Viagens de Grupo

O que fazer em Telavi Geórgia

Categorias Geórgia
O que fazer em Telavi
O que fazer em Telavi

Com menos de 20 mil habitantes, Telavi é uma pequena cidade, capital da região de Kakheti, localizada no sopé das montanhas de Tsiv-Gombori. É o centro de uma área onde a vinicultura impera e detém um passado histórico bastante rico, do qual restam alguns vestígios. De resto, é uma cidade agradável, muito apreciada pelos turistas, e ainda para mais é bastante acessível, quedando-se a umas duas horas de carro de Tbilisi.

Durante o tempo que estive nesta cidade e arredores, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Telavi, e explorar o local a fundo. Visitar a Geórgia e não passar por Telavi, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.

Visitar Telavi Geórgia

Visitar Telavi Geórgia

A primeira referência escrita a Telavi surge no século II, registada pelo geógrafo grego Claudius Ptolomeu. A partir do século VIII a importância da localidade parece crescer e no século X Al-Muqaddasi, um geógrafo árabe, inclui o seu nome numa lista de grandes cidades do Cáucaso. Desde essa altura e até ao século XII, Telavi é capital do reino de Kakhet-Hereti e até ao século XV manteve a sua importância na região.

Seguiu-se um período de declínio, interrompido em meados do século XVII com a elevação da Telavi a capital do reino de Kakheti. Foi nesse período que a cidade atingiu o seu apogeu, especialmente devido às reformas do rei Erakle II. Em 1801 o reino foi anexado pela Rússia.

Hoje em dia distingue-se pela atmosfera histórica, enriquecida por uma série de monumentos históricos que podem ser visitados, como a catedral de Alaverdi, a fortaleza ou o palácio de Chavchavadze.

Pontos turísticos de Telavi

Pontos turísticos de Telavi
  1. Catedral de Alaverdi
  2. Academia Ikalto
  3. Fortaleza de Bathonis Tsikhe
  4. A Velha Árvore
  5. Palácio de Chavchavadze
  6. Igreja de Kvetera
  7. Mosteiro de João Zedazeni
  8. Gremi
  9. Mosteiro de Nekresi
  10. Adega de Khareba

Dicas de Viagem

  1. Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Telavi, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
  2. O Mosteiro de Nekresi de é um dos lugares mais bonitos da Geórgia.
  3. Todos os principais pontos turísticos de Telavi valem a pena ser explorados. Se tiver tempo e carro próprio, visitam-se bem num dia.
  4. A Fortaleza de Bathonis Tsikhe merece ser visitada.

Lugares para visitar em Telavi

Catedral de Alaverdi

A catedral de Alaverdi localiza-se a cerca de 18 km a noroeste de Telavi, no vale do rio Alazani. Apesar de algumas partes do complexo religioso que ali se encontra datarem do século VI, a catedral foi construída no século XI, no local onde já exista uma modesta igreja dedicada a São Jorge, como parte de um mosteiro ortodoxo pelo monge Joseph Alaverdeli, que chegou de Antioquia para ali fundar a sua comunidade.

A catedral foi renovada uma primeira vez no século XV e de novo no século XVIII na sequência de um sismo devastador.

Esta catedral foi até 2004 o edifício religioso mais alto da Geórgia, com 50 metros no seu ponto mais elevado. Apesar da imponência arquitectónica os aspectos decorativos não impressionam, mas deve-se atentar no fresco do século XVI existente sobre a porta oeste, que representa São Jorge e o Dragão. Note-se também a pintura A Virgem e a Criança, na parte mais alta da abóbada.

Encontra-se aqui também o antigo palácio de verão do governador Shah Abbas, actualmente a residência episcopal, e uma vinha que para alguns produz os melhores vinhos da Geórgia. Infelizmente não pode ser visitada, mas é possível comprar algumas garrafas na loja junto à estrada.

Desde 2007 que a catedral de Alaverdi é candidata à inclusão da lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

Academia Ikalto

A Academia de Ikalto encontra-se rodeada por uma floresta de cipreste. Está integrada num complexo religioso fundado por São Xenon de Ikalto, composto por diversas igrejas, sendo que a mais antiga, a de Sameba, remonta ao século VI. A de Perisuvaleba é do século VIII ou IX e a de Khvitmshobeli foi construída no século IX. Na realidade é o próprio edifício da Academia que surgiu mais tarde, no século XI.

Este lugar tem especial importância para os georgianos por aqui ter estudado, pouco tempo depois da sua construção, o famoso poeta medieval Shota Rustaveli.

