Índice
Visitar Vaticano
A Praça de São Pedro – em Roma – está situada em frente da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Construída depois da igreja, foi desenhada por Gian Lorenzo Bernini pela ordem do Papa Alexandre VII. Bernini teve de criar um espaço para receber milhões de peregrinos.
A Praça de São Pedro em Roma, com seus 193 metros de largura e 120 metros de comprimento é realmente impressionante.
Aqui situa-se a sede papal e é onde também se concentram as principais manifestações católicas do mundo. Nesta praça podemos ver o Papa a realizar as missas e ter o privilégio de estar no lugar mais importante da Igreja Católica.
Desenhada no século XVII por Bernini, onde inicialmente aplicou o estilo clássico mas que incluiu alguns elementos do barroco na sua obra, representando a época da Contra-Reforma, estamos perante a um verdadeiro luxo arquitectónico.
No centro da Praça de São Pedro, encontramos um Obelisco – com uma altura de 40 metro – que remota ao século I d.C, do Antigo Eipto, instalado em Roma durante o império de Calígula. No século XVI, foi colocado no Obelisco peças da cruz original de Jesus Cristo a mando do Papa Sisto V. A vista do alto da Basílica de São Pedro é deslumbrante.
A praça tem duas grandes colunatas laterais, desenhadas com 4 filas de 284 colunas, encimadas por diversas estátuas. As cerca de 140 estátuas de santos e personalidades importantes para esta doutrina religiosa saúdam os fiéis e curiosos. Bernini idealizou a praça através de dois espaços: a Praça Obliqua e a Praça Retta.
A primeira com uma forma cónica, repleta de colunas dóricas, encontramos o caminho e através dele, quatro leões de bronze até ao Obelisco; a segunda tem o formato trapezoidal e fica em frente à Basílica de São Pedro. À sua direita, acolhe o Palácio Apostólico que nos encaminha à escadaria “Scala Regia”.
A construção desta praça tem a forma de uma chave, remetendo ao simbolismo da chave “do céu e da terra” de Apóstolo de São Pedro. Aqui poderá ouvir a benção do papa “Urbi et Orbi” com o significado “à cidade e ao mundo”.
Dicas de Viagem
- Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Vaticano, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
- O Vaticano tem imenso para visitar por isso chegue muito cedo. Esta cidade atrai milhares de visitantes diários.
- Visitar a Praça de São Pedro no Vaticano vai ser um dos melhores momentos da sua viagem a Roma em Itália.
- Envie um postal para si mesmo desde os Correios do Vaticano.
- Tire fotos à Guarda Suíça. Sorria para eles e eles até poderão sorrir de volta.
- O acesso à Praça de São Pedro por transportes públicos faz-se pela estação de metro Ottaviano – San Pietro em Roma, ou pelas linhas de autocarro (ônibus) nº 23, 34, 60 e 62.
- Evite as imensas filas de espera para comprar bilhetes. Podem demorar horas.
- Compre o bilhete para o Museu do Vaticano e Capela Sistina Visita pela Internet para evitar horas de espera na fila e perder a manhã toda – compre o bilhete para aqui.
- Se deseja fazer uma visita guiada com um guia profissional dentro na Basílica de São Pedro, compre este serviço online para evitar filas de espera, e onde será guiado através de todos os pontos de interesse, as naves, as capelas e as obras de arte contidas dentro da basílica de São Pedro – compre o bilhete para aqui.
- Compre o Roma Pass 72h para ter descontos em monumentos e exposições em Roma, uso gratuito da rede de transportes públicos da cidade e evitar longas filas para comprar bilhetes de entrada – compre o Roma Pass aqui.