Índice
Vocês adoram velhas aldeias de tijolo de barro tanto como eu?
Quando viajo tenho uma lista peculiar de preferências. Deem-me lugares empoeirados, abandonados e em ruínas e terão toda a minha atenção.
A Arábia Saudita é na sua maioria uma nação deserta e, como tal, são várias as velhas aldeias de tijolo de barro que se podem encontrar por todo o país.
Ao longo das duas semanas da minha road trip na Arábia Saudita, pude visitar alguns destes antigos locais, alguns sob renovação, outros totalmente esquecidos e outros totalmente recuperados e prontos para receber visitantes.
Tijolos de barro secados ao sol e madeira são os materiais básicos usados para construir este tipo de arquitetura. Água, e frequentemente erva ou palha, são misturados com a terra.
Eu não estava propriamente à espera de visitar estes locais, mas como viajava com um carro de aluguer na Arábia Saudita, acabava por descobrir a maior parte espontaneamente.
Coisas de que eu gosto nas aldeias de barro:
- Pigmento natural de tom argila
- Técnica de construção com adobo
- Ruínas
- Velhas portas
- Aldeias desertas
- Povoações desertas
Duas semanas na Arábia Saudita
Pequeno vídeo da minha viagem de duas semanas pela Arábia Saudita.
Belas Aldeias na Arábia Saudita
1- Al-Ula Aldeia Património
A velha aldeia da cidade Al-Ula no norte da Arábia Saudita chama-se Ad-Derrah. Esta aldeia de tijolo de barro com 800 anos está construída numa encosta de uma montanha rochosa e é composta por mais de 1000 casas. Está atualmente a ser alvo de obras de renovação.
Visitar Al-Ula – o que ver
- Forte Musa Ibn Nusayr
- Velha aldeia
- Mesquita Aledam
- Velho mercado
- Mesquita do Rochedo – Masjid Al-Sakhrah
Fotos de Al-Ula
2- Al-Ghat
A velha aldeia de Ghat é o lar do belo Palácio Amara. Podem também visitar nas proximidades o castelo Moghairan, com arte rochosa de mais de 2900 anos. Encontrei esta aldeia enquanto conduzia e reparei no sinal que se encontrava na estrada.
Visitar Al-Ghat – o que ver
- Mesquita Ad-Deira e antigo poço de água
- Ruínas de casas com pinturas de parede
- Velha aldeia
- Mesquita Ahmad Al Sidiri
- Castelo Moghairan
- Palácio Amara – Museu Ghat
Fotos de Al-Ghat
3- Velha Ushaiger
Ushaiger é uma antiga aldeia de tijolo de barro bem preservada na região de Najd, a apenas 200 km a norte de Riad, que oferece uma escapada perfeita de um dia da capital. Imaginem-se a explorar pequenas e pitorescas ruas com 400 casas de barro e 25 mesquitas. Ushaiger é o local de nascimento de ibn Abd al-Wahhab, um líder religioso e teologista que fundou o Wahhabismo.
Visitar Ushaiger – o que ver
- Casa do Governador
- Museu Al-Salem
- Casa Al-Nashwan
- Mesquita Fulaigiyeh
- Coloridas portas de madeira
- Portas de Ushaiger
- Casa tradicional Al-Omar
- Casa Al-Shenader
- Museu Abdulrahman Al-Shenader
- Mercado da cidade
Fotos de Ushaiger
4- Uthaythiya
Uthaythiyah é uma pequena aldeia esquecida localizada a 200 km a norte da capital da Arábia Saudita, Riad. Podem caminhar à volta da impressionante fortaleza e mesquita. As velhas ruínas são muito interessantes, e podem explorar o interior dos edifícios de tijolo de barro.
Visitar Uthaythiyah – o que ver
- Forte
- Velha aldeia
- Madrassa
Fotos de Uthaythiyah
5- Tharmada
Tharmada é uma das minhas aldeias de tijolo de barro preferidas na Arábia Saudita. A pitoresca fortaleza salta logo à vista quando se aproximam. Podem explorar a aldeia onde ainda vivem algumas pessoas, entre um misto de casas velhas e novas.
Visitar Tharmada – o que ver
- Fortaleza
- Velha mesquita
- Velhas portas de madeira coloridas
- Velha aldeia
- Paredes interiores de casas decoradas
Fotos de Tharmada
6- Marat
Marat é uma pequena aldeia localizada a 9 km de Tharmada. A mistura de casas de tijolo de barro com telhados brancos torna-a muito interessante. A impressionante fortaleza está localizada no centro da velha aldeia.
Visitar Marat – o que ver
- Casa Património Al Shawaihy – Fortaleza
- Portas de madeira trabalhadas
- Velha aldeia
- Mesquita central
Fotos de Marat
7- Velha aldeia de Rughabah
Outro local inesperado e fora do comum que encontrei por pura sorte. Ao conduzir em direção a Thadiq, vi uma enorme torre de observação. Parece que foi construída em meados do século XIX como um sistema de vigilância e segurança da histórica aldeia. A vista do topo é fantástica, podendo ver-se a povoação de 400 anos de idade.
Visitar Al Rughabah – o que ver
- Torre Al Marqab
- Mesquita Al Tali’i
- Velha aldeia
- Ruínas do Quarteirão Al Hazm
Fotos de Rughabah
8- Velha Thadiq
Thadiq é uma aldeia histórica estabelecida há cerca de 4 séculos atrás. Está localizada a cerca de 130 km a norte de Riad. O museu incrivelmente decorado merece uma visita. A velha aldeia é enorme, e existe um pequeno passeio renovado que podem percorrer para ver as ruínas.
Visitar Thadiq – o que ver
- Museu Património
- Velha aldeia
- Porta de entrada da aldeia e torres de defesa
- Velhas portas de madeira decoradas
Fotos de Thadiq
9- Velha aldeia de barro de Sados
Sados é uma das povoações mais antigas da Arábia Saudita. As suas ruas são muito estreitas e existem muitas pontes que ligam as casas viradas umas para as outras. A aldeia tem cerca de 85 casas e podem explorar tudo, incluindo o topo dos telhados de onde têm uma vista panorâmica sobre todo o complexo.
Visitar Sados – o que ver
- Velha aldeia
- O interior das casas
- Forte
- Casas com quartos interiores decorados
- Torres de defesa
- Velhas portas de madeira
- Velha mesquita
Fotos de Sados
10- Aldeia Histórica de Ad-Diriyah
Fundada no século XV, a velha cidade de Ad-Diriyah é famosa porque foi o local onde o primeiro Estado saudita foi estabelecido em 1745. Ad-Diriyah está localizada a apenas 20 kms de Riad e é um importante local Património da Humanidade na Arábia Saudita.
O distrito At-Turaif foi o primeiro centro histórico com um poder unificante na Península Arábica. A sua influência foi largamente fortalecida pelos ensinamentos do Sheikh Mohammad Bin Abdul Wahhab, um grande reformista do Islão Sunita que viveu, pregou e morreu na cidade. Após a sua aliança duradoura com a Dinastia saudita, em meados do século XVIII, foi a partir de ad-Dir’iyah que a mensagem de Salafiyya se espalhou pela Península Arábica e o mundo muçulmano.
Citação de « At-Turaif District in ad-Dir’iyah »
Visitar Ad-Diriyah – o que ver
- Casa Al Saud
- Casa Sheikh Mohammed bin Abdul Wahab
- Quarteirão Turaif
- Torres de defesa
- Mesquita Al-Dhwaihrah
- Casa de Hóspedes
- Banhos At-Turaif Bath
- Mesquita Al-Imam Mohammad bin Saud
- Palácio Salwa
- Palácio Ibraheem Ibn Saud
- Palácio Fahad Ibn Saud
- Palácio Farhan Ibn Saud
- Palácio Torki Ibn Saud
- Museu da guerra e da defesa
- Museu do cavalo
- Museu da vida social
- Museu do comércio e das finanças
- Quarteirão Ghusaiba
- Quarteirão Bujairy
- Espaço AMA Art
Fotos de Ad-Diriyah
AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA AD-DIRIYAH ARABIA SAUDITA
11- Velha aldeia de Qusur Al-Muqbil
Seguindo o meu instinto, decidi conduzir de Riad a Qusur Al-Muqbil e tentar a minha sorte quanto a encontrar algo interessante para ver neste local. O que encontrei foi uma charmosa aldeia com um palácio e uma velha mesquita, a apenas 70 km de Riad.
Visitar Qusur Al-Muqbil – o que ver
- Mesquita com colunas
- Velha aldeia
- Casas decoradas
- Palácio
- Velho poço
- Portão
- Torres de defesa
Fotos de Qusur Al-Muqbil
E é isto! Listei todas as aldeias de tijolo de barro que visitei na Arábia Saudita. Espero que tenham gostado e que tenham achado este blog útil para prepararem a vossa próxima viagem.
Veja ainda: