Índice
A Austrália é um país fascinante para passar férias. Fiz uma visita de duas semanas a este lindo país e fiquei a querer voltar num futuro próximo. A Austrália é enorme por isso organizar um pouco a sua viagem antes de ir é importante. Eu resolvi ficar-me um pouco pelas regiões de New South Wales, The Australian Capital Territory e Victoria. Este país é por excelência um destino aventura, mas as suas famosas cidades como Sydney e Melbourne proporcionam um forte ambiente cosmopolita.
Comunidade da Austrália
- Capital: Camberra
- Língua oficial: Inglês
- Primeiro-ministro: Malcolm Turnbull
- População 2013: 24.000.990 habitantes
- Moeda: Dólar australiano
- Área Total: 7.692.024 km²
- Fuso horário: UTC 0 +1
- Código telefónico internacional: +61
- Clima: Oceânico, árido e tropical
- Visto: Para cidadãos da União Europeia não é necessário visto. Só inscrição prévia online
- Fronteiras: A Austrália é uma ilha
- Quando visitei a Austrália: Outubro 2014
Locais a não perder: Sydney, Great Ocean Road, Grampians Park, Blue Mountains, Tasmânia, Grande Barreira de Coral
Quando viajar na Austrália
Para saber quando ir à Austrália você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A melhor altura para visitar a Austrália poderá ser durante o ano todo. Se a sua intenção é visitar o Sul do país, os melhores meses são entre Setembro e Março, no entanto, se quiser ir para a zona desértica ao Norte do Trópico de Capricórnio, visite no meses entre Maio e Outubro.
O clima da Austrália é muito diversificado. Na zona Centro e Oeste do país o clima é desértico, enquanto que no extremo Norte, encontramos um clima equatorial. Entre Dezembro e Março, ou seja, nos meses de Verão, ocorrem muitas chuvas.
História da Austrália
A história da Austrália tem início na sua descoberta, no início do século XVII. Os holandeses chegaram aqui e rapidamente abandonaram a hipótese de colonizar este território uma vez que não o acharam convidativo para o seu estabelecimento. Foram os ingleses, aos comandos do navegador James Cook, que reclamaram este lugar, nomeando como a Nova Gales do Sul. De uma forma exponencial, fundaram algumas cidades perto da actual Sydney, nomeadamente Perth, Adelaide e Melbourne. No século XIX, descobriu-se a imensa riqueza existente no país – o ouro – dando início à sua exploração e ao estabelecimento dos britânicos na Austrália, os quais fascinados pela beleza e riqueza do país, iniciaram também a produção de gado em grande escala. Conta com seis estados – Nova Gales do Sul, Vitória, Queensland, Austrália Meridional, Austrália Ocidental e Tasmânia, com governos próprios desde o século XIX, onde cada região é governada autonomamente, embora o país tenha um chefe de Estado, ou seja, que representa um governo centralizado.
Geografia da Austrália
A geografia da Austrália conta com a área territorial de 7 686 850 Km2, cujo país insular fica situado na Oceânia, classificado também como a maior ilha e como um dos maiores países do mundo. Este país fica situado no Hemisfério Sul, mais propriamente, entre o Oceano Pacífico e o Oceano Índico, tal como está separado a Norte da Indonésia pelos mares de Timor e de Arafura a Sudeste, a Nordeste da Papua-Nova Guiné pelo Estreito de Torres, a Sudeste da Nova Zelândia pelo Mar da Tasmânia, e a Sul da Antártida pelo Oceano Índico. O cenário paisagístico é composto por muito imensas e diferentes paisagens, sendo que podemos encontrar uma costa muito extensa, com cerca de 36 000 Km, onde se localizam praias de tirar o fôlego. Existe aqui a Grande Barreira de Coral, um imenso complexo de recifes com a magnífica extensão de 2000 Km (o maior recife coralino do mundo e classificado pela UNESCO como Património Mundial Natural – 1981).
Cultura da Austrália
A cultura da Austrália é acima de tudo uma mistura entre raízes europeias com norte-americanas, as quais se juntaram e cresceram em conjunto com os povos nativos e aborígenes existentes neste país insular. Este país está muito ligado ao Turismo, e faz muito investimento neste sentido, pois apresenta-se como um dos países com mais património natural de destaque do mundo. Abarca o maior complexo de recife coralino, a principal atracção para os milhares visitantes que escolhem este destino para as suas férias. Um factor curioso é que este povo é o único no mundo que tem origem pré-histórica de pele escura, sendo ainda mais interessante o facto de este país ser dos países mais multiculturais conhecidos (com a diáspora após a Segunda Guerra Mundial), onde se falam cerca de 250 idiomas diferentes para além do idioma oficial, o Inglês. É conhecido como um dos países mais acolhedores do mundo, uma vez que os australianos recebem os estrangeiros com muito agrado.
