Índice
Mais um dia em Istambul, fabulosa cidade. Vou tentar escrever aqui nos meus Diários de Viagem um pouco sobre como é viver nesta cidade. Penso que poderá ficar um registo interessante depois de algum tempo a relatar a vida aqui em Istambul.
O meu segundo dia em Istambul foi ir às compras de manhã, trabalhar um pouco, tomar o pequeno-almoço tardio, sair ao mercado de Sábado de Besiktas, e ainda passear pelas ruas de Çarsi , um bairro muito movimentado de Besiktas.
Encomende um livro sobre Istambul na Turquia
Para os interessados em viajarem a Istambul, aconselho em baixo uma selecção de livros de viagem sobre Istambul que poderá encomendar online através do site da Fnac. Terá o seu livro em casa num espaço de 24horas.
Ir às compras para o pequeno-almoço
Desci até à zona de Çarsi aqui de Besiktas para ir comprar coisas para comer ao pequeno-almoço. Comprei uma variedade de fruta, pão, legumes (tomates e pepinos) e iogurte natural. Esta zona de Besiktas tem imensas lojas, restaurantes, cafés, centros comerciais, é uma zona com imenso comercio.
Este carro está na rua que sobe para a minha casa. Muito engraçado ter a matrícula assim.
Pequeno-almoço em Istambul
Seguindo a tradição turca fizemos um pequeno-almoço muito fresco com pão, muita variedade de queijos, pasta de azeitona preta, tomate e pepino fresco, chá preto, bananas e iogurte chamado kaymak.
Mercado semanal de Sábado em Besiktas
Aqui mesmo ao lado da casa está o mercado semanal chamado de “Bazaar de Besiktas” ou também chamado de “mercado de Sábado”. Aqui vende-se tudo e mais alguma coisa, peixe, carne, vestuário, comida diversa, vegetais, frutos secos, há ainda vários restaurantes onde se podem comer gözleme que são uns rolos de pastelaria, recheados com várias coisas tais como espinafres, queijo feta, batata, cogumelos, etc. Depois de enrolados são postos numa chapa muito quente que coze os pastéis.
Fotografia panorâmica do mercado de Sábado de Besiktas
Preparação dos pastéis gözleme
Como disse antes, há no mercado 2 restaurantes onde mulheres preparam os pastéis gözleme e as pessoas se sentam e comem ali mesmo.
Depois as pessoas comem ali mesmo com um restaurante provisório. Estes pastéis recheados servem-se com ayran (iogurte liquido natural salgado) ou chá turco.
Castanhas Assadas no mercado
No mercado há algumas carroças de castanhas assadas.
Milho cozido no mercado
No mercado há também algumas carroças de milho cozido.
Outro restaurante com Gozleme no mercado
Tarde a passear em Çarsi em Besiktas
À tarde fomos passear e comer alguma coisa a Çarsi e aproveitar ser Sábada à tarde para estar no meio da movimentação toda. Esta zona tem muito comércio e restaurantes por isso está sempre cheia.
Este café é muito conhecido por ser um dos locais mais antigos onde se podem comer pequenos-almoços tradicionais turcos com kaymac e mel. Esta casa está aberta desde 1895.
Pode-se comer sandwiches de peixe frito, e também mexilhões recheados com arroz, molhados com sumo de limão fresco. 2 mexilhões custam 2 Liras (1 Euros), uma sandes de peixe custa 3 Liras e uma sandes de calamares custa 7 Liras.
Aqui nesta zona há um mercado coberto só com peixe fresco. Há muito peixe em Istambul.
Fotografia panorâmica da Estátua da Águia em Besiktas
Esta estátua é chamada da Kartal (águia em turco) e é aqui que se vem comemorar as vitórias do clube de futebol muito conhecido de Istambul – o Clube Besiktas onde jogam 3 jogadores portugueses: Manuel Fernandes, Ricardo Quaresma e Simão Sabrosa.
Fotografias do 2º dia em Istambul Turquia
Pode ver aqui todas as 62 fotografias deste dia em Istambul.
Procura um Hotel em Istanbul? Hotéis em Istanbul