Índice
Guia de Viagem da Finlândia
Viajar na Finlândia – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Finlândia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias na Finlândia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo na Finlândia – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo da Finlândia
- Resumo de viagem à Finlândia
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros na Finlândia – 5 dias
- Locais UNESCO na Finlândia
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo na Finlândia , Roteiros de Viagem
A Finlândia é um país fascinante para passar férias.
Eu tive a oportunidade de viver meio ano na cidade finlandesa de Kankaanpaa, onde estive a estudar artes na universidade SAMK – Satakunnan ammattikorkeakoulu. Assim, durante os meses de Inverno, tentei adaptar-me à vida escolar e aproveitei ainda para viajar e visitar os melhores destinos da Finlândia.
Como fui para a Finlândia com o meu carro português, tive sempre transporte próprio o que possibilitou explorar à vontade e sem restrições de transportes públicos, altura do dia ou intempéries. A Finlândia é um país com uma energia e ambiente bem fora do resto da Europa, mesmo o seu povo é diferente – não sei bem como explicar.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história da Finlândia conta que este território é habitado há cerca de 9000 anos. O povo Lapão foi o primeiro grupo étnico a estabelecer-se neste lugar, essencialmente no Norte do país. Sabe-se que no Sul da Finlândia, o povo aqui estabelecido 3 000 anos mais tarde, foi o povo ugro-finese. Com bastante influência sueca, aderiu ao cristianismo e preparou-se, através das cruzadas, contra as investidas russas, que tinham o objectivo de conquistar este território. A Finlândia fez parte do território sueco, seguindo as leis e normas do país dominante, sendo que os finlandeses se sentiram sempre revoltados, uma vez que tinham de estar envolvidos nos conflitos provocados pela Suécia, especialmente com a Rússia. Entre os séculos XVIII e XIX, a Finlândia viveu momentos de grande instabilidade, chegando mesmo a ser ocupada pela Rússia. Foi em 1917 que este país se tornou independente e em 1987 existiu uma grande mudança política nesta nação, uma vez que o Partido Nacional Conservador se uniu ao Partido Social Democrata e formaram governo.
A geografia da Finlândia conta com a área territorial de 338 145 Km2, país situado no Norte da Europa. Este país é conhecido como o “país dos mil lagos”, o qual faz fronteira a Norte com a Noruega, a Noroeste com a Suécia e a Leste com a Rússia. É também banhada a Sul pelo Golfo da Finlândia e a Oeste pelo Golfo de Bótnia. O cenário paisagístico é composto principalmente por um relevo de baixa altitude e de características planas, embora se registe uma subida de altitude de Sul para Norte. O ponto mais alto da Finlândia encontra-se no Monte Haltia, na região montanhosa situada a Noroeste do país com 1328 metros de altitude. É possível encontrar pelo país a fora imensas florestas densas, acompanhadas por pequenos e grandes lagos (como por exemplo, o Lago Saimaa, o quinto maior lago do continente europeu), tal como por muitos rios e áreas pantanosas.
A cultura da Finlândia é bastante influenciada pelo facto de ter vivido imensos conflitos militares, enquanto estava sob o domínio da Suécia e quando este país tinha sérios problemas territoriais com a vizinha Rússia. A Finlândia sempre quis ser um país pacífico e o seu povo contenta-se estar rodeado de imensos lagos e de uma paisagem maravilhosa. O nome do país significa “a terra dos mil lagos ou pântanos” e não a terra do “fin” do mundo, como alguns referem. A mulher finlandesa representa o primeiro país a participar nas eleições parlamentares, e segundo as estatísticas, este é o país que oferece aos seus cidadãos a melhor educação do mundo. A sua Literatura tem muita força, a população lê imenso e está sempre muito atenta a tudo o que acontece nas artes em geral. O povo em geral é bastante reservado, adoram desporto e de “estar na natureza”. A lenda do Pai Natal nasceu aqui, que segundo se conta, vive na Lapónia (finlandesa).
