Índice
Quer ir de Portugal até ao Uzbequistão de Comboio? Há viagens que saem do conceito normal de férias e do que estamos habituados a pensar.
No outro dia, na conversa com um amigo, deparei-me com um interessante projecto que seria viajar desde Lisboa até Samarcanda – de Portugal até ao Uzbequistão utilizando o comboio como meio de transporte. Esta viagem é uma ideia espectacular que eu decidi então desenvolver um pequeno ensaio de modo a prestar informação para quem esteja interessado em fazê-la.
Uma possível viagem desde Lisboa até Samarkand levaria vários dias, e, passando por imensos países na Europa até chegarmos ao coração da Ásia Central no Uzbequistão.
Os países desta longa viagem: Portugal, Espanha, França, Alemanha, Polónia, Ucrânia, Rússia, Cazaquistão e finalmente o Uzbequistão.
Mapa
Perguntas e respostas
Tem que se fazer a viagem toda de uma vez?
Não. Na verdade a ideia principal aqui é a de ir parando em várias cidades ao longo de todo o percurso desta viagem de comboio desde Portugal até ao Uzbequistão. O que eu proponho é Lisboa até Paris, Paris até Berlim, Berlim até Varsóvia, Varsóvia até Lviv, Lviv até Kiev, Kiev até Moscovo, Moscovo até Tashkent, e finalmente desde Tashkent até à cidade histórica de Samarcanda. A proposta é ficar depois mais algum tempo para ver o Uzbequistão.
Quando tempo leva a fazer esta viagem?
O tempo depende de quantos dias quiser ficar em cada uma das cidades propostas neste ensaio de viagem de comboio até ao Uzbequistão. Por exemplo se resolver ficar 2 dias em cada cidade, o tempo suficiente para ver um pouco os monumentos e pontos mais importantes das cidades, então conte com pelo menos 15 dias – 2 semanas para fazer tudo com calma. Depois que chega ao Uzbequistão, aproveite para ficar e ver o país durante mais 1 ou 2 semanas.
Preciso levar o meu passaporte? São precisos vistos?
Sim claro que sim. Precisa de vistos para a Rússia, o Cazaquistão e o Uzbequistão. Os vistos podem ser feitos em algumas cidades que vai passar, como em Paris, em Berlim, ou em Kiev, ou Moscovo, ou então tentar fazer tudo em Lisboa – mais em baixo nesta página tem algumas instruções em como fazer os vistos para a Rússia, Cazaquistão e Uzbequistão. Precisa de levar algumas fotos tipo passe, seguro de viagem, e o seu bilhete de comboio já comprado como comprovativo de viagem.
Mas não é perigoso viajar assim? Posso fazer um seguro de viagem?
Epá estes países não são nada perigosos ou conhecidos de terem guerra ou coisas parecidas. De qualquer maneira eu para viajar aconselho que deve comprar um seguro de viagem. Eu compro sempre o seguro de viagens da World Nomads porque tem imensas coisas úteis que nos protege em viagem como a protecção de cancelamento de viagem até 1450 Euros; gastos de processos legais até 7200 Euros; atraso do avião pagando 350 Euros; atraso da bagagem até 350 Euros; perda, roubo ou extravio de bagagem até 1500 Euros; perda de passaporte ou dinheiro até 150 Euros; e as outra coisas mais graves normais de um seguro mas que não é preciso mencionar mas este seguro cobre a 100% todo o tipo de despesas médicas e de evacuação ou emergência. este seguro este seguro protege em viagem sobre vários acontecimentos e ocorrências e a um preço muito competitivo. Neste caso de uma viagem de 3 semanas, o seguro custa 75 Euros englobando todos os países do mundo menos o seu país de nacionalidade. Compre o seguro e faça uma impressão em papel que ande sempre consigo e tenha uma cópia também dentro do seu email.
Quanto custam os hotéis pelo caminho?
Em todas as cidades há a opção de hotéis baratos e hotéis mais caros. Tudo depende de si e do seu orçamento de viagem. Lembre-se que há em todas as cidades por onde vai passar, pousadas da juventude que custam entre 10 e 20 Euros por noite; e hotéis que rondam os 50 e 100 Euros por noite por pessoa. Outra vez, tudo depende de si e do dinheiro que tem disponível para viajar. A maior parte das dormidas da viagem será dentro do próprio comboio já que muitos percursos se fazem de noite em comboios tipo Couchette. Para pesquisar vários hotéis onde tem a hipótese de listar alojamento por preço, veja o site do Booking.com onde pode facilmente comparar preços e fotografias, escolha a sua cidade e já está. Encontrará hotéis desde 20 Euros até ao preço que desejar. Se procurar bem neste site encontrará páginas de pousadas da juventude por todas estas cidades inseridas neste itinerário.
