Índice
Para viajantes que ficam muito tempo fora, a despesa maior em viajar é sem dúvida o alojamento. Pensando nas despesas de viagem você depara-se com um grande gasto só para dormir. Nesta página dou-lhe alguns conselhos e dicas de como poupar dinheiro em alojamento durante a sua viagem.
Como poupar dinheiro em Hotéis
1 – Use a comunidade Couchsurfing
Já muito famoso mas que muita gente ainda não aderiu.
O site Couchsurfing.org é uma comunidade de pessoas que oferecem uma cama ou um sofá para você dormir durante um ou dois dias.
A intenção do site é que você mesmo, também ofereça um lugar para dormir a outros viajantes.
Eu pessoalmente já fiz couchsurfing em países como a Ucrânia, Guiana Francesa e Uganda por exemplo. Também já recebi viajantes em minha casa de países como Itália, Estados Unidos, Japão e Brasil.
Imagine que você tem uma viagem de dois meses, e que, em cada semana você consegue pelo menos dois lugares para dormir a partir deste site. Serão quatro noites por semana que você poupará dinheiro.
A minha página no Couchsurfing é: http://www.couchsurfing.org/people/joaoleitao/
2 – Viagens nocturnas de comboio ou autocarro (ônibus)
Sim, não é tão confortável como dormir numa cama.
Mas, se você procura poupar dinheiro em hotel esta é também uma boa maneira de não gastar tanto.
Ou seja, Se você tiver que fazer uma grande viagem de uma cidade a outra, tente viajar de noite – poupará o dinheiro do hotel e chegará ao seu destino de manhã pronto para explorar a cidade.
Há comboios que até têm compartimentos “couchette” em que pode dormir numa cama.
Algumas viagens em que você pode dormir no comboio
- Paris até Budapeste (França, Alemanha, Áustria, Hungria)
- Tanger até Marraquexe (Marrocos)
- Bucareste até Istambul (Roménia, Bulgária, Turquia)
- Lviv até Chisinau (Ucrânia, Moldávia)
- Tbilisi até Zugdidi (Geórgia)
- Tashkent até Bukhara (Uzbequistão)
3 – Pousadas da Juventude (Youth Hostels)
Eu pessoalmente nas minhas viagens fico muitas vezes alojado em pousadas da juventude, os chamados “youth hostels”.
Uma pousada da juventude é um tipo de alojamento onde você partilha um quarto com outros viajantes, normalmente em camas tipo beliche.
Nos hostels há quartos com quatro camas, seis camas, oito camas, e, até mais. Eu não aconselho ficar em quartos com mais de oito camas porque apesar de ser muito barato, começa já a ser muita confusão.
O preço de uma cama num hostel ronda os 5 , 10, 15 até 20 Euros por noite normalmente com pequeno-almoço incluído. O preço depende do país onde você viaja.
Utilizo o site Hostelworld.com.
Eu já dormi em hostels em cidades como
- Lisboa (Portugal)
- Madrid, Barcelona, Sevilha (Espanha)
- Paris (França)
- Berlim, Nuremberga (Alemanha)
- Pizza, Florença (Itália)
- Helsínquia (Finlândia)
- Copenhaga (Dinamarca)
- Istambul (Turquia)
- Nova Iorque (Estados Unidos da América)
- Praga (República Checa)
- Sofia, Veliko Tarnovo (Bulgária)
- Skopje (Macedónia)
- Londres (Inglaterra)
- Tbilisi, Batumi (Geórgia)
- Moscovo (Rússia)
- Bishkek, Osh (Quirguistão)
- muitas outras cidades
Há hostels que têm também quartos single, quartos twin e quartos duplos.
4 – Aproveite os seus amigos noutros países
Se você tem alguns amigos que vivem no estrangeiro, ou se conheceu alguém de um outro país numa viagem, aproveite esta situação e contacte-os com alguma antecedência.
É claro que ter alguém em casa durante um mês é abuso, mas de certeza que esses seus conhecidos ficaram contentes em recebê-lo durante um dia ou dois.
5 – Procure promoções de hotéis na Internet – BOOKING.COM
Já fiz isto muitas vezes durante algumas viagens. Basicamente é procurar preços especiais na Internet.
Esta é a minha opção favorita, e aquela que presentemente mais utilizo nas minhas viagens. Há muitos hotéis que baixam os preços mais do que 50% só para alugarem o resto dos quartos.
Além de encontrar hotéis de 4 e 5 estrelas a preços muito baixos, consegue encontrar e comparar preços, localização e instalações de milhares de hotéis pelo mundo fora.
Utilizo o site Booking.com.
Você pode listar os hotéis do mais barato para o mais caro, onde encontrará pequenas pensões por 15 ou 20 Euros por noite em muitas cidades do mundo.
Também é muito útil porque podemos ver num mapa da cidade, onde ficam todos os hotéis, porque também é muito importante ficar perto do centro da cidade perto dos monumentos mais conhecidos.
Quando faz uma reserva você abre também uma conta usuário, onde pode deixar comentários e avaliações dos hotéis onde você vai ficando.
6 – Sempre que puder, durma na praia
Sempre que haja uma praia segura, limpa e linda, e que o tempo o permita, você pode sempre dormir na areia.
Basta extender a sua toalha e por algo para almofada e já está.
