Índice
Balkh é uma cidade da província de Balkh, no norte do Afeganistão. Balkh é uma cidade muito antiga, conta a história que é possivelmente a mais ou uma das mais antigas cidades do mundo.
Como herança patrimonial dos imensos povos que por aqui passaram (árabes, mongóis, persas, gregos e romanos, entre outros), poderá visitar os seguintes pontos de interesse:.
A não perder: As Ruínas Antigas (encontrará imensas construções budistas), Madrassa de Sayed Subhan Quli Khan, o Santuário e Mesquita de Khwaja Nasr Parsa, o Túmulo de Rabi’a Balkhi (poeta), a Mesquita No Gunbad (o mais antigo monumento islâmico presente no Afeganistão) e o Museu de Balkh.
Visitar Balkh Afeganistão
Balkh é uma cidade no Afeganistão, que fica localizada na Província de Balkh, a cerca de quinze minutos de carro de Mazar-i-Sharif.
Foi, desde sempre, um importante centro budista, assim como islâmico e zoroatrista, assim como foi sempre um local de grande importância ao nível económico. Os gregos chamavam-na de Bactra, mas hoje, esta imensa cidade de outros tempos, encontra-se em ruínas.
Um dos centros de estudos budistas – Naubahar, encontrava-se eregido na periferia da cidade, um dos motivos que fazia deste lugar a “mãe das cidades”.
Sempre atraiu imensa gente a fim de se submeter à entrega religiosa, trazendo imensa paz a Balkh. Por exemplo, Zoroastro pregou aqui pela primeira vez a sua religião. Basicamente, foi um ponto importante no crescimento das religiões ditas orientais, reflectindo-se nos documentos que dizem que outrora existiam aqui cerca de cem conventos budistas e milhares de monges.
Melhores atrações de Balkh
- Sabz Masjid (Mesquita Verde)
- Mesquita No Gunbad
- Mercado Central
- Ruínas Templos Budistas
- Santuário de Khwaja Nasr Parsa
- Túmulo de Rabi’a Balkhi
- Museu de Balkh
- Madrassa de Sayed Subhan Quli Khan
- Muralhas
Dicas de Viagem
- Balkh pode ser visitada num passeio de um dia desde Mazar-e Sharif
- Visite o mercado da cidade
- Fora das muralhas há muitos campos de opium
- Toda à volta da cidade há muralhas muito antiga
- Nos arredores de Balkh visite a Mesquita Nu Gombad, a mais antiga da Ásia Central
- Beba sumos de fruta nas bancas de rua
- Tenha roupa discreta
- Não dê muito nas vistas como estrangeiro principalmente porque esta cidade é conhecida de ter muitos simpatizantes dos talibãs
- Em Balkh pode-se visitar a mesquita No Gunbad, o centro da cidade onde está o mercado, as muralhas exteriores, e a antiga citadela. Tenha cuidado por onde anda porque pode entrar num terreno com minas.
- Guiar em Balkh é um pouco mais confuso que guiar em Mazar-e Sharif já que a cidade é muito mais fechada.
Lugares para visitar em Balkh
1. Mesquita Verde
A Mesquita Verde é uma mesquita que fica localizada na cidade de Balkh (Norte do Afeganistão). Não se sabe ao certo quem a mandou construir, no entanto, pensa-se que ou foi o governante do Império Timurid (Shah Rukh) ou a sua esposa. Após a morte do governante, o império caiu. No entanto, Goharshad, a esposa de Shah Rukh deu continuidade à construção de edifícios de grande importância, nomeadamente escolas e mesquitas. A Mesquita Verde apresenta características arquitectónicas muito próprias do estilo Timúrida tradicional. Devido às guerras e à falta de manutenção, esta construção encontra-se em mau estado, embora, ainda assim, seja possível contemplar a sua beleza. Na zona traseira do edifício, o seu minarete e o telhado e portas, encontram-se realmente em estado urgente de recuperação. Embora, na zona do pátio central, a única parte bem preservada, as pessoas usam-na no dia-a-dia.
2. Mercado Central
No mercado de Balkh encontrei um rapaz que estava a fazer uns pastéis fritos recheados com verduras. Pareceu-me logo que seria a comida ideal para mim naquele momento por isso fiz questão em ficar um pouco, aprender como ele prepara a massa e também comer e provar o petisco.
Engraçado que fui chamado à atenção por um senhor, que me parecia talibã e me pegou na mão e me puxou. Não percebi o que me estava a acontecer até me dizer que eu devia molhar os pastéis num pó picante que havia no cesto das especiarias.
3. Muralhas de Balkh
Nas muralhas exteriores da cidade é a antiga citadela. Tenha cuidado por onde anda porque pode entrar num terreno com minas. Fora das muralhas há muitos campos de opium.
4. Mesquita No Gunbad
Durante a minha visita à cidade de Balkh tive a oportunidade de conhecer a Mesquita No Gombad que parece ser a mesquita mais antiga da Ásia Central e que data do século 9.
Este monumento está na lista UNESCO para tentativa de ser Património Mundial.
O recinto está murado e protegido por vários militares. Depois de ser revistado por um soldado, foi-me oferecida uma maçã e finalmente convidado a entrar.
Tive a sorte do responsável pelo restauro da mesquita estar lá, um arqueólogo iraniano que falava muito bem inglês e me fez uma pequena visita guiada ao recinto.
A estrada para se chegar a esta mesquita é feita por um caminho de terra pelo meio de uma zona residencial. Eu não sabia onde era por isso tive que procurar, perguntei a uns militares e mais tarde acabei por encontrar 2 placas que indicavam o caminho.
A mesquita, apesar de estar em muito mau estado, é muito interessante e ainda se podem ver muitas das decorações gravadas nas paredes. Há na decoração influências gregas e budistas. Muito interessante.
5. Vendedores de gelados
Em Balkh a electricidade é escassa, e, tem que se arranjar alternativas para ter sempre o gelado fresco.
Como não há energia para ter sempre um frigorífico, a solução é ter gelo dentro de um buraco, com um recipiente onde está o gelado dentro do gelo, e, vai-se mexendo para ir derretendo o gelo lentamente.
Este vídeo está muito engraçado porque o rapaz dos gelados fez uns olhos sexys para o vídeo, mostrando que tem um super sentido de humor.
Fotografias
Roteiros em Balkh
Roteiros para visitar Balkh de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Balkh no Afeganistão.
1 Dia em Balkh
- Manhã: Brevemente…
- Tarde: Brevemente…
2 Dias em Balkh
- Manhã: Brevemente…
- Tarde: Brevemente…
- Manhã: Brevemente…
- Tarde: Brevemente…