Vídeo do Turismo da Finlândia:
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=O2tinqjEfqw”]
O que visitei / Resumo de viagem à Finlândia
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Helsinquia, Finlândia” radius=”0″]Helsínquia: é a capital da Finlândia desde a independência do país face ao império Russo. A cidade fica sobre várias pequenas ilhas o que a torna invulgar. É uma cidade cheia de edifícios de grande valor arquitetónico, impecavelmente preservados. Existem belíssimos exemplos da influência russa, como a Catedral Ortodoxa de Uspenski e a Praça do Senado, onde fica também a Universidade de Helsínquia e a Catedral de Helsínquia (ou Catedral Luterana), um dos edifícios mais emblemáticos da cidade. A Igreja de Pedra é um edifício que vale a pena visitar, construída nos anos 60 é uma igreja quase totalmente subterrânea construída a partir de uma rocha maciça de granito. O exterior é simples e destaca-se a sua cúpula de cobre que é praticamente a única parte visível do exterior. Nos arredores da cidade, a cerca de 1 hora de barco, a não perder a Fortaleza de Suomenlinna que ocupa uma pequena ilha onde só existe esta edificação. Para além da fortaleza, declarada património da Humanidade pela Unesco, a belíssima paisagem envolvente acresce ainda mais valor a este local.
Top 10 locais a visitar em Helsínquia:
- Catedral Luterana de Helsínquia
- Catedral Ortodoxa de Uspenski
- Praça do Senado
- Igreja de Pedra
- Ilha fortificadas de Suomenlinna
- Praça do Mercado
- Estação Ferroviária de Helsínquia
- Museu Nacional da Finlândia
- Central Park Keskuspuisto
- Museu de Arte Contemporânea
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Kankaanpaa, Finlândia” radius=”0″]Kankaanpaa: é uma pequena cidade no Sudoeste da Finlândia. Fica à beira do Lago Ruokojärvi e é de uma envolvente paisagem verde (na Primavera e Verão). Mas para além dos atractivos naturais, esta pequena cidade tornou-se conhecida pela intensa actividade artística. O Art Circle (Círculo de Arte) é exemplo da importância da Arte nesta cidade, pois é um itinerário que marca os principais pontos a visitar ligados à Arte. A não perder uma visita à Igreja Luterana construída em madeira, que fica numa pequena colina com vista para o lago. Foi nesta cidade que estudei durante um semestre – na universidade de arte.
Top 10 locais a visitar em Kankaanpaa:
- Lago Ruokojärvi
- Art Circle
- Igreja Luterana
- Cemitério Militar
- Museu de Kankaanpaa
- Edificio da Estação Ferroviária
- Conjunto de Casas Tradicionais em Madeira
- Brigada de Artilharia Niinisalo Garrison
- Vila de Venesjärvi
- Kuninkaanlähde
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Kristiinakaupunki, Finlândia” radius=”0″]Kristiinakaupunki: esta pequena cidade fica na Costa Ocidental da Finlândia no Golfo de Bótnia e foi outrora um importante centro de construção naval. Hoje em dia é uma pacata cidade rural e piscatória que conserva todo o seu ar pitoresco com casas de madeira de várias cores e de diferentes dimensões consoante a maior ou menor riqueza dos seus proprietários: as maiores perto da costa e as mais modestas mas afastadas para o interior da cidade.
Top 10 locais a visitar em Kristiinakaupunki:
- Conjunto de casas tradicionais de madeira
- Centro de Esqui Bötombergen
- Igreja de Madeira Ulrika Eleonora
- Igreja de Kristinestad
- Igreja Lappfjärd
- Museu Carlsro
- Museu Maritimo
- Casa mercante de Lebell
- Diversos Trilhos de natureza
- Area de proteção Tegelbruksbacken-Norrfjärden
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lappfjard, Finlândia” radius=”0″]Lappfjard: é uma pequena vila próxima de Kristinestad. No Inverno é lindo o cenário dos campos cobertos de um manto branco de onde sobressaem os edifícios de cor, como é o caso da igreja de tijolo vermelho e do cemitério de pedras tumulares pretas.
Top 10 locais a visitar em Lappfjard:
- Igreja de Lappfjard
- Gruta do Lobo
- Rio Lappfjard
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Parkano, Finlândia” radius=”0″]Parkano: é uma pequena vila como muitas outras espalhadas pelo país. Fora das grandes cidades a paisagem rural é ponteada por pequenos povoados como este, onde existem meia dúzia de casas e de estabelecimentos comerciais e a zona central da Igreja e cemitério. A Torre da Igreja de Parkano e a Igreja Velha são 2 dos edifícios que vale a pena visitar. A Igreja Velha é realmente antiga, construída de pedra um pouco tosca e que parece colocada no meio da rua. Esta pequena vila respira tranquilidade e parece parada no tempo.
