Londres é uma cidade muito fotogénica.
Para os amantes da fotografia – amadores ou profissionais – a capital do Reino Unido proporciona belas imagens. Para tirar boas fotos de Londres, você só precisa de um dia de Sol. Sim, Londres é famosa por ter dias muito escuros, chuvosos e nublados, esperemos que não durante a sua estadia.
Nesta página faço uma pequena galeria de fotografias de Londres para você ter uma ideia do que há para visitar na cidade.
[su_note note_color=”#f2f2f2″]DICA IMPORTANTE: Compre o London Pass para ter descontos em monumentos, museus, utilização gratuita da rede de transportes públicos e evitar longas filas para comprar bilhetes – compre o London Pass aqui.[/su_note]
Fotos de Londres
Londres é a capital da Inglaterra e do Reino Unido e é também a maior zona urbana da União Europeia. Esta fascinante cidade está cheia de museus, monumentos e espectáculos que o farão entretido durante alguns dias sem descanso.
A Tower Bridge, uma ponte báscula sobre o rio Tamisa, está localizada junto à Torre de Londres e é um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.
Conhece aqueles guardas de casaco vermelho e chapéu preto alto, com pelo? São os guardas da rainha e estão divididos em soldados de infantaria e de cavalaria, os que pode ver montados a cavalo. Os soldados que fazem a guarda da rainha podem dividir-se em dois: Queen’s Guard e os Queen’s Life Guard. Os Queen’s Guard fazem a segurança dos Palácio de St James, Buckingham, Windsor e Torre de Londres.
O Palácio de Buckingham fica localizado em Westminster, é a casa oficial Família Real da Inglaterra e Reino Unido. É palco para muitas cerimónias de Estado e celebrações ligadas à Coroa britânica.
O Museu Britânico é um dos museus mais antigos do mundo e um dos mais visitados, chegando a receber mais de seis milhões de visitantes em um ano.
O seu acervo conta com mais de 8 milhões de peças provenientes de todo o mundo que ilustram a evolução da civilização, desde os seus períodos mais remotos.
O Museu Britânico abriu portas ao público pela primeira vez em 1759 e tem a honra de ser o primeiro museu do mundo com carácter secular, nacional, público e gratuito.
O Palácio de Westminster, também conhecido como Casas do Parlamento, ou apenas de Westminster, é onde as duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido (a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns) realizam as suas sessões.
Apesar de muitas pessoas julgarem que o “Big Ben” se refere à Torre do Relógio do Palácio de Westminster, O Big Ben é, na verdade, o sino que está instalado nesta torre e que deve o seu nome a Sir Benjamin Hall, ministro das obras públicas responsável pela instalação do sino em 1859 e que era apelidado de “Big Ben” por ser um homem volumoso.
Situada nas margens do Tamisa, a Torre de Londres, ou simplesmente The Tower, começou a ser construída em 1078 por Guilherme, o Conquistador.
A Torre de Londres guarda a colecção de jóias da coroa britânica, com uma colecção de valor incalculável, não só pelo seu valor material mas também histórico.
A construção da Tower Bridge iniciou-se em 1886 e foi aberta ao público em 30 de Junho de 1894.
Torre da Ponte tem 244 metros de comprimento, uma altura máxima de 42 metros e é atravessada por mais de 100 mil veículos por dia.
O arranha-céus Shard London Bridge situado na zona londrina de Southwark tem 310 metros de altura, e é 4º edifício mais alto da Europa e o mais alto da União Europeia (os outros três edifícios mais altos estão todos na cidade de Moscovo na Rússia).
A troca de guardas na Horse Guards Arch é menos conhecida mas também acontece diariamente, às 11h e às 10h ao domingo, e dura cerca de meia hora. Normalmente conta com soldados da cavalaria passando o arco. Quando está a chover muito não se faz o render da guarda com cavalos.
Ao visitar Londres não pode perder a magnífica Catedral de São Paulo. A cúpula da catedral é a segunda maior do mundo, depois da de São Pedro, em Roma.
A primeira catedral foi construída em 604 dC mas foi destruída num incêndio em 675. A catedral foi então reconstruída e novamente incendiada no Grande Incêndio de Londres, em 1667.
É o museu de arte moderna do Reino Unido, com quatro galerias no país, duas em Londres, outra em Cornwall e uma Liverpool. A Tate Britain é a mais antiga das quatro galerias e o centro da arte britânica desde o século XVI – encontra-a junto ao Tamisa, entre as pontes Lambeth e Vauxhall no burough de Pimlico. A Tate Modern, mesmo junto à Millennium Bridge, é um grande centro internacional de arte moderna e contemporânea.
Se pensarmos quão antiga é a rede de metro inglesa, ficamos impressionados em ver como está bem pensada e completa, apesar de as linhas mais antigas já terem 150 anos de história. Durante a II Guerra Mundial foi nos túneis do tube que milhares se esconderam dos bombardeamentos alemães à capital inglesa.
As linhas estão divididas por cores e é muito fácil verificar os pontos de passagem. São cerca de 300 estações que fazem parte do metro de Londres – ou tube e underground como lhe gostam de chamar.
A Piccadilly Circus é uma das praças mais movimentadas de Londres, com imenso comércio, cinemas, teatros e lojas famosas, com ruas cheias de painéis publicitários luminosos.
É no Apollo Victoria Theatre, em Londres, que pode assistir ao musical Wicked – The Untold Story of the Witches of Oz. É uma espécie de paródia do filme de 1939 “O Mágico de OZ” e é inspirado na obra “Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West” de Gregory Maguire, por sua vez uma recriação do filme e do livro de L. Frank Baum que lhe serviu de inspiração.
Pode ver o render da guarda (quando trocam os turnos) no Palácio de Buckingham e também em Whitehall. Em Whitehall você pode chegar mais perto dos guardas.
A London Eye é a roda de observação mais alta do mundo e oferece aos seus passageiros uma vista espectacular de mais de 55 dos mais famosos monumentos de Londres.
Londres contém quatro locais UNESCO Património Mundial: a Torre de Londres, Kew Gardens, o conjunto histórico do Palácio de Westminster, a Abadia de Westminster e Igreja de St Margaret; e ainda o povoado histórico de Greenwich. Outros monumentos famosos são o Palácio de Buckingham, o London Eye, Piccadilly Circus, Catedral de São Paulo, a Tower Bridge, Trafalgar Square e o Estádio de Wembley.
[su_note note_color=”#f2f2f2″]Quer ver mais imagens de Londres?
Siga o guia de Londres do meu amigo Luís Seco no site FotoViajar.com – ele tem uma página muito completa com fotos de Londres. Agradeço ainda ao meu amigo David Samuel Santos por me deixar usar algumas das suas imagens. Ele também tem uma galeria com fotografias de Londres no seu blogue de viagens Dobrar Fronteiras. Espero que goste.[/su_note]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Guia de Viagem a Londres” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=Londres]
[/su_box]