Apesar das três igrejas terem sido integralmente renovadas no século XIX o edifício da Academia, erigido por David o Construtor, manteve-se intocado desde que em 1616 as hordas de Shah Abbas o arrasaram. Já não resta muito dele mas as ruínas mantém uma atmosfera que o visitante deverá sentir. Repare nos restos de uma prensa de vinho existente à esquerda do edifício da Academia.

Fortaleza de Bathonis Tsikhe

Esta fortaleza, cujo nome pode ser traduzido como Fortaleza do Senhor (não no sentido religioso da palavra, mas sim no seu significado medieval), é um dos mais bem preservados castelos da Geórgia.

Foi construída no século XVII pelo rei Archil e aqui residiram os seus sucessores até ao século seguinte. O rei Erekle, responsável pelo apogeu de Telavi, ampiou a área da fortaleza e nos dias de hoje pode-se ali encontrar um museu dedicado a este monarca, onde se encontram expostos ao público os aposentos reais e algumas peças únicas, como o seu trono e a sua espada.

Encontra-se no centro de Telavi e a sua estrutura foi desenvolvida em duas fases distintas. A primeira, entre 1667 e 1675, e a segunda, na segunda metade do século XVIII.

O complexo inclui, para além das muralhas da fortaleza e do palácio real, duas igrejas, banhos e um túnel. A igreja de Archil foi a primeira a surgir e a segunda, datada de 1758, foi construída por ordem do czar Heraclius II. Os banhos mantêm ainda a fornalha e um tanque.

A fortaleza alberga ainda um museu etnográfico e uma galeria de arte com trabalhos de artistas nacionais e internacionais.

A Velha Árvore

Uma visita a Telavi não ficará completa sem vermos a velha árvore, figura incontornável da cidade,tida como a mais antiga das árvores da Geórgia e musa inspirador de escritores nacionais como Tchavtchavadze, Akaki Dseretheli e Vazha-Phshavela.

Trata-se de um plátano (Platanus Orientalis) do qual os especialistas dizem ali se encontrar há cerca de novecentos anos. Em 2016 a velha árvore mereceu a atenção do especialista alemão Dieter Koch , que com a sua intervenção procurou prolongar a vida da multi-centenária.

Pode ser vista junto ao palácio do rei Erekle II. Tem 46 metros de altura, um diâmetro de 3,6 metros e um perímetro de 11 metros.

Palácio de Chavchavadze

Nos arredores de Telavi vamos encontrar a aldeia de Tsinandali e nela a casa nobre de Chavchavadze. O princípe Alexander Chavchavadze (1786–1846) foi uma das mais notáveis personagens da história georgiana e o palácio e os jardins que ele criou nesta localidade merecem uma visita.

Felizmente que o interior do palácio pode ser visitado. A entrada e a visita guiada custam 5 GEL e com este bilhete terá direito a um tour em inglês que leva o visitante por seis das salas do edifício.

O proprietário original nasceu em São Petersburgo, filho do embaixador georgiano, tornando-se um marco na cultura nacional, cultivando um profundo interesse pela escrita e pela corrente romântica. No seu palácio pernoitaram nomes grandes da literatura internacional, como Alexandre Dumas e Pushkin.

Aqui introduziu o princípe Chavchavadze novas técnicas de vinicultura, que guindaram a região para o topo da produção vinícola da Geórgia, destacando-se uma adega com capacidade para mais de 16 mil garrafas.

Infelizmente o que hoje vemos no local não é o palácio original. Esse, foi arrasado em 1854, quando bandidos da tribo Lezgin o atacaram e raptaram os seus 23 ocupantes, resgatados com o dinheiro da hipoteca do próprio palácio, levada a cabo por David, filho de Alexander. Incapaz de pagar a dívida, a família perdeu a propriedade em favor do Czar Alexandre III.

Igreja de Kvetera

A Igreja de Kvetera localiza-se perto da pequena aldeia com o mesmo nome, que por sua vez não fica muito distante de Telavi, talvez a uns 10 km a oeste da cidade. Uma vez na aldeia, vamos encontrar a igreja no interior do perímetro de uma velha fortaleza, numa posição altaneira, da qual se usufruem de excelentes vistas para os campos em redor, especialmente bonitos no Outono, quando adquirem tonalidades douradas

Trata-se de uma igreja relativamente pequena, datada do século X, e construída segundo os parâmetros tradicionais georgianos, com uma planta em forma de cruz encimada por uma cúpula que se ergue sobre o espaço central.  

