Índice
O Brasil é um país fascinante para passar férias. Comecei a viajar no Brasil, este enorme país, a passar a fronteira pela Guiana Francesa, apanhando um pequeno barco até à cidade brasileira de Ouiapoque. Cidade fronteiriça que apresenta pouco interesse para turistas, mas que é já um excelente e simpático exemplo do bom acolhimento do povo brasileiro.
República Federativa do Brasil
- Capital: Brasília
- Língua oficial: Português
- Presidente: Jair Bolsonaro
- População 2012: 193.946.886 habitantes
- Moeda: Real
- Área Total: 8.515.767.049 km²
- Fuso horário: UTC -4 a UTC -2
- Código telefónico internacional: +55
- Clima: Tropical, subtropical, equatorial, temperado e semiárido.
- Fronteiras do Brasil: Venezuela, Guiana, Suriname e pelo departamento francês da Guiana Francesa a norte; a Colômbia a noroeste; a Bolívia e o Peru a oeste; a Argentina e o Paraguai a sudoeste e o Uruguai a sul.
- Quando visitei o Brasil: Julho 2013, Agosto 2013, Setembro 2013, Outubro 2013, Abril 2014, Maio 2014, Junho 2014, Agosto 2014.
Visto: Não é necessário visto para entrar no Brasil. Portugueses têm direito a 90 dias de permanência. Se vem de avião pode-lhe ser pedido um bilhete de regresso. Se entra por terra, é necessário o registo e carimbo de passaporte pela Polícia Federal.
Locais a não perder: Amazónia, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Salvador da Baía, Minas Gerais, Lençóis Maranhenses.
Coisas que gostei no Brasil
- O amabilidade do povo brasileiro
- Atravessar o Rio Amazonas de uma ponta à outra
- Gastronomia
- Açaí fresco
- PF – Prato Feito
- Herança portuguesa
- Região Norte (Pará e Amazonas)
- A cidade do Rio de Janeiro
- Pinturas rupestres em Monte Alegre do Pará
- Alter do Chão
- Ilha de Santa Catarina
Quando viajar no Brasil
Para saber quando ir ao Brasil, você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e melhor clima. A melhor altura para visitar o Brasil poderá ser em qualquer altura do ano, sendo no Verão, a altura que mais recebe visitantes.
O clima do Brasil é tropical e sub-tropical. Este país tem um clima bastante diverso, consoante as regiões em que está inserido. O clima é caracterizado por seis climas diferentes: equatorial, tropical, tropical de altitude, sub-tropical, semi-árido, temperado sub-tropical. A Amazónia conta com um clima equatorial húmido e no sul apresenta um clima sub-equatorial. No restante do Brasil, conta com duas estações definidas, mais ou menos chuvosas e no sul, é representado por um clima temperado sub-equatorial.
A história do Brasil
A história do Brasil divide-se em três períodos, a fim de melhor compreender a sua evolução. Esses períodos são o Período Colonial, o Período Imperial e o Período Repúblicano. Antes de se chamar Brasil, teve muitos nomes, nomeadamente Pindorama (dado pelos indígenas), Ilha de Santa Cruz (1500), Terra Nova e Terra dos Papagaios (1501), Terra de Santa ou Vera Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil, ficando unicamente Brasil em 1527, devido à extração de madeira pau-brasil. O Brasil foi descoberto no ano de 1500 por Pedro Álvares de Cabral. Iniciou a sua colonização (que durou 322 anos) e a importação de escravos de África pouco tempo depois. No século XIX (1808) a Família Real Portuguesa instalou-se no Brasil, integrando este país no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, aquando foi desenvolvida a sua melhor economia, de açúcar e extração mineira. O Império iniciou-se em 1822, quando a realeza e elite decidiram declarar o país um império independente. Após 60 anos iniciou-se a estrutura política do período da República e respectivos ideais políticos.
A geografia do Brasil
A geografia do Brasil é classificada por planaltos (formados de erosões através do vento ou água), planícies (áreas planas ilustradas na Amazónia, Pantanal e Litoral) e depressões (marcadas por uma intensa erosão, situando-se entre os planaltos e planícies). É um país enorme – o quinto maior do mundo, com uma área territorial de 8.514.976 Km2. Localiza-se na América do Sul, encontrando-se em três hemisférios, a Oeste, a Norte e ao Sul e por tal, apresenta uma diversidade climática imensa, assim como a sua vegetação. A Amazónia é exemplo disso, a floresta tropical mais abundante do mundo. O Brasil faz fronteira com a maior parte dos países sul-americanos, exceptuando o Chile e o Equador. É banhado pelo Oceano Atlântico a Leste, onde também se encontram algumas ilhas costeiras, nomeadamente o arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas, e o ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina com cerca de 3 000 m.
A cultura do Brasil
A cultura do Brasil é o resultado de uma panóplia imensa de influências de vários povos, que é hoje o encantador povo brasileiro. Apesar de existir um imenso aglomerado cultural, a língua falada é o Português Brasileiro. Em 1870 a música começou a dar os primeiros passos para a dimensão especial que conhecemos hoje em dia; é um povo bastante musical e todas as suas influências (europeias, africanas e indígenas) foram importantes para a fusão das várias culturas musicais. Surgiu o samba, o bossa-nova e o Tropicalismo, nos anos 70, trouxe um novo estilo para a cultura brasileira (artisticamente/politicamente falando). As Escolas de Samba são comunidades muito importantes, que durante o ano trabalham o desfile, a música e o guarda-roupa para desfilar no momento áureo do Brasil, o Carnaval. O Carnaval do Brasil é a maior festa do povo que acontece neste país, com a duração de quatro dias, uma festa levada pelos portugueses no século XVI.
