Índice
Suchitoto é uma vila cheia de animação e uma das mais importantes a nível de turismo em El Salvador. Muito rica em manifestações culturais e com ruas de arquitectura em estilo colonial, assim como a Igreja de Santa Lúcia construída em 1853.
Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Suchitoto, e explorar o local a fundo. Visitar El Salvador e não passar por Suchitoto, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.
Visitar Suchitoto El Salvador
Localizada a cerca de 50 km a nordeste de San Salvador, chegando-se até lá numa pitoresca viagem no autocarro que para próximo da bomba de gasolina frente ao Terminal Oriental. A cidade tem cerca de 7.500 habitantes, sendo considerada a capital cultural de El Salvador. Será mais uma vila, das mais pitorescas que se podem ver na América Central e uma visita é essencial. Existem múltiplas opções de alojamento, algumas delas em charmosas casas dos tempos coloniais. É uma localidade pequena, que se percorre rapidamente a pé e onde se deve ficar para relaxar, absorver o ambiente rural e absorver pormenores e um estilo de vida em extinção.
Em Suchitoto destaca-se a praça central, onde se encontra a igreja e se concentra a vida local. Existem alguns museus e galerias de arte espalhadas pelas ruas pachorrentas da localidade e alguns passeios que se podem fazer a partir de lá, como o da Cascata Los Tercios e do Lago Sichitlán. A não perder as famosas popusas, uma especialidade salvadorenha servida em locais específicos, as popuserias, que existem também aqui, especialmente na praça Parque Central. O fim-de-semana é especialmente intenso, transformando-se a vila numa imensa feira de artes e comida. No calendário anual destaca-se Fevereiro, quando se organiza um festival cultural que dura o mês inteiro.
Melhores atrações de Suchitoto
- Praça Parque Central
- Iglesía Santa Lucia de Suchitoto
- Cascata Los Tercios
- Ilha dos Pássaros
- Lago Suchitlán
- Parque San Martín
- Museu de Arte Alejandro Cotto
- Centro arte para la paz
Dicas de Viagem
- Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Suchitoto, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
- A vista do lago é muito boa a partir do Restaurante La Fonda el Mirador
- Tenha cuidado com os seus pertences, fora da cidade é um pouco perigoso para estrangeiros
- Apesar de ser muito cliché e turístico, terá de andar de gondola
- A polícia disponibiliza acompanhamento grátis até à Cascata Los Tercios, eu fui sozinho com uma vara na mão caso fosse atacado, mas parece que muitos turista são roubados neste percurso. Tenha cuidado ou vá com escolta policial
- É aconselhável visitar Suchitoto durante a estação seca, entre os meses de Novembro e Abril.
Turismo em Suchitoto
Lugares para visitar em Suchitoto
1. Praça Parque Central
A praça Parque Central é onde tudo acontece em Suchitoto. É de facto o centro da vila, onde se encontra a Igreja Santa Lúcia e o posto de turismo, com toda a informação que o visitante poderá precisar. São ali organizados frequentemente eventos culturais e espectáculos, existindo um pequeno jardim com uma fonte no seu centro. Os melhores restaurantes e os alojamentos mais finos e direccionados aos turistas ocidentais encontram-se por aqui, mas também se pode experimentar as popusas servidas num par de casas da especialidade. É também um excelente ponto para observar as pessoas locais e o ponto de partida certo para partir à descoberta de Suchitoto.
2. Iglesía Santa Lucia de Suchitoto
A igreja de Santa Lucia encontra-se na praça central de Suchitoto, tendo sido construída entre 1844 e 1853. Recebeu recentemente um restauro que a deixou ainda mais bonita, com o branco da sua fachada a dominar o espaço principal da vila. O pórtico é sustentado por seis colunas jónicas, vendo-se por cima as três torres sineiras e um relógio. O seu interior é sustentado por trinta e seis vigas de madeira, destacando-se o altar, feito também ele de madeira finamente trabalhada, e a estatuária. Se tiver sorte o visitante poderá assistir a uma cerimónia de casamento, que são ali frequentes. Foi considerada Monumento Nacional em 1978.
3. Cascata Los Tercios
Esta queda de água localiza-se a cerca de 1,5 km, sendo única pela parede rochosa de nove metros de altura que se ergue por detrás do caudal que se precipita: é composta por colunas de pedra negra de forma hexagonal que se encontram lado a lado e umas por cima das outras como se fossem peças separadas, um efeito que se deve à sua origem vulcânica. O caudal é garantido entre Maio e Novembro, podendo a cascata estar seca nos outros meses do ano, mas vale sempre a pena ir até lá observar a curiosa geologia do local. Por uma questão de segurança não costuma ser aconselhado ir sozinho, e a Policia de Turismo poderá levá-lo até lá, gratuitamente, não podendo contudo garantir disponibilidade imediata. Aos fins-de-semana o ambiente torna-se animado, havendo sempre vendedores ambulantes e servindo-se popusas.
