Índice
Berat é conhecida como a “cidade das mil janelas” e de facto quando é observada de uma perspectiva aberta compreende-se porquê: as casas construídas na encosta de uma colina, que formam o núcleo histórico de Berat, têm grandes janelas que se tornam evidentes, mesmo à distância.
Durante o tempo que estive nesta cidade, tive oportunidade de visitar os pontos turísticos de Berat, e explorar o local a fundo. Visitar a Albânia e não passar por Berat, é deixar para trás um destino importante que vale a pena conhecer.
Visitar Berat Albânia
Berat é uma cidade histórica, um exemplo perfeita da arquitectura otomana nos Balcãs, e foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
É agradável vaguear apenas pelas suas ruas, descobrir detalhes escondidos em vielas sem saída, subir gradualmente pela colina, cada vez mais alto, cada vez com melhores vistas.
Mas há uma série de pontos de interesse específicos em Berat: igrejas do período Bizantino, a Mesquita Encarnada, o castelo (século XIII), o Museu Onufri, o bazar medieval e o Museu Etnográfico, instalado numa casa do século XVIII.
Melhores atrações de Berat
- Castelo de Berat
- Museu Etnográfico
- Centro Histórico
- Igreja de São Teodoro
- Museu Iconográfico Onufri
- Passeio Shetitorja Osumi
Dicas de Viagem
- Acorde cedo e seja o primeiro a entrar nos melhores destinos de Berat, nos monumentos, museus ou outros locais de interesse.
- Suba ao Castelo de Berat – a melhor vista da cidade.
- A varanda do restaurante do Hotel Pasarela tem belas vistas sobre a mesquita e a catedral. As pizzas também são muito boas e com preços normais e acessíveis. Não é preciso ficar no hotel para comer no restaurante.
- Faça um passeio pela cidade ao anoitecer, seguindo a tendência dos habitantes da cidade.
- A melhor altura para visitar Berat é entre os meses de Maio e Setembro. Eu visitei durante o mês de Julho, estava calor.
Berat é conhecida como a Cidade das Mil Janelas, devido às casas tradicionais, cujas fachadas se preenchem com grande janelas, que cobrem a encosta da colina que se debruça sobre o leito do rio Osum. O seu centro histórico é um emaranhado de ruelas e escadas, com buganvílias a espreitar e retratos da vida local ao virar de cada esquina. Berat foi uma cidade fortificada, restando ainda o velho castelo, mas manteve-se sempre como um símbolo de harmonia e tolerância, com os Otomanos a viver lado a lado com uma comunidade cristã. Junto ao rio, numa ampla praça, os autocarros de longa distância chegam e vão, formando uma cena que parece retirada de um postal dos anos 50. É isto Berat, e por isto terá sido escolhida em 2008 pela UNESCO como Património Histórico da Humanidade.
Turismo em Berat
Lugares para visitar em Berat
1. Castelo de Berat
As raízes do castelo de Berat remontam há dois mil e quinhentos anos atrás, mas a maioria do que hoje ali vemos deve-se às obras de consolidação e ampliação que os Bizantinos levaram a cabo no século XIII, depois de prévias intervenções documentadas nos séculos V e VI. Apesar do estado de degradação causado pelo passar dos anos, o Castelo de Berat é ainda um local impressionante. A entrada Sul será provavelmente a mais bem defendida e a sua visita é obrigatória, até porque é o acesso natural para quem vista o castelo. Uma vez no seu interior o turista poderá explorar o labirinto de ruas que se encontra no interior do castelo e trepar os degraus do minarete da Mesquita Vermelha. Note-se a existência de um museu, de uma cisterna, as mais de vinte igrejas cristãs e o pátio principal.
2. Museu Etnográfico
O Museu Nacional Etnográfico de Berat encontra-se estabelecido numa casa tradicional Otomana datada do século XVIII. A exposição é interessante, existindo uma sala no piso térreo com roupas tradicionais, ferramentas usadas nos ofícios, por exemplo, de ferreiro e tecelão, e um modelo de uma rua típica da Berat medieval. No andar de cima, encontram-se recriadas as áreas residenciais de uma casa da época, incluindo cozinhas, quartos de dormir e salas de estar, destacando-se o mafil, uma espécie de plataforma elevada onde as mulheres observavam os convidados e avaliavam o momento correcto para os servir. No exterior existe um poço, uma prensa de azeite e uma prensa de lã.
3. Museu Iconográfico Onufri
Este museu encontra-se alojado na antiga igreja Bizantina da Assunção, no interior do castelo (kala) tendo ali sido estabelecido em 1986. A igreja foi restaurada em finais do século XVIII e desde então não terá mudado muito. Qual ao museu, é o principal do país para este tipo de arte. Tem um espólio de cerca de 1.500 objectos, mas destes apenas 173 se encontram expostos. Mas para além dos cento e seis ícones e setenta e três objectos litúrgicos que podem ser observados, a própria igreja merece uma visita, especialmente devido ao belo púlpito, ao trono do bispo e ao iconostasis.
Excursões em Berat
Roteiros em Berat
Roteiros para visitar Berat de maneira independente. Itinerários nos melhores destinos e ideias de o que fazer em Berat na Albânia.
1 Dia em Berat
- Manhã: Brevemente…
- Tarde: Brevemente…
2 Dias em Berat
- Dia 1 Manhã: Brevemente…
- Dia 1 Tarde: Brevemente…
- Dia 2 Manhã: Brevemente…
- Dia 2 Tarde: Brevemente…