Índice
Nesta entrevista temos o viajante João Gaspar.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.
João Gaspar – Perfil de Viajante
- Nome completo: João Artur Bento Gaspar
- Profissão: De momento trabalho no Starbucks mas estou a tirar um curso para ser instrutor de Diving
- Data de nascimento: 1985
- Local de nascimento: Nasci em Coimbra, mas vivi toda a minha vida em Leiria – Portugal
- Local de residência: Londres – Reino Unido
- Quantos países já visitou: 52
- Quantos continentes já visitou: 4
- Maneira preferida de viajar: A forma que mais gosto de viajar é de Comboio, primeiro porque é confortavel, segundo porque normalmente as paisagens são fantásticas
- Comida preferida: Comida Tailandesa, Chinesa, Portuguesa (claro) e um insecto de vez em quando tambem vai! (risos)
- Cor preferida: Azul, verde
- Banda preferida: The Script, U2
- Fruta preferida: Maracujá, manga
- Livro de viagem preferido: Planisfério pessoal – Gonçalo Cadilhe
- Já se apaixonou por alguém em viagem? Não, até porque normalmente viajo com a minha namorada e ela não me deixa olhar para ninguém (risos) Apaixonei-me sim por povos e culturas
- Você vive para viajar ou viaja para viver? Terá que ser as duas
- Próximas viagens: Islândia, Kosovo e Bulgária (já em Maio)
- Países onde não voltaria: Até hoje não encontrei motivos para dizer que nunca voltarei a nenhum país
- Países onde voltaria: Entre muitos, de certo Tailândia, Jordânia e Brasil
- Países com melhor comida: Portugal, Tailândia e China
- Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: Existem mulheres bonitas em todos os povos, não só pela beleza mas por serem diferentes. Mas talvez o povo mais bonito que vi foi dos países bálticos
- Hotel preferido: Hostel Beach Inn´s, em Matara no Sri Lanka onde a vista do nosso quarto era o oceano Indico
- Site / blog: http://perdidoseachadosnomundo.blogspot.co.uk
João Gaspar – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante
Fotografia Viagem de João Gaspar
Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?
Acho que é uma relação muito apaixonada com respeito mutuo,pois aprendo muito com as viagens mas também dou muito de mim pelo caminho fora…é intensa pois não existe dia que passe que não pense nela…hoje em dia penso que foi o melhor coisa que me aconteceu na vida…a primeira vez…que viajei, pois sem ela jamais seria o que sou hoje…
Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:
A viagem mais marcante para mim foi a viagem que fiz no sudoeste asiático que durou 3 meses. Talvez porque foi a viagem mais longa que fiz, marcou-me mais. Talvez tenha sido por ver que muitas pessoas eram felizes com pouco. Ao fim ao cabo todas as viagens foram marcantes para mim e fazem de mim o que sou hoje… pois acredito que temos muito a aprender uns com os outros.
Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?
Antes de mais quero deixar bem claro, não é preciso ser rico para viajar. A quantidade de vezes que as pessoas me dizem “Ai se eu fosse rico queria viajar como tu!!” É simples, basta experimentar uma vez e depois vão ver que o bichinho vai morder de tal maneira que se tornará um vicio… Tenham coragem e sejam pessoas abertas ao mundo!
Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:
Sim e ainda vivo, de momento vivo em Londres, Inglaterra há cerca de 3 anos e pouco. Não vim só para trabalhar, mas sim para ter uma nova experiência e outro modo de vida. Em Londres consigo viajar sem sair da cidade tal é a diversidade de nacionalidades e culturas que existem. O que me deixa ainda mais curioso em conhecer os países das pessoas que vou conhecendo.
Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?
Sim é muito difícil, tenho várias que me vêem à cabeça facilmente mas talvez a que mais me marcou foi entrar nas densas florestas do Borneo, fugir das rotas turísticas e andar sozinho. Lembro-me que parei, fechei os olhos e deixei-me envolver por todos os ruídos e cheiros que a floresta libertava.