Índice
Guia de Viagem da Bolívia
Viajar na Bolívia – informação de viagem.
Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Bolívia. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.
Organize as suas férias na Bolívia. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.
Nesta página você encontra:
- Turismo na Bolívia – Apresentação
- História, Geografia e Cultura
- Vídeo da Bolívia
- Resumo de viagem à Bolívia
- Guia de Viagem: artigos para consultar
- Roteiros na Bolívia – 7 e 10 dias
- Locais UNESCO na Bolívia
- Kit de Viagem
Obrigado.
Turismo na Bolivia, Roteiros de Viagem
Bolívia é um país fascinante para passar férias. Entrei na Bolívia vindo do Paraguai e prossegui viagem atravessando a fronteira ocidental para o Peru ao longo do Lago Titicaca.
Explorei um pouco lugares como as famosas cidades de Sucre e Potosí e ainda a capital La Paz.
Viajar na Bolívia é diferente do que nos outros países, é mais rude, viagens de autocarro / ônibus longas, frias e desconfortáveis.
O Lago Titicaca e as Ilha do Sol e Ilha da Lua são locais maravilhosos e proporcionan bons momentos de viagem, também descer a uma das minas na cidade de Potosí é algo inesquecível.
O povo boliviano é um pouco reservado e é preciso sacar-lhes um sorriso à força. Depois disso são comunicativos e expressivos. O país em si é pouco desenvolvido e mais difícil de viajar que os outros países da América do Sul. As cidades bolivianas são caóticas, misturando um pouco o ambiente latino na arquitectura colonial e o ambiente indígena nas feições e roupas tradicionais das pessoas.
Apresentação da História, Geografia e Cultura:
A história da Bolívia começa há cerca de 21 000 anos atrás, documentado através de descobertas arqueológicas. Desenvolveu-se aqui o Império Tihuanaco, complementado por indígenas Aimarás, Quéchuas e Chiquitos, tendo sido mais tarde a casa do Império Inca. Foi em 1538 que os espanhóis chegaram a esta região a fim de explorarem as minas de prata aqui existentes. A Bolívia foi um dos primeiros países que se revoltou contra os colonizadores, aos comandos de Simon Bolívar, conseguindo a sua independência em 1825. Esteve envolvida na Guerra do Pacífico, perdendo o acesso ao mar para o Chile. Esteve envolvida em muitos outros conflitos e a instabilidade política é algo normal para este país, apesar de existirem momentos de prosperidade económica devido aos recursos abundantes, nomeadamente da quinina, do guano, do salitre, do latex e do estanho. Só nos anos 90 a Bolívia se entregou ao ideal democrata, onde todos têm direito ao voto, à saúde e educação.
A geografia da Bolívia conta com uma área de 1 098 581 Km2 e fica situada no Centro-Oeste da América do Sul. Faz fronteira a Norte e a Leste com o Brasil, a Sul com o Paraguai e com a Argentina, e a Oeste com o Chile e com o Peru. É um país completamente localizado no interior, não tem qualquer acesso ao mar. Divide os serviços em duas cidades, Sucre, é a capital e sede do poder judiciário e La Paz, a sede do governo, onde se centralizam os poderes legislativo e executivo. Podemos dividir a Bolívia em três zonas geográficas: os Andes, que ocupam cerca de 30 % do país, a Planície Amazónica e os Vales Pré-Andinos. Nevado Sajama é o ponto mais alto da Bolívia, com cerca de 6 542 metros de altitude e o Lago Titicaca é o lago navegável que se situa a cerca de 4 000 m acima do mar, considerado o lago mais alto do mundo.
A cultura da Bolívia é bastante interessante e eclética, pois a mistura entre os povos nativos desta região com os povos colonizadores, neste caso dos espanhóis, resultam no que hoje conhecemos o que é o povo boliviano. As influência incas e de outros povos indígenas aqui existentes são imensas e bastante visível na música e no vestuário. É um povo completamente apaixonado por futebol, praticado por todos e em cada esquina. O El Carnavak de Oruro, é uma festa cheia de cor e música, momento em que todos os bolivianos saem de casa. Existe uma grande ligação à vida rural na Bolívia, embora exista também muito presente um sentimento urbano nas cidades, o que faz desta terra um lugar especial. A Bolívia tem três línguas oficiais, o Espanhol (utilizado oficialmente na educação, administração e negócios), o Quechua e o Aymara (usado no dia-a-dia entre a família e amigos).
Vídeo de exploração das Minas de Potosí, Bolívia:
[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=oFuZRIYjlm0″]
O que visitei / Resumo de viagem à Bolívia
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Santa Cruz de la Sierra, Bolívia” radius=”0″]
Santa Cruz de la Sierra: Esta foi a primeira cidade onde fiquei depois de passar a fronteira do Paraguai. Santa Cruz de la Sierra é uma cidade com muito movimento, e a segunda maior do país em população. Passei a noite e de manhã apanhei transporte para Samaipata.