A minha Viagem ao Brasil
A minha primeira viagem no Brasil foi basicamente para viajar pela zona da Amazónia, tendo apenas percorrido os estados brasileiros de Amapá, Pará, Amazonas e Roraima. De Oiapoque até Macapá fiz a famosa rodovia federal longitudinal brasileira BR 156. Depois subi o Rio Amazonas e visitei destinos como Mazagão Velho, Monte Alegre, Santarém, Alter-do-Chão, Óbidos, Oriximiná, Manaus e Boa Vista.
Na segunda vez que entrei no Brasil, desci desde a Venezuela, cruzando a fronteira em Pacaraima de autocarro fui novamente até Manaus, cidade onde apanhei o barco até a Tabatinga, cidade fronteira com a Colômbia.
Na terceira vez que entrei no Brasil foi a partir da fronteira de Chuí com o Uruguai. Optei por subir a costa de Rio Grande do Sul, passando por Florianópolis e explorando as praias da Ilha de Santa Catarina. Depois, a caminho do Rio de Janeiro, passei por Curitiba e São Paulo – a Selva Urbana.
Na quarta vez que entrei no Brasil, voei vindo da Colômbia e desci até ao Paraguai, aproveitando para visitar as Cataratas de Iguaçu.
Turismo no Brasil
Lugares que visitei no Brasil
Veja ainda outra lista dos melhores pontos turísticos do Brasil, com destinos diferentes daqueles que eu escolhi visitar.
Oiapoque, Amapá
Oiapoque: Cidade fronteiriça com o território ultramarino francês da Guiana Francesa. Aqui, uma cidade um tanto tranquila e perdida no fim do Norte do Brasil tem alguns pontos de interesse como a beira rio, o mercado central, um monumento à independência e algumas cascatas a alguns kms de distância.
Top 10 locais a visitar em Oiapoque
- Igreja Nossa Senhora das Graças
- Porto de Oiapoque
- Ponte binacional entre Brasil e Guiana Francesa
- Monumento central de Oiapoque
- Mercado central
- Rio Oiapoque
- Parque Nacional do Parque Orange
- Vale do Rio Uaçá
- Cascata Grand Roche
- Museu Kuahi dos Povos Indígenas do Oiapoque
Macapá, Amapá
Macapá: Cidade com algum interesse histórico devido à construção da fortaleza de São José de Macapá pelos portugueses. Há ainda vários pontos de visita nesta cidade na beira do Rio Amazonas. A não perder também é a zona beira rio, o Marco Zero do Equador, vários museus e a zona do mercado.
Top 10 locais a visitar em Macapá
- Fortaleza de São José de Macapá
- Marco Zero do Equador
- Rio Amazonas
- Igreja de São José de Macapá
- Museu Histórico de Amapá Joaquim Caetano da Silva
- Museu de Arqueologia e Etnografia
- Centro de Cultura Negra
- Museu Sacaca
- Museu do Desenvolvimento Sustentável
- Trapiche Eliezer Levy
Mazagão Novo, Amapá
Mazagão Novo: Pequena vila com pouco interesse para o turista normal. Situada junto ao rio esta cidade é tranquila, com pessoas simpáticas e uma igreja antiga no centro. A razão que me levou a visitar este local foi ter o mesmo nome de outra cidade histórica portuguesa em Marrocos. Esta na verdade é a versão nova da outra vila que também visitei. Então daqui apanhei um minibus até Mazagão Velho.
Top 10 locais a visitar em Mazagão Novo
- Orla de Mazagão
- Furo do Mazagão
- Rio Amazonas
- Igreja
- Praça 15 de Novembro
Mazagão Velho, Amapá
Mazagão Velho: Visitei a cidade para onde foram levadas as cerca de 200 famílias portuguesas moradoras na cidade de Mazagão em Marrocos, no século XVII. Tive a oportunidade de assistir às festas de São Tiago, em que se encenam as lutas entre mouros e cristãos antes da partida de Marrocos até ao Brasil. Muito interessante.
Top 10 locais a visitar em Mazagão Velho
- Igreja de São Tiago
- Balneário Mazagão
- Centro histórico de Mazagão Velho
- Ruínas da igreja de Pedra
- Rio Mazagão
Santana, Amapá
Santana: Esta é uma pequena cidade perto de Macapá. É daqui que saem os barcos para Belém, Santarém e Manaus. Eu tinha preparado sair de barco na sexta-feira, mas quando cheguei ao porto de Santana não havia barco por isso passei o dia e a noite já dentro do barco que seguia no sábado. Aproveitei para relaxar, montar a minha rede e aproveitar a vida do porto, tirar fotos e fazer vídeos do dia-a-dia da vida deste local. Fora do porto desaconselho porque é um pouco perigoso.
Top 10 locais a visitar em Santana
- Porto de Santana
- Rio Amazonas
Almeirim, Pará
Almeirim: O meu barco que seguia até Santarém parou durante uma hora na cidadezinha de Almeirim. Pude sair e andar um pouco pelo centro muito pouco interessante. Há um monumento e um mercado sujo, invadido por abutres / urubus.
Top 10 locais a visitar em Almeirim
- Rio Amazonas
- Rio Paru
- Praça do Relógio
- aço da Antiga Prefeitura
- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Casa Paroquial
- Colégio de Nossa Senhora da Conceição
- Praça do Centenário Municipal
- Antigo prédio do Centro de Sáude
Monte Alegre, Pará
Monte Alegre: Adorei Monte Alegre. Cheguei aqui às 4:40 da manhã. Arranjei um hotel que só me cobrou a noite seguinte, e passei então 2 noites e dois dias completos. Aproveitei para explorar a cidade (zona baixa e zona alta), e também a zona beira-rio.