Top 10 locais a visitar em Parkano:
- Torre da Igreja de Parkano
- Igreja Velha
- Museu Automovel
- Museu da Floresta
- Museu de Historia Local
- Galeria Raamikko
- Biblioteca de Parkano
- Trilho Käpykintukka
- Monte Alkkia
- Salão de exposições da Parkano
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Rauma, Finlândia” radius=”0″]Rauma: situa-se na costa Ocidental da Finlândia, no Golfo de Bótnia. É uma das cidades mais antigas da Finlândia que cresceu a partir do século XV em torno de um mosteiro Franciscano. Apesar da destruição provocada por um grande incêndio no século XVI a cidade mantém muito do seu aspecto tradicional. Rauma é um dos melhores exemplos de arquitectura escandinava, com as suas pequenas casas de madeira coloridas, alinhadas ao longo de estreitas ruelas empedradas, que mais parecem saídas de um conto de fadas. Esta imagem pitoresca da cidade valeu-lhe a inclusão na lista de locais Património Mundial da UNESCO. Para além de percorrer as ruas da cidade antiga e deixar-se levar pela atmosfera encantadora do local, não pode deixar de visitar a Igreja da Santa Cruz (Church of Holy Cross) a mais antiga da cidade e que tem umas fabulosas pinturas no tecto. O edifício da Câmara Municipal (Raatihuone), situado na Praça do Mercado é também um bonito edifício do século XVIII com uma torre de relógio bastante singular. Se aprecia actividades ao ar livre poderá fazer caminhadas ou optar por desportos aquáticos e pesca. E estas não são actividades exclusivas no verão, no Inverno poderá dedicar-se à pesca no gelo ou dar passeios na neve (snowshoeing).
Top 10 locais a visitar em Rauma:
- Igreja da Santa Cruz
- Edifício da Câmara Municipal
- Praça do Mercado
- Marina de Rauma
- Centro Histórico de Rauma
- Complexo arqueológico de Sammallahdenmäki
- Museu Marela
- Museu Kirsti
- Museu Marítimo de Rauma
- Canal de Rauma
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Kihnio, Finlândia” radius=”0″]Kihnio: é uma vila encantadora situada na parte Oeste da Finlândia, numa zona com inúmeros lagos e densa vegetação. A baixa densidade populacional reflete-se na estrutura da vila, com casas espalhadas por aqui e acolá salpicando de cor o amplo manto verde recortado pelos espelhos de água dos lagos. No Inverno esta paisagem azul e verde dá lugar a um manto branco de lagos gelados e árvores cobertas de neve. Nesta vila, como em muitas outras, a paisagem no Verão é completamente diferente da paisagem no Inverno o que torna imprescindível visitar a Finlândia nas duas estações para se poder ficar com a ideia precisa de como é realmente este país.
Top 10 locais a visitar em Kihnio:
- Vila de Kihnio
- Lago Nerkoonjärvi
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Merikarvia, Finlândia” radius=”0″]Merikarvia: fica na costa Oeste da Finlândia na região de Satakunta. É especialmente conhecida pela proximidade do Arquipélago Oura, que se diz ter pelo menos mais 100 horas de sol do que qualquer outro lugar do país. Este arquipélago está inserido no Parque Natural do Mar de Bótnia e é um paraíso natural e um ponto de interesse para a observação de aves. Os barcos para esta Ilha saem da marina de Krooka. A cidade de Merikarvia é bastante antiga, os primeiros habitantes começaram a instalar-se no século XIII e XIV mas podemos encontrar vestígios históricos de épocas ainda mais remotas, da Idade do Bronze e do Ferro. A Igreja de Merikarvia é a segunda maior igreja em madeira da Finlândia. Em Merikarvia podemos associar um pouco de história ao muito que a natureza do local tem para nos oferecer. No Rio Merikarvianjoki podemos desfrutar de aventura ao descer os rápidos ou ficar pela tranquilidade da pesca. Atenção que é preciso pagar uma licença para poder pescar. A cerca de 10 km fica uma bonita zona de lazer Lankoski onde se pode visitar, um moinho antigo ou ver as estátuas de gnomos, criaturas míticas que os locais acreditam serem os guardiões dos campos e que ajudam nas colheitas.
