Índice
O idioma japonês é, para muitas pessoas, uma das línguas mais bonitas do mundo, já que tem uma fonética muito interessante e extremamente melódica. Já tive várias vezes contacto com a língua japonesa porque trabalhei num hostel japonês há muitos anos atrás, tendo assim oportunidade de estabelecer um contacto base com os seus habitantes e ouvir como este idioma se articula.
O Japonês é a língua materna do Japão, assim como de outros lugares do mundo, onde existem comunidades japonesas conhecidos como os Nikkei, descendentes nascidos fora do Japão, especialmente no Brasil, EUA e na China.
Este idioma é considerado aglutinante, ou seja, as suas palavras são formadas pela união de morfemas, caracterizados por fragmentos que, apesar de serem pequenas palavras, poderão expressar algum significado, que trabalham em conjunto com um sistema de acento tonal.
Grande parte do seu vocabulário e formas linguísticas foram influenciados pela língua chinesa quase durante dois mil anos, sendo que a sua gramática é semelhante à língua coreana.
Dicas rápidas para aprender japonês:
- Ouça música japonesa todos os dias
- Compre um caderno A4 para escrever as suas lições
- Compre um caderno A5 só para escrever e repetir, repetir… repetir
Como aprender melhor um idioma? Bem, eu aconselho antes de mais gostar do idioma que quer estudar, ou seja, ouça muita música, pratique o mais que puder e escreva muito. Se der 2 a 3 horas por dia para aprender a língua japonesa (ou qualquer outra coisa na vida), poderá num mês aprender todos os básicos deste idioma.
Breve história da língua japonesa
A língua japonesa encontra-se integrada na família das línguas japónicas ou ao grupo de línguas – japonês-ryukyuan, da mesma forma que as línguas japónicas e a língua corean, são consideradas línguas altaicas devido a algumas semelhanças com outras línguas mais comuns deste grupo (turco e coreano).
A língua coreana, foi bastante responsável pela evolução da língua japonesa, aquando da imensa imigração coreana no Período Yayoi sob forma de fuga à invasão de Koguryo.
Curiosamente, esta língua recebeu também imensas influências do Português e mais recentemente, do Inglês. Resumindo, torna-se difícil incluir o Japonês a uma família linguística definida, pelas imensas influências que tem.
Na verdade, recebeu também imensas influências das línguas tibetana, vietnamita e da Polinésia, assim como das línguas austronésias, nomeadamente o Malaio e outras línguas do Pacífico.
Foi mesmo a língua chinesa que solidificou o Japonês, trazendo para a mesma especialmente vocabulário e expressão, pois a gramática manteve-se como sempre foi.
5 ditados populares do Japão
- O Macaco também cai da árvore.
- Ao entrar na vila, obedeça aos que nela moram.
- O lixo, quando acumulado, também vira montanha.
- O sapo do poço não conhece o oceano.
- O ouro é testado pelo fogo, as pessoas pelo álcool.
Japonês para Viajar
Lição 1: Apresentação e Saudações
Expressões Básicas em Japonês
A cultura japonesa
A cultura japonesa é conhecida pela sua excentricidade, assim como o seu povo é admirado por ser bastante anfitrião e muito simpático para os seus visitantes.
Para começar, aprenda a palavra “itadakimasu”, a fim de dizê-la antes de uma refeição, a qual significa “receber”. Nunca arrote à mesa, e coma sempre com o prato/tigela em cima da mesa.
Se precisar de assoar o nariz, dirija-se ao WC. Se comer Sushi, não depeje o molho de soja directamente sobre as iguarias; despeje antes o mesmo num prato específico, e mergulhe o peixe lá. Se não souber usar pauzinhos, peça um garfo, não existe mal nenhum nisso. Agora, não faça desse momento um espectáculo.
Só beba a sua bebida, quando todos ao seu redor tiverem bebida no copo, e se brindarem, diga “kampai”. Cuidado, “chin chin”, significa testículos em japonês.
