Índice
[subsection color=”” full_width=”0″ full_height=”0″ background=”” parallax=”0″]
[home_heading]
[heading_line type=”primary_bg” new_line=”0″]Guia de Viagem da Capela da Ascensão de Jesus[/heading_line]
[/home_heading]
[/subsection]
O Monte das Oliveiras é um monte, o qual fica situado a Leste de Jerusalém. Conta com uma cadeia de várias colinas (três), sendo que o pico mais alto representa uma altitude de 818 metros.
O nome “oliveiras” caracteriza o que este território foi outrora. Era repleto de oliveiras nas suas encostas, com uma vista inacreditável para a Cidade Antiga de Jerusalém e para o Monte do Templo.
Considerado um lugar sagrado, é no Monte das Oliveiras que está edificada a Capela da Ascensão de Jesus. Esta pequena capela, mas de enorme importância, é onde ficou marcada a ascensão de Jesus, e se pode visitar a marca do seu pé cravada numa pedra.
Segundo os relatos bíblicos, Jesus após os quarenta dias da sua ressurreição, e na presença dos seus onze apóstolos, ascendeu ao Céu, tanto física e espiritualmente. Encontra-se dentro de uma mesquita, e por tal, é mantido e gerido por muçulmanos.
Poderá assistir, uma vez por ano, a uma missa cristã dentro deste recinto, com a permissão da religião muçulmana. Este lugar tem grande interesse religioso para os muçulmanos também, uma vez que consideram Jesus um profeta de Alá. Esta capela é um dos lugares mais sagrados de Israel, que pelo seu valor religioso, é de visita obrigatória.
Para o consenso da maioria dos cristãos, a doutrina da Ascensão afirma que o corpo de Jesus, depois de quarenta dias da sua Ressurreição, na presença das testemunhas dos apóstolos, ascendeu aos céus onde se encontrou na presença de Deus Pai, não só em espírito, mas também em sua pessoa humana (corpo e alma).
A documentação histórica é narrada nos evangelhos de Marcos 16:19, Lucas 24:50-51, Atos 1:9-11, e Efésio 4:7-13.
Links rápidos para outros artigos:
- Via Dolorosa – Guia de viagem da Via Sacra em Jerusalém, onde Jesus Cristo caminhou com a Cruz às costas
- Fotos de Jerusalém – imagens e explicação detalhada de Jerusalém onde Jesus Cristo foi crucificado.
- Fotos de Belém – imagens e explicação detalhada da cidade onde nasceu Jesus de Nazaré.
- Santo Sepulcro – fotos e explicação da Basílica do Santo Sepulcro onde Jesus foi crucificado.
Capela da Ascensão de Jesus
Esta é uma pequena capela onde está a rocha da ascensão de Jesus, e, a marca do seu pé cravada na pedra.
O complexo religioso cristão é gerido e mantido por muçulmanos, já que o recinto está dentro de uma mesquita. Todos os anos à uma permissão muçulmana para se poder celebrar uma missa dentro do recinto islâmico, mas, de carácter cristão.
Normalmente se for nas horas da reza, o senhor que abre a porta e recebe o dinheiro do bilhete de entrada está a rezar por isso espere um pouco. Ele é muito simpático e atencioso e irá tentar explicar o melhor que pode acerca daquele local.
Devo lembrar que este lugar é também sagrado para os muçulmanos já que estes acreditam na Ascensão de Cristo, como um acontecimento sagrado de um Profeta que subiu aos céus até Deus.
Monte das Oliveiras
O Monte das Oliveiras é um monte situado a leste de Jerusalém, Israel, onde, segundo a Bíblia sagrada, Jesus Cristo transmitiu alguns de seus ensinamentos e onde ele na presença dos Apóstolos ascendeu aos céus.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Referências bíblicas do Monte das Oliveiras” radius=”0″]
- O viajante que entra em Jerusalém vindo do oriente, deve atravessá-lo, e, portanto, é mencionada nas narrativas da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém (Mt 21.1 paralelo Mc 11.1; Lc 19.28).
- A vista que se descortina diante dele, abrangendo de cima a área do templo, explica por que foi ali que Jesus lamentou a impenitência de Jerusalém (Lc 19.29-44), e ensinou a respeito da eminência da ruína do templo (Mt 24.1-3 paralelo Mc 13.1-4; Lc 21.5-7).
- Em alguma localidade desta serra, Jesus e Seus discípulos passaram as noites da Sua última semana (Lc 21.37), provavelmente na estância conhecida como Getsemani (lagar de óleo ou prensa de azeite, sendo, segundo se presume, um olival) este era o lugar no monte das Oliveiras em que havia um jardim onde Jesus costumava orar {Mt 26.36}.
- Foi o lugar para onde foram depois da Última Ceia (Mc 14.26,32) e também era o lugar de encontro regular deles (Jo 18.1,2). Getsemani foi o cenário de entrega final que Jesus fez de Si mesmo para Seu padecimento redentor; ali mesmo, foi preso.
- Foi também no Monte das Oliveiras que Jesus ascendeu ao céu (Lc 24.50-51). Baseado em At 1.11 com Zc 10.4, têm a crença de que ali será o palco de Sua Volta.
[/su_box]
Procura um Hotel em Jerusalem? Hotéis em Jerusalem