Índice
Castelo de Dwin – Iraque
Há aquele tipo de locais capazes de despertar em nós os mais primitivos instintos de aventura. Está a ver, aqueles sítios que o hipnotizam de tal forma que perde facilmente o sentido de tempo e de espaço? Bem-vindo ao castelo de Dwin, no Iraque, claramente um desses casos, localizado numa região montanhosa a cerca de 60 km a nordeste de Erbil, no norte do Iraque.
“Este castelo terá supostamente pertencido a Jalaluddin, avô do famoso Saladino, que reuniu um imenso exército para expulsar os Cruzados europeus do Levante.”
Era de manhã e chovia imenso quando saí de Erbil, rumo a Rawanduz. Com aquelas condições meteorológicas não esperava um dia especialmente agradável.
No meu mapa tinha assinalado dois castelos que, contudo, estive tentado a ignorar de forma a seguir directamente para Rawanduz e encurtar ao máximo a exposição aquele dia escuro e nebuloso.
Mas a verdade é que já estava a rolar numa estrada secundária e mudar os planos significaria regressar a Erbil e decidi avançar com a ideia original. A primeira boa surpresa foi o forte de Dera, de onde se usufruem de grandes vistas sobre as montanhas envolventes.
Mas mais a norte tudo mudou quando cheguei ao Castelo de Dwin. A chuva intensificava-se e no meio daquele dilúvio mal podia acreditar no cenário que tinha diante dos meus olhos: o castelo e a paisagem envolvente são de uma beleza sem fim, a que não consegui resistir, e sair do carro para explorar aquele fantástico lugar cheio de história.
Este castelo terá supostamente pertencido a Jalaluddin, avô do famoso Saladino, que reuniu um imenso exército para expulsar os Cruzados europeus do Levante.
O Sultanato de Saladino englobava o Egito, a Síria, a Mesopotâmia, o antigo Hejaz e o Iémen. E em 1187, o exército que comandava bateu os Cruzados na Batalha de Hattin, abrindo as portas para a captura de Jerusalém e da Palestina.
A Rendição de Jerusalém a Saladino
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=qmjXim0lAto”]
O castelo foi construído num ponto elevado, cobrindo uma área de cerca de um quilómetro quadrado. A data da sua construção remonta ao Principado de Soran, por volta do século X, tornando-se na sua capital. Deste estatuto advém o nome do castelo, já que Dwin significa “a Capital”.
O Castelo de Dwin tornou-se um importante local na história curda da região norte do Iraque. Ali podemos ainda ver três torres de observação, segmentos de uma parede defensiva exterior, vários portões e um cemitério.
A possibilidade de explorar a região natal e o castelo de Saladino Ayoubi é uma oportunidade de mergulhar na História. Junto ao castelo existe um cemitério com campas muito peculiares. Uma delas é supostamente a da esposa de Saladino.