Lição 2: Alfabetos Hiragana Katakana e Kandji
O alfabeto japonês apresenta-se em três alfabetos de escrita diferentes. Na verdade, não é completamente correcto a utilização da palavra “alfabeto”, sendo que “sistema de escrita japonesa” é a forma correcta de caracterizar estes três sistemas. Cada um deles, possui um nome, diferenciando-se uns dos outros. Eles são HIRAGANA, KATAKANA e KANJI e são utilizados em simultâneo.
Alfabeto Japonês – Hiragana
Neste sistema de escrita, cada símbolo representa um som, o que podemos equivaler a cada sílaba em Português. O símbolo em si não tem necessidade de se juntar a outro para ter um só, pois por si só, já o tem, embora seja possível juntar a outros, os quais provocarão outros sons, mas isso será uma parte da aprendizagem da língua bastante mais aprofundado. Ao todo são 46 letras, e ao nível teórico, é possível escrever todas as palavras só com este sistema de escrita. É usado principalmente para conjugar verbos. Este é sempre o primeiro sistema de escrita, pelo o qual deve começar a aprender, pois serve como uma base para os outros sistemas de escrita.
O japonês é uma língua fácil de aprender, mas a sua escrita é já complicada para se aprender. Nesta primeira lição, quero dar um pouco algumas ideias para aprender Hiragana.
Hiragana é um dos alfabetos silábicos da língua japonesa. É usado para todas as palavras para as quais não existe kanji ( outra das escritas existente), e terminações dos verbos e adjectivos. É também usado para escrever a pronunciação literal de um kanji, caso se espere que o receptor não o conheça (neste caso chama-se furigana).
No japonês, e uma das coisas fáceis (não como o português por exemplo), é que não têm tons, ou ditongos, e as suas vogais são só 5. Em português, temos o a aberto (da palavra buraco), e o a fechado (da palavra aberto). No Brasil, e daí ser mais fácil aprender o português do Brasil, os “a” são todos iguais, sendo todos abertos. Os sons fechados em português de Portugal, são chamadas vogais ou sons invisíveis, pois são ditos, mas quase não ouvidos.
Em japonês as vogais são só: a, e, i, o , u – ou, na sua ordem japonesa: a, i, u, e, o.
O hiragana é a escrita principal no Japão, e, existem outras escritas de caracteres como o Kandji (caracteres chineses) e o Katakana (utilizado para palavras estrangeiras).
Há então 5 vogais em japonês: (a), pronunciada “ahh”, (i), pronunciada “i” em “figo”, (u), pronunciada “u” in “cú” (hehe bom exemplo não é?), (e), pronunciada “é” como “pé”, e (o), pronunciada “ohh”. Todos os caracteres de Hiragana acabam com uma destas vogais, com a excepção de (n). A única consoante que não é parecida com o português, é o “r”, que é um tanto rolada de língua, vocês já ouviu como um chinês diz restaurante? hehe, que não consegue dizer o “r” e fica uma coisa tipo “lestaulante”??. É mais ou menos assim também, mas aqui mistura um rolar de língua e combinação de letras como “d”, “r”, e “l”.
Excepções
1. (ha) é pronunciado “wa” quando se segue imediatamente ao sujeito. É normalmente pronunciado “ha” quando faz parte de uma palavra.
2. (he) é pronunciado “é” quando se segue imediatamente um lugar ou uma direcção.
Tabela de Combinações em Hiragana
Alfabeto Japonês – Katakana
Este sistema de escrita também conta com 46 símbolos, utilizado essencialmente para estrangeirismos ou palavras oriundas de outras línguas – nomes de países, por exemplo. Para cada letra de KATAKANA, precisa de usar usar uma letra de HIRAGANA, associando sempre a este sistema. Este é o segundo “alfabeto” que devemos aprender.
Alfabeto Japonês – Kanji
O sistema de escrita KANJI, é o último de todos que, por norma, deve ser ensinado. É um alfabeto que não é fonético, de maneira que cada letra não representa um som, mas sim uma ideia com um significado. Mesmo que se escreva imenso com este sistema de escrita, precisa sempre que o HIRAGANA o descreva foneticamente.