A Igreja de Kvetera, que foi alvo de obras de restauro em 2014, é candidata à inclusão da lista de Património Mundial da Humanidade desde 2007.

Mosteiro de João Zedazeni

Este mosteiro foi fundado entre o século VII e o século VIII, próximo de uma antiga fortaleza. Localiza-se a cerca de 30 km a sudeste de Telavi, sendo abraçado por uma bonita floresta que se torna especialmente bonita no Outono.

O seu nome advém do superior que dirigiu o mosteiro entre 501 e 531. Tem uma plana em forma de quadrado, tendo sido construído com pedra e tijolos. Tem apenas treze metros de lado, com a entrada virada a sul, distinguindo-se as pinturas existentes na parede norte. A leste encontra-se o altar e três janelas que sobre ele deixam entrar a luz. E é ali que descansam os restos mortais de João Zedazeni.

Nas suas imediações existe uma nascente cujas águas se dizem estar abençoadas.

O mosteiro sofreu graves danos durante as invasões turcas, no século XIX, tendo sido restaurado no século XIX.

Não confundir com o mosteiro com o mesmo nome que existe nos arredores de Tbilisi.

Gremi

Gremi é uma pequena cidadela, localizada a cerca de 16 km de Telavi, junto à estrada que conduz a Kvareli.

Entre meados do século XV e meados do século XVII Gremi chegou a ser a capital de Kakheti, mas uma invasão conduzida por Shah Abbas em 1616 causou consideráveis danos e a partir daí a importância da cidade decaiu.

Trata-se de um lugar com uma forte aura, que nos leva a tempos passados. Existe uma igreja datada do século XVI e um pequeno museu onde estão expostos painéis informativos sobre a velha Gremi e artefactos encontrados no local.

Mosteiro de Nekresi

Este mosteiro localiza-se a cerca de 40 km a nordeste de Telavi, tendo sido fundado no século IV por São Abibos Nekreseli.

O complexo encontra-se no topo de uma colina, com excelentes vistas sobre o vale de Alazani, e é composto por uma série de edifícios religiosos, com destaque para a igreja da Abençoada Virgem, do século VI ou VII, para uma igreja-basílica do século IV, para a residência episcopal, datada do século IX, para uma torre de quatro níveis do século XVI e para a adega.

O mosteiro ganhou notoriedade pela sua luta contra a penetração do Zoroastrismo na Geórgia e o seu bispo Abibos Nekreseli foi condenado à morte por ter extinto uma chama sagrada daquela religião. Uma outra história curiosa referente ao mosteiro prende-se com a resistência que levantou a um ataque muçulmano, feita da forma mais original: os clérigos soltaram uma quantidade considerável de porcos, que se apressaram a descer a colina em direcção aos atacantes que perante a vista dos suínos bateram em retirada apressada.

Adega de Khareba

Já que está na região do vinho da Geórgia, faça algo de temático, como uma visita a uma adega. Fica a uns 40 km de Telavi, podendo também ser visitada desde Sighnaghi.

A visita é paga, custando 10 GEL, mas pode ter a certeza que estará a visitar uma das mais interessantes adegas da região.

Os espaços de armazenamento do vinho estão escavados na rocha da montanha. Na realidade seriam abrigos contra bombardeamentos, mas como a guerra terminou antes das obras, foram convertidos para a sua actual função. Aqui, a temperatura é constante ao longo do ano, não saindo nunca dos 12 a 14 graus.

Celebrações e Feriados

  • 1 de Janeiro – Ano novo
  • 7 de Janeiro – Natal Ortodoxo
  • 19 de Janeiro – Batismo de Jesus Cristo
  • 3 de Março – Dia das Mães
  • 8 de Março – Dia Internacional da Mulher
  • 9 de Abril – Dia da Unidade Nacional
  • 9 de Maio – Dia da vitória sobre o Fascismo
  • 23 de Maio – Dia de Santo André
  • 26 de Maio – Dia da Independência
  • 28 de Agosto – Morte da Teótoco
  • 14 de Outubro – Dia da Catedral de Svetitskhoveli
  • 23 de Novembro – Dia de São Jorge

Roteiros em Telavi

Roteiros para visitar Telavi de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Telavi na Geórgia.

1 Dia em Telavi

  • Manhã: brevemente…
  • Tarde: brevemente…

2 Dias em Telavi

  • Dia 1 Manhã: brevemente…
  • Dia 1 Tarde: brevemente…
  • Dia 2 Manhã: brevemente…
  • Dia 2 Tarde: brevemente…
Instagram JoaoLeitaoViagens