Quanto custa esta viagem toda?
Esta não é uma viagem barata, mas também não é uma viagem cara ainda para mais que temos que perceber quantos países atravessamos e realmente quantos kms fazemos durante 2 semanas. Os preços mais caros dos comboios são em França e Alemanha. Tirando isso, todos os outros comboios são de preço acessível. Lembre-se que há sempre preços especiais pela Internet se comprar com antecedência, e também as tarifas jovem com um desconto de 25% das tarifas normais para menores de 26 anos. O preço total desta viagem ronda os 550 Euros num trajecto de milhares de kms de comboio, incluindo muitas dormidas no próprio comboio, ou seja, todas as viagens incluem o preço da dormida. Repare também uma coisa, eu em 2004 voei desde Lisboa até Almaty no Cazaquistão via Frankfurt, e, o bilhete de avião só ida custou-me 440 Euros.
Ou seja, uma simples viagem de avião custou quase isso, não passando por mais país nenhum. Assim estes 550 Euros é a visitar imensos países pelo caminho. Pense nisso. Como poupar um pouco de dinheiro? Bem, como as viagens de comboio mais caras são realmente em França e Alemanha, ou que pode fazer é comprar um bilhete de avião barato por cerca de 70 Euros, porque há voos regulares entre Lisboa e Frankfurt, e voar desde Portugal até à Alemanha, poupa assim mais de 250 Euros pois não precisa de comprar os bilhetes Lisboa – Hendaye – Paris – Berlim. Tem voos de Lisboa até Moscovo por 150 Euros; e voos de Lisboa até Varsóvia por 170 Euros para consultar as promoções e melhores preços de avião para a data que deseja. Para uma avaliação total, penso que pode fazer esta viagem durante um mês com cerca de 1000 Euros.
O que levar na Mala para Viajar?
Parecendo ridícula, esta pergunta é muito relevante e de extrema importância para todos os viajantes. Incrivelmente uma das coisas que mais gente procura quanto vem a este site já que fiz uma página só a falar desse tema de como arrumar a mochila. O segredo de levar menos coisas e menor mochila para viajar não está propriamente na quantidade de coisas em si, mas, da maneira como as arrumamos e da atenção que temos para as arrumar. Normalmente atafulhar as coisas para dentro de uma mochila ou mala de viagem não dá para levar nada, e, precisamos ainda de mais espaço. Há imensos espaços mortos dentro das malas que podemos por outras coisas.
Uma das questões é também no carregar produtos de limpeza cosmética e higiene. Vejo que muita gente viaja com um sabonete grande, gel de duche, frasco grande de champô pasta de dentes pacote grande, etc. Tudo em grande. Comprem sempre coisas estilo viagem e que se adaptem bem a uma mala de viagem. Se o champô que usa não há em frasco pequeno, invente um, compre um frasco pequeno e despeje para lá o seu champô preferido. Por isso o meu conselho é, compre uma mochila pequena de 30 litros por exemplo e compre ainda uma série de coisas úteis que possam fazer com que poupe espaço a arrumas as coisas. Nunca vale a pena levar muita coisa já que no caso de roupa por exemplo, podemos ir lavando. É muito fácil lavar uma t-shirt ou lavar umas meias ou uns boxers na casa de banho do hotel. Põe-se a secar e normalmente na manhã seguinte está seco: o segredo está no espremer bem a roupa para sair a água toda. Assim seca melhor. Outro tipo de coisas podemos sempre comprar em viagem. Veja se a sua mala é à prova de água pois há malas que parecem que são mas não a 100% e em situações que chova mesmo muito fica com tudo molhado – Atenção. É por isso que mais vale dar mais dinheiro por uma boa mala porque duram mais tempo. Ter uma bolsinha de colo / cintura dá jeito para pôr documentos e as coisas que precisa ter sempre mais à mão.
Comboio Lisboa Paris
Esta viagem de comboio de Lisboa até Paris é enorme e tem que trocar de comboio na fronteira do norte de Espanha e sul de França. Fará então o comboio Sud Express de Lisboa até Hendaye, e depois o TGV desde Hendaye até Paris. O TGV de Espanha até França tem lugares em 1ª e 2ª classe, e um café-bar que serve bebidas e snacks diversos.
O Sud Express tem partidas diárias de Lisboa na Estação de Santa Apolónia às 16:30 ou a Estação do Oriente às 16:38, chegando a Hendaye às 07:10 da manhã seguinte.