Top 10 locais a visitar em Monte Alegre
- Mercado Municipal
- Parque Estadual de Monte Alegre
- Praça da Matriz
- Igreja de Santa Luzia
- Igreja São Francisco de Assis
- Antigo Porto Fluvial
- Mirantes de Monte Alegre
- Cachoeira do Paraíso
- Caverna da Pedra Pintada
- Pedra do Pilão
Serra da Lua, Pará
Serra da Lua: Durante o tempo que fiquei em Monte Alegre fui visitar o Parque Estadual de Monte Alegre para ver as pinturas rupestres da Serra da Lua (Paituna), a Serra do Pilão e as comunidades indígenas que rodeiam a Serra do Ererê e o Grande Lago de Monte Alegre. As pinturas rupestres com mais de 10.000 anos são fantásticas.
Top 10 locais a visitar em Serra da Lua
- Gruta da Capela
- Gruta do Miritiepé
- Gruta do Labirinto
- Gruta da Pedra Pintada
- Serra da Lua
- Pedra do Mirante
- Painel do Pilão
- Gruta do Pilão
- Pedra do Pilão
- Parque Estadual de Monte Alegre
Santarém, Pará
Santarém: Cidade com imenso movimento e onde há coisas para fazer durante 2 dias completos pelo menos. Além dos edifícios históricos e de duas igrejas, há ainda a zona dos barcos e docas, bem como o Centro de Acolhimento de animais selvagens feridos – Zoo Fit. Pode ainda fazer uma excursão de barco de 1 hora para ir ver o unir dos Rios Tapajós e Amazonas.
Top 10 locais a visitar em Santarém
- Museu João Fona
- Museu de História e Arte Sacra
- Catedral de Nossa Senhora da Conceição
- Rio Amazonas
- Zoológico da Fit
- Parque da Cidade
- Orla de Santarém
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição
- Praia do Carapanari
- Floresta Nacional dos Tapajós
Alter do Chão, Pará
Alter do Chão: Chamada de Caríbe brasileiro, Alter do Chão foi denominada de “praia mais bonita do Brasil” pelo jornal The Guardian. Pequena vila localizada junto às águas do Rio Tapajós, com gente simpática e acolhedora, Alter do Chão é um local a não perder na Amazónia.
Top 10 locais a visitar em Alter do Chão
- Praia de Alter do Chão
- Ilha do Amor
- Igreja Nossa Senhora da Saude
- Rio Tapajós
- Ponta do Muretá
- Praia do Cururu
- Ponta de Pedras
- Serra da Piraoca
- Lago Verde
- Praça 7 de Setembro
Belterra, Pará
Belterra: Esta é uma cidade com uma história diferente do resto do Brasil. Foi criada a mandato do americano Henry Ford, a quem foram cedidos milhares de hectares de terra para plantar árvore da borracha. A arquitectura do centro da cidade é estilo americano dos anos 1940.
Top 10 locais a visitar em Belterra
- Rio Tapajós
- Praça Brasil
- Igreja Matriz de Santo António de Pádua
- Prefeitura municipal – Palácio das Seringueiras
- Casa da Oração da Igreja Baptista
- Trilha da Preciosa
- Praia de Jamaraquá
- Bosque das Seringueiras
- Vila Americana
- Vila Timbó
Pindobal, Pará
Pindobal: Esta é uma linda praia de areia branca que fica situada no caminho entre Alter do Chão e Belterra. Esta pequena comunidade tem vários cafés e restaurante, praia de areia branca e água cristalina.
Top 10 locais a visitar em Pindobal
- Praia de Pindobal
- Rio Tapajós
Óbidos, Pará
Óbidos: Cidade tranquila com imenso património da altura dos portugueses. Além de várias casas com arquitectura muito bonita, a Praça de Santa Ana e a zona do porto, pode-se ainda explorar a Serra das Escamas e o Laguinho com uma viagem de lancha.
Top 10 locais a visitar em Óbidos
- Rio Amazonas
- Serra das Escamas
- Forte Gurjão
- Forte de Santo António
- Palácio José Veríssimo
- Praça do Estreito
- Museu Contextual de Óbidos
- Igreja de Nossa Senhora de Sant´Ana
- Capela do Bom Jesus
- Porto de Óbidos
Oriximiná, Pará
Oriximiná: Local que foge totalmente ao circuito turístico do Amazonas, Oriximiná revela-se uma cidade tranquila, com a linda igreja na Praça de Santo António. A zona do porto é fantástica, relaxante, e ponto de partida para apanhar barco para subir até Manaus.
Top 10 locais a visitar em Oriximiná
- Rio Trombetas
- Lagoa Iripixi
- Praça do Centenário
- Igreja de Santo António
- Praça da Saudade
- Lagoa Caipuru
- Praia do Caipuru
- Cachoeira da Porteira
- Cachoeira do Jurutarana
- Porto de Oriximiná
Manaus, Amazonas
Manaus: Cidade capital da região do Amazonas. 2 milhões de pessoas, fantástica arquitectura do início dos anos 1900, ruas cheias de movimento e um porto muito vivo, Manaus é uma super cidade brasileira bem no coração da Amazónia.