Lição 3: Números, Dias e Meses do Ano
Os números em japonês são muito fáceis de aprender. Pessoalmente devo dizer que foram os números a primeira coisa que aprendi em japonês. Nesta página vai reparar como é fácil e com um pouco de repetição e memorização, ficará logo a dizer os números.
Números em Japonês
NOTA: O número quatro ganhou o preferencial de ser dito como “yon” devido ao outro significado também concedido a sua pronuncia “shi”, que significa “morte”. Este número é bastante evitado na língua japonesa, como sua omissão em números de casas, hospitais, carros, códigos postais, etc. Popularmente, o preferencial é a pronúncia “yon”.
Vídeos Números em Japonês – Fonética
Um vídeo fantástico que ajuda imenso a aprender os números em japonês e saber a fonética correcta. O vídeo está em espanhol, mas se tem interesse em aprender japonês quer dizer que gosta de idiomas, por isso pratique desde já um pouco de espanhol que até se percebe bem. De qualquer maneira, eles no vídeo repetem imensas vezes e em boa voz como se dizem os números. Boa sorte.
E mais um outro vídeo para facilmente aprender os números em japonês, este vídeo desta vez é em inglês mas até nem falam muito passando rapidamente para a aprendizagem dos números. O que é bom neste vídeo é que é em canção o que torna muito fácil aprender. Vai ver.
Números com caracteres
Números em Japonês – 10 a 1000 (imagem)
As horas em Japonês
Só temos que escrever o carácter “Tempo” a seguir a um número e temos as horas.
Tempo e hora em Japonês (imagem)
Os dias da semana em Japonês (imagem)
Os meses do ano em Japonês
Só temos que escrever o carácter “Lua” a seguir a um número e temos um mês.
Os meses do ano (imagem)
Lição 4: Cores, Família e Vocabulário Útil
Vocabulário Básico em Japonês
Faço aqui em baixo uma pequena lista de palavras e frases úteis para aprender em japonês.
- Sim – Hai
- Não – Ié
- Obrigado – Arigato
- Muito obrigado – Arigato gozaimasu
- Não tem de quê – Douitashimashite
- Se faz favor – Douzo
- Desculpe – Sumimasen, shitsurei shimasu
- Olá – Kon-nichiwa
- Adeus – Sayounara
- Até à vista – Jaamataashita
- Bom dia – O hayou gozaimasu
- Boa noite – Konbanwa
- Boa noite (ir dormir) – Oyasuminasai
- Não percebo – Wakarimasen
- Como se diz isto em japonês? – Kore wa nihongo de nan to iimasuka?
- Você fala inglês? – Anata wa eigo go wo hanasemasuka
- Você fala francês? – Anata wa Furansugo go wo hanasemasuka
- Você fala alemão? – Anata wa Doitsugo go wo hanasemasuka
- Você fala português? – Anata wa Porutugarygo wo hanasemasuka
- Eu – Watashi, watakushi
- Nós – Watashi tachi, wareware
- Tu – Kimi
- Você – Anata
- Vocês – Anatagata
- Eles – Karera
- Como se chama? – Anata no namae wa nan to iimasu ka?
- Prazer em conhecer-lo – O ai dekite ureshii desu – ou então – iolochiku
- Como está? – O genki desu ka
- Bem – Ii – ou então – Yoi
- Mal – Warui – ou então – Yokunai
- Mais ou menos – Souda neh – ou então – Maamaa desu – ou então – Bochi-bochi desu
- Mulher – Kanai – ou então – Tsuma
- Marido – Shujin – ou então – Otto
- Filha – Musume
- Filho – Musuko
- Mãe – Haha – ou então – Okaasan
- Pai – Chichi – ou então – Otousan
- Amigo – Tomodachi
- Onde é a casa-de-banho – Toire wa doko desu ka?