Adorei este local, e, na verdade fiz algumas centenas de kms só para o visitar. Apanhei o autocarro desde Almaty até Shymkent onde fiquei 2 dias e de lá apanhei um táxi carrinha que me levou até à cidade de Turkestan. O Mausoléu de Khoja Ahmed Yasawi em Turkestan é um dos poucos exemplos de arquitectura da época de Timur no Cazaquistão fazendo assim um local único para visitar no país. Está um pouco longe de tudo mas vale a pena o esforço para ir lá.
História do Mausoléu
O Mazar (Mausoléu ) de Khoja Ahmed Yasawi é um mausoléu inacabado situado na cidade de Turkestan também chamada de Hazrat-e Turkestan no Sul do Cazaquistão. O nome desta cidade é muitas vezes confundida com um país vizinho ao Cazaquistão, o Turquemenistão (em inglês Turkmenistan) causando assim uma confusão entre viajantes fazendo que muitas vezes até possam não visitá-lo a pensar que é algum erro ou algo assim parecido.
Em 2003 este Mausoléu tornou-se o primeiro local oficialmente integrado e reconhecido pela UNESCO e inserido assim na sua lista de Património Mundial da Humanidade como um monumento importante.
A estrutura que vemos hoje foi edificada em 1389 por Tamerlão também conhecido como Timur “o Coxo” para substituir um pequeno mausoléu do século XII pertencente a um Mestre Sufi chamado Khwaja Ahmad Yasavi (1103–66). Mestres artesãos comandados por Khwaja Hosein Shirazi, erigiram este edíficio rectangular com 39 metros de altura. Na altura foi o efíficio com a maior abóbada de toda a Ásia Central. Esta dupla abóbada decorada com mosaicos verdes e dourados mede 18 metros de diametro e cerca de 28 metros de altura.
O edíficio foi deixado por acabar quando Timurlão morreu em 1405. Há ainda no complexo do mausoléu o túmulo de Ablai Khan.
Procura um Hotel em Almaty? Hotéis em Almaty