Top 10 locais a visitar em Manaus
- Teatro Amazonas
- Museu da Amazónia
- Encontro das Águas
- Palacete Provincial
- Museu do Índio
- Igreja de São Sebastião e São Francisco de Assis
- Monumento à Abertura dos Portos às Nações Amigas
- Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
- Catedral Metropolitana da Manaus
- Ponte sobre o Rio Negro
Tribo Tatuyo, Amazonas
Tribo Tatuyo: Fiquei 4 dias numa tribo indígena na selva Amazónica junto ao Rio Negro. Fui muito bem recebido e vivi o dia-a-dia de uma tribo índia brasileira e como tentam sobreviver e preservar os seus costumes no século XXI.
Top 10 locais a visitar na Aldeia da Tribo Tatuyo
- Rio Negro
- Danças e cantos Tatuyo
- Venda de artesanato da comunidade
- Sobrevivência na selva
Pacaraima, Roraima
Pacaraima: Cidade na fronteira com a Venezuela. Pacaraima é famosa pela sua zona “La Línea” onde há uma rua enorme cheia de lojas, comércio, hotéis, cafés e restaurantes. É aqui também onde está situado o quartel do 3º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro.
Top 10 locais a visitar em Pacaraima
- Sítio Arqueológico da Pedra Pintada
- Trilha da Nova Esperança
- La Línea
- Marco fronteiriço
Boa Vista, Roraima
Boa Vista: Cidade capital da região de Roraima, que fica à beira do Rio Branco. A cidade é pequena e tem como principal atracção as suas praias de areia junto ao rio, a sua Orla e a igreja no centro.
Top 10 locais a visitar em Boa Vista
- Rio Branco
- Orla Taumanan
- Praça das Águas
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo
- Monumento aos Pioneiros
- Centro Cultural do Forte de São Joaquim do Rio Branco
- Parque Nacional do Monte Roraima
- Catedral Cristo Redentor
- Monumento ao Garimpeiro
- Museu Integrado da Roraima
Jutaí, Amazonas
Jutaí: Situa-se no Estado do Amazonas e é uma pequena cidade que vive essencialmente da agricultura e pesca. Apesar da sua beleza natural e bonitas praias fluviais na margem do rio Solimões, é pouco ou nada explorada em termos turísticos, o que faz desta pacata cidade um diamante em bruto.
Top 10 locais a visitar em Jutaí
- Rio Jutaí
- Rio Solimões
- Prefeitura Municipal
Tonantins, Amazonas
Tonantins: A sua localização na margem do rio Solimões ditou a sua importância aquando das disputas territoriais entre portugueses e espanhóis no século XVIII. O rio marca a paisagem da cidade, sendo de importância vital para o seu desenvolvimento. Tal como Jutaí é pouco turística, pois não é explorada nesse sentido.
Top 10 locais a visitar em Tonantins
- Rio Solimões
- Porto de Tonantins
- Prefeitura Municipal
- Praça de São Pedro
- Igreja de São Pedro
São Paulo de Olivença, Amazonas
São Paulo de Olivença: É uma cidade no interior do Estado do Amazonas. Recebe mais visitantes que procuram as belas paisagens na margem do rio Solimões, mas também a cultura da cidade, com grande influência dos povos indígenas desta região.
Top 10 locais a visitar em São Paulo de Olivença
- Rio Solimões
- Balneário Ajaratuba
- Balneário São Francisco
- Praça São Paulo
- Igreja Co-Catedral de São Paulo Apóstolo
- Campo do Cerquinha
- Floresta Amazónica
Benjamin Constant, Amazonas
Benjamin Constant: O seu nome é uma homenagem a Benjamin Constant, um militar e político brasileiro que teve um papel importante na implementação da constituição. O rio é a principal via de comunicação. Na margem oposta a Benjamin Constant fica o Peru e a cidade de Tabatinga, que faz fronteira com a Colômbia. Benjamin Constant seria o final da estrada Transamazonica, mas que nunca chegou a ser concluída. Cheguei aqui de barco vindo de Manaus.
Top 10 locais a visitar em Benjamin Constant
- Rio Solimões
- Museu Maguta
- Mercado Municipal
- Igreja de Nossa Senhora da Conceição
- Campanário de Nossa Senhora da Conceição
- Praça Frei Ludovico
- Rio Javari
Tabatinga, Amazonas
Tabatinga: Pela sua localização estratégica na margem do rio Amazonas e na fronteira com a Colômbia e ainda muito próximo também do Peru, esta cidade foi um interposto português no século XVIII. Nesta cidade fronteiriça não há nítida separação entre Brasil e Colômbia, aliás as cidades de Tabatinga e Letícia (na Colômbia) combinam sinergias entre elas.
Top 10 locais a visitar em Tabatinga
- Rio Solimões
- Catedral dos Santos Anjos da Guarda
- Fórum da Justiça Federal
- Mercado Municipal de Tabatinga
- Marco fronteiriço com a Colômbia
- Parque Zoo-botânico
- Porto de Tabatinga
- Prefeitura Municipal
Parque Nacional Lagoa do Peixe, Rio Grande do Sul
Parque Nacional Lagoa do Peixe: Este parque natural situa-se no município de Tavares, no extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul. É um parque muito rico em termos de fauna e flora, com destaque para as muitas espécies de aves migratórias que têm aqui passagem obrigatória nas suas deslocações Norte-Sul. Existem vários faróis que serviam de referência à navegação no Atlântico. São visíveis ainda vestígios dos naufrágios frequentes nesta zona. Pode ver-se também muitas capivaras.
