Índice
Procura um roteiro para viajar de carro por Itália?
[subsection color=”” full_width=”0″ full_height=”0″ background=”” parallax=”0″]
[home_heading]
[heading_line type=”primary_bg” new_line=”0″]Guia de Viagem de carro de Veneza a Roma[/heading_line]
[/home_heading]
[/subsection]
Itália é, possivelmente, o sonho de qualquer viajante.
Para quem procura história, cozinha de renome, pessoas simpáticas e música animada, Itália é um dos destinos mais empolgantes e românticos na Europa.
Numa das minhas viagens a Itália viajei de avião até Veneza e depois regressei a partir de Roma. Aluguei um carro em Veneza e maravilhei-me numa fabulosa viagem por 1255 km de estrada até Roma, passando por San Marino – um dos Estados Independentes mais pequenos do mundo.
É muito fácil conduzir (dirigir) em Itália porque as estradas são boas e há sinalização por toda a parte.
Viagem de carro de Veneza a Roma
Itinerário da viagem: Veneza, Ferrara, Ravenna, San Marino, Urbino, Foligno, Assisi (São Francisco de Assis), Amalfi, Positano, Pompeia, Roma e Vaticano.
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Veneza a Roma = 1255 km” icon=”icon: car” size=”34″][/su_service][/su_note]
Viajar por Itália sem passar pela vasta herança histórica é quase impossível. Esta parte da Europa foi o berço da civilização Etrusca, da grandiosa Grécia, do Império Romano, da Santa Sé, das Repúblicas Marítimas, do Humanismo e do Renascimento.
Quanto tempo demora para fazer esta viagem por estrada?
Isso depende de si. Este itinerário pode ser totalmente reajustado às suas preferências e à sua velocidade. Eu fiz em 10 dias, o que é suficiente uma vez que as distâncias entre cidades não são grandes, e também viajei directo de Assisi até Amalfi. Se decidir fazer esta viagem em 2 semanas pode visitar outros lugares pelo caminho. Esta foi simplesmente a minha escolha pessoal.
Itália & San Marino de carro – viagem de Veneza a Roma
Como de costume não organizei nenhum itinerário antes da minha viagem a Itália.
Sabia que queria visitar San Marino, a costa de Amalfi e Pompeia.
Marquei então 5 pontos no meu mapa: 1 – Veneza (partida), 2 – San Marino, 3 – Amalfi, 4 – Pompeia e 5 – Roma (chegada). Os outros destinos surgiram de forma natural.
1-Veneza
Veneza foi fundada por volta do ano 528 e foi a capital da República de Veneza durante 11 séculos, desde 697 até 1797. Como se situa num lago entre o estuário de Po e o Rio Piave, Veneza é conhecida por essa característica especial, bem como pela sua arquitectura e legado cultural. Veneza e o seu lago estão classificados como Património Mundial da UNESCO.
2-Ferrara
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Veneza a Ferrara = 118 km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
A cidade de Ferrara surgiu no século XIV quando era governada pela família Este. Visitei o Castelo de Estense, a Catedral e outros sítios bonitos na cidade. A não perder um passeio a pé pelas ruas históricas da cidade. Ferrara é a cidade do Renascimento e o delta do Po pertence ao Património Mundial da UNESCO.
3-Ravenna
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Ferrara a Ravenna = 88km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
Ravenna é uma cidade histórica com bonitos monumentos. A cidade é famosa pelos seus monumentos Bizantinos com um conjunto único de mosaicos da Idade Média. A Piazza del Popolo, no centro da cidade, é muito bonita. Os Monumentos mais antigos da cidade de Ravenna estão inscritos na lista do Património da UNESCO.
4-San Marino
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Ravenna a San Marino = 77 km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
San Marino é um dos países mais pequenos do mundo (o 5º mais pequeno); o estado soberano mais antigo do mundo; a república mais antiga do mundo (desde por volta do ano 300); um dos maiores PIB’s, com a taxa de desemprego mais baixa de todos os países europeus. Será que San Marino é um sítio estranho? Não! Na realidade parece-se com Itália. Ao contrário dos Reinos de Gênova e Veneza, San Marino conseguiu manter a sua autonomia em relação a Itália. A cidade de San Marino – a capital – é uma povoação medieval construída nas colinas do Monte Titano, fazendo a paisagem provavelmente o melhor de San Marino. O centro histórico de San Marino e o Monte Titano estão inscritos na lista de Património Mundial da UNESCO.
