Índice
Mestia é provavelmente a aldeia mais conhecida dentro da zona incluída pela lista da UNESCO na Geórgia de Património Mundial para a região do Alto Svaneti. Isto faz também que seja a que está mais a par com a modernidade.
Há cerca de 45 guesthouses em Mestia, por isso, se procura alojamento aqui, não será uma tarefa difícil, na verdade basta andar um pouco pela aldeia e discutir os preços com os diferentes proprietários. Eu fiquei na maravilhosa casa da Sra Roza Shukvani que fica um pouco no monte, ou seja, da janela podemos ver a o vale e Mestia, rodeada por um cenário de montanhas incrível.
Na Geórgia há lugares muito especiais. Um deles é a aldeia de Ushguli, a aldeia a mais altitude do continente europeu. Esta aldeia faz parte de Svaneti, região protegida e incluída pela UNESCO na sua lista de Património Mundial da Humanidade.
Se precisa de alojamento em Ushguli, então terá que ficar em casa de particulares, as chamadas “guest houses” já que não há outro tipo de alojamento que este. Não há hotéis, pousadas da juventude nem campings.
Estas “guest houses” são geridas por pequenas famílias que o convidam a ficar em sua casa tendo assim a oportunidade de viver com uma família local, comer à mesa e partilhar os espaços da casa. Muito interessante.
Hotel em Mestia
A Roza’s Guesthouse tem 4 quartos disponíveis, casa-de-banho com instalações novas, e a comida é mesmo deliciosa. O preço por noite é de 50 Laris com todas as refeições incluídas – pequeno-almoço, almoço e jantar. Se quer só em regime de meia-pensão o preço é de 40 Laris. Se quer em regime de meia-pensão mas com comida vegetariana custa 30 ou 35 Laris. Terá que discutir os preços com ela. Você ficará em quartos privados a não ser que hajam mais alguns viajantes para você partilhar o quarto.
Quando fica numa casa particular entra num mundo de uma família, em que poderá falar e trocar ideias com eles. Terá uma achega cultural muito maior do que se ficar num hotel em Mestia.
Alojamento em Mestia aldeia UNESCO nas montanhas Alojamento em Mestia aldeia UNESCO nas montanhas
Roza Shukvani Guesthouse
- Morada: Vittoria Sella str. 17
- Telefone: +995.99641455
- Email: rozashukvani@gmail.com
- Página Internet: Hotel Roza Guesthouse Mestia
Hotel em Ushguli
Aldeia de Ushguli Aldeia de Ushguli
A Guesthouse Shxara é uma das melhores opções, bem localizada e com excelentes instalações e casa-de-banho (acredite que depois de viajar algum tempo pela Geórgia, uma boa casa-de-banho é sempre bom de ver).
A Guesthouse Shxara é gerida pela sra. Jana, ou senhor Boris e a jovem Salomé que fala inglês. O telefone é 898599135. O preço por noite por uma casa, pequeno-almoço, almoço e jantar é de 50 Lari por pessoa. Boa estadia.
Guesthouse Shxara em Ushguli – Svaneti Geórgia Guesthouse Shxara em Ushguli – Svaneti Geórgia Quarto da casa Guesthouse Shxara
Transporte de Zugdidi até Mestia
Sem dúvida que umas férias na Geórgia não serão completas se não fizer a viagem de carrinha Marshrutka desde Zugdidi até Mestia.
Imagine uma viagem de 145 KM mas que demora cerca de 5 horas pela montanha acima por estradas esburacadas, cheias lama, curvas perigosas, e vacas no meio da estrada.
Há um transporte em marshrutka diária para Mestia, por volta das 6 – 7 da manhã, que se apanha junto à estação dos comboios de Zugdidi. Esta viagem pode levar até 6 horas dependendo do tempo, do trânsito e da loucura do motorista. A viagem custa 20 Laris e é paga num pequeno quiosque perto da estação de comboios.
Esta viagem pela montanha a cima tem paisagens incríveis, e passa-se por pequenas aldeias, túneis, rios, e montanhas glaciares com imensa neve.
Aconselho a ficar sentado no lugar ao lado do motorista, para ter a melhor vista possível e também para ter uma noção melhor do que se passa e eventualmente ajudar o senhor a limpar o vidro com um pano, a não ser que queira que ele limpe sozinho e tire as mãos do volante.
Há uma paragem num restaurante de montanha para comer e ir à casa-de-banho (o WC é numa casinha de madeira do outro lado da estrada, que tem um buraco que dá directamente para o rio). Um dos senhores que vinha na carrinha a beber uma garrafa de vodka junto com dois amigos (inclusivamente o motorista), foi a cantar o resto do caminho desde o restaurante até Mestia.