Índice
Guia de Viagem da Arménia
Viajar na Arménia – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Arménia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias na Arménia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo na Arménia – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo da Arménia
- Resumo de viagem à Arménia
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros na Arménia – 6 e 10 dias
- Locais UNESCO na Arménia
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo na Arménia, Roteiros de Viagem
A Arménia é um país fascinante para passar férias.
A Arménia fica na zona do Cáucaso que faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia ao norte, Nagorno-Karabakh e o Azerbaijão a leste, e com o Irão e com o enclave de Nakhchivan a sul.
Adorei a minha passagem por este país, pois detém muita mística e um ambiente muito espiritual nos mosteiros espalhados pelas montanhas. Atravessei o país a primeira vez direito ao Nagorno-Karabakh e pela segunda vez de Erevan até à Geórgia outra vez.
Guiei um velho carro Moskvitch no Rali “Caucasian Challenge” em 2008. Experiência única e que aconselho vivamente a fazer e participar.
Pude visitar vários mosteiros únicos como o Mosteiro Haghpat, o Mosteiro Goshavank e o Mosteiro Sevan no lago com o mesmo nome.
Segui para as montanhas para entrar na zona proibida do Nagorno-Karabakh, zona militar e que é restrita a civis.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história da Arménia já conta com cerca de 3000 anos a.C., sempre partilhou entre a Pérsia conhecimento e crenças, que em conjunto criaram o Zoroastrismo, doutrina criada pelo Zaratustra. No ano 301, o Rei Tiridates III anunciou o Cristianismo como a religião principal daquele território, muito antes do Império Romano. O Genocídio Arménio, que ocorreu entre 1915 e 1923, mais conhecido como o grande crime, onde todos os cidadãos de origem arménia, provenientes do Império Otomano, foram exterminados pelos turcos. Os autores do crime recusaram admitir este genocídio, que contabilizou cerca de 1,5 milhão de vítimas mortais. A República Socialista Federativa Soviética Transcaucasiana foi formada quando os turcos reconheceram em 1918 a República Democrática da Arménia, juntando-se à Rússia, Geórgia e Azerbaijão. Infelizmente, o cenário de tensão continuou e o povo continuou num cenário de guerra, pois as disputas com os países vizinhos não tiveram descanso, onde conseguiu simultaneamente, construir uma república independente, mas pouco reconhecida internacionalmente.
A geografia da Arménia conta com a área territorial de 29 743 Km2, localizada ao Sul do Cáucaso e sem ligação ao mar. Situada no interior continental, faz fronteira com: a Leste o Azerbaijão, a Sul o Azerbaijão e com o Irão, a Oeste com a Turquia e a Norte com a Geórgia. Localiza-se na região etno-geográfica Eurásia, a qual divide-se na Europa Oriental e a Ásia Ocidental. Tal o é, que é considerado culturalmente, integrante da Europa, já tendo entrado em negociações para ser membro da UE, no ano 2011. O cenário paisagístico é composto, essencialmente, por cadeias montanhosas, com rios caracterizados de correntes muitos fortes e raras florestas. O ponto mais alto do país é representado pelo Monte Aragats, com 4095 metros de altitude, sendo que não existem pontos de altitude abaixo dos 400 metros em toda a Arménia.
A cultura da Arménia é composta pelo povo arménio, o primeiro povo a adoptar o Cristianismo como religião oficial do Estado, até mesmo antes do povo romano. É um povo bastante unido, tal como muito simpático e anfitrião, estando bastante habituados a viver entre a Europa e Ásia, os quais recebem destes dois continentes, as mais variadas culturas e formas de viver o quotidiano. Os cientistas afirmam que a Arménia foi o berço do vinho, remontando esta teoria para mais de 6 000 anos, e não se ficaram por aqui, pois descobriram também o iogurte e o café. Os arménios comemoram o Natal no Dia de Reis, dia 6 de Janeiro e quando entram em festa têm por hábito dançar a dança “Tempo Keff”. Na gastronomia, adoram cozinhar com queijo feta enrolado em massa no forno e a fruta favorita é a romã.
Discover Armenia – Tourist Destination
Vídeo promocional do Turismo da Arménia.
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=DS9CXPHn-bI”]
O que visitei / Resumo de viagem à Arménia
Por ordem de visita.
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Gosh, Arménia” radius=”0″]Gosh: a pequena vila Gosh fica situada na província Tavush, na Arménia. Mkhitar Gosh foi um dos responsáveis pela reconstrução do Mosteiro de Nor Ghetik (séculos XII/XII), outrora destruído aquando do terramoto de 1188. Após a sua reconstrução, foi denominado de Goshavank Mkhitar, sob forma de homenagem ao Mkhitar Gosh. O seu corpo descansa num túmulo de uma pequena capela e é possível também visitar a sua casa em ruínas. Ir a Gosh é como voltar atrás no tempo. Com maravilhosas paisagens, pode fazer óptimas caminhadas.
Top 10 locais a visitar em Gosh
- Mosteiro de Goshavank
- Lago Gosh
- Estátua de Mkhitar Gosh
- Igreja de São Gregório
- Torre sineira
- Igreja de St. Astvatsatsin
- Capelas duplas
- Ruínas da escola
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mosteiro Haghpat, Arménia” radius=”0″]Mosteiro Haghpat: é um mosteiro construído na época da idade média, século X, na Arménia. Foi fundado pela Rainha Khosrovanuyah que reinava ao lado do Rei Ashot Bagratid III. A sua construção é imponente e tem elementos da arquitectura eclesiástica Bizantina e da tradicional da região do Cáucaso e o seu grande objectivo, foi, claramente, de servir a religião, mas também foi um importante centro de formação. Ao lado do Mosteiro Sanahin, Haghpat foi declarado como Património da Humanidade por parte da Unesco. Estes edifícios situam-se na região de Lori, de frente para o Rio Debed, um sítio lindíssimo que não deve perder de visitar, pois apesar de neste momento encontrarem-se um pouco degradados, vale a pena conhecê-los.
Top 10 locais a visitar no Mosteiro de Haghpat
- Igreja da Surp Nshan
- Scriptorium
- Torre sineira
- Igreja de Sâo Gregório
- Antigo refeitório
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lago Sevan, Arménia” radius=”0″]Lago Sevan: para além de ser um dos lagos de montanha mais altos do mundo (com 1900 metros de altitude), é o maior lago da Arménia. Situa-se na província de Gegharkunik, na Arménia Central. Tal como o Mar Aral, este lago sofreu algumas consequências por parte de ideias e intervenções de alguns engenheiros civis no sentido de baixar o nível da água, para a utilização da mesma para energia hidroeléctrica e sistema de rega. Em 1956 evitou-se uma catástrofe ambiental pois este projecto foi revisto e delicadamente, foi conduzido a fim de superar as dificuldades e a inconsistência do projecto. As praias ao longo do rio são muito bonitas e a experiência de conduzir ao longo do lago é uma experiência única e especial. Encontramos à margem do Lago Sevan, do lado noroeste, o Mosteiro de Sevanavank e do lado ocidental, o Mosteiro Hayrivank, contribuindo para o culto e formação na religião nesta localidade. Os animais mais numerosos neste território é a Truta Sevan e a Gaivota, os quais escolheram este lago como local apropriado para a reprodução da espécie.
Top 10 locais a visitar no Lago Sevan
- Parque Nacional Sevan
- Cidade de Sevan
- Praias de Sevan
- Mosteiro Sevan
- Mosteiro Hayravank
- Vila de Noratus
- Cemitério medieval de Noratus
- Atividades de esqui aquático
- Academia Teológica Vaskenian
- Estátua de Akhtamar
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mosteiro Sevan, Arménia” radius=”0″]Mosteiro Sevan: também chamado de Sevanavank, localiza-se na parte noroeste do Lago Sevan, na província de Gegharkunik, na Arménia. Este mosteiro foi fundado no ano de 874 pela princesa Mariam, filha do Rei Ashot I, altura que a Arménia ainda lutava pelo seu território contra os árabes. Situado no cimo de um monte, a vista sobre o Lago Sevan é simplesmente especial. Não existe qualquer impedimento ou pagamento de ingresso para a visita deste monumento, podendo-se entrar mesmo dentro da Igreja. Outrora, o mosteiro localizava-se numa ilha, mas na era de Estaline, existiram projectos de descer o nível das águas a fim de utilizar as mesmas para irrigação e para energia hidroeléctrica. Esta situação provocou uma aproximação da ilha sendo neste momento parte de uma pequena península com acesso por estrada.
