Viagens de Grupo

Guia de viagem para passar férias na Geórgia

Categorias Geórgia Etiquetas
Férias na Geórgia
Férias na Geórgia

A Geórgia é um país fascinante para passar férias. A Geórgia é uma pérola escondida no mundo. É um país com uma história muito forte e com muitos pontos interessantes para visitar durante umas férias num destino diferente. Na encruzilhada da Europa e da Ásia, a Geórgia é um destino ainda desconhecido para os viajantes.

Localizada na região do Cáucaso, a leste do Mar Negro, o país é abençoado com uma natureza extraordinária. Principalmente ortodoxo a nível religioso, o país está repleto de igrejas situadas em montanhas espectaculares. Kutaisi, a segunda maior cidade da Geórgia, é imperdível por sua vibração boémia e romântica. Muitos locais incomuns estão escondidos na Geórgia, como a magnífica cidade troglodita de Vardzia ou o mosteiro de David Gareja situado em um ambiente semidesértico mesmo no limiar da fronteira com o Azerbaijão.

Visitei a Geórgia quatro vezes, e cada vez foi uma surpresa como que tivesse a visitar um país novo, cheio de novas aventuras e lugares lindos para viajar. A comida da Geórgia é muito boa. Sem dúvida que aconselho todos a viajarem neste país desconhecido na zona do Cáucaso.

O Caúcaso é uma região da Europa oriental e da Ásia ocidental, entre o mar Negro e o mar Cáspio, que inclui a cordilheira do Cáucaso e planícies adjacentes. Um lugar muito bonito e interessante.

Geórgia

Bandeira da geórgia
Bandeira da geórgia
Bandeira da geórgia
Bandeira da geórgia
  • Capital: Tbilisi
  • Língua oficial: Georgiano
  • Presidente: Giorgi Margvelashvili
  • População 2013: 4.555.911 habitantes
  • Moeda: Lari
  • Área Total: 69.700 km²
  • Fuso horário: UTC+4
  • Código telefónico internacional: +995
  • Clima: subtropical, continental
  • Visto: Não é preciso visto para a Geórgia
  • Fronteiras: Rússia, Azerbaijão, Arménia, Turquia
  • Quando visitei a Geórgia: Agosto 2008, Setembro 2008, Maio 2010, Fevereiro 2018

Coisas que gostei na geórgia

  1. Há realmente várias coisas neste país que me atraem. Já estive 4 vezes e quero voltar mais algumas.
  2. É um daqueles países que me toca a vários níveis. Para já, o povo Geórgio é muito simpático e muito parecido com os portugueses, mesmo a nível físico.
  3. Locais como Tbilisi, Mestia, Ushguli, Batumi, o Vale e fortaleza de Khertvisi, a Catedral da Transfiguracao de Ruisi, o Mosteiro de Vardzia (Cidade gruta escavada na Montanha), são tudo locais a não perder.
  4. A gastronomia da Geórgia é muito rica e deliciosa. Além de imensos pratos com carne e peixe, a Geórgia é um paraíso para vegetarianos como eu. A comida é muito deliciosa.
  5. A música da Geórgia é muito bonita e interessante.
  6. A dança tradicional chamada de Kartuli é fenomenal. Também a dança e música Lezginka é muito poderosa e interessante.
  7. As montanhas de Svaneti, com as aldeias de Mestia e principalmente Ushguli são uma coisa do outro mundo, uma natureza linda, umas montanhas ainda por descobrir. Um local muito bonito com um misto de torres medievais e uma paisagem com montanhas e neve.
  8. Possivelmente a pessoa mais famosa da Geórgia é o Estaline. Josef Stalin, um georgiano étnico, era proeminente entre os bolcheviques, que chegaram ao poder no Império Russo após a Revolução de Outubro de 1917. Stalin deteve a posição mais alta do Estado soviético. Até ao ano de 2010, podia-se visitar uma estátua enorme de Estaline no centro da cidade de Gori, onde nasceu. Eu tive a oportunidade de ainda ver esta estátua. Mais tarde, em Junho de 2010 esta estátua foi retirada. Há ainda um museu de Estaline que se pode visitar na cidade de Gori

Quando viajar na Geórgia

Para saber quando ir à Geórgia você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar a Geórgia é durante os meses de Dezembro e Março.

