Índice
Nesta entrevista temos a viajante Inês Monteiro.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.
Inês Monteiro – Perfil de Viajante
- Nome completo: Inês Franco do Couto Monteiro
- Profissão: Procuro uma mudança
- Data de nascimento: 1983
- Local de nascimento: Aveiro – Portugal
- Local de residência: Évora – Portugal
- Quantos países já visitou: 26
- Quantos continentes já visitou: 4
- Maneira preferida de viajar: à janela, de preferência…
- Comida preferida: Um excelente pequeno-almoço! (café da manhã)
- Cor preferida: Lilás, verde
- Banda preferida: Gosto de música
- Fruta preferida: Qualquer fruta, desde que madura
- Livro de viagem preferido: Por ser mulher, por ser portuguesa, por viajar por destinos ‘estranhos’…recomendo: Ana Isabel Mineiro ‘Onde os rios tem marés.’
- Já se apaixonou por alguém em viagem? Já percebi em viagem, que ‘fazer as malas’ nem sempre foi a melhor opção…
- Você vive para viajar ou viaja para viver? Enquanto viver, hei-de viajar.
- Próximas viagens: Não tenho destino para a próxima viagem mas quero tanto ir ao Afeganistão, Paquistão e Iémen (um dia, talvez, quem sabe?!)
- Países onde não voltaria: Só tenho um: Omã. Mas tenho 3 motivos para não querer ir lá novamente.
- Países onde voltaria: Porque é a minha segunda casa e tenho a certeza que voltarei sempre que possa: Turquia. Turquia. Turquia.
- Países com melhor comida: Peru, Turquia, Irão
- Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: As mulheres somalis são lindas.
- Hotel preferido: Casa da Pegah e familiares – Shiraz, Irão. Casa do Shady – Beirute, Líbano. Casa da Dilek – Istambul, Turquia. Casa da Maria João – Delft, Holanda. Casa do João Leitão – Erfoud, Marrocos. Casa da família Israel – Arslanbob, Quirguistão. Casa do Ismoel e familiares – Taskent, Uzbequistão. E tantos outros…
- Site / blog: não tem
Inês Monteiro – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante
Fotografia Viagem de Inês Monteiro
Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?
Sou uma pessoa curiosa, que gosta de conhecer o que me rodeia, seja na cidade onde vivo, seja no mundo lá fora. Tenho essa necessidade. Procuro culturas muito distintas da minha e aprender. Aprender sobre elas, com elas e sobre mim.
Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:
Todas as viagens foram marcantes mas sem dúvida que primeira viagem fora da Europa, à Índia, impulsionou a minha procura por destinos off the beaten track.
Na Índia há tantas vidas para além daquelas que são interpretadas por um qualquer personagem de Bollywood… O confronto com uma realidade tão diferente da que nos é dada pela maior indústria cinematográfica, mostrou-me que há tantos mundos neste mundo. E tão diferentes do meu… Quero conhecê-los!
Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?
Hoje em dia pode-se viajar de imensas formas e ‘feitios’. Encontrem a vossa! Seja através da música, da gastronomia, dos livros…não deixem é de viajar! Saber o porquê não importa e o porque sim é tão válido como outra qualquer resposta. O como vai-se descobrindo! O quando é sempre que quiser e puder. O incentivo é a vontade que cada um tem dentro de si…
Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:
Vivi em Istambul, Turquia, em 2008. Adorei essa vivência! Adoro essa cidade que fervilha, em todo lado, a todo o instante! Com essa experiência aprendi sobretudo a dar valor ao que é português. A palavra saudade ganhou uma nova dimensão.
Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?
Mais do que as paisagens são as pessoas que vou conhecendo que ficam para sempre na minha memória. Mas diria que o nascer do sol no deserto do Saara é, simplesmente, avassalador! Os azulejos azuis, no interior das mesquitas iranianas, são difusores de paz e liberdade.