Índice
[subsection color=”” full_width=”0″ full_height=”0″ background=”” parallax=”0″]
[home_heading]
[heading_line type=”primary_bg” new_line=”0″]Guia de Viagem da Praça Jemaa el-Fna[/heading_line]
[/home_heading]
[/subsection]
Marraquexe é uma cidade fascinante.
Fundada em 1071 pelo sultão berbere Almorávida Youssef Ibn Tachfine, a cidade de Marraquexe tem um dos ambientes urbanos mais caóticos do planeta.
Vivi lá durante um ano e já visitei várias vezes desde 2001. Muitas pessoas dizem-me que não gostaram de Marraquexe (Marrakech) porque é muito turístico e que a Praça Jemaa el-Fna foi feita para sacar dinheiro aos turistas.
Nesta página tentarei desmistificar esta maravilhosa praça e vou contar-vos algumas curiosidades que vos farão compreender a sua história e ficar com uma opinião diferente.
Índice: Jemaa el-Fna, Marraquexe
- Guia de Jemaa el-Fna
- Como entender Jemaa el-Fna
- Video de Jemaa el-Fna
- Quem vai encontrar em Jemaa el-Fna
- Histórias de Jemaa el-Fna
- Para onde vai o seu dinheiro?
- Dinheiro vs fotografias – a dura verdade
Como entender Jemaa el-Fna
Bem, na verdade Marraquexe é uma cidade comercial frenética, mas tem acolhido turistas estrangeiros desde há muitos séculos. Não é uma cidade na rota hippie nem começou a receber turistas só nos anos 70’. Estamos a falar de 700 anos de história no que respeita a receber estrangeiros: turistas, estudantes, peregrinos, comerciantes e homens de negócios.
Mas de onde veio esta gente toda?
- A cidade tornou-se a capital do Emirado Almorávide que se estendia desde as margens do Senegal até ao centro de Espanha e Portugal e, da Costa Atlântica até Argel.
- As prestigiadas escolas corânicas de Marraquexe recebiam muitos estudantes muçulmanos do norte de África e África ocidental, de Andaluz, do Médio-Oriente e da Ásia Central.
- As Zauias dos Sete Santos de Marraquexe recebem peregrinos durante o ano todo.
- Ponto comercial que recebe homens de negócios e comerciantes desde sempre.
Durante séculos que os mercados da cidade antiga recebem homens de negócios e comerciantes, e a famosa Praça Jemaa el-Fna / Jemaa el Fna esteve sempre repleta de artistas de rua, músicos, acrobatas, encantadores de serpentes, vendedores de macacos, contadores de histórias, dentistas, tatuadores de henas, tendas de comida, vendedores de chá e curandeiros.
Tendo sido capital de Marrocos durante os séculos XII e XIII, Marraquexe foi durante muito tempo o maior centro politico, económico e cultural do mundo muçulmano ocidental. No passado, Marrocos era conhecido no Oriente por Marraquexe. O nome Marrocos vem na realidade da pronúncia errada de Marraquexe em português: “Marrocos”.
A Praça Jemaa el-Fna está incluída na lista da UNESCO de locais Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O poeta e romancista Espanhol Juan Goytisolo fez um discurso durante o evento do primeiro dia de inclusão de Marraquexe na lista dos locais Património Mundial da UNESCO. Aqui está um excerto do seu discurso que revela a autenticidade desta Praça que salta à vista:
“O Espetáculo de Djemma el Fna repete-se diariamente e ainda assim cada dia é diferente. Tudo muda – as vozes, os sons, os gestos, o público que assiste, ouve, cheira, prova, toca. A vasta tradição oral está enquadrada ao seu local – que podemos chamar inatingível. A Praça, como espaço físico alberga uma rica e inatingível tradição oral.“
A razão para isto é que Jemaa el-Fna é realmente diferente de qualquer outro lugar que tenha visitado. É um genuíno teatro, um circo, uma sala de concertos, tudo no mesmo espaço ao ar livre, um lugar de “insanidade mental” a céu aberto.
Vídeo da Jemaa el-Fna
Neste vídeo vai conhecer a verdadeira Praça Jemaa el-Fna, os seus sons e os artistas de rua.
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=XHTbqWBB4Ng”]
Quem é que vai encontrar em Jemaa el-Fna
Faço rapidamente uma lista das várias pessoas que irá encontrar na principal praça de Marraquexe.