O clima da Geórgia é muito frio, tal como é muito ventoso e está constantemente nublado. No Inverno as temperaturas rondam os -7º C e os 3º C, apresentando-se imensas vezes com muita chuva e neve que tem por hábito atingir um metro de altura, enquanto que no Verão, as temperaturas podem variar entre 7º C e os 12º C.

História da Geórgia

A história da Geórgia tem início na Época do Paleolítico, onde já contava com a presença humana, habitada por Homo Erectus. No Período Clássico surgiram na Geórgia alguns estados, com mentalidades avançadas e com uma hierarquia estatal organizada, na era antes de Cristo, nomeadamente, Diauehi, Cólquida, Ispir e Iberia. Quando o Império Romano aqui chegou e conquistou este território, estabeleceram-se por cerca de 400 anos, alterando a tendência religiosa pagã e zoroastra para a religião cristã. Na Idade Média, os árabes entram em cena no século VII, integrando-se no Império Cazar, o qual nunca conseguiu reunir num único reino todas as regiões independentes. Assinou-se o Tratado de Georgievsk, entre a Rússia e o Reino de Cártila-Cachétia, a fim de unir esforços para proteger a zona Oriental de investidas militares por parte dos iranianos e de outros povos. A Rússia não cumpriu com a sua parte e a Geórgia foi alvo de ataques sangrentos iranianos.

Geografia da Geórgia

A geografia da Geórgia conta com a área territorial de 69 700 Km2, outrora conhecida por Cólquida, fica situada no Sul do Cáucaso. O cenário paisagístico aqui presente é, principalmente, imensas cadeias montanhosas, sendo que o país encontra-se dividido por duas metades (a zona Oriental e a Ocidental), pela faixa Likhi. É também composto por grandes planícies, pântanos e floresta. A Cordilheira do Cáucaso (a maior desta região), representa a fronteira Norte da Geórgia, sendo o Sul do país recortado pelas Montanhas do Cáucaso Menor. O ponto mais alto da Geórgia e o terceiro ponto mais alto da Europa situa-se na Montanha Chkhara, o qual faz a fronteira com a Rússia, com 5 201 metros de altitude. Outros pontos altos imponentes sao o Monte Kazbek (origem vulcanica), Shota Rustaveli, Tetnuldi e o Monte Ushba e Ailama. Existem cerca de 2 000 glaciares (geleiras) no Cáucaso, sendo que um terço integra-se neste país.

Cultura da Geórgia

A cultura da Geórgia é bastante especial, pois hoje os georgianos vivem um presente a olhar para o futuro, uma vez que o passado representou muitos cenários de conflitos e de guerra, com muita luta e revoluções pelo caminho. Hoje em dia é uma cultura que ansiou pela liberdade durante muitos anos, e que desfruta finalmente do seu dia-a-dia sem tensão. Este povo é muito ligado ao mundo rural, tal como à cultura vinícola, produzindo óptimos vinhos, reconhecidos internacionalmente. Foi o segundo país do mundo a converter-se ao cristianismo (século IV), sendo que por este motivo, oferece a quem visita este lugar, uma excelente herança arquitectónica, nomeadamente a Igreja de Sameba (Gergeti), a Catedral de Mtksheta, ou o Mosteiro de Vardzia ou a antiga cidade de Upliszikhe, os quais são esculpidos nas falésias de arenito (localizados na antiga rota da seda). Tem muitos monumentos medievais, maior parte deles estão classificados como Património da Humanidade, da UNESCO.

Turismo na Geórgia

Lugares que visitei na Geórgia

Estes são os lugares que eu visitei. Apesar de alguns não estarem na lista das Melhores atrações da Geórgia, eu acabei por gostar. Veja ainda outra lista dos melhores pontos turísticos da Geórgia, com destinos diferentes daqueles que eu escolhi visitar.

