Índice
Viajar pressupõe um pouco de organização. Mesmo para o mais livre dos viajantes, que nunca organiza nada, há sempre uma lista de coisas a fazer antes de viajar.
Apesar de só haver três coisas que você realmente precisa para sair e ir descobrir o Mundo (o passaporte, tempo e dinheiro), há ainda uma lista de coisas que você poderá ter em conta, para organizar uma viagem, seja viajando sozinho, com amigos ou família.
Dicas para organizar a sua viagem
1 – Documentos de identificação
Se você é português e quer viajar pela União Europeia, então só precisa de levar consigo o bilhete de identidade ou cartão de cidadão. Em Julho de 2013 com a adesão da Croácia, a União Europeia passou a ter 28 Estados membros.
Você pode então viajar livremente sem passaporte nos seguintes países:
Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Reino Unido.
Todos os outros países do mundo você precisa de ter um passaporte válido. Há alguns países que é necessário um Visto de entrada prévio para se poder entrar. Dependendo do país, fazer um visto de viagem pode demorar de 2 até 20 dias úteis.
Se você é brasileiro e quer viajar pelo Mercosul, então só precisa levar consigo a sua cédula de identidade.
É assim desde Junho de 2008, em que turistas brasileiros, podem viajar livremente por todos os países do Mercado Comum do Sul, o Mercosul – sem passaporte nem visto de entrada.
Você pode então viajar livremente sem passaporte nos seguintes países:
a Argentina, o Paraguai, o Uruguai e a Venezuela. A Bolívia encontra-se em processo de adesão.
Todos os outros países do mundo você precisa de ter um passaporte válido. Há alguns países que é necessário um Visto de entrada prévio para se poder entrar. Dependendo do país, fazer um visto de viagem pode demorar de 2 até 20 dias úteis.
2- Escolher o destino para ir de férias
Definir metas e projectos de viagem é importante. Decidir para onde vai, depende de muitos factores, incluindo o seu gosto pessoal, segurança, temperatura e até custo de viagem.
Isto não quer dizer que você não decida o seu destino de viagem em cima da hora. Eu já por várias vezes fui até ao aeroporto e pedi um bilhete para o próximo país não interessa qual. Fiz isto 2 vezes – um fui parar a Barcelona outra a Berlim.
Bem, escolher um destino de viagem é uma tarefa muito vaga, pois tem todo o Mundo para escolher. Todos os continentes têm níveis de dificuldade diferentes, África por exemplo é o continente mais perigoso e mais difícil de viajar, sendo a Europa e América do Norte os mais fáceis. A Ásia e América Central e América do Sul deverão ter o mesmo grau de dificuldade.
Para os viajantes inexperientes, países como França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá não apresentam grande dificuldade de viagem, mas países como Afeganistão e Somália por exemplo, será só para viajantes mais seguros de si e com mais alguma experiência na estrada. Rapidamente tento fazer uma lista de países e dificuldade de viagem:
- Países fáceis para viajar: Toda a União Europeia, Canadá e Estados Unidos da América, Turquia, Irão, Japão, Austrália e Nova Zelândia, Emirados Árabes Unidos, Omã, etc…
- Países dificuldade média para viajar: Marrocos, Uzbequistão, Cazaquistão, Quirguistão, América Central e América do Sul, Rússia, Bielorrússia, Etiópia, Nepal, Ucrânia, China e Sudeste Asiático, África do Sul, Jordânia, etc…
- Países difíceis para viajar: África Ocidental, África Central, África Oriental, e África Austral, Papua-Nova Guiné, Egipto, etc…
- Países muito difíceis para viajar: República Democrática do Congo, Iraque, República Centro Africana, Nigéria, Mali, Chad, Níger, Iémen, Afeganistão, Síria, etc…
- Países difíceis de conseguir visto de turismo: Arábia Saudita, Guiné Equatorial, Angola, Turcomenistão, Argélia, etc…
- Países em Guerra ou em conflito armado: Afeganistão, Somália, México, Sudão, Síria, Iraque, Egipto, Colômbia, Iémen, Paquistão, Palestina e Israel, Indonésia, Índia, Coreia do Norte, Filipinas, Nigéria, Tailândia, Rússia, Líbia, Líbano, República Democrática do Congo, Guiné Bissau, República Centro Africana, Mali, Argélia, Níger, Chad.
