Índice
A Samoa é um país fascinante para passar férias. Fiquei um par de dias em Samoa, cheguei vindo de Tonga e saí até às Ilhas Fiji. Sem dúvida que houve alguns lugares que gostei muito de visitar principalmente toda a costa do sul da ilha de Upolu. Também as cascatas de Sopoaga e Papapapaitai são lindas. Esta ilha releva a beleza da Oceânia pela sua natureza selvagem. A capital em si, a cidade de Apia tem alguns edifícios bonitos, feitos de madeira e muito coloridos.
Estado Independente de Samoa
- Capital: Apia.
- Língua oficial: Inglês, Samoano.
- Primeiro-ministro: Tuila’epa Sailele Malielegaoi.
- População 2007: 176.287 habitantes.
- Moeda: Tala.
- Área Total: 2.831 km².
- Fuso horário: UTC +13, +14.
- Código telefónico internacional: +685.
- Clima: Tropical.
- Visto: Não é preciso visto para a Samoa.
- Fronteiras: Samoa é uma série de ilhas.
- Quando visitei a Samoa: Setembro 2014.
Locais a não perder: Praia Lalomano, Apia, Sopoaga, To Sua Giant Swimming Hole, Papapapaitai.
Quando visitar Samoa
Para saber quando ir à Samoa você precisa de se informar um pouco melhor acerca das suas estações e clima. A melhor altura para visitar a Samoa é entre os meses de Junho e Setembro, uma vez que são os meses mais secos de todo ano.
O clima da Samoa é equatorial tropical, sendo que as suas características gerais durante o ano é um clima muito húmido e quente. É um país bastante chuvoso, normalmente entre Outubro e Maio, tendo também uma estação seca que se situa entre os meses de Junho e Setembro. As temperaturas variam entre os 23º C e os 33º C, sendo que a temperatura do mar ronda os 28º C.
História de Samoa
A história de Samoa conta que estas ilhas tropicais foram descobertas pelos europeus durante o século XVIII, e posteriormente, bastante disputadas por holandeses, alemães e americanos. Sempre em tensão, Samoa atinge soberania política com o Rei Malietoa Laupepa, terminando a pouca estabilidade existente após a sua morte, pois os alemães rapidamente entraram em cena como colonos, os quais assinaram também alguns acordos comerciais com os EUA e com a Coroa Inglesa (os ingleses marcaram muito a sua posição através dos missionários que conseguiram converter o povo nativo ao cristianismo). As Ilhas Samoa, para além de estarem sob o domínio alemão, encontravam-se anexadas à Nova Zelândia entre o ano 1919 e 1962, tornando-se independente e integrando-se nos países Commonwealth no ano 1970 e mais tarde, na Organização das Nações Unidas. Estas ilhas são governadas através de uma monarquia constitucional, cujo chefe de Estado é o Rei Malietoa Tanumafili II.
Geografia de Samoa
A geografia da Samoa conta com a área territorial de 2 944 Km2, cujo país fica situado na Oceânia, mais propriamente na Polinésia, no Oceano Pacífico, entre o Hawai e a Nova Zelândia. Samoa é composto por duas grandes ilhas, nomeadamente Savaii e Opolu, as quais estão separadas pelo Estreito de Apolima, tal como por sete ilhotas. O cenário paisagístico aqui presente é composto por ilhas de origem vulcânica, cujo relevo é imensamente montanhoso, com florestas muito densas e enormes rios, de correntes fortes. O ponto mais alto do país encontra-se no Monte Mauga Silisili, com 1 857 metros de altitude. Os habitantes aproveitam imenso os recursos das florestas e do mar, mais propriamente de madeiras e peixe, actividades reconhecidas no mercado mundial, uma vez que oferecem imensa qualidade bastante apreciada pelos empresários de todo o mundo.
