Índice
O Líbano é um país fascinante para passar férias. Durante vários anos tentei arranjar tempo para visitar o Líbano. Parece que várias tentativas falhadas me afastaram de conseguir descobrir este destino e com isto passou-se praticamente uma década sem conseguir lá por os pés. Demorou, mas finalmente consegui encaixar uma semana algures no meio da minha viagem à Grécia e Albânia. Estar em Atenas proporcionou a ocasião ideal para comprar um bilhete de avião para Beirute e voltar novamente para a capital grega.
Tive então o prazer de visitar locais como o Castelo dos Cruzados e o mercado antigo em Byblos, as incríveis grutas de Jeita, as ruínas de Baalbek, e as ruínas de Anjar mesmo junto à fronteira com a Síria. Além destes destinos tive ainda um par de dias para conhecer e explorar a capital Beirute.
Vou partilhar com vocês um possível roteiro de uma semana, baseado na minha viagem ao Líbano.
Roteiro de uma semana no Líbano:
- Dia 1 – Chegada a Beirute
- Dia 2 – Beirute
- Dia 3 – Beirute » Anjar » Baalbek » Beirute
- Dia 4 – Beirute » Grutas de Jeita » Harissa » Byblos
- Dia 5 – Byblos
- Dia 6 – Byblos » Beirute
- Dia 7 – Partida de Beirute
Líbano Top 3
Os três locais que mais gostei nesta viagem ao Líbano.
Baalbek
Byblos
Beirute
Roteiro no Líbano
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Beirute, Líbano” radius=”0″]A Beirute de hoje é uma combinação de elementos modernos e antigos, ainda com algumas cicatrizes da longa guerra civil que se estendeu até 1990. A Baixa é ao mesmo tempo um dos bairros históricos e uma das áreas mais animadas da cidade. A rua Hamra é essencial: durante boa parte da segunda metade do século XX foi o centro da vida cultural libanesa, mas nos dias de hoje modernizou-se e é a zona de festa e animação da capital. A Avenida Marginal, construída pelos franceses, é outro dos locais a não perder, estendo-se por 5 km, desde a baía de São Jorge até Ramlet al-Bayda. Ali se pode ver a vida do jet set libanês, sendo a área mais cosmopolita da cidade. E ali perto podem-se visitar as Rochas do Pombo, uma série de formações rochosas que se erguem das águas do Mediterrâneo. Eu bebi um sumo no famoso café Bay Rock com vista espectacular para o mar. Uma visita ao campus da Universidade Americana também se recomenda, para um cheirinho do que era Beirute antes da Guerra. Um dos meus lugares preferidos é a Praça Nijmeh, com a torre do relógio, a Catedral de São Jorge (Ortodoxa Grega)e de onde podemos ter uma vista panorâmica das ruínas romanas, da mesquita Mohammad Al-Amin e da Catedral São Jorge (Maronita).
Top 10 locais a visitar em Beirute:
- Museu Nacional de Beirute
- Mesquita Mohammad Al-Amin
- Praça Nejmeh
- Catedral Maronita de São Jorge
- Catedral Grega Ortodoxa de São Jorge
- Mesquita Al Omari
- Museu Sursock
- Centro de Artes de Beirute
- Pigeon Rocks
- Corniche
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Byblos, Líbano” radius=”0″]Esta localidade histórica, localizada a cerca de 35 km a norte de Beirute, terá sido a primeira cidade Fenícia, mas nos últimos cinco mil anos por lá passaram Egípcios, Assírios, Persas, Gregos, Romanos, Cruzados Cristãos, Mamelucos e Otomanos. Em Byblos poderá o visitante explorar os baluartes medievais e os mercados tradicionais, repletos de cores e de aromas, distribuídos por encantadoras ruas adornadas pelas cores de buganvílias sempre em flor. Não se pode perder a cidadela dos Cruzados e o antigo porto, localizado sob a fortaleza. Ideal para ver o pôr-do-sol com um petisco libanês e vista para as águas onde deste ponto há tantos milhares de anos os exploradores Fenícios saiam para o mundo.