O transfere entre os comboios espanhóis e franceses faz-se em Hendaye, no lado francês. É um transfere fácil que se faz na plataforma TGV para o comboio direcção Paris. Há vários horários para este trajecto mas por exemplo a viagem de comboio directo de Hendaye para Paris de comboio TGV de alta velocidade deixa Hendaye às 10:26 e chega à Gare Montparnasse em Paris às 16:00; o então a que deixa Hendaya às 17:23 e chega à Gare Montparnasse em Paris às 23:50. Mas há muitos mais possibilidades de horários.
Preços pelo comboio Sud Express
- Classe turista – assento de comboio normal = 67 Euros
- Classe turista – lugar cama em compartimento com 4 camas = 94 Euros
- Classe turista para quem já tem bilhete de InterRail – assento de comboio normal = 7 Euros
- Classe turista para quem já tem bilhete de InterRail – lugar cama em compartimento com 4 camas = 30 Euros
- Classe média – lugar cama em compartimento com 2 camas = 138 Euros inclui pequeno-almoço
Preços pelo comboio TGV
- Os preços desta viagem variam entre 20 e 93 Euros, dependendo da altura e do horário que utilizar. A duração da viagem de comboio até Paris varia de 5h e 30 minutos até 6h e 27 minutos. Veja melhor os horários e preços na altura em que quer viajar consultando o site da « SNCF – Société nationale des chemins de fer français » em http://www.sncf.com.
2 dias em Paris
Paris é uma cidade cheia de história, capital francesa com aproximadamente 10 milhões de habitantes.
Paris é atravessada pelo Rio Sena e é uma das cidades do mundo que recebe mais turismo por ano.
Em 1991, as margens parisienses do rio Sena foram inscritas na lista do Património Mundial da UNESCO.
2 dias em Paris serão facilmente preenchidos a visitar inúmeros monumentos, museus e local interessantes.
Durante a sua estadia em Paris não perca lugares tais como a famosa a Torre Eiffel que é provavelmente um dos monumentos mais fotografados de todo o mundo e sem dúvida o símbolo da cidade de Paris e da França em geral; a enorme rua dos Champs Elysées onde se encontra o Arco do Triunfo que é o monumentos de memória à vitória francesa na batalha de Austerlitz; a Praça da Concórdia onde está o Obelisco de Luxor e onde Luís XVI e Maria Antonieta foram decapitados pela guilhotina; a Praça da Bastilha – local fulcral na Revolução Francesa; uma curta visita ao cemitério de Père-Lachaise local onde imensa gente famosa tais como Honoré de Balzac, Oscar Wilde, Marcel Proust, Eugène Delacroix, Max Ernst, Pierre Bourdieu, Auguste Comte, Maria Callas, Jim Morrison do grupo The Doors, Frédéric Chopin, Édith Piaf, Molière, e mesmo Allan Kardec o criados da doutrina do espiritismo.
Para os amantes da arte, não perca o gigante Museu do Louvre que tem em exibição permanente mais de 35 mil obras de artes.
O Museu do Louvre está situado entre o rio Sena e a Rue de Rivoli e é lá onde pode ver as obras de arte muito famosas da Mona Lisa, a Vénus de Milo, a Vitória de Samotrácia entre outras; o Museu Nacional de Arte Moderna dentro do Centro Georges Pompidou; o Museu de Orsay; o Museu Picasso, e muitos outros já que Paris tem nada mais nada menos que 100 museus dentro da cidade.
Comboio Paris Berlim
Esta viagem faz-se de noite e em comboios de alta qualidade da Deutsche Bahn – a companhia nacional de caminhos de ferro alemães. A viagem demora 13 horas e há partidas diárias desde Paris às 20:20 da noite. O comboio chega a Berlin Ostbahnhof às 09:31 da manhã seguinte. Existem três tipos de compartimentos a bordo: quartos com casa-de-banho com 1 ou 2 camas; compartimentos beliche que são as chamadas de Couchettes; e ainda os assentos de comboio normais, uma cadeira de comboio. Pesquise bem no site « DB – Deutsche Bahn AG » em http://www.bahn.com, porque há preços de promoção com tarifas especiais mais baratas se reservar com antecedência.
Preços pelo comboio City Night Line Perseus
- Classe turista – assento de comboio normal = 129 Euros
- Classe turista – lugar cama em compartimento com 4 camas = 167 Euros
2 dias em Berlim
Berlim é a capital da Alemanha e é sem dúvida um grande destino de viagem.
