisagem envolvente. Para quem não dispensa um marco da arquitectura moderna, a mansão Tugendhat é visita obrigatória. Esta casa projectada pelo famoso arquitecto alemão Mies van der Rohe foi construída em 1930 e é tida como um exemplo de Arquitectura Funcionalista Moderna. A mansão, confiscada pela Gestapo durante o período de ocupação nazi é hoje propriedade privada mas está aberta para visitas ao público. O edifício é Património Mundial da UNESCO.
Top 10 locais a visitar em Brno:
- Catedral de S. Pedro e S. Paulo
- Castelo e fortaleza de Špilberk e Museu de Brno
- Villa Tugendhat
- Castelo Veveri
- Edifício da Câmara Municipal
- Praça Námestí Svobody
- Park Lužánky
- Lago Brno
- Grutas de Karst de Moravia
- Palácio Dietrichstein e Museu Moraviano
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Chlumec nad Cidlinou, República Checa” radius=”0″]Chlumec nad Cidlinou: situa-se no Distrito de Hradec Kralove, na República Checa. O seu nome deriva do nome da colina onde a cidade de desenvolveu – Chlum. Primeiramente, começou por ser uma aldeia com uma pequena igreja e uma fortaleza de pequeno porte, no topo de Chlum, e só após a unificação do Estado, é que se viveu um desenvolvimento economicamente significativo. Conheça a Igreja da S. Trindade, construída no século XII, mas reconstruída inúmeras vezes devido às batalhas que por aqui passaram. Visite também, a espantosa Mansão Karlova Loruna, da família Kinsky, projectada pelos arquitectos Franz Kanka e Jan Santini. A Capela da Nossa Senhora das Dores, situada perto da Mansão, serviu como túmulo da Família Kinsky. De certeza que vai ficar bastante surpreendido pela magnitude e beleza destes monumentos. Não deixe de conhecer a Catedral de S. Úrsula, situada na Praça Klicper, construída no século XVI, a qual conta com uma mistura de estilo gótico com o estilo renascentista.
Top 10 locais a visitar em Chlumec nad Cidlinou:
- Igreja da Santíssima Trindade
- Castelo Karlova Loruna
- Capela da Nossa Senhora das Dores
- Templo de Santa Ursula
- Museu da Cidade Loreta
- Casa de Teatro e Cinema Klicperuv
- Centro Civico
- FajnPark
- Praça Klicper
- Edifício da Câmara Municipal
[/su_box]
[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=República-Checa]
[/su_box]
Roteiros na República Checa
Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na República Checa de maneira independente. Itinerários de turismo na República Checa para 5 e 7 dias.
[su_box box_color=”#009999″ title=”5 Dias na República Checa” radius=”0″]
Dia 1 Praga
Dia 2 Beroun
Dia 3 Racovnik
Dia 4 Kladno
Dia 5 Praga
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”5 Dias na República Checa” radius=”0″]
Dia 1 Praga
Dia 2 Nymburk
Dia 3 Mlada Boleslav
Dia 4 Melnik
Dia 5 Praga
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”1 semana na República Checa” radius=”0″]
Dia 1 Praga
Dia 2 Benesov
Dia 3 Caslav
Dia 4 Kutná Hora
Dia 5 Kutná Hora
Dia 6 Praga
Dia 7 Praga
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na República Checa” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na República Checa. Os locais UNESCO Património Mundial na República Checa são locais protegidos pela sua importância cultural e natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na República Checa:
- Centro Histórico de Praga
- Centro Histórico de Ceský Krumlov
- Centro Histórico de Telc
- Igreja de Peregrinação de São João Nepomuceno em Zelená Hora
- Kutná Hora: Centro Histórico com a Igreja de Santa Bárbara e a Catedral de Nossa Senhora em Sedlec
- Paisagem Cultural de Lednice-Valtice
- Jardins e Castelo de Kromeríž
- Reserva da Aldeia Histórica de Holašovice
- Castelo de Litomyšl
- Coluna da Santíssima Trindade em Olomouc
- Vila Tugendhat em Brno
- Bairro Judeu e Basílica de São Procópio em Trebíc
[/su_box]