Músicos
Encantadores de serpentes
Videntes
Bancas de chá com especiarias
Bancas de sumo de laranja
Aguadeiros
Lutadores de boxe
Acrobatas
Dentistas
Músicos a solo
Bailarinas de dança do ventre
[su_note note_color=”#f2f2f2″]Atenção: estas mulheres não são quem você pensa. Fique por sua própria conta e risco. [/su_note]
Tatuadores de hennas
A sua mão ficará assim:
Bancas de chá de menta
Desenhadores
Vendedores de frutos secos
Homem com o cão de bicicleta
Polícia
Restaurantes ao ar livre
Contadores de histórias
Domadores de macacos
Bailarinos e músicos Gnawa
Charretes de cavalos
Histórias de Jemaa el-Fna
O que é que este homem faz com o seu dinheiro?
No outro dia aprendi uma lição.
Em Jemaa el-Fna pode-se encontrar vários fotogénicos aguadeiros. Eles vendem água e a maior parte dos marroquinos apoiam-no, é uma das maiores atracções da cidade. Se quiser tirar uma foto com eles terá de pagar.
Quanto?
Bem, depende de você, mas entre 5 e 20 dirhams está bom.
No outro dia de manhã estava a sair do meu hotel quando vi um vendedor de água a transportar um balde e um saco de plástico pesado. Ele começou a alimentar os gatos vadios perto da mesquita de Koutoubia.
Segui-o até aos jardins de Koutoubia e lá estavam dezenas de cães à espera de serem alimentados por este pobre homem.
Falei com ele e ele disse-me:
“Sou uma pessoa simples, não tenho família, por isso o dinheiro que consigo com o meu trabalho em Jemaa el-Fna é basicamente para comprar carne para alimentar estes pobres animais. Eles também são criaturas de Deus.”
Por isso todas as manhãs da sua vida, este homem, muitas vezes criticado por pedir dinheiro pelas fotografias, dedica-se aos animais abandonados de Marraquexe.
E que tal?
Dinheiro vs Fotografia – conhecer a dura realidade
No outro dia, enquanto falava com um amigo que me veio visitar a Marrocos e me contava acerca da sua maravilhosa viagem à Austrália, ao falar de Sydney ele sublinhou o ambiente alegre, tranquilo e muitas actuações e artistas de rua.
Perguntei-lhe: “Deste-lhes algum dinheiro?”
Ele respondeu: “Sim, claro, dei 5 dólares ao homem que brincava com fogo!“.
Bem, esta foi a pessoa que me disse que detestava Marraquexe e todas aquelas pessoas a pedirem dinheiro em Jemaa el-Fna.
Para o meu amigo eles não passam de charlatões enquanto que na verdade são artistas de rua. Então mas afinal qual é a diferença entre visitar Londres, Rio de Janeiro, Sydney e apoiar os artistas de rua lá, mas não na Jemaa el-Fna em Marrocos? E vale a pena aborrecer-se com isso?
Bem, deixo esta questão no ar para pensarem.
Jemaa el-Fna – perguntas e respostas
A praça é segura à noite? Sim, à excepção dos carteiristas a praça é muito segura.
Há polícia lá? Sim, para além das dezenas de polícias à paisana, a principal esquadra da polícia da Medina de Marraquexe fica na Jemaa el-Fna. Muitas carrinhas da polícia estão estacionadas perto do Banco al Maghreb.
Há carteiristas? Sim, muitos. Mantenha os seus valores num lugar seguro. Você é o alvo fácil pois perde facilmente a atenção enquanto desfruta dos espectáculos.
As cobras são reais? Sim, as cobras são verdadeiras. A maior parte das cobras têm os dentes partidos ou foi-lhes retirado o veneno. Mas sei que de vez em quando morre um encantador de serpentes devido à sua profissão.
Pode-se tirar uma fotografia com as cobras? Sim, não faz mal, é seguro. Mas estará usando um animal assustado e “objecto” de circo para o seu próprio divertimento. Apoiar o abuso animal é de evitar aqui e em qualquer parte do mundo.
Quanto devo dar aos encantadores de serpentes? Tire a sua fotografia e dê-lhes 5 a 10 dirhams. Se eles pedirem 100 DH, apenas recuse. Se der 20 DH pode esperar ser convidado para tomar um chá ou sentar-se perto deles e tirar as fotos que quiser. Dê-lhes 50 DH e será o rei da praça.
O homem do macaco vai bater-me se não lhe der dinheiro? Não, de maneira nenhuma. Diga apenas que não e vá embora, ou diga sim e tire a sua fotografia dando-lhe entre 5 a 10 DH. Se ele lhe pedir 100 DH, recuse.
Há pessoas que parecem estranhas ou malucas. Estarão bem? Não, não estão bem. Algumas pessoas em Marraquexe e Djemma el-Fna são alcoólicos ou mentalmente instáveis. Mas a maior parte das pessoas é normal e sã, não se preocupe – mas deixe os loucos em paz.
É seguro fazer uma tatuagem de henna? Depende. A henna castanha clara está bem, mas nunca faça uma tatuagem com henna preta. É feita de uma mistura de substâncias químicas que podem ser bastante nocivas e queimar a pele.
O que devo fazer para conseguir um lugar perto dos músicos? Os músicos estão lá para ganhar dinheiro, mas acima de tudo para se divertirem. Se entrar para o grupo, eles irão pedir-lhe alguns trocos. Dê-lhes entre 5 a 10 DH e peça para se sentar. Ficará junto dos músicos e dos outros marroquinos que estão por perto para se divertirem. De vez em quando atire 2 DH para o chão quando o músico principal pedir dinheiro às pessoas. Normalmente só começam a tocar quando já têm alguma quantia, normalmente 20 DH.
Devo pagar aos músicos ou ir embora? Se quiser desfrutar de um agradável momento dê 2 a 5 DH e fique a ouvir boa música. Se decidir não pagar, irá provavelmente perder um grande espectáculo. Se não tiver moedas simplesmente diga-lhe a verdade olhando-o nos olhos.
Aquelas mulheres a dançar dança do ventre estão mesmo interessadas em mim? Não. Elas não são mulheres… E sim, estão descaradamente a atirar-se a si. E poderão beijá-lo!
Onde posso ir para observar a Praça Djemma el-Fna sem confusão? Pode ir até ao terraço do Le Grand Balcon du Café Glacier que tem, sem dúvida, a melhor vista da cidade sobre a praça. A segunda melhor vista é no Café de France. Para poder entrar terá de consumir ou Coca-cola, ou uma garrafa de água, chá de menta ou sumo de laranja. A bebida de entrada custa 15 DH. Pode sentar-se e ficar o tempo que quiser. Se não tiver mesa espere até que alguém saia.
Quanto devo dar aos músicos Gnawa? Estes rapazes podem ter de simpático o que têm de rude. Seja simpático com eles desde o início e fará grandes fotos e vídeos. Para um espectáculo um-para-um dê 10 a 20DH. Talvez se forem dois dê 10 DH a cada um e diga que não pode mesmo dar mais. Sorria, tente fazer conversa e eles rapidamente esquecerão a parte comercial do seu dia-a-dia. Se lhe pedirem 100 DH, apenas diga que não.
Posso beber a água vendida pelos aguadeiros? Basicamente é água da torneira tratada pela cidade. Algumas pessoas toleram bem, outras não. Aconselho a não beber uma vez que os copos são usados por dezenas de pessoas diariamente. Além disso o recipiente da água é feito de pele animal, por isso poderá ter algumas bactérias.
Quanto devo dar ao aguadeiro por uma fotografia? Tire a foto e dê-lhe 5 a 10 DH. Se lhe pedir 100 DH, apenas diga que não.
É seguro comer nos restaurantes na Jemaa el-Fna? Sim. A maior parte dos restaurantes é ok. Experimente o número 1 – Aicha. Grande variedade de comida saborosa.
Quando abrem os restaurantes? Abrem por volta das 17.00 e fecham às 24.00.
Posso tirar fotografias às pessoas? Sim, pode tirar fotografias às pessoas, mas deve sempre pedir autorização antes. Os artistas na Jemaa el-Fna esperam sempre gorjeta para tirar fotos. Por isso tenha sempre alguns trocos à mão.
Perdi a carteira, o que devo fazer? Esqueça. Mas pode sempre ir até à esquadra e preencher um formulário. Você deve ter muito cuidado com a sua carteira e documentos. Mantenha-os bem seguros e perto de si. Nunca coloque no bolso de trás das calças.