Espantosamente Berlim está cheia história, palácios, monumentos, museus, e há sempre alguma coisa para fazer para todo o tipo de viajantes. Berlim é um dos dezasseis estados da Alemanha – é então uma chamada cidade-estado e tem uma população de cerca de 3,5 milhões de pessoas.
A cidade em si é bastante calma, não é o tipo de cidade caótica e cheia de carros e barulho. Em 1990, 1992, 1999, os palácios e parques de Potsdam em Berlim foram inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO.
Não perca visitar locais como o Checkpoint Charlie e o que resta do Muro de Berlim; a Ilha dos Museus no rio Spree no centro da cidade, onde se encontram 5 museus; o Reichstag que é o edifício do Parlamento Federal; o Palácio de Bellevue;
Comboio Berlim Varsóvia
Este comboio é muito bom e rápido num trajecto entre as capitais da Alemanha e Polónia, um percurso de 570km. Há 3 comboios directos por dia saindo da estação dos comboios de Berlim Ostbf e chegando à estação de comboios Warszawa Centralna. Há então o comboio das 04:47, o das 6:40 e o das 16:40. A duração da viagem é sempre de 5h e 40 minutos.
Preços pelo comboio Berlin-Warszawa Express
- Classe turista – assento de comboio normal = 45 Euros
Para mais informações nos horários visite o site da PKP companhia de transportes de caminho de ferro Polacos em www.pkp.pl ou para ir directo à página de buscas em inglês clique aqui: PKP Route Planner.
Comboio Varsóvia Kiev
Esta viagem desde a Polónia até à capital da Ucrânia demora cerca de 25 horas. Há um comboio directo passando por Minsk na Bielorrússia mas como é preciso visto de trânsito, evita-se então entrar na Bielorússia.
A alternativa é mudar de comboio em Lviv, no sudoeste da Ucrânia, e depois apanhar o comboio até Kiev.
Este comboio que faz a ligação Varsóvia até Lviv é o conhecido e mítico Odessa Express, ligando assim a cidade de Varsóvia com a cidade de Odessa no Mar Negro.
Uma coisa muito interessante neste comboio é que é em carruagens cama ou seja, eu fiz a viagem praticamente toda de dia mas o meu lugar era numa casa num compartimento cama.
A minha companheira de compartimento era uma senhora que ia até Odessa. Muito simpática ofereceu-me imensos chocolates.
Preços pelo comboio Warsaw-Odessa Express
- Classe turista – lugar cama em compartimento com 4 camas = 28.60 Euros
Preços pelo comboio regional:
- Classe turista – assento de comboio normal = 9 Euros
Comboio Kiev Moscovo
O comboio desde Kiev até Moscovo demora aproximadamente 10 horas e parte de Kiev Passazhirsky às 20:09 e chega a Moscovo Kievsky na manhã seguinte às 06:39. Moscovo é a capital e a cidade mais populosa da Rússia, assim como a segunda mais visitada a seguir a São Petersburgo. O epicentro de Moscovo é a Praça Vermelha e o seu Kremlin, que formam um Lugar Património Mundial da Humanidade da UNESCO, não sendo contudo os únicos pontos de interesse na cidade. Você precisa de um visto da Rússia por isso pense em fazê-lo antes de sair de Lisboa.
Preços Comboio Kiev-Moscovo
- Classe turista – assento de comboio normal = 60 Euros
Visto para a Rússia
Todos os cidadãos portugueses precisam de um visto para entrar na Rússia. Fazer o visto de turismo para a Rússia não é uma tarefa fácil pois envolve muitos processos e burocracias. Precisa de fazer um visto de 2 entradas, o qual se faz facilmente na Embaixada da Rússia em Lisboa custa 35 Euros para um visto trânsito de uma ou duas entradas com 1 semana de espera, e, 75 euros para uma emissão rápida num espaço de 48 horas. A Embaixada da Rússia em Lisboa fica situada na Rua Visconde de Santarém nº 75. O telefone é: 21 846 44 76. Facilmente pois tenho uma página de explicação passo-a-passo para que não aconteça o que acontece a muita gente e não saber como se faz o visto.
