Índice
O idioma turco é para muitas pessoas, uma das línguas mais bonitas do mundo, já que tem uma fonética muito doce e extremamente melódica. Já tive várias vezes contacto com a língua turca em muitas das minhas viagens à Turquia, tendo assim oportunidade de estabelecer um contacto base com os seus habitantes e ouvir como este idioma se articula.
A língua turca é uma língua materna, falada por mais de 100 milhões de pessoas. Este idioma é falado na Turquia, assim como no Chipre, na Bulgária, tal como é representado em menor escala na Grécia, na Arménia, na Roménia e na Macedónia. Os imigrantes levaram também a sua língua-mãe para muitos países da Europa e do continente americano. O Turco faz parte das línguas turcomanas, do grupo Oguz.
Este grupo, integra também as línguas azeri e gagauz, as quais pertencem às línguas altaicas, as quais influenciaram o Turco na harmonia das vogais, na ausência de géneros e na aglutinação. O chamado “Turco de Istambul” é o padrão linguístico oficial da Turquia, embora existam cerca de onze dialectos, nomeadamente o Rumeliano, Kibris, Edirne, Ege, Yoruk, Goynuk, Dogu, Orta Anadolu, Karadeniz, Kastamonu, Hemsince e Karamanlica.
Aproveitei estar a viver em Istambul durante meio ano, para criar um pequeno curso de iniciação à língua turca, de modo a eu mesmo aprender, e também para partilhar o meu trabalho de estudo. Tenha em conta que este curso não tem intenção profissional e, é na verdade uma extensão online do que eu tenho em casa. Sim, tenho um caderno com toda esta informação que vou por aqui para seu proveito. Espero que seja útil.
Como aprender melhor um idioma: Bem, eu aconselho antes de mais gostar do idioma que quer estudar, ou seja, ouça muita música, pratique o mais que puder e escreva muito. Se der 2 a 3 horas por dia para aprender a língua turca (ou qualquer outra coisa na vida), poderá num mês aprender todos os básicos deste idioma que é um pouco difícil.
Dicas rápidas para aprender turco:
- Ouça música turca todos os dias
- Compre um caderno A4 para escrever as suas lições
- Compre um caderno A5 só para escrever e repetir, repetir… repetir
Breve história da língua turca
A língua turca surgiu de uma panóplia de formas linguísticas, existente durante o Império Otomano na Turquia. Este período leva-nos aos anos entre 1453 e 1920. Nesta altura, eram utilizadas três línguas, sendo que o Árabe era utilizado para fins religiosos, o Persa, era a língua ligada às artes, e o Turco Otomano, servia na administração do império.
O Turco Otomano, era basicamente, uma mistura entre as três línguas. Uma vez que estas línguas faziam parte de famílias diferentes, nomeadamente Ural-Altaico, Indo-Europeia e Semítica, tornava-se muitas vezes difícil comunicar. Assim, no século XIX, foi feita uma reforma na língua, a qual fosse simplificada ao ponto de ser possível falar e escrever de uma forma fluída.
Criou-se assim, uma língua “mais turca” e “menos árabe, persa e islâmica”; foi possível criar um idioma mais moderno e prático, e claro, bem mais fácil de entender e aprender o novo alfabeto. Nos anos 40, os intelectuais, professores e jornalistas juntaram-se contra à constante mudança no vocabulário, vivendo uma outra reforma mais cirúrgica e apurada (e definitiva), a qual não permite que as novas gerações turcas compreendam os textos otomanos antigos, a não ser que sejam transliterados para o novo alfabeto.
Neste letreiro na entrada de uma escola em Istambul, pode reparar em várias características do alfabeto turco, o Ç , o I sem ponto e o i com ponto. Também há o Ö.
Turco para viajar
10 frases mais úteis em turco para viajar
Lição 1: Apresentação e Saudações
Expressões Básicas em Turco
Saudações em Turco
Cultura turca
Apesar da Turquia ser um país um pouco ocidentalizado, não nos podemos esquecer que se trata de um país muçulmano, onde a sua cultura ainda está bastante vincada no dia-a-dia dos turcos (especialmente nas zonas menos turísticas). Quando visitar a Turquia, acima de tudo, seja sempre bem educado, que irá receber com certeza o mesmo tratamento.
Este povo é conhecido por ser bastante hospitaleiro e amigável, pronto sempre a ajudar o próximo. Quando visitar uma mesquita, os homens não devem entrar de calções e as mulheres, devem cobrir o cabelo com um lenço. Nunca fale em voz alta dentro deste local de culto e evite visitá-lo numa Sexta-Feira (uma vez ser um dia de oração).
