Viagens de Grupo

O que fazer em Balkh Afeganistão

Categorias Afeganistão Etiquetas
O que fazer em Balkh
O que fazer em Balkh

Balkh é uma cidade da província de Balkh, no norte do Afeganistão. Balkh é uma cidade muito antiga, conta a história que é possivelmente a mais ou uma das mais antigas cidades do mundo.

Como herança patrimonial dos imensos povos que por aqui passaram (árabes, mongóis, persas, gregos e romanos, entre outros), poderá visitar os seguintes pontos de interesse:.

A não perder: As Ruínas Antigas (encontrará imensas construções budistas), Madrassa de Sayed Subhan Quli Khan, o Santuário e Mesquita de Khwaja Nasr Parsa, o Túmulo de Rabi’a Balkhi (poeta), a Mesquita No Gunbad (o mais antigo monumento islâmico presente no Afeganistão) e o Museu de Balkh.

Visitar Balkh Afeganistão

Balkh é uma cidade no Afeganistão, que fica localizada na Província de Balkh, a cerca de quinze minutos de carro de Mazar-i-Sharif.

Foi, desde sempre, um importante centro budista, assim como islâmico e zoroatrista, assim como foi sempre um local de grande importância ao nível económico. Os gregos chamavam-na de Bactra, mas hoje, esta imensa cidade de outros tempos, encontra-se em ruínas.

Um dos centros de estudos budistas – Naubahar, encontrava-se eregido na periferia da cidade, um dos motivos que fazia deste lugar a “mãe das cidades”.

Sempre atraiu imensa gente a fim de se submeter à entrega religiosa, trazendo imensa paz a Balkh. Por exemplo, Zoroastro pregou aqui pela primeira vez a sua religião. Basicamente, foi um ponto importante no crescimento das religiões ditas orientais, reflectindo-se nos documentos que dizem que outrora existiam aqui cerca de cem conventos budistas e milhares de monges.

Melhores atrações de Balkh

Balkh
  1. Sabz Masjid (Mesquita Verde)
  2. Mesquita No Gunbad
  3. Mercado Central
  4. Ruínas Templos Budistas
  5. Santuário de Khwaja Nasr Parsa
  6. Túmulo de Rabi’a Balkhi
  7. Museu de Balkh
  8. Madrassa de Sayed Subhan Quli Khan
  9. Muralhas

Dicas de Viagem

  1. Balkh pode ser visitada num passeio de um dia desde Mazar-e Sharif
  2. Visite o mercado da cidade
  3. Fora das muralhas há muitos campos de opium
  4. Toda à volta da cidade há muralhas muito antiga
  5. Nos arredores de Balkh visite a Mesquita Nu Gombad, a mais antiga da Ásia Central
  6. Beba sumos de fruta nas bancas de rua
  7. Tenha roupa discreta
  8. Não dê muito nas vistas como estrangeiro principalmente porque esta cidade é conhecida de ter muitos simpatizantes dos talibãs
  9. Em Balkh pode-se visitar a mesquita No Gunbad, o centro da cidade onde está o mercado, as muralhas exteriores, e a antiga citadela. Tenha cuidado por onde anda porque pode entrar num terreno com minas.
  10. Guiar em Balkh é um pouco mais confuso que guiar em Mazar-e Sharif já que a cidade é muito mais fechada.

Lugares para visitar em Balkh

1. Mesquita Verde

Balkh Afeganistao
Balkh Afeganistao

A Mesquita Verde é uma mesquita que fica localizada na cidade de Balkh (Norte do Afeganistão). Não se sabe ao certo quem a mandou construir, no entanto, pensa-se que ou foi o governante do Império Timurid (Shah Rukh) ou a sua esposa. Após a morte do governante, o império caiu. No entanto, Goharshad, a esposa de Shah Rukh deu continuidade à construção de edifícios de grande importância, nomeadamente escolas e mesquitas. A Mesquita Verde apresenta características arquitectónicas muito próprias do estilo Timúrida tradicional. Devido às guerras e à falta de manutenção, esta construção encontra-se em mau estado, embora, ainda assim, seja possível contemplar a sua beleza. Na zona traseira do edifício, o seu minarete e o telhado e portas, encontram-se realmente em estado urgente de recuperação. Embora, na zona do pátio central, a única parte bem preservada, as pessoas usam-na no dia-a-dia.

2. Mercado Central

No mercado de Balkh encontrei um rapaz que estava a fazer uns pastéis fritos recheados com verduras. Pareceu-me logo que seria a comida ideal para mim naquele momento por isso fiz questão em ficar um pouco, aprender como ele prepara a massa e também comer e provar o petisco.

Engraçado que fui chamado à atenção por um senhor, que me parecia talibã e me pegou na mão e me puxou. Não percebi o que me estava a acontecer até me dizer que eu devia molhar os pastéis num pó picante que havia no cesto das especiarias.

3. Muralhas de Balkh

Balkh Afeganistao
Balkh Afeganistao

Nas muralhas exteriores da cidade é a antiga citadela. Tenha cuidado por onde anda porque pode entrar num terreno com minas. Fora das muralhas há muitos campos de opium.

4. Mesquita No Gunbad

Durante a minha visita à cidade de Balkh tive a oportunidade de conhecer a Mesquita No Gombad que parece ser a mesquita mais antiga da Ásia Central e que data do século 9.

Este monumento está na lista UNESCO para tentativa de ser Património Mundial.

O recinto está murado e protegido por vários militares. Depois de ser revistado por um soldado, foi-me oferecida uma maçã e finalmente convidado a entrar.

Tive a sorte do responsável pelo restauro da mesquita estar lá, um arqueólogo iraniano que falava muito bem inglês e me fez uma pequena visita guiada ao recinto.

A estrada para se chegar a esta mesquita é feita por um caminho de terra pelo meio de uma zona residencial. Eu não sabia onde era por isso tive que procurar, perguntei a uns militares e mais tarde acabei por encontrar 2 placas que indicavam o caminho.

A mesquita, apesar de estar em muito mau estado, é muito interessante e ainda se podem ver muitas das decorações gravadas nas paredes. Há na decoração influências gregas e budistas. Muito interessante.

5. Vendedores de gelados

Em Balkh a electricidade é escassa, e, tem que se arranjar alternativas para ter sempre o gelado fresco.

Como não há energia para ter sempre um frigorífico, a solução é ter gelo dentro de um buraco, com um recipiente onde está o gelado dentro do gelo, e, vai-se mexendo para ir derretendo o gelo lentamente.

Este vídeo está muito engraçado porque o rapaz dos gelados fez uns olhos sexys para o vídeo, mostrando que tem um super sentido de humor.

Fotografias

Roteiros em Balkh

Roteiros para visitar Balkh de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Balkh no Afeganistão.

1 Dia em Balkh

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…

2 Dias em Balkh

  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…
  • Manhã: Brevemente…
  • Tarde: Brevemente…
Grave no Pinterest

Faça um pin desta página e siga o blog no Pinterest.

Visitar Balkh, Guia de Viagem - Dicas, Roteiros, Mapas, Fotos
Instagram JoaoLeitaoViagens