Índice
Esta página é sobre Alugar Carro em Eilat Israel e conduzir em Israel e Palestina cerca de 804km em 5 dias – Fevereiro 2008. Israel está para mim no TOP do país onde foi mais fácil, simples e barato para alugar um carro. A facilidade foi tão grande que me surpreendeu de um modo geral comparando com o resto dos sitios onde já aluguei um carro, mas por outro não me surpreendeu pois Israel é um local que transmite paz. É engraçado como um ambiente calmo paira sobre Israel e a Palestina…há algo no ar que não consigo explicar, algo de sereno, pena a guerra em alguns locais.
Bem então eram 7 da manhã quando eu e a Inês entramos na fronteira israelita vindos de Taba depois de uma noite de autocarro vindos da cidade do Cairo. A passagem da fronteira foi um pouco demorada já que estávamos a passá-la ao mesmo tempo que um grupo de ucranianos.
Apanhámos um táxi da fronteira para o centro da cidade de Eilat (26 NIS = 4.6 EUROS) e lá fomos a ouvir Knocking on Heaven’s Door na condução de uma senhora calma, tranquila, com algumas bijuterias Amerindias…
Entrada em Israel – 15 Fevereiro 2008
Foi assim a nossa entrada em Israel. Calma. Bem, até aqui nada estava delineado e ainda nem tínhamos pensado sequer em alugar um carro, mas, pela simpatia da senhora e já que o inglês dela não era bom para nos explicar o que havia para ver em Israel em 3 dias ( tínhamos combinado ir cheirar Israel só por 3 diazitos ), ela então contactou pelo rádio táxi o senhor da central que nos deu umas luzes sobre o que ver no país assim nas imediações da cidade onde estávamos. Sugeriu também que: -alugássemos um carro!!! wow estas palavras foram ouro para mim e pedimos logo à senhora para nos levar e deixar junto a um rent-a-car. Ficámos então no centro de Eilat junto a 2 escritórios de rent-a-car: Hertz e Budget.
Ainda não eram 7:30 quando chegámos e resolvemos então comer um bom pequeno-almoço num café de rua com imensos folhados de cogumelos, espinafres, batata e também folhados de queijo. Eu bebi um chocolate quente “with water please” e a Inês um super mega capuccino. Comemos então 5 folhados gigantes, e que comilões mas um ainda sobrou, isto mais 2 bebidas tudo custou 96 NIL = 17 EUROS.
Esperámos pelas 8 da manhã hora que abria o escritório da Hertz rent-a-car e lá estava eu a assinar o contracto e verificação do cartão crédito … assinatura e pronto: pimba já tínhamos carro. fácil rápido e eficaz. Às 8:24 da manhã tínhamos um super Kia Rio 4 portas com mudanças automáticas.
Alugar carro em Israel
Hertz Rent-a-Car
41 dólares por dia = 27 EUROS por dia
Israel de Carro
Não tínhamos nada planeado em relação a visitar algo em específico já que não tínhamos nenhuma livro ou guia connosco. Só tínhamos um mapa de Israel fornecido pela rent-a-car. Estávamos livres, soltos, e sem saber ao certo para onde ir. Tínhamos um objectivo que era o de chegar a Jerusalém.