Top 10 locais a visitar em Merikarvia:
- Vestígios arqueológicos de Tuorila
- Parque Natural do Mar de Bótnia
- Igreja de Merikarvia
- Rio Merikarvianjoki
- Zona de lazer Lankoski
- Galeria de Arte Vanha Savu
- Museu da Pesca Kalastusmuseo
- Museu de Historia e Cultura Local
- Sea Shore Stage
- Casa Museu de Matilda Roslin-Kalliola
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Kaskinen, Finlândia” radius=”0″]Kaskinen: é a cidade mais pequena da Finlândia e situa-se numa ilha no Golfo de Bótnia. A cidade é pequena e por isso a melhor forma de a conhecer é a pé ou de bicicleta para percorrer as suas ruas e observar as bonitas casas de madeira. Alguns dos edifícios mais icónicos da cidade são a Bladh House (que pertenceu ao fundador da cidade), o Museu da Cidade que fica num bonito edifício e o moinho de vento Myllykallio. A antiga base para pilotos foi recentemente remodelada e oferece agora opções de alojamento, ideal para quem gosta de estar no meio da natureza. O sítio é fantástico com uma belíssima vista para o mar e com o farol a completar o cenário.
Top 10 locais a visitar em Kaskinen:
- Bladh House
- Moinho de vento Myllykallio
- Museu da Cidade
- Avenida King Gusta
- Old Fishing Harbour
- Museu da Pesca
- Pedra de Cneiff
- Conjunto de Casas de Madeira
- Farol de Sälgrund
- Praia de Kaskinen
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Noormarkku, Finlândia” radius=”0″]Noormarkku: costumava ser uma cidade independente mas desde 2010 faz parte da cidade de Pori. A história desta cidade está ligada à indústria Siderúrgica que aqui se instalou e que proporcionou o crescimento da cidade. Dos tempos áureos da Siderúrgia Ahlström ficou uma importante herança arquitectónica. O edifício mais mediático é a Villa Mairea, um exemplo de Modernismo do famoso arquitecto Alvar Aalto. A casa está aberta ao público e pode visitar-se mediante marcação prévia. No interior podem-se ainda ver obras de arte e é possível usufruir de uma visita guiada.
Top 10 locais a visitar em Noormarkku:
- Villa Mairea
- Rio Noormarkunjoki
- Igreja de Noormarkku
- Rota de canoagem de Karvianjoki.
- Museu da Serração de Madeiras
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ala-Honkajoki, Finlândia” radius=”0″]Ala-Honkajoki: é uma pacata cidade bastante rural que oferece actividades ligadas à natureza por um lado e, curiosamente, é um centro de desportos motorizados. A par com a tranquilidade transmitida pela paisagem envolvente, pode-se optar pelo desafio dos desportos motorizados e ver a adrenalina a tomar conta de nós.
Top 10 locais a visitar em Ala-Honkajoki:
- Vila de Ala-Honkajoki
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Círculo Polar Ártico, Finlândia” radius=”0″]Círculo Polar Ártico: é a linha imaginária que fica na latitude 66º 33’ 44″ e, a Norte da qual há pelo menos um dia de noite absoluta durante o Inverno, e um dia de sol (24 horas) durante o Verão. Esta linha passa por vários países, na Finlândia ela situa-se 8km a Norte da cidade de Rovaniemi. Quanto mais a norte maior o período onde acontece o “Sol da Meia-Noite”. Mais a sul pode ser visto durante os meses de Junho e Julho. Apesar de não escurecer durante as 24 horas do dia, o sol assume tonalidades diferentes, mais alaranjadas, como se fosse um pôr-do-sol. O resultado é uma luminosidade única que vai certamente fazer as delícias dos amantes da fotografia. Normalmente este “sol que nunca se põe” é aproveitado ao máximo aliando diversão como festas, passeios de barco, prática de desportos, etc. São as intermináveis “noites” de verão, uma experiência única, daquelas a fazer pelo menos uma vez na vida.
