Istanbul fica na zona mais a noroeste da Turquia, do lado europeu do país. Conta com cerca de 12 milhões de habitantes e é uma monumental cidade, grande demonstração do que uma cidade do Império Otomano era. Não brincaram em serviço.
Podendo passar da Europa para a Ásia rápidamente como se passa do Cais do Sodré para Cacilhas em Lisboa, hehe :), o rio Bosforos faz parte integrante da vida dos habitantes de Istanbul, e muita do dia-a-dia passa-se à margem do rio. Istanbul é um colidir entre o moderno e o tradicional, entre o antigo e o contemporaneo, entre a Europa e o Médio Oriente. Uma misturada de Chique Ocidental Europeu com o Kitsch Oriental.
No século 2 AC, o Império Romano conquistou a pequena cidade-estado Bizantino, que a chamaram de Constatinopla no ano 330 AC pelo Imperador Constantino aquando da mudança da capital do império para aqui. As muralhas da cidade impediram a entrada dos povos bárbaros durante vários séculos, mesmo enquanto o Império Romano entrava em colapso no Ocidente. Quando a cidade caiu pela primeira vez em 1204, foi roubada pelos saqueadores da 4ª Cruzada Cristã.
Istanbul ganhou a sua glória de volta no ano de 1453 quando foi captura de novo por Mehmet o Conquistador, que a fez capital do Império Otomano. Durante o reinado de Suleyman o Magnifico de 1520 a 1566, a cidade ganhou imensos monumentos que perduraram e deram charme à cidade mesmo durante os seus próximos anos de decadência do império.
Ocupada pelas forças aliadas depois da 1ª Grande Guerra Mundial, a cidade era agora lembrada como um local de decadência de antigos impérios governados por sultões derrotados. Em 1923 aquando da criação do Estado Turco, a capital do país mudou-se para Ankara, estando esta num local geo-estratégico mais favorável à unificação do país.
Monumentos em Istanbul
- Velha Istanbul
- Aya Sofya
- Mesquita Azul
- Palácio Topkapi
- Grand Bazaar
- Basílica Cisterna
- Museu de Arte Turca e Islâmica
- Museu Arqueológico de Istanbul
Procura um Hotel em Istanbul? Hotéis em Istanbul