Top 10 locais a visitar em Santa Cruz de la Sierra:
- Catedral Metropolitana (Basílica Menor de San Lorenzo)
- Praça 24 de Setembro
- Jardín Botánico Municipal de Santa Cruz de la Sierra
- Parque El Arenal
- Museu Guarani
- Parque Nacional Amboró
- Parque Regional Lomas de Arena
- Jardim Zoológico
- Museu de Arte Sacra
- Igreja San Roque
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Samaipata, Bolívia” radius=”0″]
Samaipata: Samaipata é uma pequena vila com cerca de 5 mil habitantes situada na província da Florida no departamento de Santa Cruz. Apesar da dimensão reduzida, não faltam pontos de interesse para visitar este local começando pelo Fuerte Samaipata, uma estrutura militar esculpida numa montanha de pedra a 1.650 metros de altitude. No centro histórico não perca a Igreja da Candelária e o Mercado Municipal, um espaço muito importante para a economia local. Para os amantes da natureza, aconselho a deslocação a Las Cuevas, uma maravilha natural recheada de belas cascatas e lagoas.
Top 10 locais a visitar em Samaipata:
- Fuerte Samaipata
- Parque Nacional Amboró
- Jardim Zoológico El Refúgio
- Las Cuevas
- Museu Arqueológico
- Trilho Che Guevara
- Igreja da Candelária
- Mercado Municipal
- Cascata La Pajcha
- Montanha Condor
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Fuerte Samaipata, Bolívia” radius=”0″]
Fuerte Samaipata: Local fantástico de construção única já que é um forte esculpido numa montanha de pedra a 1.650 metros de altitude. Há vários relevos de animais e pode-se andar à volta de todo o perímetro e subir a várias torres de observação para se ver a rocha desde uma vista superior. Apesar de haverem partes Incas, todo o escavado é pre-inca e feito pelos Guaranis.
Top 10 locais a visitar em Fuerte Samaipata:
- Centro Cerimonial
- El Dorso de la Serpiente
- Coro de los Sacerdotes
- Casa Colonial
- Sector administrativo e político
- Casa Acallahuasi
- Recinto militar Kallanka
- Área comercial Cancha
- Casa Ajllahuasi
- Espaço Tambo
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Sucre, Bolívia” radius=”0″]Sucre: Esta é a cidade capital constitucional da Bolívia. O centro histórico é muito bonito com vários bons exemplos de arquitectura colonial espanhola. O mercado de Sucre tem várias opções para comer barato. Sucre é local UNESCO Património Mundial da Humanidade.
Top 10 locais a visitar em Sucre:
- Plaza 25 de Maio
- Mercado Central
- Casa de la Libertad
- Catedral Metropolitana
- Parque Cretácico
- Castelo de La Glorieta
- Igreja de San Francisco
- Parque Bolívar
- Convento de San Filipe Neri
- Universidade de San Francisco Xavier de Chuquisaca
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Potosí, Bolívia” radius=”0″]Potosí: Potosí foi para mim um dos melhores destinos na Bolívia. O centro é caótico com imensa gente na rua, o mercado super movimentado e há muitos monumentos e edifícios históricos para visitar e tirar fotos. As ruas são muito bonitas pois têm estilo colonial. Potosí é local UNESCO Património Mundial da Humanidade. É nesta cidade que se podem visitar as minas e entrar mesmo fundo dentro da montanha e conhecer os mineiros.
Top 10 locais a visitar em Potosí:
- Catedral da Vila Imperial de Potosi
- Cerro Rico
- Torre de la Companhia
- Casa de la Moneda
- Convento e Museu de Santa Teresa
- Igreja e Museu de San Lorenzo
- Minas de Potosi
- Lagunas Kari Kari
- Museu e Convento de San Francisco
- Casa das Três Portadas
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Minas de Potosí, Bolívia” radius=”0″]Minas de Potosí: Sem dúvida a melhor experiência de viagem na Bolívia. É possível entrar dentro das minas na montanha de Potosí e conhecer / falar com os mineiros. Depois de irmos ao mercados dos mineiros comprar dinamite, folhas de coca, bolachas e sumos para oferecer aos mineiros, entramos pela montanha adentro a centenas de metros de profundidade, pelos corredores estreitos, lamacentos e poeirentos das perigosas minas.
Top 10 locais a visitar em Minas de Potosí:
- Minas de Potosi
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”La Paz, Bolívia” radius=”0″]La Paz: Este é a capital governamental da Bolívia. Foi a maior surpresa da viagem já que eu pensava que não ia gostar. Mas, adorei. La Paz tem paisagens urbanas lindas, em que imensas casas sobem pela montanha acima. Pode-se subir no teleférico e ter uma vista brutal da cidade. O centro histórico na zona da catedral é muito bonito, várias praças com monumentos, igrejas, e o estranho mercado das Bruxas, local onde lojas de artesanato também vendem artefactos para bruxaria tais como velas, poções mágicas, folhas de coca e embriões de lamas secos que se queimam num ritual para ter prosperidade no negócio e na carreira.
