[subsection color=”” full_width=”0″ full_height=”0″ background=”” parallax=”1″]
[home_heading]
[heading_line type=”primary_bg” new_line=”0″]Guia de Viagem[/heading_line]
[/home_heading]
[/subsection]
Certo dia fui convidado a visitar Cuba juntamente com dois amigos meus. A proposta perfeita já que este país estava na lista dos que mais queria conhecer. Depois de ter ficado mais de uma semana em Havana, decidimos saltar fora da capital e começar a explorar a ilha a sério.
Nesta página você encontra:
- Alugar carro em Cuba – Introdução
- Como são as estradas em Cuba
- Mapa de Cuba o roteiro da viagem
- Guiar (dirigir) em Cuba: Prós e contras
- Preços de carro e informação de aluguer
Ver ainda:
- Visitar Cuba – Roteiros e Dicas de Viagem
- 5 locais para visitar em Cuba
Alugar carro em Cuba – Introdução
Sem dúvida alguma que a melhor maneira de explorar Cuba é ter transporte próprio e ir parando onde se quer. Lembro que muitas partes da ilha não tem acesso por transportes públicos, por isso ter a oportunidade de alugar carro (aluguel de carro) é fundamental para proporcionar uma viagem em total liberdade.
Depois de uma busca intensiva para procurar onde alugar carro em Havana e conseguir o melhor preço, descobrimos que todas as empresas têm as mesmas tarifas pois todas elas pertencem ao Estado cubano (não há empresas privadas em Cuba).
Depois de uma hora à procura do melhor “deal” acabámos por alugar com a CUBACAR – CAR RENTAL. Há vários escritórios desta empresa em Havana mas ficámos neste muito pequeno junto ao Servicentro (Estação de Serviço) mesmo na Avenida Malecón.
O senhor que nos atendeu foi muito simpático e percebeu perfeitamente que queríamos o mais barato por maior número de dias. Depois de uma pequena conversa com o empregado da agência de aluguer de carros, fiquei rapidamente a saber algumas coisas importantes para se guiar (dirigir) em Cuba. Basicamente, tendo em conta as regras internacionais e do senso comum de todos os condutores, há alguns truques a saber para se guiar em estradas cubanas.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Conduzir em Cuba, Como são as estradas em Cuba?” radius=”0″]
- Não houve problemas de maior com o carro, só os pneus carecas. Nada que não pudéssemos resolver pois tivemos que comprar um pneu algures pela ilha. Por isso quando receber o carro da agência de rent-a-car, verifique bem o estado dos pneus. O nosso rebentou.
- As estradas em Cuba são mais ou menos, e os condutores são muito certinhos, nada de doideiras. Quando saímos das estradas principais e entramos no mundo rural (aquelas estradas amarelas do mapa) tudo muda de figura e a maior parte delas estão em muito mal estado.
- Isto tendo em conta que uma estrada secundária em Marrocos é melhor que a auto-estrada Santa Clara – Havana. Muitos sinais, placas e letreiros rodoviários são não-inexistentes.
- Como não há placas de estrada com nomes de povoações e direcções, prepare-se para praticar o seu “portuganhol” para pedir direcções e informações. O povo cubano é muito acessível e tentará sempre ajudar. Não faltam é placas de propaganda política pois essas há aos milhares.
- Se decidir fazer estradas mais rurais, as tais “amarelas” do mapa, então entra numa Cuba diferente. Estas estradas correspondem a estradas mais pequenas e itinerários rurais, diferentes, com povoações distintas das outras em trajectos mais urbanos.
- Há lugares onde as estradas cubanas simplesmente desaparece, como no percurso Moa até Baracoa. Normalmente as pessoas para chegarem a Baracoa apanham a estrada do Sul vindas de Guantanamo e Santiago de Cuba, mas nós como vínhamos no tal percurso de volta à ilha guiámos pelo outro lado, vindos de noroeste.
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mapa de Cuba com percurso e o roteiro da viagem” radius=”0″]
No mapa em cima, toda a zona que está a vermelho representa o itinerário da nossa viagem de carro em cuba.
Fizemos um trajecto à volta da ilha em sentido dos ponteiros do relógio.
Durante 2 semanas fomos dormindo em lugares diferentes: Remédios (2 noites), Playa Santa Lucia (1 noite), Baracoa (4 noites), Santiago de Cuba (2 noites), Camaguey (2 noites), Trinidad (2 noites), Viñales (3 noites).
