Índice
Trata-se da capital e da maior cidade da região de Samtskhe-Javakheti, dominada pelo castelo de Rabati, que até ao século XIX era praticamente tudo o que existia em Akhaltsikhe.
A cidade é um local de confluência espiritual, onde se encontram templos de todas as principais religiões existentes na Geórgia e mesmo as suas áreas mais recentes oferecem alguns atractivos. Akhaltsikhe localiza-se a uns 200 km a sudoeste de Tbilisi, estendendo-se por ambas as margens do rio Otskhovi, com o seu centro histórico a norte e os novos bairros a sul.
Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Akhaltsikhe, e explorar o local a fundo. Visitar a Geórgia e não passar por Akhaltsikhe, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.
Visitar Akhaltsikhe Geórgia
Akhaltsikhe tem hoje em dia uma população tem hoje cerca de 18 mil habitantes mas apesar da cidade ter sido fundada há uns oitocentos anos, até ao século XIX limitava-se ao que existia no interior da zona muralhada e nas proximidades imediatas do castelo, onde vivia uma população essencialmente arménia.
Em 1576, Akhaltsikhe foi conquistada pelos otomanos que fizeram dela um centro administrativo, situação que perdurou até ter sido perdida para a Rússia no início do século XIX.
Akhaltsikhe é de grande interesse para os viajantes, não só por ter enorme potencial como base para explorar a região como pelo património histórico, especialmente o de natureza religiosa, que se ali encontra.
Pontos turísticos de Akhaltsikhe
- Castelo de Rabati
- Antiga Estação Ferroviária
- Museu de História de Samtskhe-Javakheti
- Mosteiro de Sapara
- Fortaleza de Khertvisi
Dicas de Viagem
- Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Akhaltsikhe, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
- Por muito que custe, não perca subir ao castelo. As vistas lá de cima são impressionantes.
- Se tiver transporte próprio, tente visitar a Fortaleza de Khertvisi a alguns kms de distância.
- A cidade de Akhaltsikhe é muito interessante porque estamos na Geórgia, numa cidade de arquitectura otomana, com população arménia.
- Akhaltsikhe tem um dos castelos mais bonitos do mundo. Não se esqueça disso quando montar o seu roteiro para passar férias na Geórgia.
Lugares para visitar em Akhaltsikhe
Castelo de Rabati
Esta é a verdadeira razão para visitar Akhaltsikhe. O núcleo histórico da cidade é um amplo castelo onde até ao século XIX residia a quase totalidade da população de Akhaltsikhe. Toda a área foi profundamente renovada em 2012 tendo sido convertida num enorme espaço-museu, onde estão incluídas as fortificações dos séculos XIII e XIV, uma mesquita e uma igreja, para além do próprio , Museu de História de Samtskhe-Javakheti.
Para uma visita completa é necessário comprar um bilhete, mas pode-se entrar gratuitamente na parte oriental da fortaleza, onde se encontra um hotel, um restaurante, algumas lojas e o centro de informação turística.
No castelo, mais do que em qualquer outro lugar, se sente o ambiente de tolerância religiosa que caracteriza Akhaltsikhe. Aqui se encontram templos das maiores religiões, com destaque para a interessante mesquita que inclui uma escola religiosa construída em 1750.
Antiga Estação Ferroviária
Se chegar à cidade de comboio certamente não deixará de ficar fascinado com a estação ferroviária e se vier por outros meios não deixe de aqui se deslocar para uma visita.
Trata-se de uma bonita estação, com uma atmosfera que nos transporta até outros tempos, e foi recentemente renovada, tendo no seu interior o Grande Palace Hotel.
Museu de História de Samtskhe-Javakheti
O Museu de História de Samtskhe-Javakheti foi inaugurado em 1923 e em 1937 sofreu uma primeira renovação. Em 1972 transferiu-se para as actuais instalações. Tendo sido totalmente reestruturado há pouco tempo, reabriu em 2012 como parte da rede nacional de museus sob a alçada do Museu Nacional da Geórgia.
Está bem organizado, com boas técnicas museológicas, que conseguem realçar o que de melhor há colecção da instituição, composta por mais de 25 mil peças.
Uma boa parte da exposição é de natureza arqueológica, mas existem também salas dedicadas a armamento e aos trajes tradicionais. Por um pequeno custo adicional é possível solicitar a companhia de um guia, que poderá ser de grande utilidade para a compreensão dos artefactos expostos.
O museu encontra-se aberto todos os dias menos às Segundas-feiras, entre as 10:00 e as 18:00. O bilhete custa 7 GEL.
Mosteiro de Sapara
As origens deste mosteiro remontam pelo menos ao século IX e das suas celas saíram algumas das figuras religiosas mais importantes da história do país. Nos finais do século XIII algo de determinante sucedeu ao mosteiro: integrou-se no feudo da família Jakeli. Ora sucede que os Jakeli tinham excelentes relações com os mongóis, um detalhe que proporcionou uma passagem segura por tempos conturbados durante os quais muitos outros mosteiros georgianos foram arrasados.
Sargis Jakeli tornou-se ele próprio monge quando a sua hora se aproximou, e a maior das igrejas do complexo é da responsabilidade do seu filho, Beka. Trata-se da igreja de São Sabas, o nome eclesiástico adoptado pelo seu pai, uma das mais significativas, do ponto de vista arquitectónico, que existem no país.
No seu interior podem ser observados belos frescos datados do século XIV assim como diversos ícones e tesouros, um contraste com o cenário verificado nos séculos XVI e XVII, uma época em que a actividade otomana na região forçou à transferência dos bens móveis para lugares mais seguros.
Fortaleza de Khertvisi
A fortaleza de Khertvisi ainda fica a uns 45 km a sudoeste de Akhaltsikhe, erigida num local dominante, de onde se controla a estrada que liga esta cidade a Akhalkalaki. Situa-se junto à aldeia de Khertvisi onde se encontra a confluência dos rios Mtkvari e Paravani. Parece que já no século II a.C. existia aqui uma fortificação, destruída pelo exército de Alexandre o Grande. A actual fortaleza surgiu já no século XIV. Mas entretanto, entre os séculos X e XI, foi o centro nevrálgico da região, tendo sido destruída pelos mongóis no século XIII.
No final do século XIX a fortaleza estava a ser usada pelo exército russo.
É uma das mais impressionantes fortalezas na Geórgia e os seus números dizem tudo: tem mais de 150 metros de comprimento de 20 de largura, muralhas que chegam a ter 20 metros de altura e uma espessura de 1,5 metros.
As suas torres são imponentes e existe uma interessante lenda que as envolve: um mestre pedreiro e um aprendiz entraram numa competição para a construção da melhor torre. Espantosamente o aprendiz ganhou e o mestre, humilhado, saltou do alto da “sua” torre, morrendo trespassado pela faca que levava à cintura.
Celebrações e Feriados
- 1 de Janeiro – Ano novo
- 7 de Janeiro – Natal Ortodoxo
- 19 de Janeiro – Batismo de Jesus Cristo
- 3 de Março – Dia das Mães
- 8 de Março – Dia Internacional da Mulher
- 9 de Abril – Dia da Unidade Nacional
- 9 de Maio – Dia da vitória sobre o Fascismo
- 23 de Maio – Dia de Santo André
- 26 de Maio – Dia da Independência
- 28 de Agosto – Morte da Teótoco
- 14 de Outubro – Dia da Catedral de Svetitskhoveli
- 23 de Novembro – Dia de São Jorge
Roteiros em Akhaltsikhe
Roteiros para visitar Akhaltsikhe de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Akhaltsikhe na Geórgia.
1 Dia em Akhaltsikhe
- Manhã: brevemente…
- Tarde: brevemente…
2 Dias em Akhaltsikhe
- Dia 1 Manhã: brevemente…
- Dia 1 Tarde: brevemente…
- Dia 2 Manhã: brevemente…
- Dia 2 Tarde: brevemente…