5-Urbino
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de San Marino a Urbino = 80 km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
Urbino foi uma grande surpresa para mim durante a minha viagem por estrada em Itália. Adorei. Pelas casas típicas em tijolo e o magnífico Palácio Ducal valeu bem a minha visita a Urbino. A cidade desenvolveu-se como o maior centro militar e cientifico durante o Renascimento. A Galleria Nazionalle delle Marche tem obras de pintores famosos como Pierro della Francesca, Rafael, Ticiano, Pedro Berruguete e Paolo Uccello. Um dos locais que gostei mais foi o Oratório de São João Batista com frescos de Lorenzo Salimbeni, do século XV. O centro histórico de Urbino faz parte do Património Mundial da UNESCO.
6-Foligno
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Urbino a Foligno = 115 km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
A caminho de Assisi (São Francisco de Assis), a cidade de Foligno chamou-me a atenção. Decidi então ir até à cidade e explorar o centro histórico durante algumas horas. Devido a festividades todas as ruas estavam enfeitadas com flores e bandeiras medievais. Apesar da cidade ter sofrido muitos danos devido a inúmeros terramotos ao longo da sua história, a cidade está muito bem preservada e os edifícios pareceram-me intactos.
7-Monte Subásio
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Foligno ao Monte Subásio = 22 km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
O Monte Subásio é um dos cumes da Cordilheira dos Apeninos, com 1290 metros. A cidade mais famosa na encosta da montanha é Assisi. Como demorou muito a viagem entre Urbino e Assisi, decidi subir à montanha para ver o pôr-do-sol. Uma vista fantástica sobre Assisi e com muitos cavalos e pássaros.
8-Assisi (São Francisco de Assis)
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Monte Subásio a Assisi = 6 km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
Assisi é famosa pelos monumentos medievais e por ter sido o local de nascimento e morte de Francisco de Assis, um dos maiores santos da Igreja Católica. A Piazza del Comune, o templo de Minerva, a Basílica de Santa Chiara e a Basílica de San Francesco são os principais monumentos para se visitar na cidade. Explorei a fundo todo o centro histórico, fui a várias igrejas e claro, à Basílica de San Francesco com o místico e incrível túmulo de São Francisco na cripta. Assisi, pela Basílica de San Francesco e outros importantes locais Franciscanos, está inscrita na lista do Património da UNESCO.
9-Amalfi
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Assisi a Amalfi = 410 km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
Amalfi fica no Golfo de Salerno no Mar Tirreno. Gostei mesmo desta pequena cidade costeira italiana. Entre o século IX e XII Amalfi era um dos principais portos europeus. Devido às suas características geográficas esta vila foi muito importante e os monumentos são uma prova disso. Dentro da cripta da Catedral podemos visitar o Santuário de Santo André com as suas relíquias, trazidas de Constantinopla em 1206.
10-Costa Amalfitana
A Costa de Amalfi é composta por falésias escarpadas e é, sem dúvida, um dos locais mais bonitos em Itália. Conduzir de Amalfi até Positano é fantástico e apesar da estrada ser estreita aconselho a parar pelo caminho para tirar fotografias. A Costiera Amalfitana (Costa Amalfitana) está inscrita como Património Mundial da UNESCO.
11-Positano
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Amalfi a Positano = 19 km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
Positano é, provavelmente, a vila mais encantadora de toda a Costa de Amalfi. Olhando ao longe já dá para antever o que iremos encontrar: uma elegante vila italiana onde a paisagem do Mar Mediterrâneo e das montanhas combinam na perfeição com as ruas íngremes.