Top 10 locais a visitar no Parque Nacional Lagoa do Peixe
- Farol de Mostardas
- Parque Nacional Lagoa do Peixe
- Farol Capão da Marca
- Lagoa dos Patos
- Farol da Solidão
- Oceano Atlântico Sul
- Trilha do Talhamar
- Trilha da Figueira
- Trilha das Dunas
- Município de Tavares
Rio Grande, Rio Grande do Sul
Rio Grande: É a cidade mais antiga e uma das maiores no Estado do Rio Grande do Sul. Devido à sua localização estratégica na costa Atlântica, a cidade foi fortemente povoada pelos portugueses mas também por muitas outras raças. A influência portuguesa é bastante visível a nível da arquitectura e da gastronomia. Para além da obrigatória visita à cidade, a praia de Cassino é um dos ex-libris de Rio Grande, pois é a maior praia do mundo, com uma extensão de 240km na costa atlântica.
Top 10 locais a visitar em Rio Grande
- Catedral de São Pedro
- Museu Oceanográfico
- Prédio da Alfandega
- Praça Xavier Ferreira
- Biblioteca Rio Grandense
- Museu da Cidade do Rio Grande
- Praça do Tamandaré
- Igreja de Nossa Senhora do Carmo
- Mercado Municipal
- Sobrado dos Azulejos
São José do Norte, Rio Grande do Sul
São José do Norte: uma península situada entre o oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos. Aqui podemos contemplar a beleza da margem da Lagoa e a das praias na costa do Atlântico. Vale a pena fazer a ligação de barco entre a cidade do Rio Grande e São José do Norte, para desfrutar da beleza da paisagem. Na cidade podemos ver a arquitectura típica portuguesa da época colonial, de onde sobressai a Igreja Matriz.
Top 10 locais a visitar em São José do Norte
- Igreja Matriz de São José do Norte
- Lagoa dos Patos
- Ponta do Bujuru
- Praia do Mar Grosso
- Praia do Barranco
- Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem
- Atalaia
- Molhe Leste
- Encontro das Águas
- Museu do Combate Farroupilha
Praia Balneário Mostardas, Rio Grande do Sul
Praia Balneário Mostardas: É uma das muitas praias de grande beleza natural, situada na costa Atlântica ao longo do Estado do Rio Grande do Sul. Apesar de receber muitos turistas conserva um aspecto de praia selvagem, de areia fina e branca protegida por dunas.
Top 10 locais a visitar na Praia Balneário Mostardas
- Parque Nacional Lagoa do Peixe
- Praia do Balneário Mostardense
- Cidade de Mostardas
- Lagoa Bacopari
- Farol Cristóvão Pereira
- Trilha das Dunas
- Oceano Atlântico Sul
Barra da Lagoa, Santa Catarina
Barra da Lagoa: Pertence à cidade de Florianópolis (capital do Estado de Santa Catarina) e tem de um lado o mar e do outro a Lagoa da Conceição. Sendo inicialmente uma vila piscatória, começou a desenvolver-se como local turístico e de veraneio da classe média-alta. Algumas zonas de rochas formam piscinas naturais. Há um trilho pedestre que começa na Barra da Lagoa e vai até à Galheta, e que permite uma vista panorâmica sobre as várias praias próximas.
Top 10 locais a visitar em Barra da Lagoa
- Piscinas naturais
- Praia da Barra da Lagoa
- Museu Aberto da Tartaruga Marinha
- Praínha da Barra
- Trilha da Galheta
- Mirante da Ponta da Galheta
- Lagoa da Conceição
- Praia da Galheta
- Canal da Barra da Lagoa
- Pedra do Frade
Praia do Santinho, Santa Catarina
Praia do Santinho Florianópolis: A Praia do Santinho é um paraíso afastado das praias movimentadas de Florianópolis. Fica a cerca de 40 km da cidade e devido ao acesso mais dificultado não é um destino de massas. Tem poucas infraestruturas de apoio, mas é esse estado puro que a torna tão especial. Devido à forte ondulação é um local de eleição para surfistas. O nome da praia deve-se às pinturas rupestres que se podem ver nas rochas e que, segundo a crença popular, seriam mensagens dos santos.
Top 10 locais a visitar na Praia do Santinho
- Praia do Santinho
- Museu Arqueológico ao Ar Livre
- Lagoa do Jacaré
- Dunas do Santinho
- Ponta dos Ingleses
- Trilha do Morro das Aranhas
- Parque Estadual do Rio Vermelho
- Trilha Caminho da Lomba do Ingá
Fortaleza de São José da Ponta Grossa, Santa Catarina
Fortaleza de São José da Ponta Grossa: Esta fortaleza faz parte de um triângulo de fortalezas, construídas pelos portugueses para evitar as invasões estrangeiras, nomeadamente dos Espanhóis. Fica a 25km de Florianópolis. O acesso à fortaleza faz-se por um trilho desde a Praia do Forte. Quando desembocamos na fortaleza, a vista sobre o mar e a Praia do Norte é espantosa.
Top 10 locais a visitar na Fortaleza de São José da Ponta Grossa
- Praia de Jurerê Internacional
- Fortaleza de São José da Ponta Grossa
- Praia do Forte
- Praia de Jurerê Tradicional
- Ponta dos Morretes
- Igreja São Francisco de Paula
- Open Shopping Jurerê
Santo Antônio de Lisboa, Santa Catarina
Santo Antônio de Lisboa: É um pedacinho dos Açores do outro lado do Oceano Atlântico. Aquando da expansão portuguesa esta localidade foi ocupada por colonizadores portugueses oriundos dos Açores. A influência desta ocupação permanece visível ainda hoje na arquitectura da cidade e nos costumes locais.