Para tirar o visto para a Rússia precisa de um passaporte válido pelo menos 6 meses após a data da saída da Rússia; precisa de um formulário para obtenção do visto completamente preenchido com uma fotografia de tamanho 3,5 x 4,5 cm; precisa dos bilhetes de transporte (de ida e volta) com a data de partida confirmada, o visto do pais de destino final ou do país vizinho da Rússia cujo território vem a seguir no itinerário da viagem. O tempo da permanência no território da Rússia não pode exceder 10 dias; e ainda uma apólice de seguro médico obrigatório (que cobre todo o período da sua permanência na Rússia) emitido por uma companhia de seguros que tem o Acordo assinado com um parceiro na Rússia. Para informações mais detalhadas sobre como pedir um visto para a Rússia visite a página que fiz sobre como fazer visto para a Rússia, veja aqui- Visto Russia. Não encontrará na Internet local com informação mais detalhada que esta página que fiz. Em pouco tempo tornar-se há um especialista em fazer um visto para a Rússia.
Comboio Moscovo Tashkent
Há um comboio 3 vezes por semana ligando as cidades de Moscovo na Rússia e Tashkent no Uzbequistão.
O comboio atravessa a Rússia, o Cazaquistão, entra novamente noutra parte da Rússia antes de entrar novamente no Cazaquistão para finalmente entrar no Uzbequistão.
Você não precisa de visto para o Cazaquistão nem para o Uzbequistão.
Aconselhe-se na embaixada da Rússia em Lisboa para este assunto. A viagem faz-se no comboio “Uzbekistan” e demora 3 dias saindo de Moscovo na estação Kazanski às 23:25 de 2ª Feira, 4ª Feira e 6ª Feira, chegando a Yaisan na fronteira da Rússia / Cazaquistão por volta das 10:30 de 4ª Feira, 6ª Feira ou Domingo, e finalmente chega ao seu destino de Tashkent às 19:05 de 5ª Feira, Sábado ou 2ª Feira.
Tashkent é a capital do Uzbequistão, uma cidade com quase dois milhões e meio de habitantes e com muito para oferecer aos seus visitantes: marco histórico da Rota da Seda, conjuga elementos clássicos com uma mostra de arquitectura da era soviética e uma mão cheia de prometedores museus.
Preços comboio Moscovo-Tashkent
- Classe turista – lugar cama em compartimento com 2 camas = 175 Euros
Comboio Tashkent Samarkand
O mítico comboio Bukhara Express é um dos comboios mais interessantes para se fazer na Ásia Central.
Esta viagem faz-se desde Tashkent a capital do Uzbequistão, até à cidade de Bukhara, passando por Samarkand. Estas duas cidades são muito importantes a nível histórico e cultural na Ásia Central.
Quer uma quer outra têm imensos monumentos espantosos para visitar. Sem dúvida que o Uzbequistão é um destino único ainda por descobrir pela maior parte dos viajantes.
Preços Comboio Tashkent-Samarkand:
- Classe turista – assento de comboio normal = 5 Euros
- Classe turista – lugar cama em compartimento beliche = 9 Euros
- Classe extra – lugar cama em compartimento com 2 camas = 13 Euros
- Classe extra – lugar cama em compartimento com 4 camas = 22 Euros
2 dias em Samarcanda
Samarcanda também escrita Samarkand é a segunda maior cidade do Uzbequistão e é sem dúvida a mais importante cidade da Rota da Seda na Ásia Central.
Estas rotas eram uma série de ligações e estradas através da Ásia Central e da Ásia do Sul, usadas no comércio da seda, especiarias e incenso entre o Oriente e a Europa.
O viajante veneziano Marco Polo percorreu a Rota da Seda no século XIII. Em 2001, Samarcanda foi inscrita na lista do Património Mundial da UNESCO.
Eu tive a oportunidade de visitar esta linda cidade no Verão de 2004 e novamente duas vezes em 2012 e adorei. Os monumentos de maior interesse da cidade histórica de Samarkand são a Praça do Registan que é para mim uma das praças mais bonitas por já passei.
Esta praça é famosa pelos desenhos de animais que decoram uma das 3 escolas corânicas, pois é uma violação islâmica sobre a representação de seres vivos; a Mesquita de Bibi-Khanym que foi em tempos a maior mesquita do mundo antes de um sismo a destruir em 1897; a Necrópole de Shakhi-Zinda onde estão algumas das mulheres e capitães de Tamerlão que foi o último dos grandes conquistadores nomadas da Ásia Central de origem Turco-mongol; o Mausoléu de Gur-Emir; o Observatório de Ulugbek que é um observatório do século XV e foi o primeiro observatório do oriente, com um sextante de 30 metros mandado construído por Ulugbek para efectuar mapas astro-náuticos precisos. e o Museu de Afrasiab. A cidade em si não é muito grande e dá para explorar facilmente a pé, interagindo então com um povo muito acolhedor e simpático. Samarcanda é um dos centros históricos do povo tadjique na Ásia Central.