Muito confortável e estamos em contacto 100% com a Natureza.
Um dos momentos especiais desta modalidade de alojamento é que você vai acordar com o nascer do Sol e estará tudo lindo à sua volta.
E…não esquecer do banho matinal, com a praia vazia, só você e o Mar. Muito bom.
Na foto em cima pode ver a minha cama na praia Jumeirah no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Foi só por a toalha na areia e o casaco a servir de almofada. Excelente.
7 – Montar uma tenda e acampar
Acampar é a opção que eu menos gosto e pessoalmente nunca acampo muito, mas, não posso deixar de mencionar já que há efectivamente pessoas que gostam desta opção.
Se viajar por lugares rurais, é muito fácil encontrar um lugar bonito para acampar. É uma maneira muito simples e eficaz de poupar dinheiro para dormir.
Tenho muitos amigos que adoram acampar e levar uma tenda consigo. Tenho inclusivamente amigos que montam a tenda no centro de cidades, seja na rotunda de uma rua principal, ou num jardim ou parque da cidade.
Eu já dormi num jardim em Abu Dhabi, mas não montei tenda, simplesmente pus uma toalha no chão e dormi assim ao relento. Porquê? Porque não encontrei nenhum hotel por menos de 150 Euros. Como tinha carro alugado, mas estava tanto calor que não dava para dormir lá dentro, dormi no jardim no centro da cidade.
Há muita gente que viaja de mota ou carro, e leva tenda para acampar. Também parece uma boa opção.
8 – Aceite os convites para dormir em casa de outras pessoas
Em muitos países muçulmanos está inerente na cultura local o convidar desconhecidos para as suas casas. Eu sei que para muitos parece um pouco estranho esta opção, mas realmente quem já viajou para países muçulmanos entende o verdadeiro conceito de hospitalidade.
Basicamente, conhecem-se pessoas na rua ou noutra situação de viagem, e eles acabam por convidar para sua casa, para jantar, pernoitar e tomar o pequeno-almoço (café da manhã). Esta é uma maneira muito fácil e simples de como poupar dinheiro em alojamento.
Já dormi em casa de desconhecidos em
- Marrocos
- Egito
- Sudão
- Irão
- Iraque
- Turquia
No Irão por exemplo, esta característica é levada a um extremo, porque praticamente recebi convites diários para esta ocasião, e, acabei por aceitar muitos deles. Os iranianos gostam muito de estrangeiros e têm super orgulho em poder receber ocidentais. Uma vez, um senhor até chorou quando recusei o seu convite, porque tinha que seguir viagem e não podia ficar uma noite nessa cidade.
Alguns exemplos de situações em que aceitei o convite de desconhecidos no Irão
- Conheci um senhor no autocarro que viajava para Qom onde ia encontrar a sua mulher. Acabei por ir para casa dele.
- Aceitei o convite de um senhor que conheci na loja de sumos na região curda do Irão.
- Na Ilha Qeshm, o mecânico fez questão que eu ficasse em casa dele durante os dias necessários para arranjar o meu carro, tendo em conta que tivemos de encomendar uma peça de Teerão e levava vários dias.
- Num mercado em Lar, aceitei o convite de dois irmãos para ficar uns dias em casa deles e conhecer a família.
9 – Alugar um apartamento em vez de ficar num hotel
Se viajar com família ou com um grupo de amigos, há ainda a possibilidade de alugar um apartamento com vários quartos, em vez de reservar um quarto de hotel ou mesmo uma cama num hostel.
Há uma variedade de apartamentos pelo mundo fora, com preços desde 5 Euros até 30 Euros por dia. O site Airbnb é a melhor ferramenta online para encontrar apartamentos, é uma questão de procurar até encontrar o alojamento que mais lhe convém.
O site Airbnb tem uma promoção em que se você se inscrever no site a partir do meu perfil, ganhará automaticamente um crédito de 30 Euros a ser usado na sua primeira reserva de apartamento.
Aproveite e inscreva-se por aqui!
10 – Durma dentro do carro
Se você costuma viajar e explorar países com carro alugado ou com o seu carro particular, então aproveite para dormir lá dentro. Esta é uma maneira muito simples e fácil de poupar dinheiro. Analise bem os locais para pernoitar tendo em conta segurança e possibilidades de WC.
Países onde já dormi dentro do carro
- África do Sul
- Botswana
- Omã
- Brasil
- Chile
- Peru
- Equador
- Argentina
- Marrocos
- Tajiquistão
- Geórgia
- Uzbequistão
- Turquia
11 – #Vanlife – viajar de autocaravana
Há muita gente que já aderiu a este estilo de viagem. Basicamente, é ter uma carrinha (van), e dormir lá dentro. Há quem converta o interior destes veículos para ficar mais confortável, ou simplesmente dormir dentro de um colchão num ambiente improvisado. O importante é viajar em liberdade.
Veja a minha página sobre viajar de autocaravana no Quirguistão.
Países onde já viajei de carrinha ou caravana
- Portugal
- Espanha
- Polónia
- Ucrânia
- Rússia
- Cazaquistão
- Quirguistão
- Tajiquistão
- Uzbequistão
- Azerbaijão
- Geórgia
- Arménia
- Irão
- Iraque
- Turquia