Durante o Ramadão, nunca ofereça comida, bebida e cigarros às pessoas, pois esta altura é de jejum desde o amanhecer até ao anoitecer. Se estiver em lugares pouco turísticos, saiba que durante o Ramadão, os estabelecimentos podem estar encerrados.
5 ditados populares da Turquia:
- O carneiro separado do rebanho, é caçado pelo lobo.
- Não é mau perguntar, o que é mau é não perguntar.
- Um lago ganha forma, gota a gota.
- Duas cabeças pensam melhor que uma só.
- Um coração com amor e beleza, nunca fica velho.
Lição 2: Alfabeto
Para aprender turco, ou para aprender qualquer idioma que seja, você tem que dominar, reconhecer e saber de cór o respectivo alfabeto. É muito importante porque vai se um passo fulcral para a sua aprendizagem. Você poderá assim começar a memorizar melhor o que lê, e, através da leitura você memoriza melhor.
O alfabeto turco tem 29 letras das quais 8 são vogais e as outras 21 restantes são consoantes. Em comparação ao nosso alfabeto, as letras Q, W, X não existem no alfabeto turco. Além desta diferença há ainda outras letras que o nosso alfabeto não contém: Ç, ?, ?, Ö, Ü, I.
Vou nesta página tentar de uma maneira muito sistemática e simples, organizar um pouco de informação para você aprender o alfabeto turco muito facilmente.
Alfabeto Turco com letras especiais
Os sons das letras turcas
Lição 3: Números, Dias e Meses
Aprender a contar é um dos segredos básicos para aprender um idioma. Se você souber contar vai rapidamente poder começar a falar mais rápido em turco. Os números são palavras usadas no dia-a-dia de qualquer idioma, para contar, dizer as horas, direcções, género, etc. Repita o mais que conseguir ate memorizar.
Aprender a contar é um dos segredos básicos para aprender um idioma. Se você souber contar vai rapidamente poder começar a falar mais rápido em turco. Os números são palavras usadas no dia-a-dia de qualquer idioma, para contar, dizer as horas, direcções, género, etc. Repita o mais que conseguir ate memorizar.
Números em Turco
Os números em turco não são muito difíceis. A partir do número 10, é tudo a junta os números anteriores ou seja, 2 = iki ; 10 = on – 12 = on iki . Está a ver? É só juntar os dois números e já tem um número novo. É isto mais fácil? SIM, porque não terá que aprender mais uma palavra nova, mas sim só a junção de duas que já sabe.
Números em Turco – 1 a 1000 (imagem)
Números em Turco – 1 a 10
Números em Turco 11 a 100
Dias da Semana em Turco
Meses do Ano em Turco
Estações do Ano em turco
Tempo / Hora em Turco
Lição 4: Nomes, Frases e Verbos
Saber os nomes pessoais é meio passo para poder começar a criar as suas pequenas frases em turco. Qualquer idioma se constrói passo-a-passo, e sem dúvida que nomes pessoais, frases básicas e alguns verbos estruturais são o mais importante para poder começar a falar um pouco de turco. Este é sem dúvida uma boa técnica para aprender turco em casa.
Nomes Pessoais em Turco
Nomes Próprios em Turco
Nomes próprios mais usados na Turquia
Uma lista dos nomes próprios mais usados na Turquia. Nomes de turcos e turcas – o TOP de nomes dados às pessoas da Turquia.
Nomes Próprios Femininos
Ayla
Samia
Aylla
Sila
Elma
Dilara
Belma
Cari
Berna
Akasma
Nomes Próprios Masculinos
Osman
Zeki
Tabor
Hilal
Onur
Erdogan
Khan
Abi
Erol
Onan
Verbos em Turco
Lição 5: Cores, Família e Vocabulário
Há algumas palavras que são muito úteis e imprescindíveis para se poder ter o nível conversação em turco. Nesta página dou algumas dicas sobre como se pronunciam as cores, palavras do meio familiar e ainda outro tipo de vocabulário útil de conversão. Repetir é muito importante.
Cores em Turco
Cores em Turco
- Preto
- Branco
- Cinzento
- Vermelho
- Azul
- Amarelo
- Verde
- Laranja
- Roxo
- Cor de Rosa
- Marrom
Como se escreve e como se diz
- syiah
- beyaz
- gri
- kirmizi
- mavi
- sari
- yesil
- turuncu
- mor
- pembe
- kahverengi
Membros da Família em Turco
Animais em Turco
Frutos em Turco
Cada destes vídeos tem a palavra no singular e no plurar, por isso como vai reparar o animal é repetido duas vezes (uma no singular e outra no plural).