Índice
Viajar, como tudo na vida, é uma experiência que passa pela aprendizagem. Nós queremos sempre levar tudo e mais alguma coisa, de maneira a que no final, a nossa mala de viagem está muito pesada, ou, tudo o que juntá-mos não cabe lá dentro.
Mas à medida que ficamos mais experientes, começamos a perceber o que realmente é útil e o que não é. Aqui está uma lista de coisas que você deve considerar não incluir na sua mala de viagem em futuras viagens.
Para mim, é muito importante carregar pouca coisa na mochila. Pessoalmente e com o passar do tempo ando cada vez a viajar com menos coisas.
Não importa a duração da viagem – seja uma escapadela de fim de semana na praia ou uma caminhada de três semanas no Nepal – você precisará arrumar a mala e vai querer embalá-la correctamente.
Vários pontos a ter em consideração:
- Tipo de viagem (cidade, campo, backpacking, montanha, aventura)
- Duração (pouca duração, longa duração)
- O tamanho da sua mochila (bagagem de mão ou bagagem de porão)
- Época do ano (Verão ou Inverno)
- Limite de peso imposto pela companhia aérea
- Local geográfico para onde se viaja (África, Ásia, Europa, América do Sul ou América do Norte)
NOTA: Tenho neste momento uma mochila MINAAL® de 35 litros, mas durante 7 anos viajei com uma mochila de 30 litros da CASE LOGIC® (tipo mochila de escola, que na verdade era uma mochila feita para computadores). A minha mochila anterior a esta era uma da BERG® de 30 litros, mas que rebentou depois da viagem pelo Médio Oriente e Mali. Veja ainda o que levo dentro da mochila.
Mochila 2008 vs Mochila 2011
Mochila Viagem África Ocidental 2008
Mochila Adventure 30 – BERG
- Tamanho: 30 x 21 x 45cm
- Peso: 0.800Kg
- Material: Poliéster Ripstop 450D
- Capacidade: 30Lts
- Preço: 24,90 Euros
- Durabilidade: 2 viagens
Mochila Viagem África Oriental 2011
Mochila CASE LOGIC
- Tamanho: 32 x 20 x 50cm
- Peso: 1.2Kg
- Material: Canvas Jeans
- Capacidade: 30Lts
- Preço: 16 Euros
- Durabilidade: 7 anos de viagens
Como Arrumar a Mala de Viagem
O segredo de levar menos coisas é ter logo à partida uma mochila mais pequena. De qualquer maneira, como arrumamos as coisas é o ponto principal, porque bem arrumado cabe mais, e mal arrumado cabe menos.
Normalmente empurrar as coisas para dentro de uma mochila não dá para levar muita coisa. Há imensos espaços mortos dentro das malas que podemos por coisas. É preciso ser metódico, e levar algum tempo. Depois com a prática conseguimos repetir mais rápido.
Quando se trata de fazer a mala, a melhor maneira de arrumar uma mochila é economizar espaço. O principal é empacotar as suas roupas com eficiência. Se tiver sacos de vácuo ainda é melhor.
Uma das questões é também no transportar produtos de cosmética e higiene. Vejo que muita gente viaja com um sabonete grande, gel de duche enorme, frasco grande de champô, pasta de dentes pacote grande, etc. Tudo em grande. Compre sempre produtos de higiene de viagem e que se adaptem bem a uma mala pequena. Se o champô que usa não há em frasco pequeno, invente um, compre um frasco e despeje para lá o seu champô preferido.
Lembre-se: coisas pesadas na parte inferior da mochila, coisas que podem vazar em sacos de plástico e coisas importantes assim que chegar ao seu destino (como produtos de higiene pessoal) no topo. Enrole as suas roupas ao invés de dobrá-las, ainda consegue poupar mais espaço.
O que eu faço é: Dobro a roupa e ponho dentro de um saco de vácuo. Depois enrolo. Fica assim tudo a ocupar muito pouco espaço.
Vantagens em ter uma mochila ou mala pequena?
- Não ter que esperar pela bagagem depois do avião aterrar pois as malas pequenas podem ir na bagagem de mão.
- O risco da mala desaparecer ou extraviar-se durante a viagem ou no aeroporto é zero.
- Ter-se autonomia de movimentos e deslocação quando temos a mochila connosco.
Veja a página sobre o que não levar na mala de viagem.
O que levar na mala de viagem
- Sacos de plástico e bolsas pequenas diversas para dividir o que levamos e não ter tudo espalhado. É assim tudo mais fácil de arrumar.
- Se precisa de levar um saco cama, então melhor investir num saco cama extra-pequeno. São um pouco mais caros mas muito mais leves de transportar.
- Produtos de cosmética e higiene sempre de tamanho pequeno
- Ter uma bolsa de anca para as coisa que precisamos ter sempre mais à mão. Tenha cuidado em países mais perigosos, este tipo de bolsa pode ser um chamativo para ladrões.
- Ter uma bolsa de ombro com alsa para pequenos passeios quando a mochila está no hotel.
- Ter sempre um cadeado ou dois, muito útil já que muitos ladrões tentam abrir a mochila quando ela está às nossas costas, em andamento, filas de espera ou dentro de transportes públicos.
- Várias fotocopias do nosso passaporte.
- Várias fotografias tipo-passe para pedidos de visto e documentos diversos.
Veja a página sobre o levar na mala de viagem.