Índice
Paris é um sonho para muita gente.
Em 2013, cerca de 32 milhões de turistas visitaram Paris, sendo assim uma das cidades mais visitadas da Europa e do mundo inteiro.
Nesta página você encontra:
- Mapa dos Monumentos Torre Eiffel e Arco do Triunfo em Paris
- Lista dos 15 Monumentos mais Famosos de Paris
- Mapa Turístico de Paris
- Mapa de Monumentos em Paris
Paris é uma cidade com uma história vertiginosa que remonta ao século III a.c. Por isso, não é surpreendente a quantidade de monumentos existentes nesta cidade, de diferentes épocas e estilos arquitectónicos. Desde ruínas da era romana até aos memoriais da pós – II Guerra Mundial, estes famosos monumentos são essenciais para a compreensão sobre o passado rico e atribulado de Paris.
Nesta página você tem um mapa de monumentos em Paris, a capital da França.
Mapa dos Monumentos Torre Eiffel e Arco do Triunfo em Paris
Mapa turístico dos melhores destinos em Paris.
Tem ainda uma lista rápida dos 15 Monumentos mais Famosos de Paris, na França.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lista dos 15 Monumentos mais Famosos de Paris” radius=”0″]
- Catedral de Notre Dame
- Torre Eiffel
- Museu do Louvre
- Arco do Triunfo
- A Universidade Sorbonne e o Bairro Latino (Quartier Latin)
- Panteão de Paris
- Cemitério do Père-Lachaise
- Capela Sainte-Chapelle
- Ópera Garnier
- Museu de Cluny e as Termas Galo-Romanas
- Le Palais Royal
- Hôtel de Ville
- Palácio dos Inválidos
- Basílica de Saint-Denis
- Memorial dos Mártires da Deportação de 1944
[/su_box]
1. Catedral de Notre Dame
Remontando ao Século XII, Notre Dame ergue-se na margem do Rio Sena, para o entusiasmo de todos. É simplesmente um monumento deslumbrante repleto de complexos detalhes de arquitectura gótica, tendo levado mais de um século a ser construído.
Os elementos que chamam mais a atenção são, sem dúvida, a famosa torre sineira, onde se pode imaginar Hugo Quasimodo no exercício das suas funções, as gárgulas e os grotescos assustadores e a deslumbrante rosácea em vitral. Nada disto o deixará indiferente. Se tiver tempo para fazer uma visita mais alargada, faça uma visita à cripta arqueológica de Norte Dame, onde poderá aprender mais sobre a história da sua construção e outras curiosidades.
2. Torre Eiffel
Quando o monumento mais famoso do mundo foi apresentado como parte da Exposição Mundial de 1889 em Paris, a maioria denunciou-o como algo desagradável no horizonte da cidade e muitos exigiram a sua remoção. Quem teria pensado que ele se tornaria um ícone tão duradouro e amado na cidade da luz – literalmente e figurativamente?
Dica: tente evitar visitar a Torre Eiffel em horários de pico e nos finais de semana, para que você possa tirar o máximo partido da sua visita e realmente apreciar a vista a partir do topo.
3. O Louvre
A maioria pensa no Louvre monumental como um museu, mas foi outrora uma fortaleza e palácio antes de se tornar num centro mundial de arte. O palácio é a prova de uma história rica que abrange desde o período medieval até ao presente. Visite as fundações medievais, é simplesmente fascinante. Os Jardins das Tulherias adjacentes são perfeitos para um passeio, antes ou depois da visita ao monumento.
4. Arco do Triunfo
Situado eminentemente na zona de trânsito mais movimentada da Avenida Champs-Elysées, o Arco do Triunfo demonstra o máximo esplendor. Nós já não vemos estruturas arquitectónicas deste género nos dias de hoje, é um verdadeiro ícone da França imperial sob as comemorações das vitórias de Napoleão Bonaparte. O arco é a prova viva de que os líderes europeus não sentiam vergonha em erigir estruturas maciças ao serviço dos seu egos igualmente enormes. Existem muitos turistas que não fazem o passeio até ao topo, mas a vista que se estende sobre a avenida até ao Place de la Concorde, Tuileries e Louvre, é para além de especial.
5. A Sorbonne e o Quartier Latin
Qualquer intelectual já sonhou em passear pelos corredores da Sorbonne, entre os livros empoeirados ou simplesmente beber um café no exterior, na antiga praça. Felizmente, pode experienciar o último sem algum problema. Uma das universidades mais antigas e mais conceituados da Europa – a Sorbonne – foi fundada em 1257, mas inicialmente os estudos aqui eram sobre Teologia, pois durante o período medieval o conhecimento fazia exclusivamente parte do domínio de monges, escribas e outras figuras ligadas à Igreja Católica. E claro que, em séculos posteriores, a Sorbonne iria passar a ajudar a produzir algumas das mentes mais famosas da Europa, antes de se tornar num local de revolta durante os movimentos estudantis de 1968.
6. Pantheon
O Panteão é um mausoléu de estilo neo-clássico onde muitas das grandes personalidades francesas estão enterradas. Foi construído entre 1758 e 1790. Daqui pode avistar-se a distante Torre Eiffel. Pare pelo Panteão para um passeio agradável no Quartier Latin, situado na margem esquerda do Rio Sena.