Cultura de Samoa
A cultura da Samoa é essencialmente centrada na comunidade, onde o povo gosta muito de fazer as actividades do quotidiano em conjunto, baseando-se nos valores familiares e da inter-ajuda entre vizinhos e amigos. Existem três factores bastante importantes na sociedade samoana, a Família, a Fé e a Música. As suas casas são bastante curiosas, chamadas de “fale”, uma vez que as mesmas não usufruem de paredes e onde dormem até vinte pessoas no chão. Este local é usado para outras actividades, pois é o melhor ponto de encontro para o samoano confraternizar e relaxar com a família e amigos. Os elementos mais velhos da comunidade são respeitados pela população mais jovem, que ouve as suas histórias com muita atenção, salientando que aqui vive-se a aprendizagem que é passada entre as gerações. As mulheres são vistas como um elemento essencial nesta sociedade, pois são elas que dão à luz e que passam os valores, costumes e as tradições aos seus filhos.
Turismo em Samoa
Lugares que visitei na Samoa
Estes são os lugares que eu visitei. Apesar de alguns não estarem na lista das melhores atrações da Samoa, eu acabei por gostar. Veja ainda outra lista dos melhores pontos turísticos da Samoa, com destinos diferentes daqueles que eu escolhi visitar.
Apia
Apia: é a capital da Samoa e é na verdade a única cidade. Fica no centro da costa Norte da Ilha de Upolu. Samoa é um arquipélago com várias pequenas ilhas e Apia fica na segunda maior. É uma cidade tradicional com edifícios baixos, casas tradicionais em madeira, muitas igrejas de várias religiões diferentes e muito verde na paisagem. Um dos edifícios a não perder pela sua beleza arquitectónica é a Igreja da Imaculada Conceição. Tem um aspecto muito diferente das igrejas católicas da Europa, quer no exterior como no interior. O interior é ricamente decorado com vitrais coloridos, uma cúpula com pinturas e todo o restante tecto é de madeira trabalhada em formas geométricas. A Torre do relógio no centro da cidade é também um monumento icónico. Para conhecer a cultura deste povo nada melhor do que assistir à representação de uma Aldeia Samoa que decorre todas as Terças, Quartas e Quintas das 10.30 às 13.30 em pleno centro da cidade na “beach road” ao lado do Parlamento. Esta atracção recria os aspectos mais marcantes da cultura Samoa como a gastronomia, as actividades e os rituais, e onde poderá provar algumas destas iguarias e comprar artesanato típico como têxteis, trabalhos em madeira e arte Tapa. Também pode visitar o mercado tradicional de Apia (marketi fou) ou o mercado do peixe e ver produtos típicos da região e tomar contacto com o quotidiano real da população.
Top 10 locais a visitar em Apia
- Museu da Samoa
- Palolo Deep Marine Reserve
- Jardins Botânico Vailima
- Torre do Relógio
- Casa Museu de Robert Louis Stevenson
- Catedral de Samoa
- Mercado de peixe
- Papase’ea Sliding Rocks
- Marketi Fou
- Aldeia Cultural de Samoa
Cascata Sopoaga
Cascata Sopoaga: esta fantástica cascata fica na aldeia de Lotofaga na Ilha Upolu. Fica perto da Main South coast road e vale a pena parar para ver a cascata e toda a envolvência. A zona de onde se pode ver a cascata é um bonito jardim, tipo jardim botânico com a indicação do nome das espécies, tem zona de piqueniques. Apenas de passagem ou para passar um belo dia no meio da natureza, é um lugar a não perder.
Top 10 locais a visitar na Cascata Sopoaga
- Cascata Sopoaga
- Mount Savai’i
Parque Nacional Le Pupu-Pu’e
Parque Nacional Le Pupu-Pu’e: este parque tem 2850 ha e foi criado em 1978. É o habitat da espécie de morcegos Raposa voadora de Samoa que está em extinção. O parque ocupa a área das Montanhas Le Pu’e e o Monte Fito, o ponto mais alto da Ilha (1100m). Tem uma cascata – Cascata de Togotogiga – não muito grande mas à beira da qual se pode acampar por duas noites de graça, mediante autorização do parque.