Top 10 locais a visitar em Santo António de Lisboa
- Igreja de Nossa Senhora das Necessidades
- Praça Roldão da Rocha Pires
- Praia de Santo António de Lisboa
- Feira das Alfaias
- Casarão Engenho dos Andrade
- Bairro Açoriano
- Museu O Mundo do Ovo
Praia do Jurerê, Santa Catarina
Praia do Jurerê: Esta praia fica no norte da Ilha de Santa Catarina, numa zona nobre com casas luxuosas e todas as infraestruturas criadas a pensar no turismo, como lojas, restaurantes e animação nocturna. A praia é tranquila, de areia muito branca, com pouca ondulação e água cristalina. Um verdadeiro paraíso de paisagem natural com todas as comodidades acessíveis a um passo de distância.
Top 10 locais a visitar na Praia do Jurerê
- Praia do Forte
- Fortaleza de São José da Ponta Grossa
- Praia de Santo António de Lisboa
- Praia do Jurerê Internacional
- Praia do Jurerê Tradicional
Porto Belo, Santa Catarina
Porto Belo: O nome não engana, esta cidade tem um importante porto onde atracam grandes cruzeiros. Para além das belas praias perto da cidade, aconselha-se a visita à Ilha de Porto Belo, que fica a 10 minutos de barco. Esta ilha é um parque natural, com vários trilhos pedestres e subaquáticos, pinturas rupestres e um eco-museu com uma colecção de fósseis com mais de 20 mil anos e um esqueleto de baleia-de-Bryde com 13m de comprimento.
Top 10 locais a visitar em Porto Belo
- Ilha de Porto Belo ou Ilha João da Cunha
- Praia de Porto Belo
- Pier de Porto Belo
- Ecomuseu Univali
- Costão das Vieiras
- Marina Costa Mansa
- Praia Caixa d’Aço
- Praia Araçá
- Praia do Estaleiro
- Praia do Perequê
Praias de Bombinhas, Santa Catarina
Praias de Bombinhas: A cidade de Bombinhas tem um grande número de praias ao redor, algumas delas quase selvagens, ricas em vegetação e pouco exploradas.
Há duas versões para o nome da cidade: o barulho das ondas a rebentar na costa ou então os estalidos provocados pelo pisar da areia que tem pequenos cristais de quartzo. Para além de desfrutar das paisagens idílicas das praias de Bombinhas, os desportos náuticos são um grande atractivo, especialmente o mergulho. Existem vários trilhos pedestres e a possibilidade de subir a um dos vários miradouros, como o Mirante de Bombas, onde se pode apreciar uma magnífica paisagem panorâmica sobre as praias.
Top 10 locais a visitar nas Praias de Bombinhas
- Praia de Bombinhas
- Praia de Quatro Ilhas
- Mirante Eco 360º
- Museu Comunitário Engenho do Sertão
- Morro do Macaco
- Capela da Imaculada Conceição
- Trilha da Tainha
- Mirante de Bomas
- Museu Charles Darwin
- Praia do Mariscal
Curitiba, Paraná
Curitiba: É uma das principais cidades do Brasil, capital do Estado do Paraná. Recebeu uma grande vaga de imigração europeia nos finais do século XIX, sendo possível ver a mistura de diversas culturas, cujas influências enriquecem a cidade. Ao contrário de outras grandes cidades no Brasil, aqui o crescimento sofreu um planeamento e é um exemplo em termos de organização. Em Curitiba é obrigatória a visita ao Museu do grande arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer e, se quiser sentir as diversas influências dos povos que aqui se fixaram, há um grande número de monumentos e parques alusivos a essas etnias, como por exemplo: o Museu do Holocausto, Bosque do Papa e Memorial da Imigração Polaca, Memorial da Imigração Ucraniana, Bosque Alemão ou Praça do Japão.
Top 10 locais a visitar em Curitiba
- Jardim Botânico
- Museu Oscar Niemeyer
- Museu do Holocausto
- Bosque Alemão
- Praça Tiradentes
- Catedral de Curitiba
- Bosque do Papa João Paulo II
- Parque Tingui
- Paço da Liberdade
- Centro Cultural Teatro Guaíra
São Paulo, São Paulo
São Paulo: É a maior cidade do Brasil e a maior da América Latina. Por isso mesmo é também a cidade com a maior quantidade de favelas, que caracterizam a paisagem da cidade. Cidade de contrastes, da pobreza das favelas para a vida cosmopolita sofisticada na Avenida Paulista, é assim a essência de São Paulo. A cidade apresenta um leque imenso de ofertas culturais e a própria cidade é um museu a céu aberto, com edifícios célebres como o Edifício Martinelli, o primeiro arranha-céus da América do Sul ou o edifício Copan, símbolo da arquitectura moderna brasileira projectado por Oscar Niemeyer.
Top 10 locais a visitar em São Paulo
- Catedral Metropolitana de São Paulo
- Avenida Paulista
- Mercado Municipal de São Paulo
- Museu de Arte de São Paulo
- Parque do Ibirapuera
- Teatro Municipal de São Paulo
- Parque da Independência e Museu Paulista
- Pinacoteca do Estado
- Rua 25 de Março
- Estação da Luz
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Rio de Janeiro: A cidade maravilhosa oferece uma paisagem muito característica entre mar e montanha. É a segunda maior cidade do Brasil, mas a mais turística. Está cheia de lugares conhecidos em todo o mundo que fazem de postal turístico da cidade: o Pão de Açúcar, o Morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, o Sambódromo, o Estádio do Maracanã e as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. O Carnaval é o ex-libris do Rio de Janeiro e nessa altura do ano a cidade transforma-se em festa. No entanto, mesmo sem ser na época do Carnaval, boa disposição e alegria é o que se pode esperar do povo carioca. Para além das belíssimas praias e avenidas, favelas como o complexo do Alemão ou Rocinha, são parte da imagem da cidade Maravilhosa.