4. Ilha dos Pássaros
A Ilha dos Pássaros situa-se no Lago Suchitlán, nas proximidades de Suchitoto, podendo ser visitada em passeios de barco organizados a partir do porto San Juan, junto à localidade, do qual dista uns 7 km. Como o nome indica é um local excelente para a observação de aves, existindo colónias consideráveis de nove espécies diferentes. Para lá se chegar existem autocarros frequentes desde o centro da vila.
5. Lago Suchitlán
O Lago Suchitlán encontra-se junto a Suchitoto, podendo ser observado de vários pontos da localidade. Mas para um contacto mais directo deve-se descer ao porto de San Juan, uma área lúdica e funcionar junto à orla do barco onde se chega a pé, ou, melhor ainda, através dos autocarros que sobretudo ao fim-de-semana ligam o porto ao centro da vila. O Porto é um local divertido, podendo-se observar as embarcações tradicionais, os turistas locais e o próprio lago. Uma série de barcos fazem passeios panorâmicos, com extensões e preços variáveis, mas se quiser fazer as coisas de outra forma, informe-se sobre a ligação gratuita que é oferecida por um restaurante existente numa das ilhas, que lhe permite uma experiência mais genuína e… gratuita. Parte do lago está enquadrada na Área Natural Protegida Hacienda Colima, tendo uma enorme riqueza de vida animal, especialmente aves, estando inventariadas cinco espécies migratórias e cento e sessenta espécies nativas.
6. Parque San Martín
O Parque de San Martín, encontra-se perto da orla nordeste da povoação e é um dos locais de destaque a visitar na vila de Suchitoto, tendo sido criado em 1903, chamando-se então Parque Escalón, mudando mais tarde de nome para homenagear o presidente José María San Martín que liderou o país em meados do século XIX. Existem planos para requalificar este parque, o principal espaço verde da vila, com a remoção de árvores indesejadas e o restauro do coreto, que data de 1930.
7. Centro Arte para la Paz
Este Centro, inaugurado em 2000, funciona no Convento e Escola de Santa Imelda, onde as Irmãs Dominicanas da Anunciação trabalharam entre 1917 e 1980, quando tiveram que abandonar o local devido à Guerra Civil. Trata-se de um espaço cultural, com iniciativas variadas que incluem diversas formas de apoio à juventude de Suchitoto e áreas de exposição. É um espaço tranquilo, que se pode visitar e apreciar, sentindo-se ali a influência nos dias de hoje das marcas da guerra. Muitas das suas exposições estão relacionadas com o conflito e a promoção da paz é uma constante nas suas actividades. Há sempre alguém pronto para conversar um pouco e explicar a história recente do país e o funcionamento do Centro.
Excursões em Suchitoto
Museus em Suchitoto
1. Museu de Arte Alejandro Cotto
Este museu está instalado na antiga residência de Alejandro Cotto, cineasta e escritor salvadorenho, tendo uma colecção composta por elementos de elevado valor histórico e cultural, os mais antigos dos quais com mais de quatro séculos. O museu foi criado em 1999, quando o intelectual e artista ofereceu ao Estado e ao povo de Suchitoto a sua casa e a sua colecção, acumulada ao longo de mais de setenta anos. Há pinturas, fotografias, objectos de mobiliário e, claro, o próprio edifício, com muitas histórias para contar e um espaço ajardinado com bonitas fontes e grandes vistas para o Lago Suchitlán. A exposição é complementada por uma hemoroteca e uma filmoteca.
Fotos de Suchitoto
Nos arredores há cascatas, grutas e o bonito Lago Suchitlán.
Como Suchitoto está numa zona de migração de aves, é quase impossível não reparar nelas, especialmente nas rapinas. Este foi um dos lugares que gostei mais durante a minha viagem na América Central.
Alojamento em Sochitoto
Hotel Posada Blanca Luna
Fachada do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto Terraço do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto Terraço do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto Quarto do Hotel Posada Blanca Luna em Sochitoto
Durante a minha visita a Sochitoto, fiquei alojado na Posada Blanca Luna.
Os donos do hotel foram logo desde o início muito simpáticos e acolhedores. Fiquei com um dos quartos no andar de cima, com um lindo terraço com vista para a povoação de estilo colonial.
Todas as instalações estavam limpas mas um pouco usadas, proporcionando uma boa estadia e uma boa escolha de alojamento em Sochitoto em El Salvador.
Paguei $16 dólares por um quarto duplo com casa-de-banho (banheiro) privada.
Informação de contacto:
- Posada Blanca Luna
- Endereço: 1ª Avenida sur y 1ª Calle oriente #7, Suchitoto, El Salvador
- Telefone: +503 2335 1661
Roteiros em Suchitoto
Roteiros para visitar Suchitotode maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Suchitoto em El Salvador.
1 Dia em Suchitoto
- Manhã: Brevemente…
- Tarde: Brevemente…
2 Dias em Suchitoto
- Dia 1 Manhã: Brevemente…
- Dia 1 Tarde: Brevemente…
- Dia 2 Manhã: Brevemente…
- Dia 2 Tarde: Brevemente…