Mapa da viagem em Israel e Palestina com carro alugado
Percurso em Israel e Palestina com carro alugado
- Eilat alugar o carro + dia completo na Jordânia
- Mar Morto + Jericó
- Jerusalém
- Jerusalém + Belém
- Eilat devolver o carro + fazer visto para Egipto + entrada de volta no Egipto
Jordânia
Perguntam vocês agora onde encaixa aqui a Jordânia? Bem… hehe como iamos livres, hehe e só com 4km conduzidos em Israel, vimos uma placa de dizia: Fronteira Jordana 2KM… epá… quem consegue resistir a ter ali Petra e Wadi Rum tão perto e não fazer um esforço para um day tour?? um dia só não é nada e por isso não tínhamos nada a perder em visitar. Deixamos o carro na fronteira e entrámos na Jordânia por volta das 9:20 da manhã. Que cena…
Entramos novamente em Israel às 20horas, altura mesmo em que a fronteira fechava e fomos mesmo à rasquinha…Seguimos o caminho para Norte. Dormimos algures já na costa do Mar Morto e acordámos rodeados de montanhas, dromedários, vista para o Mar Morto e a Jordânia do outro lado do Mar. Muito bonito. Depois de algumas horas a banhar no Mar Morto, entrámos em Território Palestiniano em Jericó, Cisjordânia. Seguimos para Jerusalém, Palestina mais uma vez e estrada para Sul de volta para Eilat. Resolvemos reduzir o número de coisas por onde passar pois só tínhamos 5 dias.
Mar Morto
Conduzir toda a costa do Mar Morto foi uma experiência única. As paisagens são espectaculares e há uma calma geral que paira sobre a região. Muito bonito. O Mar Morto é um mar de água salgada entre Israel, Palestina ( Cisjordânia) e a Jordânia. Com uma superfície de aproximadamente 1050 km quadrados, correspondente a um comprimento de 80 km e a uma largura de 18 km, é alimentado pelo Rio Jordão e banha a Jordânia, Israel e a Cisjordânia.
Vídeo Mar Morto em Israel
Olha um pequeno filme que fiz da panorâmica sobre o Mar Morto. Pode-se reparar as montanhas do outro lado que são já a Jordânia.
O Mar Morto tem este nome devido ao facto da quantidade de sal que contém ser seis vezes superior à dos restantes oceanos, o que torna impossível qualquer forma de vida – flora ou fauna – nas suas águas. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que desagua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só se encontram nesta região do mundo. Em termos de concentração e em comparação com a concentração média dos restantes oceanos, em que o valor de gramas de sal, por cem mililitros de água, não passa de três gramas, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 gramas de sal por 100 mililitros de água, ou seja, dez vezes superior.
Palestina – Cisjordânia
Aqui em baixo um pequeno vídeo filmado de dentro do carro enquanto conduzíamos na Palestina – Cisjordânia na cidade de Jericó.
Video Palestina
Este foi sem dúvida um dos melhores momentos da viagem. A Palestina é sem dúvida um território único cheio de gente sofrida, simpática e com muita compaixão e força naquilo em que acreditam. Visitamos Jericó e Belém. Locais sagrados, Oásis no meio do deserto. Vale mesmo a pena visitar. Jericó além de ser uma das cidades mais antigas do mundo, foi local de passagem de Jesus Cristo. Local onde está a montanha onde Jesus falou com o diabo, local onde jejuou por 40 dias.
Evangelho de Lucas, capítulo 4: Jesus tentado pelo diabo
Evangelho de Lucas, capítulo 4: Jesus tentado pelo diabo
- Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
- E, tento jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
- E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
- Ele, porém, respondendo, disse: Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
- Então o diabo o transportou à cidade santa, e o colocou sobre o pináculo do templo.
- E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo, porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordem a teu respeito; e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
- Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
- Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
- E disse-lhe: Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.
- Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
- Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviram. “
Evangelho de Lucas, capítulo 4
- E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou ao Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;
- E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma e, terminados eles, teve fome.
- E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão.
- E Jesus lhe respondeu, dizendo: Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.
- E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe num momento de tempo todos os reinos do mundo.
- E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero;
- Portanto, se tu me adorares, tudo será teu.
- E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te Satanás, porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.
- Levou-o também a Jerusalém, e pô-lo sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo;
- Porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem,
- E que sustenham nas suas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
- E Jesus, respondendo, disse-lhe: Dito está: Não tentarás ao Senhor teu Deus.
- E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. “
Procura um Hotel em Israel? Hotéis em Israel