Top 10 locais a visitar em Círculo Polar Ártico:
- Círculo Polar Ártico
- Cidade de Rovaniemi
- Vila de Napapiiri
- Aldeia do Pai Natal
- Passeios de barco
- Passeios de trenó
- Desportos de neve
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Napapiiri, Finlândia” radius=”0″]Napapiiri: a terra do Pai Natal existe mesmo! É aqui em Napapiiri! Napapiiri é a aldeia do Pai Natal (ou Santa Claus) e fica em Rovaniemi onde passa a linha do Círculo Polar Ártico. Este é um lugar mágico onde realidade e imaginação se conjugam para proporcionar experiências únicas a qualquer criança e, porque não, a qualquer adulto! Aqui é Natal todos os dias, a aldeia está aberta ao público todos os dias do ano, excepto em alguns feriados. É claro que uma visita a Napapiiri durante o Inverno beneficia de toda a envolvência do manto branco e torna o cenário da terra do Pai Natal mais realista, mas a aldeia é igualmente bonita no Verão e continua a oferecer muitas actividades aos visitantes.
Top 10 locais a visitar em Napapiiri:
- Aldeia do Pai Natal
- Lordpi’s Square
- Arktikum
- Parque Nacional Oulanka
- Centro de Visitantes de Karhunkierros
- Trilho de Karhunkierros
- Oulanka Canyon
- Giant’s Kettles of Kalliovaara
- Círculo Polar Ártico
- Diversos desportos de inverno
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Oulu, Finlândia” radius=”0″]Oulu: é a maior cidade do Norte da Finlândia e fica na baía do Golfo de Bótnia. É uma cidade desenvolvida e conhecida por estar ligada à tecnologia. É uma cidade jovem, cheia de vida, com muitas actividades culturais e lúdicas para oferecer: festivais de música, Museu de Art Oma, Museu ao ar-livre de Turkansaari (onde se pode ficar a conhecer mais acerca das populações rurais da região) e o Centro Kierikki da Idade da Pedra onde se reproduz o modo de vida dos habitantes da margem do Rio Li há milhares de anos, na Idade da Pedra. Para percorrer a cidade pode-se optar pela bicicleta uma vez que existem boas ciclovias. Alguns monumentos de interesse a visitar no centro são: a Catedral, o edifício da Câmara Municipal e o edifício do mercado (Kauppahalli).
De Oulu pode-se apanhar um ferry para a Ilha de Hailuoto no Verão, ou atravessar o mar gelado no Inverno. Conduzir por cima do mar numa estrada de gelo ao longo de 8 km entre Oulu e a ilha de Hailuoto é certamente uma experiência única. A Ilha é relativamente pequena e oferece belíssimas paisagens verdes (no verão) ou um belíssimo cenário branco no Inverno, de onde sobressaem as casas de madeira vermelhas e os antigos moinhos de vento.
Top 10 locais a visitar em Oulu:
- Museu de Art Oma
- Centro Kierikki da Idade da Pedra
- Catedral de Oulu
- Rua pedonal Rotuaari
- Museu de Arte de Oulu
- Castelo de Oulu
- Parque Mannerheim
- Museu Northern Ostrobothnia
- Edificio da Câmara Municipal
- Mercado Municipal de Oulu
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Pomarkku, Finlândia” radius=”0″]Pomarkku: é uma pequena vila a 20km da cidade de Pori. É uma vila muito bonita, atravessada por um rio e com muita vegetação. É conhecida por ser a vila das duas igrejas por ter duas igrejas paralelas. É um destino preferencial para quem procura actividades ao ar-livre e em contacto com a natureza. Pode-se optar por fazer caminhadas sozinho ou com guias locais, pescar, fazer canoagem ou até mesmo experimentar um passeio diferente e original em carrinhos manuais que circulam pela antiga linha de caminho de ferro desactivada.
Top 10 locais a visitar em Pomarkku:
- Rio Pomarkku
- Galleria Kerimanni
- Museu de Historia Local
- Igreja de madeira de Pomarkku
- Igreja de pedra de Pomarkku
- Grande Reserva da Mina de Sal
- Lago Isojärvi
- Reserva natural Isonevan
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Ajos, Finlândia” radius=”0″]Ajos: o porto de Ajos é uma importante plataforma logística que serve a região da Lapónia e do mar de Barents. É difícil manter a navegação marítima durante o Inverno devido ao gelo, mas o Porto de Ajos dispõe de equipamento adequado que permite a navegação durante todo o ano.