Top 10 locais a visitar no Parque Nacional Le Pupu-Pu’e
- Cascata de Togitogiga
- Trilho Le Pupu
- Gruta Pe’ape’a
- Cascata Ofa
- Ma Tree Walk
- Trilho Le Pupu Lava Coast
- Centro de visitantes
- Monte Fito
- Monte Le Pu’e
To Sua Giant Swimming Hole
To Sua Giant Swimming Hole: esta piscina natural é das mais bonitas do mundo. Um enorme buraco na rocha que dá acesso ao mar 30 metros abaixo do topo da rocha. Este lugar fica na aldeia de Lotofaga e consiste numa piscina ligada ao mar através de um túnel na rocha. A piscina natural onde pode mergulhar e nadar é o grande atractivo do local, mas pode nadar por dentro da gruta e explorar esta passagem até ao mar. A opção mais normal para sair da piscina é subir a íngreme escada suspensa do alto dos 30 metros. Um mergulho no To Sua é uma experiência imperdível, no entanto, é preciso um pouco de coragem.
Top 10 locais a visitar no To Sua Giant Swimming Hole
- To Sua Giant Swimming Hole
To Sua Ocean Trench
To Sua Ocean Trench: Entre o buraco na rocha que forma a grande piscina To Sua e o mar, há naturalmente uma ligação que conduz a água do mar até à piscina. Esta ligação é um túnel de lava com vários respiros e arcos que formam uma paisagem de grutas subaquáticas maravilhosa para se fazer snorkeling. Mergulhe na piscina e nade até ao mar e à pequena praia, explorando estas grutas num cenário que parece saído de um filme.
Top 10 locais a visitar no To Sua Ocean Trench
- To Sua Ocean Trench
Praia Lalomano
Praia Lalomano: fica na ponta sudeste da ilha Upolu e é das praias mais bonitas do Pacifico Sul. É a típica praia a que chamamos paraíso: areia branca e muito fina, mar calmo e azul-turquesa e muita vegetação. É uma praia quase selvagem pois apesar de ter algumas infra-estruturas turísticas estas estão perfeitamente enquadradas na paisagem, são construções em madeira de estilo tradicional. Uma das características desta praia são as cabanas sobre estacas ao longo da praia, que são na verdade opções de alojamento. Estes alojamentos podem ser praticamente ao ar livre, apenas com a tecto e umas cortinas para se poder ter um pouco mais de privacidade. É uma opção económica muito procurada, mas considero mais um luxo poder usufruir de uma estadia ao ar livre num ambiente assim. Afinal, em quantos lugares no mundo poderemos viver esta experiência? Acordar em plena praia, com os sons da natureza, ver ao fundo a pequena ilha Nusafee, vai fazê-lo sentir-se como Robinson Crusoe numa ilha deserta.
Top 10 locais a visitar na Praia Lalomano
- Praia Lalomano
- Vila de Lalomano
Cascata Papapapaitai
Cascata Papapapaitai: esta cascata é das mais altas do arquipélago. A água cai de uma altura de 100 metros no desfiladeiro. Fica mesmo ao lado da Cross Island Road, que atravessa a ilha de Norte a Sul, e por isso a uns meros quinze minutos da capital Apia e a caminho das praias paradisíacas do Sul. O local é de uma beleza natural em estado selvagem, só a cascata e densa vegetação em toda à volta.
Top 10 locais a visitar na Cascata Papapapaitai
- Cascata Papapapaitai
- Monte Fiamoe
Roteiros em Samoa
Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Samoa de maneira independente. Itinerários de turismo na Samoa de 5 dias.
5 Dias em Samoa
Dia 1 Apia
Dia 2 SoloSolo
Dia 3 Monte Fito
Dia 4 Monte Fito
Dia 5 Apia
5 Dias em Samoa
Dia 1 Apia
Dia 2 Sale’imoa
Dia 3 Fasito’otai
Dia 4 Mulifanua
Dia 5 Apia
5 Dias em Samoa
Dia 1 Asau
Dia 2 Monte SiliSili
Dia 3 Monte SiliSili
Dia 4 Sala’ilua
Dia 5 Tuasivi