Top 10 locais a visitar em Byblos:
- Castelo dos Cruzados
- Museu de Cera de Byblos
- Porto de Byblos
- Complexo arqueológico de Byblos
- Muralhas da cidade
- Casa El-Houssami
- Igreja de São João Batista
- Souks
- Templo de Baalat Gebal
- Museu de Fosseis de Byblos
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Harissa, Líbano” radius=”0″]Não muito longe de Beirute, vamos encontrar Harissa e Daraoun, duas aldeias que formam um município. Ali, no Monte Líbano, ergue-se o monumento a Nossa Senhora do Líbano, uma estátua de bronze pesando 15 toneladas e tendo quase 10 metros de altura. Chega-se ao local desde a cidade costeira de Jounieh, podendo-se apanhar o teleférico que transporta os visitantes directamente ao local do monumento. Apesar de ser o local de culto essencialmente cristão, é também muito apreciado pelos muçulmanos libaneses que veneram Nossa Senhora do Líbano. Mesmo os menos religiosos gostarão do ambiente especial que se vive no local e das fabulosas vistas sobre Jounieh e sobre o mar Mediterrâneo. O Papa João Paulo II visitou Harissa em 1997.
Top 10 locais a visitar em Harissa:
- Nossa Senhora do Libano
- Teleférico de Harissa
- Basilica de São Paulo
- Igreja Nossa Senhora da Vitória
- Igreja de São Simão
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Anjar, Líbano” radius=”0″]Pegada junto à fronteira com a Síria, este vasto vestígio arqueológico tem algo que o distingue de todos os outros locais do género do Líbano. Enquanto em sítios como Baalbek existe uma sobreposição civilizacional, em Anjar tudo se resume a um só período: o dos árabes da dinastia Umayyad, que tinham a sua capital em Damasco, não muito longe daqui. A vida de Anjar foi breve. Fundada entre 705 e 715, foi arrasada pelos Abássidas em 744 e deixada ao abandono desde então. O nascimento de Anjar prendeu-se com a localização, numa encruzilhada entre duas rotas comerciais de grande importância (Beirute – Damasco e Homes Tiberiade), tendo a cidade tornando-se um entreposto comercial interior, localizado no Vale de Bekah.
Top 10 locais a visitar em Anjar:
- Cardo Decumanus
- Tetrapylos
- Ruínas do Grande Palácio de Umayyad
- Banhos termais
- Pequeno Palácio
- Mesquita
- Igreja Arménia de Anjar
- Reserva Natural Zabad Tahrir
- Nascente Ain Gerrha
- Templo Majdal Aanjar
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Baalbek, Líbano” radius=”0″]Localizada no vale de Bekah, próximo da fronteira com a Síria, esta é uma antiga cidade Fenícia e a Heliopolis de Alexandre o Grande. Os Romanos vieram mais tarde e desenvolveram significativamente a cidade e ali construíram o templo de Jupiter Baal, considerado o mais ornamentado e imponente edifício religioso da história do Império Romano. Eventualmente os árabes ocuparam a área depois de derrotarem os bizantinos na batalha de Yarmouk e ali construíram uma mesquita depois de destruírem os elementos cristãos do complexo. A cidade sobreviveu aos séculos e às guerras que por ela passaram, mas os Otomanos não se interessaram por Baalbek e aos poucos os monumentais templos foram-se degradando, chegando até nós depois de um bom trabalho de recuperação desenvolvido por arqueólogos alemães no início do século XX. O templo de Bacchus será talvez o mais impressionante de Baalbek, pelo relativo estado de conservação e pelas suas dimensões majestosas.
Top 10 locais a visitar em Baalbek:
- Templo de Vénus
- Templo de Baco
- Templo de Jupiter
- Pátio Hexagonal
- Acrópole
- Grande Tribunal
- Grande Mesquita
- Praça Tahrir
- Fonte Ras El-Ain
- Edifícios públicos Boustan el-Khan
[/su_box]
Transportes
Mover-se entre as diversas localidades no Líbano é relativamente fácil.
- De Autocarro desde Beirute até Byblos: O LCC 6 do cruzamento em Beirute Cola vai até Byblos. Custa cerca de 2.000 LBP / 2 Euros e demora cerca de 60 minutos.
- De táxi desde Byblos até Beirute: custa cerca de 40.000 LBP / 25 Euros e demora cerca de 50 minutos.
Uma dica sobre transportes: se quiser um táxi para visitar o país com base em Beirute, recomendo o Sr. Ali Mustafa Itani. Pode contactá-lo pelo Whatsapp, número +961 70690649. Se o contratar para um período de três dias consecutivos, espere pagar USD $100 pelo primeiro dia, USD $90 pelo segundo dia e USD $80 pelo terceiro dia. Ele fala algum inglês, é muito simpático e um excelente condutor. Se só precisar de transporte do ou para o aeroporto, o senhor Ali também pode tratar disso por 10 ou 15 Dólares. Uma excelente opção aos táxis de aeroporto que lhe pedirão USD $40 sem possibilidade de negociação.