Top 10 locais a visitar em Ajos:
- Vila de Ajos
- Porto de Ajos
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Aavasaksa, Finlândia” radius=”0″]Aavasaksa: fica próxima da cidade de Ylitornio e é uma montanha com cerca de 242mt de altitude, na fronteira entre a Finlândia e a Suécia. A vista panorâmica que oferece para ambos os lados – Finlândia de um lado e Suécia do outro – está incluída numa espécie de lista nacional dos lugares que proporcionam as melhores vistas no país. No cimo da montanha há uma cabana de caça que é agora um café. Também no cimo existe uma torre de observação. Este lugar está inscrito na lista de património Mundial da UNESCO pois pertence ao chamado Arco Geodésico de Struve, um conjunto de triangulações que se estendem por dez países, desde a Noruega até ao Mar Negro, e que permitiram realizar a primeira medição precisa de um grande segmento do meridiano terrestre, entre 1816 e 1855 pelo astrónomo Friedrich Georg Wilhelm von Struve. Aavasaksa é também o ponto mais a Sul da Finlândia onde é possível ver o Sol da Meia-Noite.
Top 10 locais a visitar em Aavasaksa:
- Arco Geodésico de Struve
- Estância de Esqui de Aavasaksa
- Igreja Ylitornio
- Museu Escolar
- Imperial Lodge (Keisarinmaja)
- Torre de Vigia
- Quiosque Apothecary
- Monumento Maupertuis
- Casas Tradicionais de Kohkola
- Casas Tradicionais de Niuro
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Kemi, Finlândia” radius=”0″]Kemi: é uma cidade na baía do Golfo de Bótnia que tem um importante porto marítimo. De facto as duas grandes atracções turísticas desta cidade giram em volta do porto. Todos os anos é construído no Porto de Kemi o Castelo de Neve, que é simultaneamente uma atracção aberta ao público, um restaurante e um hotel – Lumilinna Snow Castle & Hotel. A outra atracção, ainda mais excêntrica, é a possibilidade de andar a bordo do gigantesco navio quebra-gelo Sampo. Vai ter a oportunidade de “quebrar o gelo”, literalmente, e aproveitar para nadar no mar gelado, porque não? Mas não se assuste, vai vestir um fato próprio de neopreno que o manterá numa temperatura “confortável” e que o ajudará a flutuar, nem é preciso saber nadar! Por incrível que pareça quando estiver no mar gelado, a água vai parecer-lhe bastante mais quente do que imaginava (contraste com a superfície de gelo, bastante mais fria).
Top 10 locais a visitar em Kemi:
- Estação Ferroviária de Kemi
- Castelo de Neve
- Igreja Ortodoxa de São João Baptista
- Igreja de Kemi
- Galeria de Pedras Preciosas de Kemi
- Museu de Arte de Kemi
- Centro Cultural de Kemi
- Museu Histórico
- Porto de Kemi
- Navio quebra-gelo Sampo
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Pihlajavesi, Finlândia” radius=”0″]Pihlajavesi: é o nome de um grande lago no sul da Finlândia com cerca de 20km de largura e 40km de comprimento. No entanto toda esta extensão não é apenas água, a região do lago é formada por inúmeras ilhas, algumas de maior dimensão mas na generalidade muitos pequenos ilhéus. É uma zona de grande beleza natural onde se poderá observar aves e, com sorte, ver focas-aneladas de Saimaa, uma espécie em vias de extinção. O Lago oferece várias actividades como pesca, passeios de canoa ou de barco e nas suas margens é possível percorrer os trilhos pedestres assinalados. Nesta zona, a poucos quilómetros da cidade de Keuruu, encontramos a Igreja Antiga de Petäjävesi, um monumento inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO. Esta igreja Luterana, construída no século XVIII é um excelente exemplo da arquitectura escandinava.