Top 10 locais a visitar em La Paz:
- Basílica e Praça de San Francisco
- Mercado de las Brujas
- Rua Jaén (Calle Jaén)
- Mi Teleferico
- Cemitério de La Paz
- Museu Nacional de Arte
- Museu del Oro
- Museu de Etnografia e Foclore
- Miradouro Killi Killi
- Palácio Presidencial
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Lago Titicaca, Bolívia” radius=”0″]Lago Titicaca: Lindo local situado a 3821 metros acima do nível do mar. O Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo e está dividido entre a Bolívia e o Peru. Neste lago há uma cultura única e pode-se visitar vários lugares famosos como a Ilha do Sol e a Ilha da Lua.
Top 10 locais a visitar em Lago Titicaca:
- Ilha Taquile
- Ilha Uros
- Ilha Amantaní
- Museu do Ouro em Cha’llapampa
- Templo Pilcocaina
- Ilha de La Luna
- Cidade de Puno
- Cidade de Copacabana
- Museu Carlos Dreyer
- Miradouro del Titikaka
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Copacabana, Bolívia” radius=”0″]Copacabana: Foi em Copacabana que tive o primeiro contacto e avistamento do Lago Titicaca. Copacabana tem uma igreja / santuário muito importante para a região, mas é para os turistas o ponto de partida para visitar as famosas ilhas de Titicaca, a Isla del Sol e a Isla de la Luna. De resto, junto ao lago é um resort relaxado para turistas com imensos restaurantes e agências de viagens. As vistas do lago são muito bonitas.
Top 10 locais a visitar em Copacabana:
- Catedral Basílica de Copacabana
- Cerro Calvário
- Museu del Poncho
- Ilha do Sol
- Praia Copacabana
- Praça 2 de Fevereiro
- La Horca del Inca
- Capela do Senhor da Cruz
- Lago Titicaca
- Baño del Inca (Kusijata)
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Isla de la Luna, Bolívia” radius=”0″]Isla de la Luna: Pequena ilha no Lago Titicaca com um templo muito bonito. Há duas povoações, e uma delas tem vários viveiros de peixe, uma pequena igreja e várias plantações. Percorri a ilha de um lado ao outro, subindo o monte. A ilha tem vistas muito bonitas para o lago e as casas de lama e pedra.
Top 10 locais a visitar em Isla de la Luna:
- Lago Titicaca
- Palacio de las Vírgenes
- Trilhos pedestres
- Centros de artesanato local
[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Isla del Sol, Bolívia” radius=”0″]Isla del Sol: A Ilha do Sol é uma das históricas ilhas do Lago Titicaca que são muito importantes para os povos da região. É aqui que está localizado o berço da sua cultura no templo de Pilkokaina o chamado Templo do Sol. Podem-se fazer caminhadas e subir a montanha, explorar as aldeias e comer uma refeição num dos vários restaurantes que têm terraços com magnificas vistas sobre o Lago Titicaca.
Top 10 locais a visitar em Isla del Sol:
- Museo de oro de la ciudad sumergida
- Lago Titicaca
- Ruínas Chinkana
- Rocha Sagrada
- Museu Arqueológico
- Templo Puma Punku
- Rota Sagrada da Eternidade do Sol
- Cementera del Inka
- Sagrado Cerimonial Puskallani
- Palacio de Pilkokaina
[/su_box]
Roteiros na Bolívia
Algumas ideias de roteiros para você preparar as suas férias na Bolívia de maneira independente. Itinerários de turismo na Bolívia de 1 semana e 10 dias.
[su_box box_color=”#009999″ title=”7 Dias: 1 semana na Bolívia” radius=”0″]
Dia 1 La Paz
Dia 2 Oruro
Dia 3 Sucre
Dia 4 Sucre
Dia 5 Potosí
Dia 6 Potosí
Dia 7 La Paz
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”10 Dias: Granda Volta” radius=”0″]
Dia 1 La Paz
Dia 2 La Paz – Uyuni
Dia 3 Uyuni – Salar de Uyuni
Dia 4 Salar de Uyuni
Dia 5 Salar de Uyuni – Uyuni
Dia 6 Uyuni – Potosí
Dia 7 Potosí – Sucre
Dia 8 Sucre
Dia 9 Sucre – La Paz
Dia 10 La Paz
[/su_box]
[su_box box_color=”#009999″ title=”10 Dias: Granda Volta” radius=”0″]
Dia 1 La Paz
Dia 2 La Paz – Sucre
Dia 3 Sucre
Dia 4 Sucre – Potosi
Dia 5 Potosi – Uyuni Town
Dia 6 Uyuni Town – Salar de Uyuni
Dia 7 Salar de Uyuni – Bolivian Altiplano
Dia 8 Bolivian Altiplano – San Pedro de Atacama
Dia 9 San Pedro de Atacama
Dia 10 La Paz
[/su_box]
[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Bolívia” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Bolívia. Os locais UNESCO Património Mundial na Bolívia são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.
Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Bolívia:
- Cidade de Potosí
- Missões Jesuíticas de Chiquitos
- Cidade Histórica de Sucre
- Forte de Samaipata
- Centro Espiritual e Político da Cultura Tiwanaku
- Parque Nacional de Noel Kempff Mercado
- Qhapaq Ñan, Caminhos Incas (sítio transfronteiriço com a Argentina, Chile, Colômbia, Equador e Peru)
[/su_box]