Turismo na Austrália
A minha Viagem na Austrália
Sydney
Sydney: fica na costa do Mar da Tasmânia a sudeste do país e pertence à região de Nova Gales do Sul (New South Wales). É a cidade mais populosa da Austrália e mesmo não sendo a capital do país é a primeira cidade em que pensamos quando se fala da Austrália. É de facto uma grande metrópole que desde a chegada dos primeiros colonos Britânicos, no final do século XVII, passou a ser destino de imigrantes de todo o mundo. É uma cidade vibrante, moderna, cosmopolita e multicultural. São muitos os locais de visita obrigatória na cidade, como a Baía de Sydney, a Ópera de Sydney (considerada Património Mundial pela UNESCO), a Ponte da Baía de Sydney, o Queen Victoria Building, o Royal National Park, e as famosas praias: Bondi, Bronte, Coogee e Palm Beach. The Rocks é o bairro mais antigo da cidade, onde desembarcaram os primeiros colonos e, por isso, onde poderá ver alguns dos edifícios mais antigos da cidade e também desfrutar das melhores vistas sobre a Ponte do Porto de Sydney e da Casa da Ópera. Quando quiser fugir ao ambiente urbano vá até às Blue Mountains (a cerca de 78km da cidade) e desfrute de um sem fim de belezas naturais a explorar: cascatas, grutas e paisagens de cortar a respiração.
Top 10 locais a visitar em Sydney
- Ópera de Sydney
- Sydney Harbour Bridge
- Jardins Botânicos de Sydney
- Queen Victoria Building
- Darling Harbour (Porto de Darling)
- The Rocks
- Catedral de Sydney
- Sydney Tower Eye
- Hyde Park
- Praia de Bondi
Canberra
Camberra: é a capital da Austrália e é uma cidade nova, onde tudo foi planeado de raiz. Ao contrário do que acontece normalmente em que a capital do país é escolhida pela importância da cidade, Canberra foi eleita para ultrapassar o dilema de escolher entre Sydney ou Melbourne. Assim, Canberra foi escolhida para albergar o governo do país e deu-se início à sua construção em 1913. O concurso para construção da cidade foi ganho pelos arquitectos Walter Burley Griffin e Marion Mahony Griffin. Este planeamento é bem visível na estrutura da cidade, com ruas e avenidas estrategicamente desenhadas, muitas zonas verdes e até um lago artificial para embelezar a cidade – Burley Griffin – que foi construído graças a uma represa no rio Molonglo. No lago existe ainda uma pequena ilha – Ilha de Aspen – também ela artificial, que é uma tranquila zona verde e onde se situa o Carrilhão Nacional (National Carillon) que oferece concertos frequentes. Nos arredores da cidade, em Black Mountain existe uma torre de comunicações – Telstra Tower – que funciona como miradouro, de onde se pode avistar toda a cidade de Canberra. Antes da colonização europeia a região era habitada pelas tribos Ngunnawal e Walgalu. Se gosta de saber mais acerca da história destes povos irá encontrar várias exposições nos museus da cidade como o Museu Nacional ou a Galeria Nacional da Austrália. Entre muitos monumentos, os dois edifícios do parlamento, o velho e o novo, são os edifícios mais emblemáticos da cidade. Visto do lago os dois edifícios enquadram-se como que numa moldura: o velho à frente e o novo atrás, mais elevado. Um aspecto curioso nesta cidade é a enorme quantidade de memoriais, muitos situados na Avenida Anzac (Anzac Promenade) como o Royal Australian Air Force Memorial, Royal Australian Navy Memorial, National Police Memorial, Australian National Korean War Memorial, Australian Service Nurses Memorial, entre outros. Mas o mais magistral é, sem dúvida, o Memorial de Guerra Australiano (Australian War Memorial).
Top 10 locais a visitar em Camberra
- Memorial de Guerra Australiano
- Casa do Parlamento
- Galeria Nacional da Austrália
- Lago Burley Griffin
- Casa do Antigo Parlamento
- Museu Nacional da Austrália
- Galeria Nacional da Austrália
- Old Bus Depot Markets
- Reserva Natural de Tidbinbilla
- Zoo Nacional e Aquarium
Melbourne
Melbourne: fica no extremo sudeste do país, baía de Port Phillip, e pertence ao Estado de Victoria. É a segunda maior cidade da Austrália, a seguir a Sydney. A cidade é dividida a meio pelo Rio Yarra e na margem sul fica a zona mais turística Southbank, repleta de restaurantes e outras infra-estruturas preparadas para acolher os muitos turistas. No centro da cidade podemos subir às Rialto Towers que têm um piso que serve de miradouro, para uma experiência Melbourne 360º. Um passeio pelo centro da cidade irá surpreendê-lo com a simbiose perfeita entre novo e antigo, edifícios modernos ao lado de edifícios Vitorianos. Para ajudar a percorrer os pontos principais há um elétrico (trem) gratuito que percorre as ruas do centro e que pode utilizar entrando e saindo as vezes que quiser. Alguns dos edifícios antigos a não perder ficam na Federation Square, como a Catedral de São Paulo (St. Paul Cathedral) e a bonita estação Flinders Street Station.
