Índice
Nesta entrevista temos o viajante Pedro Ribeiro.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.
Pedro Ribeiro – Perfil de Viajante
- Nome completo: Pedro Fernando Gonçalves Ribeiro
- Profissão: Eng. civil
- Data de nascimento: 1976
- Local de nascimento: Tondela – Portugal, entre o frio das serras do Caramulo e a Estrela, a luz da neve que se fazia sentir em Janeiro e o carinho dos meus pais
- Local de residência: Ponta Delgada, S. Miguel, Açores – Portugal
- Quantos países já visitou: 43
- Quantos continentes já visitou: 4
- Maneira preferida de viajar: Todas as maneiras mencionadas, mas de uma forma geral, gosto de viajar com o espírito livre
- Comida preferida: Toda a boa comida
- Cor preferida: Azul
- Banda preferida: Demasiadas. Depende do estado de espírito.
- Fruta preferida: Pêra
- Livro de viagem preferido: Todos, mas com especial destaque para Jupiter’s Travels de Ted Simon
- Já se apaixonou por alguém em viagem? Não
- Você vive para viajar ou viaja para viver? Ambas , com especial destaque de viajar para viver
- Próximas viagens: Laos, Vietname e Camboja
- Países onde não voltaria: Não tenho motivos para recusar voltar a qualquer país onde já tenha estado.
- Países onde voltaria: Marrocos, Argentina, Chile
- Países com melhor comida: Portugal, Argentina, Chile
- Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: Portugal, Estónia, Letónia
- Hotel preferido: Auberge du Sud em Merzouga, Marrocos
- Site / blog: www.pedroribeirophoto.com
Pedro Ribeiro – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante
Fotografia Viagem de Pedro Ribeiro
Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?
Morando numa pequena vila, Campo de Besteiros, no concelho de Tondela, cedo descobri o prazer de viajar. Descobri através dos raids que fazia pelos escoteiros. Era a única forma que tínhamos de partir, legalmente, à descoberta! Viajar é bom porque saímos da rotina, novas descobertas, novas aventuras, novas conquistas…
Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:
Todas as viagens marcam. Todas nos deixam diferentes. Todas nos fazem ficar mais ricos. Não se trata de um destino preferido, pois o humor altera-se, os lugares mudam, as necessidades variam e, consequentemente os lugares que aspiramos conhecer também mudam. No entanto, a viagem que fiz em 2012 por Marrocos marcou-me muito. Fomos sem destino e sem quaisquer objectivos pré-definidos a cumprir, apenas ir. Foi uma viagem que permitiu muita introspecção e descoberta pessoal.
Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?
Quando viajamos podemos descobrir novos lugares, novas culturas, novos sabores, novos sons e simplesmente nada… e tem sido quando menos espero que tenho tido as maiores surpresas. Assim, apenas posso recomendar que acreditem e sigam atrás do sonho.
Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:
Sempre vivi em Portugal.
Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?
Pôr do sol no Grand Canyon. A imensidão do que permitia alcançar fez-me reduzir e dar importância ao que realmente precisamos. Apenas, ser feliz.