Top 10 locais a visitar no Rio de Janeiro
- Cristo Redentor no Morro do Corcovado
- Pão de Açúcar
- Praia de Ipanema
- Estádio do Maracanã
- Barra da Tijuca
- Parque Nacional da Tijuca
- Bairro de Santa Teresa
- Jardim Botânico
- Bairro da Lapa
- Bairro do Centro
Foz do Iguaçu, Paraná
Foz do Iguaçu: É conhecida por aqui se situar as cataratas do Iguaçu, as maiores do mundo, que separam o Brasil da Argentina. A cidade acolhe milhares de turistas anualmente, que vêm ver esta maravilha do nosso planeta.
Top 10 locais a visitar na Foz do Iguaçu
- Cataratas do Iguaçu
- Parque Nacional do Iguaçu
- Hidroeléctrica Binacional do Iguaçu
- Marco das Três Fronteiras
- Ponte Internacional da Amizade
- Ponte da Fraternidade
- Parque das Aves
- Vale dos Dinossauros
- Templo Budista
- Ecomuseu
Parque Nacional do Iguaçu, Paraná
Parque Nacional do Iguaçu: O parque do Iguaçu é mais conhecido pelas cataratas do Iguaçu, formadas por 275 quedas d’água numa extensão de 3 km. É uma enorme quantidade de água que cai de uma altura de 65m, provocando um som magnífico. Ficar a ouvir o som da água a cair e contemplar a paisagem envolvente é daquelas experiências a fazer pelo menos uma vez na vida.
Top 10 locais a visitar no Parque Nacional do Iguaçu
- Cataratas do Iguaçu
- Foz do Iguaçu
- Trilha do Poço Preto
- Parque das Aves
- Salto do Macuco
- Trilha das Bananeiras
- Centro de Visitantes
- Praça e Estátua de Santos Dumont
- Garganta do Diabo
- Zoológico
Veja ainda outra lista dos melhores pontos turísticos do Brasil, com destinos diferentes daqueles que eu escolhi visitar.
Mapa do Brasil
Fronteira Brasil e Guiana Francesa
Para se passar a fronteira da Guiana Francesa (França) e com o Brasil é preciso apanhar um barco. O Rio Oiapoque é a fronteira natural entre o Brasil e a França. Uma viagem de lancha rápida entre os dois países leva mais ou menos 30 minutos, subindo ou descendo o rio, caso seja se você vem o vai para o Brasil.
Pessoalmente, eu fiz a viagem vindo da Guiana Francesa, e, entrei assim no Brasil pela primeira vez na fronteira da cidade de Oiapoque. Para o sentido inverso desde Saint Georges de l’Oyapock até Oiapoque no Brasil, o preço do barco é de 5 euros durante o dia e de 7.5 euros durante a noite. A viagem é muito bonita e passamos por debaixo da nova ponte que une os dois países.
Chegando a Oiapoque de barco, e para se chegar à Polícia Federal, é simples. Saia do barco, entre em terra, terá o Mercado Municipal à sua frente e o hotel Floresta à sua direita. Vire à esquerda e na pequena praça do Monumento da Independência do Brasil, vire à direita e suba a avenida, passando a pequena igreja paroquial. Siga mais um pouco, atravesse a rua para o outro lado e em frente a um monumento você tem o edifício da Polícia Federal.
As tarifas de transportes fluviais de Oiapoque até São Jorge de Oiapoque (França) = R$10 durante o dia e de R$15 reais durante a noite.
Formalidades fronteiriças
Todos os portugueses têm por direito permanecer até 90 dias (renováveis) em território brasileiro.
Na fronteira de Oiapoque, há uma lei que diz que se não pernoitarmos, podemos permanecer o dia lá, voltando para França antes de anoitecer, isto sem declarar presença ou carimbar o passaporte na Polícia Federal brasileira.
Para quem quer continuar viagem pelo Brasil a dentro, tem que se dirigir à Polícia Federal para tratar das legalidades do seu passaporte. Pode fazer isto depois de fazer check-in no seu hotel.
Não há posto de fronteira do Brasil quando chegamos de barco, temos que nos dirigir à Polícia Federal para tratarmos das legalidades da nossa permanência no país.
Na Polícia Federal é muito importante saber realmente quanto tempo você quer viajar no país.
Porquê?
Porque o polícia vai-lhe perguntar quanto tempo você vai viajar no Brasil, e o tempo que você disser, é o tempo que ele vai pôr no carimbo de entrada, mesmo se você tem direito até 90 dias.
No meu caso, e como só queria viajar cerca de 20 dias no Brasil, o polícia deu-me 40 dias no passaporte, e mais tarde tive que prolongar a estadia em Manaus, para mais 15 dias, custando um valor de cerca de R$65.
Ou seja, mais vale logo dizer 3 meses se você não tem a certeza de quanto tempo vai ficar a viajar no Brasil.
Fronteira Brasil e Venezuela
Como atravessar a fronteira Brasil Venezuela? A fronteira entre o Brasil e a Venezuela é uma das fronteiras mais fáceis da América do Sul. Na verdade não há quase controlo nenhum, e, se você quiser ir passar o dia na Venezuela (vindo do Brasil), ou passar o dia no Brasil (vindo da Venezuela), você pode.