Top 10 locais a visitar em Melbourne
- Royal Botanic Gardens (Jardim Botânico)
- Federation Square (Praça da Federação)
- Galeria Nacional de Victoria
- Catedral de São Paulo
- Queen Victoria Market
- Jardins Botânicos
- Museu de Melbourne
- Town Hall (Câmara Municipal)
- Estação Ferroviária Flinders Street
- Praia Saint Kilda Beach
Halls Gap
Halls Gap: é uma pequena vila no coração do Grampians National Park, no sopé do Mount William, a cerca de 3 horas de carro de Melbourne. Esta localidade é muito procurada por quem gosta de actividades ligadas à natureza. Aqui poderá desfrutar de caminhadas com diversos níveis de dificuldade, desportos radicais, pesca, canoagem, golf, observação de aves, entre muitas outras actividades. É também o sítio ideal para ver os tão famosos cangurus no seu habitat natural.
Top 10 locais a visitar em Halls Gap
- Grampians National Park
- Halls Gap Native Flora Botanical Garden
- Jardim Zoológico de Halls Gap
- Lago Bellfield
- Boroka Lookout (Miradouro)
- Cascatas MacKenzie
- Lago Wartook
- Grampians Peaks Trail
- East Grampians Scenic Route (Rota Panorâmica)
- Centro Cultural
Great Ocean Road
Great Ocean Road: é a Estrada B100 no Estado de Victoria. Esta estrada, entre Torquay e Allansford é um memorial aos soldados que morreram durante a 1ª Guerra Mundial e foi uma obra construída pelos soldados que dela voltaram. No início da estrada existe um arco que assinala o memorial (Great Ocean Road Memorial Arch). Para além do peso histórico este é um dos principais itinerários na Austrália (e no mundo) devido à beleza da paisagem. Percorrer os 243km da Great Ocean Road é o sonho de muitos turistas, mas a maioria não dispõe de uma semana por estas paragens (que seria o tempo recomendado para explorar os muitos locais de interesse) e aproveitam a visita a Melbourne, que fica próximo, para fazer um passeio de 1 dia, vendo apenas os lugares mais mediáticos como é o caso dos “12 Apóstolos”. Os Twelve Apostles são 12 formações rochosas (restos da falésia, que actualmente já só são oito) que estão espalhadas no mar, próximas da praia. A paisagem é bonita, mas não mais do que muitas das outras paragens ao longo da Great Ocean Road. No entanto, visitar os Twelve Apostles é simplesmente um “must do”. Outras das muitas paragens recomendadas ao longo da Great Ocean Road são as vilas de Lorne, Apollo Bay e Port Campbell, o farol mais antigo da Austrália “Split-Point Lighthouse” em Cape Otway, parar em Kennett River para ver os coalas ou desfrutar da praia paraíso de surfistas – Bells Beach. Paisagens deslumbrantes, praias paradisíacas, floresta tropical com cascatas e espécies exóticas são alguns dos atractivos deste mítico itinerário.
Top 10 locais a visitar em Great Oceans Road
- The Twelve Apostles
- Gibson Steps
- Port Campbell
- Apollo Bay
- Kennett River
- Bells Beach
- Loch and Gorge
- Lorne
- Triplet Falls
- Gibson Steps
Grampians National Park
Grampians National Park: fica a 250 km de Melbourne e é um dos locais mais turísticos da região de Victoria. Integra paisagens rochosas com belíssimas zonas verdes e cursos de água: Lago Bellfield e cascatas. Um dos pontos altos, literalmente, deste parque natural, é subir até ao “The Pinnacle” um miradouro numa rocha saliente que lhe permitirá ter a vista mais fantástica sobre a vila Halls Gap, o Lago Bellfield e toda a zona circundante. Para chegar ao topo do “Pinnacle” existem vários trilhos mais ou menos longos, consoante o grau de dificuldade que se pretende. Quanto mais longo o percurso que optar por tomar, mais lugares fantásticos irá descobrir pelo caminho.