Batumi

Batumi, Geórgia

Batumi: É uma cidade na costa do Mar Negro e por isso foi sempre um local estratégico, alvo de investidas de vários povos e dominado por vários impérios ao longo dos séculos. Desta actividade resultou uma grande riqueza histórica na cidade e alguns locais arqueológicos onde se podem ver vestígios dos vários povos que por aqui passaram. Hoje em dia é uma cidade moderna, onde o antigo é preservado e o novo tende para ser de um estilo moderno arrebatador como é o caso da Torre do Alfabeto, uma torre em ferro com 130m de altura mesmo em frente à praia, num estilo de arquitectura muito moderna e minimalista. A praça Europa e na praça “Piazza” mostram um charme inspirado no estilo Europeu. Na Praça Europa há um relógio Astronómico que fica num edifício igualmente encantador com umas torres que fazem lembrar o castelo da Walt Disney. Para além dos muitos monumentos e museus que a cidade tem para oferecer, Batumi é também um destino de eleição para férias de praia e por isso pode-se aqui encontrar todas as infra-estruturas de um local de veraneio: praia, actividades e desportos, parques temáticos e vida nocturna animada.

Top 10 locais a visitar em Batumi

  1. Torre do Alfabeto
  2. Praça Batumi
  3. Museu Arqueológico de Batumi
  4. Batumi Boulevard
  5. Fortaleza Gonio-Apsaros
  6. Praça Europa
  7. Jardim Botânico de Batumi
  8. Cidade velha de Batumi
  9. Igreja Catedral Ortodoxa Mãe de Deus
  10. Sinagoga de Batumi

Mosteiro de Vardzia

Mosteiro de Vardzia, Geórgia

Mosteiro de Vardzia: É um mosteiro construído dentro da Montanha de Erusheli. O local fica no sul da Geórgia perto da cidade de Aspindza. No século XII, com as invasões Mongóis, a Rainha de Tamar mandou construir uma estrutura que desse protecção ao povo face às investidas Mongóis. Assim se construiu o mosteiro que chegou a ter mais de 6000 apartamentos distribuídos por 14 andares. O mosteiro sofreu vários danos ao longo dos séculos mas ainda permanecem alguns artefactos no seu interior e pinturas em algumas paredes, como na Igreja da Assunção. As grutas escavadas nas rochas fazem da paisagem um cenário de rara beleza.

Top 10 locais a visitar no Mosteiro de Vardzia

  1. Mosteiro de Vardzia

Khetvisi

Khetvisi, Geórgia

Khetvisi: A aldeia de Khetvisi fica perto de Vardzia (Mosteiro de Vardzia) sendo um local de passagem obrigatória para quem viaja nesta zona. A aldeia fica na confluência dos rios Kura e Paravani. Dada a localização estratégica, foi construído um forte no cimo da colina – Forte de Khertvisi – cujo início da construção remonta ao século II a.C.. Hoje a aldeia recebe muitos visitantes que vem visitar o Forte, o qual se diz ter sido destruído por Alexandre o Grande.

Top 10 locais a visitar em Khetvisi

  1. Forte de Khertvisi
  2. Rio Kura
  3. Rio Paravani

Gori

Gori, Geórgia

Gori: É uma pequena cidade a 50km a Este de Tbilisi e conhecida essencialmente por ser a cidade onde nasceu Josej Stalin. Embora todos os monumentos históricos com referência a Stalin tenham sido proibidos na Geórgia, existe um Museu sobre Stalin na cidade, para onde foi a estátua de Stalin removida da frente da Camâra Municipal da cidade em 2013. Também no local onde outrora foi a casa de Stalin, existe uma placa a indicar essa mesma informação. No centro da cidade a principal atracção é o Forte de Gori que serviu a vários povos invasores. A 10 km da cidade, a não perder a antiga cidade de grutas – Uplistsikhe- que chegou a albergar 20 000 pessoas. Para uma vista panorâmica sobre Gori podemos subir até à igreja Gori Jvari (Cruz de Gori) que fica no alto da montanha e que é por isso visível de baixo em qualquer parte da cidade e, uma vez lá em cima, oferece uma visão 360º sobre a região.

Top 10 locais a visitar em Gori

  1. Forte de Gori
  2. Museu de Stalin
  3. Estação Ferroviária de Gori
  4. Catedral da Virgem Maria
  5. Museu de História e Etnografia
  6. Antiga cidade de Uplistsikhe
  7. Vila de Gardateni
  8. Edifício da Câmara Municipal
  9. Igreja de Gori Jvari
  10. Stalin Park