12-Zona Arqueológica de Pompeia
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Positano a Pompeia = 42 km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
Pompeia é um das atracções mais famosas em Itália. Pompeia era uma próspera cidade do Império Romano, fundada no século VI A.C. Infelizmente o que a torna hoje famosa é o facto de ter sido destruída, juntamento com Herculano, Estábia e Oplontis, por uma erupção do agora extinto vulcão Vesúvio. Devido a este desastre natural Pompeia fui queimada e subterrada por vários metros de altura de sedimentos vulcânicos que a preservaram das condições climatéricas e de pilhagens – ficou intocada por quase 15 séculos. Os locais arqueológicos de Pompeia, Herculano e Torre Annunziata são Património da UNESCO.
13-Roma
[su_note note_color=”#f2f2f2″][su_service title=”Distância de Pompeia a Roma = 278 km.” icon=”icon: car” size=”24″][/su_service][/su_note]
Roma é a capital de Itália desde 1871 e alberga muitos dos principais monumentos históricos da Europa. Roma foi também a capital do Império Romano durante vários séculos. Os muitos monumentos de Roma são testemunhos valiosíssimos do passado que sobreviveram ao longo dos tempos. A capital italiana é um museu ao ar livre com milhares de atracções turísticas para descobrir.
Devido à sua história muito antiga, Roma é uma cidade onde se deve ficar durante alguns dias para ter tempo de explorar o sem número de monumentos, igrejas, museus, complexos arqueológicos, praças históricas e palácios. Os monumentos principais são as Catacumbas, o Coliseu, a Fontana di Trevi, o Forum Romano, a Piazza della Repubblica e a Basilica de Santa Maria Maggiore.
O centro histórico de Roma, o património da Santa Sé, que goza de um estatuto próprio e a Basílica de San Paolo Fuori le Mura (São Paulo Extramuros) são património Mundial da UNESCO.
14-Vaticano
O Vaticano é uma pequena cidade autónoma dentro do território italiano. A sua capital é a cidade do Vaticano, onde o Papa é soberano e chefe de Estado. O Vaticano é o Estado mais pequeno do mundo e o menos povoado. O Vaticano, um importante sítio arqueológico do mundo Romano, situado numa colina com o mesmo nome, é a sede do Papado e da Igreja Católica.
De acordo com a tradição católica, a Basílica remonta ao tempo do próprio São Pedro. É preciso um dia inteiro, no mínimo, para visitar o Museu do Vaticano que incluí a capela Cistina, a Praça de São Pedro, a Basílica de São Pedro e a Catedral de São Pedro de onde se pode ter uma vista panorâmica de 360º sobre o Vaticano e Roma. A cidade do Vaticano é Património da UNESCO.
Como alugar um carro em Itália? Aluguer de carros em Veneza
É muito fácil alugar um carro em qualquer parte do mundo. Em Itália há centenas de companhias de aluguer de carros. Aluguei o meu carro pela internet e correu tudo bem. Devido ao elevado número de companhias de aluguer de carros em Itália, o preço baixa e em Itália é possível alugar carros pequenos muito económicos.
Procurar carro na internet:
Após uma rápida pesquisa na internet encontramos vários tipos de carros. Algumas companhias não cobram mais por se entregar o carro noutra cidade. A taxa de “uma Ida” (só um sentido) pode fazer muita diferença no preço final – por isso se está a comparar preços, verifique esta questão.
Por um carro pequeno + GPS + taxa um sentido – deve contar com cerca de 20€ por dia. Pode escolher aterrar no aeroporto Marco Polo (VCE) e visitar Veneza durante uns dias e depois levantar o carro no aeroporto ou noutro “rent a car” nos arredores da cidade.
Lembre-se que no centro de Veneza não há locais para levantar carros, por isso pode apanhar um táxi barco até ao aeroporto e levantar lá o carro para começar a sua viagem por estrada. Depois da sua viagem de carro, pode deixá-lo no aeroporto Rome Fiumicino (FCO) em Roma. Um carro com GPS é muito útil, mas paga-se extra.
[su_note note_color=”#f2f2f2″]Rentalcars.com – Procure para alugar carro em Veneza or alugar carro em Roma.[/su_note]
Partilhe esta página com os seus amigos: