Índice
Nesta entrevista temos o viajante João Almeida.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.
João Almeida – Perfil de Viajante
- Nome completo: João Pedro Torres de Almeida
- Profissão: Engenheiro Electrotécnico
- Data de nascimento: 1977
- Local de nascimento: Lisboa – Portugal
- Local de residência: Sintra – Portugal
- Quantos países já visitou: 28
- Quantos continentes já visitou: 4
- Maneira preferida de viajar: Depende do destino, e da vontade desse momento. Já viajei de todas as formas indicadas (excepto à boleia). Idem de autocaravana
- Comida preferida: Portuguesa, e de comida vegetariana
- Cor preferida: Castanho
- Banda preferida: Sou uma pessoa ecléctica. No entanto tenho quase todos os cds de Buddha Bar
- Fruta preferida: Morangos e bananas
- Livro de viagem preferido: Todos que sejam relatos (ou “narrativas”) de viagens (Maria A. Avillez; J.L.Peixoto; G.Cadilhe; M.S.Tavares…)
- Já se apaixonou por alguém em viagem? Não.
- Você vive para viajar ou viaja para viver? Oscar Wilde disse um dia: “ Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe.” Entre muitas outras, eu tento contrariar esta afirmação, viajando e conhecendo novos povos e culturas.
- Próximas viagens: Japão, China e Indonésia
- Países onde não voltaria: Voltaria a todos eles. Todos tiveram momentos agradáveis e únicos
- Países onde voltaria: Tailândia; Marrocos e Áustria
- Países com melhor comida: Portugal, Índia e Tailândia
- Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: República Checa
- Hotel preferido: Samode Palace- Jaipur- India; Cruzeiro em Halong Bay no Vietname; Dormir nas dunas de Merzouga em Marrocos; Sun Island Resort nas Maldivas; Tribo Karen em Chiang Mai na Tailândia
- Site / blog: www.facebook.com/groups/111200582241227/
João Almeida – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante
Fotografia Viagem de João Almeida
Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?
As viagens são o meu ponto de equilíbrio. Estão sempre presentes, quer seja em memória, na leitura de um relato de viagem, ou na preparação da próxima. Procuro conhecer novos povos e culturas, sentir os “cheiros” dos mercados, conhecer a sua história, as diferenças, contactar com o povo. A adrenalina torna-se intensa na preparação e na realização de qualquer viagem. Torna-se uma nova aventura a explorar.
Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:
Todas as viagens que realizei foram momentos marcados pela positiva, nomeadamente aquela onde ocorreu um contacto próximo com o seu povo. Destaco, entre outras: 1 mês de Autocaravana pela Europa e as suas várias peripécias; de 4×4 pelo contraste paisagístico de Marrocos; o convívio com as tribos da Tailândia (Chiang Mai) e do Vietname (Sapa); a experiência única do país que é a Índia … no geral qualquer país da Ásia, pelas suas fortes diferenças culturais.
Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?
Recomendo que comecem pelo nosso belo país: conheçam as praias do sul e a extensa costa que temos; as planícies alentejanas; as colinas de Lisboa; os monumentos nacionais; as cidades de Coimbra, Porto ou Braga; as aldeias históricas. Depois de aberto o apetite, todo um imenso mundo está lá fora à vossa espera… Só vivemos uma vez! Tudo fica cá, não levamos nada para a outra vida! (excepto alguns que acreditam que sim). Com as viagens aprendemos a conhecer outros povos, torna-nos mais cultos e tolerantes para com os outros, e a ver a vida com outros olhos.
Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:
Não tive ainda essa experiência. Não sabemos o dia de amanhã, e não está posta de parte essa ideia. Quem sabe se não venho um dia a concretizá-lo.
Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?
As cataratas do Niágara no Canadá pela sua imponência e força da natureza; ou p.ex. o acordar nas dunas do deserto de Marrocos e “observar” o silêncio em redor; ou mesmo estar numa das praias desertas e de difícil acesso na ilha de S. Tomé; ou navegar na baía de Halong no Vietname.