Tbilisi

Tbilisi, Geórgia

Tbilisi: É a maior cidade do país e é a sua capital. A cidade é atravessada pelo Rio Kura que marca a paisagem da cidade com várias pontes a ligarem as duas margens. Na cidade há vários monumentos a visitar: Forte Narikala, igrejas ortodoxas (Basílica Anchiskhati, Catedral de Sameba, Kashveti Church), Museu Nacional da Geórgia, Palácio da Justiça. Na cidade, mesmo na zona histórica, o novo e o antigo misturam-se de uma forma invulgar. Arquitectura da época soviética funde-se com edifícios e estruturas modernas como é o caso do Palácio da Justiça ou do Parque Rike onde podemos chegar através de uma ponte pedonal (Ponte da Paz) uma estrutura ondulada em vidro ou, o ainda mais impressionante edifício da Filarmónica de Tbilisi. Um edifício que se destaca na paisagem da cidade não em altura mas pela peculiaridade da sua forma e estilo vanguardista. No alto da colina ergue-se a grande estátua de Kartvlis Deda (uma figura de mulher Georgiana) que é o símbolo da cidade. Nos arredores do centro podemos visitar um bonito local de paisagem natural, o Lago das Tartarugas (Lago Kus Tba) numa zona verde, ainda mais especial por se situar mais elevada em relação à cidade, permitindo uma visão panorâmica da cidade lá de cima. Perto do lago existe também um Museu Etnográfico ao ar livre para quem gosta de conhecer melhor a cultura do povo.

Top 10 locais a visitar em Tbilisi

  1. Fortaleza Narikala
  2. Museu Nacional da Geórgia
  3. Palácio da Justiça
  4. Cidade velha
  5. Catedral da Santíssima Trindade
  6. Avenida Agmashenebeli
  7. Ópera de Tbilisi
  8. Ponte da Paz
  9. Igreja de Metekhi
  10. Basílica Anchiskhati

Mestia

Mestia, Geórgia

Mestia: é a cidade mais importante da região montanhosa de Svaneti. Nesta região as aldeias são de pedra com muitas torres de vigia que sobressaem na paisagem.
Para além dos muitos monumentos históricos a cidade oferece muito em termos de beleza natural, sendo por isso um local ideal para fazer trekking em redor dos lagos ou até ao Glaciar Chaladi. Nos últimos anos a cidade tem ganho também popularidade como estância de esqui.

Top 10 locais a visitar em Mestia

  1. Museu Histórico e Etnográfico
  2. Glaciar Chaladi
  3. Trekking Mestia–Zhabeshi
  4. Montanha Ushba
  5. Torres defensivas Svan
  6. Centro de Turismo de Montanha
  7. Aldeias de Ushguli

Aldeias de Ushguli

Ushguli, Geórgia

Ushguli: é um conjunto de pequenas aldeias que ficam na zona mais alta do Cáucaso, numa região remota que por isso permaneceu sempre fora das conquistas entre povos. Assim, estas aldeias mantiveram as suas tradições inalteradas ao longo dos tempos tornando-se um verdadeiro tesouro para os viajantes mais ávidos por locais pouco turísticos. Mas essa realidade está a mudar e cada vez chegam mais turistas à região. Os habitantes locais viram uma oportunidade de negócio no alojamento de turistas em suas próprias casas, já que não há hotéis na zona. Este tipo de alojamento é ideal para quem gosta de ter contacto com os povos locais. As Aldeias Ushguli são património Mundial da UNESCO.

Top 10 locais a visitar em Ushguli

  1. Aldeia de Zhibiani
  2. Aldeia de Chvibiani
  3. Aldeia de Chazhashi
  4. Aldeia de Murqmeli
  5. Glaciar Skhara
  6. Galeria de Arte Gamarjoba
  7. Museu Etnográfico
  8. Mosteiro Ushguli
  9. Torre Ushguli
  10. Ponte Ushguli

O que comer na Geórgia

Comer na Geórgia é uma maravilha. Por um lado a comida é muito saborosa e por outro, é muito barata. Combinação perfeita. É um dos países onde melhor comi, pela sua variedade e sabor. A culinária da Geórgia tem uma grande variedade, por isso há de tudo um pouco misturando imensos vegetais, carne e peixe. Para os vegetarianos como eu, é o paraíso já que muitos dos pratos são vegetarianos, tendo então a carne como acompanhamento. Também em inúmeros restaurantes há uma série de acompanhamentos que pedindo 2 ou 3 fazem a refeição perfeita e nutritiva.