Há ainda vários pontos e tipos de viagem que podemos escolher:
- O que pretende fazer das suas férias?
- Quer turismo de praia?
- Cultura, museus e monumentos?
- Deserto ou montanha?
- País desenvolvido ou de 3ª Mundo?
- Cidade ou rural?
- Conduzir ou transportes públicos?
3 – Organizar mala de viagem
Fazer a mala de viagem é a tarefa que requer mais preparação.
Porquê?
Por se não, você acaba por viajar com uma grande mala / mochila, cheia de coisas que realmente não precisa nem nunca vai usar durante a sua viagem.
Você duvida?
Veja só por exemplo:
– viajar independente pressupõe que você tenha liberdade, e liberdade, é sinónimo de autonomia. –
Ou seja, viajar com uma mala que você nem consegue levantar não é muito lógico.
Você precisa de escolher bem, e levar consigo só o necessário, e assim carregar menos peso.
Ou seja, tente ter uma mochila ou mala de viagem que não passe os 15 quilos . Eu pessoalmente tenho uma mochila que não leva mais de 12 quilos muito cheia, mas, normalmente carrego entre 8 e 10 quilos.
Mas como carregar menos peso e organizar bem a sua mala de viagem?
Ideia principal é: Tenha uma mala que você possa levar consigo como bagagem de mão dentro dos aviões. Ou seja, será este o melhor modelo de mala de viagem, já que lhe dá autonomia de movimento e também, deixará de ter de esperar pela sua bagagem quando sai do avião.
Olhe, por exemplo, leve só um par de sapatos bons para caminhar e uns chinelos. Você vai de viagem, de certeza que poderá usar os mesmos sapatos, sapatilhas ou ténis durante um tempo.
Se você for dar a volta ao mundo, ou viajar por vários meses seguidos, quando os seus sapatos ficarem rotos ou velhos, simplesmente compre uns novos. É fácil e interessante andar às compras noutro país.
Outro factor importante é o de lavar a roupa. Se você for de viagem 2 semanas, então levará roupa lavada para cada dia das suas férias?
Não pode…
Você tem que aprender a lavar a sua roupa no hotel, ou, a maior parte dos hotéis, pensões, hostels e pousadas têm servido de lavandaria.
Ou seja, organize a sua roupa para cada semana você lavar o que usou e tem sujo na mala.
Eu pessoalmente lavo a minha roupa interior, todos os dias, ou seja, não transporto mais de 3 dias de roupa interior, porque tenho sempre lavada.
Coisas úteis em viagem: ficha tripla / Tê – extensão ou Benjamim, para carregar o seu computador, telemóvel / celular e bateria da máquina fotográfica ao mesmo tempo. Se você só tiver uma tomada de electricidade no seu quarto de hotel, e tiver 3 coisas para carregar esta á uma excelente solução.
Frascos de champô pequenos. Melhor que andar carregado com frascos de meio litro. Isto aplica-se a todos os frascos e bisnagas de cosmética. Compre pequeno, dentro dos valores permissíveis para entrar no avião com bagagem de mão. Estes frascos duram várias semanas e quando você usar tudo, vá a um supermercado e compre de novo.
Mala ou mochila?
A mochila tem a particularidade de você poder distribuir o peso pelas costas. Enquanto que uma mala de viagem você leva sempre num só braço, e passado algum tempo deixa de ser confortável para viajar. Ter uma mochila forte, com vários compartimentos e de uma marca boa, faz com que você tire melhor partido da viagem.
4- Verificar condições de saúde e vacinas necessárias
A sua saúde é o que mais importante você tem. Seja em viagem ou em casa.
Adoecer em viagem estraga os seus planos, por isso cuide de si.
É importante ter uma lista de vacinas aconselhadas para viajar. Algumas destas vacinas você já tem, mas normalm
ente as vacinas importantes e que você deve ter em dia são a da febre amarela, cólera, difteria, encefalite japonesa, hepatite A, hepatite B, gripe, raiva, tétano e febre tifóide.