Top 10 locais a visitar em Pihlajavesi:
- Lago Pihlajavesi
- Cidade de Keuruu
- Igreja Antiga de Petäjävesi
- Igreja Evangélica de Pihlajavesi
- Rede de trilhos pedestres
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Tampere, Finlândia” radius=”0″]Tampere: é uma grande cidade no sul do país. Fica num istmo entre dois lagos: o Lago Näsijärvi e o Lago Pyhäjärvi. É uma importante cidade industrial e casa da marca finlandesa mais conhecida NOKIA. É uma cidade cosmopolita que oferece inúmeras actividades culturais e é conhecida como o centro do Teatro. Há vários museus e edifícios de interesse arquitectónico para se visitar, como a igreja medieval de Messukylä (o edifício mais antigo de Tampere), a catedral de Tampere, a igreja de Alexander, num estilo neo-gótico e a igreja ortodoxa, num estilo neo-bizantino. Há ainda bonitos exemplos de Art Nouveau espalhados pela cidade como a Casa Tirkkonen, o mercado Kauppahalli, o edifício do Comércio (Commerce building), a Casa Sumelius e a Casa Palander. Para percorrer a cidade pode requisitar uma bicicleta por 10€ (mais 40€ de caução que serão depois devolvidos) num dos vários postos de bicicletas. Suba à torre de observação Pyynikki e saboreie um delicioso Donut no café na torre.
Top 10 locais a visitar em Tampere:
- Igreja medieval de Messukylä
- Catedral de Tampere
- Museu Vapriikki
- Mercado Kauppahalli
- Igreja de Alexander
- Torre de observação Pyynikki
- Lago Näsijärvi
- Bairro histórico de Finlayson
- Parque Hatanpaa Arboretum
- Casa Tirkkonen
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Fortaleza de Suomenlinna, Finlândia” radius=”0″]Fortaleza de Suomenlinna: esta lindíssima fortaleza fica á entrada do Porto de Helsínquia, edificada sobre 6 ilhas. Foi mandada construir em 1747 pelo Rei Frederico I da Suécia para defender o território das invasões russas. Em 1802, as tropas do czar tomaram a fortaleza e dominaram-na durante mais de um século chamando-a Viapori. Em 1917 com a independência da Finlândia a fortaleza foi novamente rebaptizada como Suomenlinna, A Fortaleza de Suomenlinna é um lugar inscrito na lista de Património da UNESCO. Há ferries que partem de Helsínquia para a Fortaleza e a viagem é bastante curta, cerca de 15 minutos. A fortaleza de pedra funde-se com um belíssimo manto verde que cobre toda a superfície. Para conhecer a zona da fortaleza e a sua história basta seguir a rota azul, que está devidamente assinalada e ao longo da qual existem placas informativas.
Top 10 locais a visitar na Fortaleza de Suomenlinna:
- Conjunto de Fortalezas
- Igreja de Suomenlinna
- Museu Excursion Boat Vesikko
- Rantakasarmi
- Bandeira do bastião Zanerilla
- Grande Pátio de Susisaari
- Pântano do Marechal
- Portão do Rei
- Crownline Ehrensvärd
- Túnel de Kustaanmieka
[/su_box]
[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=Finlândia]
[/su_box]
Roteiros na Finlândia
Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Finlândia de maneira independente. Itinerários de turismo na Finlândia para 5 dias.
[su_box box_color=”#009999″ title=”5 Dias na Finlândia” radius=”0″]
Dia 1 Helsínquia
Dia 2 Espoo
Dia 3 Turku
Dia 4 Rauma
Dia 5 Helsínquia
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”5 Dias na Finlândia” radius=”0″]
Dia 1 Helsínquia
Dia 2 Rotka
Dia 3 Kouvola
Dia 4 Lappeenranta
Dia 5 Helsínquia
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”5 Dias na Finlândia” radius=”0″]
Dia 1 Helsínquia
Dia 2 Kotka
Dia 3 Lahti
Dia 4 Tampere
Dia 5 Helsínquia
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Finlândia” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Finlândia. Os locais UNESCO Património Mundial na Finlândia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Finlândia:
- Rauma Antiga
- Fortaleza de Suomenlinna
- Igreja Antiga de Petäjävesi
- Fábrica de Madeira e Cartão de Verla
- Sítio Funerário da Idade do Bronze de Sammallahdenmäki
- Arco Geodésico de Struve (sítio internacional em dez países)
- Costa Alta e Arquipélago Kvarken (sítio transfronteiriço com a Suécia)
[/su_box]