7. Cemitério Père Lachaise
Existem muitos cemitérios bonitos dentro das muralhas da cidade de Paris, mas na opinião do escritor Père Lachaise, este é o mais belo. Além de hospedar os túmulos de almas famosas como Oscar Wilde, Molière ou Jim Morrison, o cemitério é simplesmente um lugar lindo para passear e meditar. Se estiver um bom dia de sol, subir as encostas suaves do cemitério para olhar e contemplar a cidade dos mortos pode ser … notavelmente agradável.
8. La Sainte-Chapelle
Não muito longe da Capela de Notre Dame, no Ile de la Cite, ergue-se outro pináculo da arquitectura gótica. Sainte-Chapelle foi erigida em meados do século XIII pelo rei Luís IX.
A catedral apresenta alguns dos vitrais mais aclamados desta época, abrigando num total 15 painéis de vidro e uma proeminente janela, cujas cores permanecem surpreendentemente vibrantes. Pintura em mural e esculturas elaboradas, conseguem enfatizar ainda mais a beleza deslumbrante e medieval de Sainte Chapelle.
9. Opera Garnier
A imponente Opera Garnier em Paris tem a capacidade de sentar 2.200 pessoas. É também conhecida como o Palais Garnier ou simplesmente a Paris Opera, um tesouro arquitectónico e um local essencial para a panorâmica do ballet e da música clássica da cidade. Desenhado por Charles Garnier e inaugurada em 1875 como o Academie Nationale de Musique -Theatre de l’Opera (Academia Nacional de Música – Teatro Opera), a Opera Garnier, de estilo neo-barroco, é agora a casa do ballet em Paris. A companhia oficial de ópera da cidade mudou-se para a Opera Bastille em 1989.
10. Hotel de Cluny e Banhos romanos
O Hotel de Cluny é uma residência medieval que abriga hoje o Museu Medieval Nacional. A tapeçaria famosa “A Dama e o Unicórnio”, encontra-se lá exibida. As ruínas dos banhos termais do Império Romano também podem ser vistas lá. Uma das salas do museu, o “Tepidarium”, fazia originalmente parte dos banhos.
Situado no Bairro Latino, não muito longe da Sorbonne (ver acima), o Hotel de Cluny também possui um jardim de estilo medieval, proporcionando um local agradável para um passeio ou para leitura num banco de jardim, na Primavera ou no Verão.
11. Palais Royal
Situado entre o Louvre e a Ópera Garnier, Palais Royal é um palácio de estilo renascentista que foi a residência do cardeal Richelieu. Hoje ocupado por lojas de luxo e restaurantes, bem como por vários escritórios do governo, o Palais Royal foi durante séculos o centro de lazer da realeza. O dramaturgo francês Molière ocupou o teatro com a sua equipa. Mais tarde este espaço iria sofrer um incêndio. Este palácio demonstra-se imponente, acompanhado por jardins, um lugar muito agradável para dar um passeio, para beber um café ou simplesmente conhecer as lojas no local, enquanto a escultura moderna e peculiar de Daniel Buren complementa com um interessante contraste com o que é próprio de tempos antigos.
12. Hotel de Ville
Hoje a Câmara Municipal de Paris situa-se na Praça do Município, no centro de Paris. Foi construída em 1873 e esta grande praça, outrora chamada de “Place de la Grève”, era o local escolhido para execuções públicas sangrentas no período medieval. Hoje, o Hotel de Ville é um palco de eventos durante todo o ano, incluindo exposições gratuitas, tal como patinagem no gelo durante os meses de inverno. É um momento especial poder visitar este monumento durante a noite.
13. Les Invalides
Este enorme e complexo monumento foi construído como uma casa de apoio para os soldados feridos sob o reinado de Luís XIV. Ainda hoje, Les Invalides, ainda mantém esse papel, mas é mais famoso por abrigar o túmulo de Napoleão Bonaparte. O local Musée de l’Armée (Museu do Exército) possui uma vasta colecção de artefactos militares.
14. St.Denis Basilica
Situado a norte de Paris, num subúrbio de classe trabalhadora, fica um dos mais antigos locais da França para o culto cristão. A Basílica de Saint-Denis, desenhada e construída entre os séculos XI e XII, serviu como um local de enterro real a partir do século V, o qual hospeda túmulos de 43 reis e 32 rainhas. Estes túmulos são esculpidos, cheios de detalhes góticos e extravagantes. Este templo é uma preciosidade muitas vezes pouco valorizada, mas que vale a pena visitar.
15. Memorial aos Mártires da Deportação
Este soberano memorial presta homenagem aos 200.000 pessoas (principalmente judeus) que foram deportados para os campos de extermínio nazi da França, durante a Segunda Guerra Mundial. Erguido em 1962, nas margens do Sena (em frente à Catedral de Notre Dame), este memorial foi projectado pelo arquitecto GH Pingusson, com o fim de evocar uma sensação de claustrofobia e desespero.
Mapa Turístico de Paris
Mapa de Monumentos em Paris
Clique no mapa para aumentar e explorar melhor.
[message_box type=”attention”]Veja também a página: Descobrir Paris – 10 Dicas para visitar Paris com Mapas do Centro da cidade.[/message_box]