No início era toda assim. Depois, quando os rolos a cores surgiram foi-se tornando cada vez menos popular, e a entrada em cena do elemento digital quase que acabou com este tipo de fotografia.
A fotografia a preto e branco evoluiu e adaptou-se, mas não se extinguiu. De padrão universal tornou-se em opção. Uma forma de gravar um momento e uma perspectiva mais artísticas, apelando à sensibilidade do fotógrafo de outra forma.
O preto e branco é uma forma simplificada de fotografia. Pelo menos aparentemente. Pode dar a ideia de que há menos elementos a considerar. Afinal, questões como a temperatura da cor e as combinações cromáticas deixam de ser uma preocupação.
Mas ao simplificar a cena a fotografia a preto e branco torna-se mais exigente, coloca outra responsabilidade sobre os ombros de quem está por detrás da câmara. Sem a cor, elementos como a composição ou a textura ganham relevo. O fotógrafo tem que trabalhar mais para conseguir um resultado apelativo. E depois, os erros pagam-se mais caros, as imperfeições tornam-se mais evidentes.
O viajante dos nossos dias não terá nunca terá que se colocar perante a questão: “vou fotografar hoje a cores ou a preto e branco?”.
Felizmente, a fotografia digital simplificou os aspectos logísticos desta arte. Longe vão os tempos em que eram preciso escolher que rolo introduzíamos na nossa câmara. Nessa altura, ou era a cores ou a preto e branco. Ou então, tinham-se duas câmaras, uma para cada modalidade.
Agora não. A mudança tem apenas que ser feita na mente do fotógrafo, e por vezes pode ser efectuada posteriormente, em casa, na hora de processar os ficheiros de imagem. E digo que tem que ser feita mentalmente porque de facto convém pensar o resultado final antes de ir para o click.
Em algumas máquinas pode-se escolher a opção de fotografar a preto e branco. Nas SLR isso vai apenas reflectir-se no que fica gravado na imagem, mas nas câmaras em que o visor é electrónico, passamos a ver de facto o mundo a preto e branco. Se gosta da ideia de fotografar a preto e branco esta é uma opção pessoal. Há quem diga que activar esta opção é castradora, porque a cor nunca poderá ser recuperada posteriormente. Mas quem o faz afirma que assim se consegue uma melhor ideia do resultado final, é como que pensar em preto e branco.
Quando fotografar a Preto e Branco
Algumas situações e temas em que o preto e branco resulta bem:
- Quando os temas já são quase monocromáticos;
- Lugares abandonados;
- Temas decadentes e tristes;
- Cemitérios;
- Ambientes com nevoeiro ou céu muito cinzento;
- Fotografia urbana nocturna, quando a luz super quente da iluminação pública transforma o que vemos em fotografias que parecem dominadas pela cor-de-laranja.