A vacina da febre amarela dá direito a uma pequena caderneta de comprovativo, da qual você deverá sempre guardar consigo, pois nalguns países do mundo, esta vacina é obrigatória para entrar.
Na sua mochila, tenha sempre à mão uns anti-gripais e comprimidos para parar diarreia. Se for para países tropicais leve comprimidos contra a malária em stand-by, ou seja, para serem tomados se você tiver os sintomas; ou, tome os comprimidos e faça a profilaxia da malária / paludismo antes de viajar.
Visite o site de Saúde do Viajante aqui: Consulta de Saúde do Viajante.
Antes de viajar vá tratar dos seus dentes, ou então faça um simples check-up para ver se está tudo em ordem. Não quer surpresas de um dente doído durante a viagem.
Durante o tempo de viagem tome um complexo vitaminico, sempre bom para lhe fortalecer o sistema. Se viajar durante muitos meses, tome uma embalagem de vitaminas cada 4 meses. Estas são fáceis de comprar em qualquer farmácia em todos os países do mundo.
Ter um Seguro de viagem é muito importante para viajar tranquilamente, sabendo que tudo o que fazemos ou temos connosco está segurado e que poderemos sempre ser reembolsados se alguma coisa menos boa acontecer.
Os seguros de viagem cobrem perda, roubo ou extravio de documentos, roubo de material e bagagem, atraso e perda de voos, despesas médicas, etc.
5- Comprar bilhete de avião
Ora aqui está o que muita gente gosta de fazer.
Esta é uma das partes favoritas da viagem para muitos viajantes.
Como comprar um bilhete de avião é fácil.
O mais importante é você não comprar o seu bilhete através de uma agência de viagens. Simplesmente você não precisa deles, pois pode comprar directamente na Internet, escapando assim pagar a comissão que eles cobram por esse serviço.
O preço que você paga por um bilhete de avião depende do tempo e paciência que você tem.
Se você não se preocupa com o preço e não se importa de pagar mais caro, então realmente não é preciso grande organização para comprar um bilhete de avião.
Por outro lado, se você não gosta de esbanjar dinheiro, e não se importa de perder umas 2 ou 3 horas a procurar o seu bilhete de avião com destino, data e preço perfeito, então você terá o fruto de pagar mais barato pelo mesmo bilhete.
Como?
Simplesmente porque às vezes, os preços variam de companhias aéreas, dias da semana, se compra o bilhete com antecedência, ou se faz escala, etc…
6- Encomendar um guia de viagem
Há dois livros guias de viagem que eu gosto e acho muito úteis. Os Dorling Kindersley e Lonely Planet.
Se você comprar um destes livros poderá ter consigo um guia de viagem, aprender sobre a cultura e história dos locais onde viaja, e, ter ainda informação prática de viagem como melhores destinos, o que visitar, alojamento e restaurantes.
Na verdade os dois complementam-se. Um tem imensa informação histórica, fotos, diagramas e desenhos explicativos, e o outro tem muita informação prática de viagem. Se comprar os dois vai muito bem servido.
7- Reservar alojamento Online
Eu aconselho sempre a marcar hotel para a primeira e segunda noite na cidade onde você chega de avião. Assim terá o conforto de já saber onde vai dormir, e, ambientar-se ao novo país de uma maneira mais organizada e segura.
Se você gosta de ter tudo certinho e os hotéis todos marcados, então use o site Booking.com para pesquisar e reservar online. Este site tem promoções sazonais e há hotéis que fazem “web specials” com até 50% de desconto. Muito bom.
Para os mochileiros, uma boa solução de reservar um hostel online é no site Hostelworld.com. Lembre-se que há cidades que durante a época alta é muito difícil conseguir uma cama num hostel assim em cima da hora. Reserve com antecedência. Cidades que enchem são Roma, Veneza, Reykjavík, Nova Iorque, Madrid e Paris por exemplo.
E pronto, espero que estas dicas de ajuda em como organizar viagem tenham sido úteis. Se você tiver algo a acrescentar, por favor deixe um comentário no fundo desta página. As suas ideias serão bem-vindas. Boa viagem!