Índice
Irão é um país profundamente religioso.
Comparando com outros países muçulmanos que visitei, notei sempre uma maior adesão a um estilo de vida religioso pela sua população.
O povo iraniano é delicadamente mais religioso e mais crente, mais dedicado à religião e mais íntegro em seguir o que a doutrina realmente ensina (isto não quer dizer que não haja pessoas menos religiosas). Para se visitar estes lugares, temos que ter uma sensibilidade diferente, e, sem dúvida estabelecer um contacto humano directo com os iranianos.
Porque não incluí alguns destes na outra lista?
Bem, porque para mim estes locais não são turísticos, e algumas pessoas não visitam, e outras nem conseguem entrar em alguns dos locais por estarem reservados só a muçulmanos.
Todos os locais desta lista são especiais à sua maneira. Representam uma boa parte da cultura e sociedade iraniana, que está muito ligada à religião do Islão, na sua vertente Xiita; à religião Cristã e à religião Zoroastra.
Vídeo de festa após celebrações religiosas em Mashhad
1- Santuário de Fatima Masumeh em Qom
Santuário de Fatima Masumeh em Qom é considerado pelos muçulmanos xiitas ser a segunda cidade mais sagrada no Irão depois de Mashhad. Grande parte do complexo religioso foi construído por Shah Abbas I no início do século XVII.
2- Santuário e Mausoléu de Imam Reza em Mashhad
O Santuário de Imam Reza é um complexo que contém o mausoléu do Imam Reza, o oitavo imã xiita. É a maior mesquita do mundo pela dimensão e a segunda maior em capacidade. Fui aqui pela manhã e tive a oportunidade de percorrer e explorar todas as zonas da mesquita. A zona do túmulo normalmente está fechada para não muçulmanos.
3- Mesquita Jamkaran em Qom
A Mesquita Jamkaran é um local de peregrinação famoso para os muçulmanos xiitas. Crenças locais dizem que o Décimo Segundo Imã chamado Muhammad al-Mahdi irá levar o mundo a uma era de paz universal. Este messias xiita uma vez apareceu e ofereceu orações em Jamkaran.
4- Torres do Silencio Zoroastras em Yazd
Em Yazd há algumas torres do silêncio, que são locais para pôr os mortos. Uma Torre do Silêncio é uma estrutura circular usada pelos zoroastras para que aves de limpeza comam os mortos. Até 40 anos atrás, cadáveres ainda poderiam ser encontrados na parte superior das torres de silêncio em Yazd, lentamente se desintegrando e a serem comidos por abutres do deserto.
5- Catedral Cristã de São Salvador em Esfahan
Catedral Vank foi uma das primeiras igrejas a serem construídas no Bairro de Jolfa na cidade de Esfahan por arménios deportados após a Guerra otomana de 1603-1605. Esta catedral é linda, com interiores ricamente pintados. É um espectáculo de cores mesmo. Um lugar a não perder.
6- Templo do Fogo Ateshkadeh Zoroastra em Yazd
Um templo de fogo é um lugar de culto para os zoroastras que veneram o fogo, sob qualquer forma. Dentro do templo do fogo Ateshkadeh em Yazd há uma chama sempre a arder – a designada de chama eterna. Dizem que esta chama nunca se apagou.
Vídeo da Chama Eterna no Templo do Fogo em Yazd:
7- Templo do Fogo Zoroastra de Chak-Chak
É o mais sagrado dos santuários de montanha do Zoroastrismo.
Todos os anos a partir de 14 de Junho milhares de zoroastras do Irão, Índia e outros países reúnem-se no templo do fogo em Pir-e Sabz – Chak Chak.
Uma das características notáveis de Chak Chak é uma nascente de água doce sempre a pingar água que sai da rocha na montanha.
8- Mesquita Zaid no Bazar de Teerão
Esta mesquita acolhe o túmulo de Zaid. A zona do túmulo está fechada para não muçulmanos. Todo o interior junto ao túmulo está ricamente trabalhado com ouro e sala de espelhos.
Vídeo da bandeira no topo da Mesquita Zayed em Teerão: