Índice
Depois de um dia muito comprido de guiar alguns kms, de nadar no Mar Morto e da tensão pela entrada na Palestina, eu e a Inês estavamos esfomeados.
Não sabiamos o que esperar da Palestina, se era para ter medo ou se não era. Realmente a ideia que tinhamo, sim, aquela ideia errada que a televisão nos dá, levou-nos a estarmos um pouco fechados e atentos nas primeiras horas dentro da cidade de Jericó.
Realmente tudo se foi, quando muitos palestinianos nos vinham cumprimentar e agradecer por estar ali, ou seja, se ali estavamos quer dizer que apoiavamos a “causa palestiniana” e isso deixava-os muito contentes e receptivos a estrangeiros. Muito bom. Todo o receio desapareceu muito rápido.
No centro da cidade de Jericó há uma praça com uma fonte, muitas lojas e vários restaurantes. O edíficio maior que salta logo à vista é um restaurante com vários tipos de comida, tudo feito ali na hora e à nossa frente. O terraço em cima tem uma vista excelente da praça e da Montanha da Tentação de Cristo ao diabo.
Restaurante em Jericó
Fomos muito bem recebidos. A que aconteceu foi que nós já não tinhamos dinheiro israelita, e levantámos 100 dólares na caixa multibanco na cidade. Ou seja, estamos mal de trocos para comer. Fomos sentados e convidados aprovar tudo o que queriamos até que lá vimos que tinhamos muitos shekels (dinheiro israelita) que dava para comer tudo o que queriamos. Tinhamos muitas moedas de 10 Israeli shekels = 1.8 Euros, mas pensavamos que eram só trocos que afinal era muito dinheiro. É como nós quando pensamos que só temos moedas dentro da carteira, vamos a contar e temos quase 10 EUROS, já lhe aconteceu não já?!
O restaurante à parte dos frangos assados e do kebab que vende, tem uma óptima selecção de pratos vegetarianos. O kebab é são espetadas de pedaços de carne, por vezes entremeados com vegetais, que vai a assar ou a grelhar na brasa.
Os senhores foram muito simpáticos mesmo. Depois de nós comermos convidaram-nos a ir visitar o terraço com vista par a praça, mais ou menos a dar um tour pelo restaurante que eles tanto tinham orgulho. Enquanto estavamos no terraço o senhor aproveitou para fazer a reza. Nos al, na Palestina, gente simpática e sentida pela guerra. Um momentos com alguém e Deus. Muito especial. Muito bom…
Comida Vegetariana na Palestina
Tudo o resto no restaurante era vegetariano. Desde imensas saladas, vegetais, estufados de beringelas, arroz, favas (foul), grãos (homus), tahina e falafel.
- Falafel é uma comida muito popular no Oriente médio que se vende desde o Egipto, Jordânia até ao Líbano passando por Israel e Palestina. Falafel são bolinhos de grão-de-bico fritos, comidos em pão pita com homus (pasta de grão de bico), tahine que é pasta ou manteiga de gergelim ( outro nome para o gergelim é sésamo ) e salada;
- Tahine ou taíne é uma pasta feita de sementes de sésamo sendo usado na confecção do homus tahine;
- Homus uma pasta feita com pasta de grão-de-bico e tahine, que é normalmente temperada com sumo de limão, cominhos, alho, azeite e pimentão-doce. Homus é um prato típico dos países árabes e de Israel;
Ibrahim Issawe & Sons Restaurant Palestine Jericho
Procura um Hotel em Jericho? Hotéis em Jericho