Top 10 locais a visitar em Grampians National Park
- Halls Gap
- MacKenzie Falls
- Grampians Peaks Trail
- Mount William
- Lake Bellfield
- Reeds Lookout (Miradouro)
- Boroka Lookout (Miradouro)
- Kalyman Falls
- The Balconies
- Pinnacle Lookout (Miradouro)
Phillip Island
Phillip Island: é uma ilha a 140 km Sul-sudeste de Melbourne. Uma ponte liga a cidade de Newhaven, na ilha, ao continente. A densidade populacional é baixa e a ilha é praticamente ocupada por pastagens. No verão é um destino de férias muito procurado e durante todo o ano a principal atracção é o Parque Natural Phillip Island Nature Park, onde se pode ver o desfile dos pinguins-fada (ou pinguim-azul). O Phillip Island Nature Park integra 4 diferentes parques (Penguin Parade, Koala Conservation Centre, Churchill Island Heritage Farm e Nobbies Centre) e é um organismo criado pelo Governo para conservar áreas de interesse natural, científico, histórico e arqueológico. O Penguin Parade é onde se pode ver o desfile de pinguins-fada; no Koala Conservation Centre podemos observar coalas no seu habitat natural; na Churchill Island Heritage Farm podemos conhecer o quotidiano de uma quinta tradicional e no Nobbies Centre podemos desfrutar de magnificas paisagens ao percorrer o passadiço à beira mar e observar focas e outras espécies marinhas.
Top 10 locais a visitar em Phillip Island
- Phillip Island Grand Prix Circuit
- Phillip Island Nature Park
- Churchill Island Heritage Farm
- Churchill Island Marine National Park
- Koala Conservation Centre
- Museu Nacional dos Veteranos do Vietnam
- Nobbies Centre
- Phillip Island Historical Society Museum
- Cape Woolamai
- Panny’s Phillip Island Chocolate Factory
Churchil Island
Churchil Island: é uma pequena ilha ao lado da Phillip Island e é na verdade um dos parques do complexo Phillip Island Nature Parks. Na Churchill Island Heritage Farm uma quinta onde se reproduzem as actividades quotidianas de uma quinta tradicional, podemos saber mais acerca da herança dos primeiros povoadores aborígenes desta região, que se dedicaram à agricultura e pecuária. Um agradável passeio de charret pela pequena ilha vai mostrar-lhe ainda paisagens maravilhosas.
Top 10 locais a visitar em Churchil Island
- Churchill Island Heritage Farm
- Churchill Island Marine National Park
- Phillip Island Nature Park
- Centro de Visitantes
Blue Mountains
Blue Mountains: é um conjunto de montanhas na região de Nova Gales do Sul, a cerca de 50 km de Sydney. Blue Mountains está inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO pela importância da sua flora e fauna. Esta região é habitada há milhares de anos. Quando os colonos Europeus chegaram, a região de Blue Mountains era habitada nas terras altas pela tribo Gundungurra e nas terras baixas pela tribo Darug. Estas tribos têm agora os seus próprios organismos e mantêm as suas tradições activas. As duas principais vilas na região são Katoomba e Blackheath e oferecem boas infra-estruturas turísticas. Nas imediações de ambas existem inúmeros locais de interesse a explorar sendo a beleza natural o denominador comum em todas elas. As grutas Jenolan Caves, com mais de 400 milhões de anos, são das mais extensas do mundo e ainda se continua a descobrir novas galerias. A escadaria Giant Stairway, com 861 degraus que nos levam até Jamison Valley perto das Three Sisters (três irmãs) que é um conjunto de 3 rochas que reza a lenda, eram três irmãs que um feiticeiro transformou em pedra para as proteger de três rapazes, mas o feiticeiro morreu antes de ter oportunidade de as tornar de novo humanas. Para subir aproveite a boleia no furnicular (Scenic Railway), mas aviso já que é preciso uma dose de coragem pois é o mais íngreme do mundo, segundo o Livro de Recordes do Guiness. Um pouco por toda a zona encontrará miradouros que lhe permitirão ver as mais belas paisagens que pode imaginar, como o Govetts Leap Lookout (de onde se tem uma vista soberba para a maior queda de água das Blue Mountains), Hargraves Lookout, Echo Point, Evans Lookout, Pulpit Rock Lookout e outros.
Top 10 locais a visitar em Blue Mountains
- Three Sisters
- Grutas Jenolan Caves l
- Giant Stairway
- Blue Mountains Botanic Garden
- Govetts Leap Lookout (Miradouro)
- Wentworth Falls
- Scenic Railway
- Historic Hartley Site
- Hanging Rock
- Greater Blue Mountains Drive