Top 10 locais a visitar no Mosteiro Sevan
- Igreja dos Santos Apostolos
- Igreja da Santa Mãe de Deus
- Khatchkars
- Academia Teológica Vaskenian
- Lago Sevan
- Praia de Sevan
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Erevan, Arménia” radius=”0″]Erevan: também chamada como Erevan ou Lerevan, é a capital, tal como a maior cidade da Arménia. Esta cidade está erguida às margens do Rio Hrazdan, sendo umas das cidades mais antigas do mundo com cerca de 2700 anos de existência. Pelo comando do Rei Argistis I, Ereva foi fundada em 782 a.C.. Este rei mandou construír mais ou menos na mesma altura a Fortaleza Erebuni, com o intuito de proteger o território contra os ataques bárbaros. Situada num ponto estratégico entre a Europa e a Índia, sempre foi um local deveras importante e disputado. Por tal, a história de Ereva é bastante complexa, sendo constantemente tomada por povos diferentes. Aqui localiza-se umas das Universidades mais importantes da Arménia e é sem dúvida o centro mais impactante ao nível cultural, académico e claro, industrial e económico. É abastada de casas de cultura, tanto de teatros de ópera (Teatro de Ballet e Ópera Yerevan), como de salas de cinema (Moscou Cinema que acolhe anualmente o Festival de Cinema Golden Apricot). Não deve perder de visitar, a nível arquitectónico, os Cinemas Hayrenik, Nairi e Rossiva. Um dos destinos turísticos mais afluentes deste país, Ereva oferece condições de luxo para quem a visita, com um ambiente nocturno bastante dinâmico. É uma cidade que tem inúmeras atracções turísticas e de tão completa a fim de agradar bastantes tipos de interesses, é muito estimulante. Poderá também conhecer lindíssimos parques na cidade, Jardins Botânico e Zoológico, a Biblioteca Nacional, entre outros. A cidade passou por um processo de remodelação onde os edifícios de estilo soviético foram substituídos por edifícios modernos, algo que nem todos os habitantes vêem com bons olhos.
Top 10 locais a visitar em Erevan
- Praça da Republica
- Armenian Genocide Memorial
- Ópera de Erevan
- Museu de História da Arménia
- Northern Avenue
- Galeria Nacional da Arménia
- Museu de Arte Cafesjian e Erevan Cascade
- Catedral de São Gregório
- Igreja Katoghikeis
- Mercado coberto de Yerevan
[/su_box]
[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]
[catlist link_target=_blank name=Arménia]
[/su_box]
Roteiros na Arménia
Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Arménia de maneira independente. Itinerários de turismo na Arménia para 6 e 10 dias.
[su_box box_color=”#009999″ title=”6 Dias na Arménia” radius=”0″]
Dia 1 Yerevan
Dia 2 Abovyan
Dia 3 Ashtarak
Dia 4 Ashtarak
Dia 5 Ejmiatsin
Dia 6 Yerevan
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”6 Dias na Arménia” radius=”0″]
Dia 1 Yerevan
Dia 2 Ararat
Dia 3 Ararat
Dia 4 Yerashk
Dia 5 Yerashk
Dia 6 Yerevan
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”10 Dias na Arménia” radius=”0″]
Dia 1 Yerevan
Dia 2 Echmiadzin
Dia 3 Yerevan
Dia 4 Khor Virap
Dia 5 Noravank
Dia 6 Garni
Dia 7 Geghard
Dia 8 Lago Sevan – Amberd
Dia 9 Byurakan – Yerevan
Dia 10 Yerevan
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Arménia” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Arménia. Os locais UNESCO Património Mundial na Arménia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Arménia:
- Mosteiros de Haghpat e Sanahin
- Catedral e Igrejas de Echmiatsin e Sítio Arqueológico de Zvartnots
- Mosteiro de Geghard e Vale Superior do Azat
[/su_box]