Pusemos combustível 9 vezes nas seguintes povoações: Havana, Santa Clara, Cayo Coco, Manatí, Moa, Santiago de Cuba, Sancti Spiritus, Piñar del Río e Bahia Honda onde pusemos só $5 CUC suficiente para chegar até Havana e entregarmos o carro.
Gastámos exactamente $187 CUC que dá por volta dos 150 EUROS. Guiamos 486 km no primeiro dia de aluguer, desde Havana – almoçar na praia em Varadero e seguir viagem até à cidade de Remédios onde ficámos 2 noites.
Em quase 4000 km de condução tivemos 3 furos. Tivemos que comprar um pneu novo que ficou destruído e tivemos ainda que trocar um outro pneu na agência de rent-a-car CUBACAR em Piñar del Rio. Como já referi em cima, não verificamos o estado dos pneus quando nos deram o carro.
Entregámos o carro a horas, ainda com alguma gasolina no depósito, e , para nossa surpresa os senhores da agência deram-nos os parabéns por termos sido os primeiros turistas a nunca terem levado uma multa da polícia. Nós ficámos um pouco naquena se eles estariam a falar a sério, mas, parece que sim.
O mais incrível foi que alugámos o carro por 2 semanas. Estavam muito admirados mesmo pois não é nada normal. Normalmente leva-se multa por excesso de velocidade, sentidos proíbidos, sinais vermelhos ou mau estacionamento, ou, simplesmente… por existir na estrada.[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Guiar em Cuba: Prós e contras – O que saber antes de se fazer à estrada” radius=”0″]
- Não exceda o limite máximo de velocidade pois há sempre muita gente nas estradas especialmente à noite a voltarem do trabalho, há ainda cavalos, vacas, cães e todo o tipo de animais de quinta que se conseguir lembrar, também para não falar que a polícia possivelmente o irá mandar parar. Há ainda abutres que sobrevoam as estradas a catar bichos mortos, comem tudo;
- Se o mandarem parar por que razão for, não seja mal-educado com a polícia. O comportamento destes será um reflexo de si mesmo. Seja simpático, diga um “Bom dia” gigante ou um “Hola como está!!” que resolve muito;
- Algumas estradas estão mesmo em mau estado, estilo África Ocidental, por isso se resolver ir a mais velocidade tem que ter em conta que poderá ter que travar rapidamente por causa de uma cratera no meio da estrada;
- Nunca fique sem pneu sobresselente, arranje sempre o que furou;
- Provavelmente vai querer dar boleia a alguém já que á milhares de pessoas à espera de boleia para casa e de povoação para povoação; lembre-se que em Cuba não há quase nenhuma actividade criminosa e que dar boleia é na realidade seguro…esperemos nós;
- Tenha sempre a segurança de ter o seu depósito de gasolina sempre meio cheio, para não ter preocupações desnecessárias de faltas de combustíveis nalgumas cidades e aldeias;
- Epá, pode-se sempre ir um pouco mais rápido do que o limite que eles dizem…; ?
- Pare sempre que vir bancas de venda de frutas ou sumo natural à beira da Estrada, beba e coma fruta natural, este irá ser uma das melhores coisas que Cuba oferece;
- Cuba e o seu clima tropical pode ser manhoso por isso um belo dia de Sol pode-se transformar numa tremenda tempestade de céu preto e chuvas assustadoras, tenha cuidado com aquaplanagem e rios sobre a estrada;
Sim! Arranje um carro e descura Cuba por si mesmo!
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Preços de carro alugado em Havana” radius=”0″]
- 1 a 6 dias = $55CUC por dia = 38 Euros
- 7 a 13 dias = $50CUC por dia = 35 Euros
- + 14 dias = $45CUC por dia = 31 Euros
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Contactos Car Rental, CUBACAR” radius=”0″]
- Telefone: CUBACAR
- Endereço: Pnto Servicentro 23 y Malecón, Havana, Cuba
- Telefone: 870.2257
- Web: http://www.cubacar.info/
[/su_box]
[su_button url=”http://www.hotelscombined.com/pt/Country/Cuba.htm?a_aid=23614&label=Cuba” rel=”nofollow” target=”blank” style=”flat” size=”7″ wide=”yes” center=”yes” radius=”0″ desc=”pesquisar hotéis no HotelsCombined.com” title=”Hoteis em Cuba”]Hotéis em Cuba[/su_button]