Índice
Nesta entrevista temos o viajante Rui Catarino.
Vamos conhecer um pouco mais sobre quem viaja e explora o mundo. Nesta rubrica “QUEM VIAJA“, proponho dar a descobrir várias pessoas que viajam o mundo à sua maneira, cada um de forma diferente. Tento criar assim, um perfil de viajante, rápido e fácil de ler sobre vários viajantes portugueses e brasileiros.
Rui Catarino – Perfil de Viajante
- Nome completo: Rui Filipe da Silva Catarino
- Profissão: Estudante 4 ever … Tou a fazer um Doutoramento em Ecologia Económica
- Data de nascimento: 1982
- Local de nascimento: Tunes, Algarve – Portugal
- Local de residência: Viena – Áustria
- Quantos países já visitou: 17
- Quantos continentes já visitou: 2
- Maneira preferida de viajar: Autocarro, comboio e barco!
- Comida preferida: Sinceramente, não tenho! Posso dizer que a cozinha algarvia tem e terá sempre o seu lugar especial no meu paladar
- Cor preferida: Laranja avermelhado
- Banda preferida: Ora mais uma dessas questões…sinceramente n sei! Quanto tinha 16 anos esta resposta era bem mais simples! Prefiro tipos de musica: folk – rock, punk -, world music, um bom metal, jazz… Mas se tenho k enumerar alguns: Korn, Tool, Gogol Bordelo, Bandabardó, Ayo
- Fruta preferida: Frutaaaaaaaa venha ela! Desde k n seja bananas…bananas não!!!
- Livro de viagem preferido: O último (em viagem) foi o Down and Out in Paris and London de George Orwell.
- Já se apaixonou por alguém em viagem? Txi! Isso nem se pergunta! Curtas, longas, anónimas, incógnitas…paixões em viagens não faltam!
- Você vive para viajar ou viaja para viver? Ambas né?
- Próximas viagens: A curtíssimo prazo (dentro de um mês) – Eslovénia, Eslováquia e Hungria. Posteriormente, tenho que aproveitar os “imigrantes locais” que conheço por aqui para fazer os Balcãs e arredores.
- Países onde não voltaria: Naaaa…
- Países onde voltaria: Moçambique, Marrocos e Swazilândia.
- Países com melhor comida: Sinceramente, só consigo dizer 1 com a pior comida – Inglaterra – porque todos os outros são simplesmente divinais, cada um à sua maneira
- Qual o país com mulheres / homens mais bonitos: Etiópia
- Hotel preferido: Hotel? Normalmente sai-me na rifa um bom parque de campismo ou uma acomodação local.
- Site / blog: não tem
Rui Catarino – Rubrica: Quem viaja – Falar com o viajante
Fotografia Viagem de Rui Catarino
Qual é a sua relação com as viagens? O que pretende encontrar enquanto está a conhecer outros países?
Viajo para conhecer, viajo para me relembrar do tanto que temos (a mais) e sem que nos apercebamos…viajo para valorizar bens imateriais e ao mesmo tempo conhecer estilos de vida e paisagens esquecidas no tempo. Encontrar poucas ou nenhumas alterações… como se vive sem que a influência do modelo social do capitalismo moderno seja notório… encontrar as verdadeiras redes sociais… comida… estilo de vida stress free … o original!
Muitos viajantes ficam fortemente marcados por algumas viagens, certas pessoas, culturas diferentes e experiências especiais. Qual a viagem mais marcante para si e conte o porquê:
Ilha de Matemo, Moçambique. Imagina um sítio onde o horário diário é regulado pelo sol e pelas marés…a isto uma paisagem fenomenal … e uma população super amável! Comida… wow! Papais, peixe (polvo) frito com arroz de coco, e marisco…bem…o marisco!
Algumas pessoas precisam de ser incentivadas a sair de casa, a perder o medo de viajar. Que conselhos pode dar a alguém que quer começar a viajar mas não sabe como, quando e porquê?
Depois de lá estar não há volta a dar! Siga pra frente…junta-te a alguém que não vai desistir e que seja uma carraça do caraças! A primeira vez é a que custa mais!
Já viveu num país diferente mais do que seis meses? Se sim, onde foi e o que esteve a fazer. Diga-me também, o que retirou dessa sua experiência de viver no estrangeiro:
Se já! Inglaterra bahhh viver na selva é menos selvagem! Boa cena cultural… tem que ter um aspecto positivo né? Moçambique… um belo ano a viver e a trabalhar com as comunidades rurais. O que se retira duma experiência destas é indescritível… molda-nos a alma, jamais voltamos a ser os mesmos! Quando se vê uma felicidade verdadeira estampada nos rostos quer das crianças quer de adultos independentemente das dificuldades do seu dia a dia, faz-nos pensar e repensar no significado “felicidade”. E agora, nova etapa… Viena… cenas do próximo capítulo.
Escolher uma paisagem preferida pode ser muito difícil. Mas tente escolher uma paisagem que ficou para sempre na memória. O que sentiu naquela altura?
Parque Natural das Quirimbas, mais propriamente o Santuário entre a ilha do Ibo e Matemo… mar transparente como o céu, peixes incríveis – de todas as formas e cores – tartarugas, baleias, ilhas desertas… um sem fim de elementos para alimentar os olhos. Paz e deslumbramento!