Que animais com carapaça são aqueles que as pessoas estão a comer? São caracóis cozinhados com especiarias locais. Cada tenda tem a sua receita secreta.
A Jemaa el-Fna dorme? Sim, a maior parte das actividades só começa à tarde. Os músicos estão lá desde um pouco antes do pôr-do-sol até noite dentro.
Sou mulher, as pessoas (homens) aproximam-se? Às vezes enquanto vê um espectáculo na Jemaa el-Fna, poderá atrair a atenção de homens que tentarão aproximar-se e até tocar-lhe. Por isso deve manter-se sempre em segurança e ripostar. Se reparar, as mulheres marroquinas ou estão sentadas perto dos músicos ou estão com companhia masculina. Esta situação pode não acontecer, mas convém ter atenção. Ah, muito importante: vestir-se de forma apropriada e não mostrar a pele. Isto manterá os olhos dos homens mais afastados.
Como me devo preparar para ir à praça? Coloque a sua carteira e documentos numa parte do corpo de difícil acesso. Não coloque a carteira com valores no bolso traseiro. Tenha algumas moedas à mão. Não ponha as moedas junto com o resto do dinheiro. Mantenha separado e tire só o que precisa.
Acrescentam açúcar ao sumo de laranja? Durante a época das laranjas não misturam água no sumo. Mas quando o fazem talvez misturem um pouco de açúcar. Por isso deve pedir sempre sumo puro. As laranjas marroquinas são muito doces, dando a sensação de que o sumo tem açúcar, mas não tem.
O que não devo fazer? Não tente tirar fotografias às pessoas sem pagar. Podem ficar agressivas. Se quer tirar fotografias fale primeiro com as pessoas e dê-lhes algumas moedas, irão relaxar e deixá-lo tirar as fotos que quiser.
Como posso desfrutar da Jemaa el-Fna da melhor forma? Se quiser ter o melhor tempo da sua vida, vá ao banco e troque 100 DH por moedas de 5 DH. Leve o seu tempo e desfrute dos espectáculos. Fale com as pessoas, peça para actuarem para si, retribua com algumas moedas, interaja, sente-se, aplauda e cante…e… bem-vindo a Jemaa el-Fna, o coração de Marraquexe.
[su_note note_color=”#f2f2f2″]Kit Útil para organizar a sua viagem a Marraquexe:
[su_row][su_column size=”1/3″][su_button url=”http://www.booking.com/city/ma/marrakech.pt-br.html?aid=353109;label=Marraquexe” target=”blank” style=”flat” size=”7″ wide=”no” center=”yes” radius=”0″ desc=”pesquisar hotéis no Booking.com” title=”Hoteis em Marraquexe”]Hotéis em Marraquexe[/su_button][/su_column]
[su_column size=”1/3″][su_button url=”http://www.rentalcars.com/CityLandingPage.do?affiliateCode=joaoblog&countryCode=ma&place=marrakech&preflang=pt&prefcurrency=eur” target=”blank” style=”flat” size=”7″ wide=”no” center=”yes” radius=”0″ desc=”pesquisar aluguer de carro no Rentalcars.com” title=”Carro em Marraquexe”]Carro em Marraquexe[/su_button]
[/su_column][su_column size=”1/3″][su_button url=”http://clk.tradedoubler.com/click?p=51478&a=2221492&g=17322254″ target=”blank” style=”flat” size=”7″ wide=”no” center=”yes” radius=”0″ desc=”pesquisar bilhetes com Edreams.com” title=”Avião para Marraquexe”]Avião para Marraquexe[/su_button]
[/su_column][/su_row][/su_note]
Continuar a ler o guia de viagem a Marrocos:
» Visitar Marrocos – Roteiros e Dicas de Viagem
» Marrocos: O que visitar, e exemplos de Roteiros
» Marrocos: Como ir às compras, Música Marroquina
» Descobrir Marrocos – 10 Lugares Especiais para Visitar
» Cores Mágicas de Chefchaouen – Marrocos
» Portas de Marraquexe – Uma viagem através do tempo
» Lisboa até Marraquexe por terra em 3 tempos, Itinerário Passo-a-passo
» Nómadas de Marrocos, Deserto do Saara
» Visitar Ouarzazate, Guia de Viagem – Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos
» Como comprar bilhete de avião para Marrocos
» 12 Destinos para Conhecer em Marrocos