Eu explico porquê. Então, para turistas que queiram ficar mais tempo no Brasil ou Venezuela, há que ir carimbar o passaporte com as autoridades. Para os que desejem ficar menos de 24 horas, há acesso aberto para ir às compras por exemplo. Nesta página tenho informação detalhada de como atravessar a fronteira Brasil até à Venezuela. Cidade de Pacaraima até Santa Elena de Uairén.
Como sair do Brasil
Para sair do Brasil é tão fácil como entrar. Basicamente o processo é o mesmo da entrada, mas que recebemos um carimbo de saída.
Apresentamo-nos ao segurança de porta, depois, quando o balcão da polícia estiver vazio e for a nossa vez, então aí sim vamos ao balcão entregar o passaporte. O polícia normalmente faz algumas perguntas, de onde viemos, etc. Carimbo saída. Já está.
Depois de passarmos pela fronteira brasileira, caminhamos até ao edifício de fronteira venezuelana – atravessando 1km pela zona de “no mans land”. Há aqui um monumento da amizade entre os dois países que você pode tirar fotos das bandeiras e estátuas.
Como entrar na Venezuela
Quando cheguei à Venezuela vindo do Brasil, tive que ficar 1 hora e meia à espera que o escritório da polícia de emigração abrisse.
Depois, o processo de entrada foi muito simples. Perguntaram a razão de visita, pediram o passaporte, e, carimbaram.
Mais simples que isto não há.
Para brasileiros, é só preciso a cédula pessoal brasileira.
Não é preciso passaporte. Mas, pelo sim pelo não, e como a Venezuela é um país muito instável, é melhor levar consigo o passaporte. Vejam até nesta fotografia seguinte:
Como sair da Venezuela
Quando saí da Venezuela o escritório de emigração estava aberto, por isso foi só chegar, entregar o passaporte, ser carimbado de saída e “hasta la vista Venezuela”. Muito fácil, demorou cerca de 5 minutos.
Como entrar no Brasil
Para entrar no Brasil é muito simples. Depois de passarmos pela fronteira Venezuelana, caminhamos até ao escritório da Polícia Federal – atravessando 1km pela zona de “no mans land”. Há aqui um monumento da amizade entre os dois países que você pode tirar fotos das bandeiras e estátuas.
Apresentamo-nos ao segurança de porta e ele dá-nos um boletim de turista para preencher. Depois, quando o balcão da polícia estiver vazio e for a nossa vez, então aí sim vamos ao balcão entregar o passaporte.
O polícia normalmente faz algumas perguntas, para onde vamos, a razão da viagem, etc. Podem ainda nos perguntar quanto tempo vamos ficar. Ou seja, mesmo que tenhamos 90 dias para ficar no Brasil, se você disser que só vai ficar 2 semanas, o polícia pode pôr no carimbo só 2 ou 3 semanas. Por isso, se não souber bem o tempo que vai ficar no país, peça o carimbo total de estadia = 90 dias.
Atravessar a fronteira da Venezuela sem passar na emigração
- Para aqueles que necessitem ir ao Brasil durante umas horas para ir ao Banco do Brasil para levantar dinheiro por exemplo, pode apanhar um táxi em Santa Elena de Uairén até La Linea no Brasil.
- Leve o passaporte consigo mas só em último caso.
- O que acontece é que, os militares de fronteira em mais e 99% dos casos, só olham para dentro do táxi, e deixam sair toda a gente, continuando viagem até dentro do Brasil.
- No lado brasileiro, a polícia está dentro do edifício por isso nem sabem que você existe.
- Eu por quatro vezes tive que ir levantar dinheiro ao Banco do Brasil, enquanto estava na Venezuela.
- Então apanhei o táxi que me levou a atravessar a fronteira sem ser parado.
- Fiquei no lado brasileiro na cidade de Pacaraima até fazer tudo o que necessitava (banco, comer açaí, ir à farmácia).
- Depois simplesmente fui de volta para Santa Elena, apanhando outro táxi (o preço é 30 bolivares venezuelanos).
Moeda do Brasil
A moeda do Brasil chama-se Real brasileiro. O dinheiro em notas do Brasil estão disponíveis em 1 real, 2 reais, 5 reais, 10 reais, 20 reais, 50 reais e 100 reais.
Roteiros no Brasil
Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias no Brasil de maneira independente. Itinerários de turismo no Brasil para 11 e 14 dias.
11 Dias no Brasil: Rio de Janeiro e Pantanal
- Dia 1 Rio de Janeiro
- Dia 2 Rio de Janeiro
- Dia 3 Rio de Janeiro
- Dia 4 Rio de Janeiro – Cataratas Iguassu
- Dia 5 Cataratas Iguassu
- Dia 6 Cataratas Iguassu – Brasília
- Dia 7 Brasília
- Dia 8 Brasília – Cuiabá – Pantanal
- Dia 9 Pantanal
- Dia 10 Pantanal
- Dia 11 Pantanal – Cuiabá
14 Dias no Brasil: Amazónia – Iguaçu e Pantanal
- Dia 1 Manaus
- Dia 2 Manaus – Floresta da Amazónia
- Dia 3 Floresta da Amazónia
- Dia 4 Floresta da Amazónia – Rio de Janeiro
- Dia 5 Rio de Janeiro
- Dia 6 Rio de Janeiro
- Dia 7 Rio de Janeiro – Cataratas Iguaçu
- Dia 8 Cataratas Iguaçu
- Dia 9 Cataratas Iguaçu – Brasilia
- Dia 10 Brasilia
- Dia 11 Brasilia – Cuiabá – Pantanal
- Dia 12 Pantanal
- Dia 13 Pantanal
- Dia 14 Pantanal – Cuiabá