Comida na Geórgia

Uma bebida muito boa é a Natakhtari de pêra. Bebida numa garrafa de 0.5lt com um sabor muito refrescante e viciante. Para os que gostam de cerveja ficam a saber que na Geórgia é boa e muito barata.

Há restaurantes com imensa escolha de carnes, peixe frito, estufados, e claro, muita pastelaria misturando recheios de queijo, espinafres, batata, e carne. Há muitas sopas, saladas, fritos, grelhados, etc… Faço em baixo uma pequena descrição dos pratos que mais gosto enquanto estive na Geórgia.

Comida na Geórgia

Comida na Geórgia - Khinkali

Khinkali: pasta recheada com batata, cogumelos ou carne, que é simplesmente fervida. Come-se acompanhado com molhos diferentes. Muito barato custa 0.35 Lari por peça de batata e 0.8 Lari com cogumelos.

Comida na Geórgia - Khachapuri

Khachapuri: é pão recheado com queijo. Muito saboroso já que é feito no forno dando um sabor muito especial. Há ainda um khachapuri diferente.

Comida na Geórgia - Adjaruli khachapuri

Adjaruli khachapuri: tem uma forma de barco, e é recheado com queijo e leva um ovo crú em cima. Quando chega à mesa este deve ser mexido para misturar tudo.

Comida na Geórgia - Lobio

Lobio: é um prato de feijão, especiarias e avelãs. Muito saboroso e nutritivo.

Comida na Geórgia - Lobiani

Lobiani: é um khachapuri recheado com feijão e especiarias. Muito saboroso e nutritivo.

E ainda não se esqueça de provar:

  • Salada de beringela: prato muito saboroso que leva a beringela recheada com um olho especial com creme, especiarias e avelãs;
  • Matsoni: é uma espécie de iogurte natural mas mais amargo. Muito bom na versão caseira;

Os mercados

Há imensos mercados onde pode comprar fruta, queijo, vegetais, pão tudo fresco e do dia. Conseguir mantimentos para a viagem não é difícil. Há muitas mercearias em todas as ruas na Geórgia. Pode conseguir um pouco de tudo nestas pequenas lojas, e, em zonas nas montanhas pode conseguir coisas caseiros como mel, pão e matsoni.

Visto para a Geórgia

A Géorgia é um país de muito fácil entrada. Um visto para a Geórgia não é necessário para muitas nacionalidades, e, mesmo que seja necessário é facilmente adquirido na fronteira depois de certas formalidades – pagando uma quantia normalmente de 50 Gel e assinando um papel no guiché de vistos – VOA Visa on Arrival.

Carimbos da Geórgia no passaporte

Dito isto, os portugueses e brasileiros não precisam de visto para a Geórgia e podem entrar normalmente recebendo um carimbo de entrada com a duração de 90 dias de estadia. Fácil.

Moeda da Geórgia

A moeda da Geórgia chama-se Lari georgiano. O dinheiro em notas na Geórgia estão disponíveis em 1 lari, 2 laris, 5 laris, 10 laris, 20 laris, 50 laris e 100 laris.

Roteiros na Geórgia

Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Geórgia de maneira independente.

6 Dias na Geórgia

  • Dia 1 Tbilisi
  • Dia 2 Tbilisi – Gudauri
  • Dia 3 Gori – Akhaltsikhe
  • Dia 4 Akhaltsikhe – Vardzia
  • Dia 5 Vardzia
  • Dia 6 Vardzia – Tbilisi

1 semana na Geórgia

  • Dia 1 Tbilisi – Mtskheta
  • Dia 2 Tbilisi – Signagi – Kvareli – Telavi
  • Dia 3 Telavi – Tbilisi
  • Dia 4 Tbilisi – Kutaisi – Tskaltubo
  • Dia 5 Tskaltubo – Nikortsminda – Batumi
  • Dia 6 Batumi – Khulo – Batumi
  • Dia 7 Batumi – Tbilisi

9 Dias na Geórgia

  • Dia 1 Tbilisi
  • Dia 2 Tbilisi
  • Dia 3 Kutaisi
  • Dia 4 Mestia – Lakhiri
  • Dia 5 Mestia – Ushguli
  • Dia 6 Ushguli
  • Dia 7 Mestia – Monte Shkhara
  • Dia 8 Mestia – Tbilisi
  • Dia 9 Tbilisi
Instagram JoaoLeitaoViagens