Índice
No Irão há imensas coisas para ver.
Eu já estive 2 vezes neste país, e mesmo assim tenho que voltar mais algumas vezes para ver o que me interessa.
Há países que chega uma visita para vermos o que nos interessa. O Irão é um daqueles países que nos puxa interesse para ver mais.
Nesta página faço uma lista do TOP 7 de locais a não perder no Irão – os locais que eu acho mais bonitos para visitar no Irão. A minha lista continuava, mas realmente se tenho que escolher 7 melhores destinos…aqui vai..
Mapa de 7 locais a não perder no Irão
Bam – cidadela de barro
Apesar de estar fora do circuito turístico da maior parte dos visitante que vão ao Irão, eu achei que Bam é um local fascinante.
Acho piada que uma inglesa me disse que ficou desiludida com Bam…porque estava em ruínas. Então mas quantos locais históricos no mundo são ruínas?
A questão com Bam é que a cidade estava bem preservada até ter sido destruída por um forte terramoto em 2003. De qualquer maneira adorei este local, a sua história, o que representa, o que lhe aconteceu. É como que eu tivesse sentido o seu nascer, crescer e morrer. Bam é especial, em ruínas ou construído.
Tive a oportunidade de conseguir subir ao topo da cidadela em ruínas (neste momento em reconstrução). Não percebi bem se podia ter passado, pois saltei as barreiras de protecção.
Yazd – Cidade histórica no deserto
Yazd é uma cidade que tem mesmo minha pinta. Feita com construção de barro, numa cidade histórica antiga com ruelas, arquitectura de deserto, poeira, becos vazios. Yazd é um local fascinante para se visitar no Irão.
Cidade espectacular no deserto iraniano, Yazd tem muito para ver.
Além de imensos captadores de vento, há ainda as Torres do Silêncio, a Mesquita Jameh do século XII, O Museu da Água, o Templo de Fogo.
Yazd é também o centro da cultura Zoroastra. A cidade antiga é toda feita em arquitectura tradicional de barro.
Esfahan – Arquitectura e Exotismo
Muitos dos locais para visitar em Isfahan incluem a linda e famosa Ponte Si-o-se Pol, a fantástica Praça Imam onde visitei o interior da Mesquita Imam, a Mesquita Sheikh Lotf Allah, e o Palácio Ali Qapu.
Visitei ainda a Catedral Vank. Este local é UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Isfahan é uma cidade histórica, com muitos monumentos, palácios, praças, pontes e museus para visitar.
Naqsh-e Khostam – Túmulos escavados na montanha de rocha
Local espectacular, Naqsh-e Khostom data da época dos reis aqueménidas.
Aqui nesta montanha temos os túmulos de Dario I da Pérsia, Xerxes I, Artaxerxes I e Dario II, todos escavados na pedra.
Este local está na lista de tentativa de pertencer à UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Rayen – cidadela de barro
Rayen é uma cidade a 105km de Kerman.
Nesta cidade há uma antiga cidadela que se chama Arg-e Rayen.
Esta fortaleza com mais de 1000 anos está extremamente bem conservada. Pode-se visitar o seu interior após pagar um bilhete de entrada.
Para amantes de arquitectura de barro, então ver fortalezas inteiras construídas assim é impressionante.
Ruínas de Persepolis
Realmente não podendo esquecer este local importante para visitar no Irão, Persepolis aparece como um dos destinos mais destacados deste país.
Local UNESCO Património Mundial da Humanidade, situado a 70 kms da cidade de Shiraz. Persépolis foi a capital do império Aqueménida cerca de 550 a 330 a.C. Há imensas ruínas, com palácios, esculturas, túmulos escavados nas montanhas para visitar.
Vídeo de caminhada em Persepolis no Irão:
Castelo português na Ilha Qeshm
Este castelo construído pelos portugueses em 1535 está esquecido e abandonado. Chegar à Ilha de Qeshm por si já é aventura por termos que apanhar um táxi-lancha que atravessa o Estreito de Hormuz.
A população não está muito habituada em ver estrangeiros (como o resto do país mas aqui ainda mais). Vida muito tradicional com roupas e costumes típicos da região do Golfo, que diferem do resto do Irão.
No castelo, além de ruínas, há ainda uns canhões enferrujados abandonados. As vistas de cima dos muros, do castelo, das palmeiras e do Mar são muito bonitas. Local muito húmido e quente.