Viagens de Grupo

Visitar Bulgária – Roteiros e Dicas de Viagem

Categorias Bulgária Etiquetas
Visitar Bulgária – Roteiros e Dicas de Viagem
Visitar Bulgária – Roteiros e Dicas de Viagem

Guia de Viagem da Bulgária

Viajar na Bulgária – informação de viagem.

Tudo sobre visitar os melhores locais e destinos da Bulgária. Ideias de roteiros e itinerários com informação de alojamento, transporte, muitas galerias de fotografias, restaurantes, vídeos e mapas.

Organize as suas férias na Bulgária. Alguma pergunta ou opinião deixe um comentário no fim da página.

Nesta página você encontra:

  1. Turismo na Bulgária – Apresentação
  2. História, Geografia e Cultura
  3. Vídeo da Bulgária
  4. Resumo de viagem à Bulgária
  5. Guia de Viagem: artigos para consultar
  6. Roteiros na Bulgária
  7. Locais UNESCO na Bulgária
  8. Kit de Viagem

Obrigado.

Turismo na Bulgária, Roteiros de Viagem

Mosteiro de Rila na Bulgária

A Bulgária é um país fascinante para passar férias.

A Bulgária foi um dos primeiros países da Europa dos quais entrei na realidade do dia-a-dia e experimentei o país tal como fazem os seus habitantes.

No comboio de Varna até Sofia, no Verão de 2001, conheci um rapaz que me convidou a ir a casa do professor de inglês dele, o qual já não via fazia muito tempo. Fui então conhecer esse senhor do qual ele falava muito bem e que tinha fama de ser super simpático. O que aconteceu foi que o rapaz que conheci no comboio acabou por ficar 30 minutos e eu acabei por ficar 4 dias. Fiz amizade instantânea com o Emil, amigo o qual ainda mantenho contacto e que já o visitei em Montreal no Canadá, para onde ele emigrou em 2003.

O Emil fez-me entrar no seio da sua família, e fizeram questão em me mostrar de carro os melhores destinos à volta de Plovdiv, cidade onde eu nem era suposto sair, já que ia directo para Sofia. Acabei por não ver Sofia desta vez, e, acabei por ter boleia de uns amigos do Emil que me levaram até lá para apanhar o comboio para Bucareste na Roménia.

Voltei à Bulgária novamente em 2003 e, mais uma vez durante o Verão 2008 passando o país com o rali Caucasian Challenge, uma corrida com várias equipas, conduzindo 11 dias desde Budapeste na Hungria até Erevan na Arménia.

Depois de mais alguns anos sem ir à Bulgária, viajei outra vez neste país durante 2 semanas em Abril e Maio de 2011. Aproveitei para conhecer alguns destinos que ainda não conhecia tais como o Mosteiro de Rila, a Igreja de Boyana, a fantástica cidade de Veliko Tarnovo, imensos Mosteiros e alguns locais património mundial UNESCO, numa pequena viagem de carro alugado durante 3 dias.

Apresentação da História, Geografia e Cultura:

Cidade de AmsterdãoA história da Bulgária conta que este país foi dominado pelos Bizantinos, os quais foram conquistados pelos Turco-Otomanos durante cerca de cinco séculos, mas foi durante a guerra entre o povo turco e o povo russo que o sentimento nacionalista se fez sentir. No seu término, a Turquia foi obrigada pela Rússia a assinar o Tratado de San Stefano, a fim de dar a (quase) independência à Bulgária. No século XIX o Príncipe da Bulgária declarou a efectiva independência do país, formando mais tarde a Liga Balcânica com a Grécia, com a Sérvia e com o Montenegro (coligação que permitiu a vitória contra os Turcos na Primeira Guerra Balcânica). A Bulgária perdeu parte do seu território, momento que se viveu uma severa crise económica, com elementos políticos e de violência extremistas. Na Segunda Grande Guerra, este país lutou lado a lado com a Alemanha, com o objectivo de estender o seu território, mal sucedida. A Bulgária entrou na União Europeia em 2007.

A geografia da Bulgária conta com a área territorial de 110 910 Km2, estando este país localizado no Sudeste da Europa, mais propriamente nos Balcãs, na costa do Mar Negro a Leste. Faz Fronteira a Norte com a Roménia, a Sudeste com a Turquia, a Sul com a Grécia, a Sudoeste com a Macedónia e a Oeste com a Sérvia. O cenário paisagístico aqui presente é composto principalmente por duas cadeias montanhosas, uma orientada para Oeste e outra para Leste. Estas cadeias atravessam o país desde a fronteira com a Jugoslávia até ao Mar Negro. Entre as cadeias encontramos também muitas planícies e imensos vales, locais que a população escolheu para viver. A Stara Planina, também conhecida como a Cordilheira dos Balcãs, apesar de não ser muito extensa, ilustra em muitos pontos, os 2000 metros de altitude. No Sul, situam-se os Antibalcãs, onde se encontra o ponto mais alto do país (Musala), na Cordilheira de Rila, com 2 925 metros de altitude.

A cultura da Bulgária é bastante interessante, principalmente, porque tem imensas tradições provenientes dos seus antepassados e que actualmente ainda estão bem patentes nesta sociedade. A Música, reconhecida pelo mundo inteiro, é bastante própria e com características muito especiais, como é o caso das Vozes Búlgaras, constituídas por coros femininos, onde a sua musicalidade é bastante complexa, musicalmente falando. A música búlgara relata, normalmente, acontecimentos históricos de muitos séculos, uma forma de ir passando as tradições e costumes deste povo entre as gerações. A dança é, naturalmente, outra forma artística bastante presente no dia-a-dia deste povo, que tal como a Música, é constituída por movimentos complexos, uma vez que estes encontros podem ter imensas pessoas a dançar ao mesmo tempo.

Descida da colina do Madara Rider, Unesco Bulgária

A vista do cimo da colina da zona do Madara Rider é impressionante.

[responsive_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=hstKKPrQd3g”]

O que visitei / Resumo de viagem à Bulgária

Por ordem de visita.

[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mosteiro Bachkovo, Bulgária” radius=”0″]O Mosteiro Bachkovo, conhecido também por Mosteiro Dormitório da Santa Mãe de Deus, é um dos melhores exemplos arquitectónicos da era Cristã. Este complexo encontra-se localizado na margem direita do Rio Chepelare, a cerca de duzentos quilómetros da cidade de Sofia, e a dez minutos de carro de Asenovgrad. Neste mosteiro, encontramos também uma fusão entre os vários estilos provenientes da cultura Bizantina, tanto por parte da Geórgia como por parte da Bulgária. Fundado em 1083 pelo Príncipe Gregório Pacuriano, a intenção original era de criar um espaço didáctico, no qual poderia ser transmitida a palavra de Deus, assim como disciplinas como a Matemática, História ou Música. Apesar de ter sido alvo e de ter sofrido com as invasões turcas, este mosteiro foi restaurado através de um plano de reabilitação, no final do século XV. Quando visitar o Mosteiro Bachkovo, repare na Igreja Catedral da Virgem, a qual atrai imensos peregrinos, assim como na Igreja dos Arcanjos. A árvore que se encontra no pátio, um diospireiro, é incrível e já conta com mais de dois séculos de vida. Não deixe de visitar, vai adorar.


Top 10 locais a visitar no Mosteiro Bachkovo:


  1. Igreja Catedral da Virgem
  2. Ossário medieval
  3. Igreja dos Arcanjos
  4. Templo de São Nicolas
  5. Antigo Refeitório
  6. Museu
  7. Biblioteca
  8. Adegas do Mosteiro
  9. Mural com frescos
  10. Kluvia

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Varna, Bulgária” radius=”0″]Varna é considerada a segunda maior cidade búlgara, a qual fica localizada junto à costa do Mar Negro. Um importante destino turístico deste país, é também um grande centro empresarial e universitário, trazendo uma imensa dinâmica a este centro urbano. O seu nome teve origem na palavra “Varangian”, a qual tem como significado “escudo” e “defesa”. Isto porque o seu ambiente é composto por características militares, devido às suas fortificações. Para além de ter como foco de interesse as suas praias, Varna é um lugar bastante verde, repleto de vinhas, pomares e florestas, como também tem imensos lagos e canais artificiais. O seu clima é ameno, com Verões longos, Invernos frios, mas meias estações ensolaradas – bastante idêntico às temperaturas e características climáticas do mediterrâneo. É uma cidade “completa” no que toca às imensas actividades que aqui é possível fazer. É possível fazer praia, fazer Turismo de Natureza, assim como Turismo Cultural. Não deixe de visitar o Museu Arqueológico, a Mansão de Prince Boris, o maior parque da cidade Sea Garden. Varna é TOP!


Top 10 locais a visitar em Varna:


  1. Museu Arqueológico de Varna
  2. Varna Sea Garden
  3. Catedral da Assumpção da Virgem
  4. Termas Romanas de Varna
  5. Palácio Euxinograd
  6. Mosteiro Aladzha
  7. Praia Golden Sands
  8. Floresta de Pedra
  9. Igreja de São Miguel Arcanjo
  10. Praça Nezavisimost

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Montanhas Ródope, Bulgária” radius=”0″]As Montanhas Ródope são uma imensa cadeia montanhosa que fica localizada na Antiga Trácia, assim como na Bulgária e na Grécia. Antigamente, quem aqui vivia e conhecia esta cordilheira como ninguém, eram os Trácios. Estas montanhas são consideradas as maiores da Bulgária, as quais ocupam uma sétima parte de toda a área territorial do país. O seu ecossistema é tão rico, pois devido a enormes reservas de água, acompanhadas de um clima agradável, existe uma ampla diversidade de plantas e animais neste lugar. O Turismo é uma indústria que vai de vento em poupa por estas montanhas afora, no entanto, este lugar é promovido com a máxima consciência a fim de preservar este território. O ponto mais alto das Montanhas Ródope, conta com 2191 metros de altura, o qual é denominado por Golyam Perelik. Atreva-se a subir ao topo da montanha, assim como, visitar as profundas e magníficas gargantas dos rios. Fica aqui uma sugestão: Garganta Trigrad.


Top 10 locais a visitar nas Montanhas Rodope


  1. Pico Golyam Perelik
  2. Igreja Asenova krepost
  3. Gruta Yagodina
  4. Ruínas da Fortaleza de Ustra
  5. Ruínas da cidade e santuário de Perperikon
  6. Pontes Maravilhosas
  7. Ponte do Diabo (Dyavolski most)
  8. Lagos Smolyan
  9. Planalto de Belintash
  10. Garganta Trigrad

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Veliko Tarnovo, Bulgária” radius=”0″]Veliko Tarnovo é uma cidade búlgara, a qual conta com uma história de mais de cinco mil anos. Considerado um dos primeiros assentamentos na Bulgária, os primeiros vestígios da presença humana, datam do terceiro milénio a.C., nas Montanhas de Trapezitza. Localizada no Norte do país, é uma cidade com bastante importância nesta região. É também conhecida como a “Cidade dos Czares”, e encontra-se erigida às margens do Rios Yantra, com uma arquitectura única. Tornou-se bastante turística devido à sua beleza e imensa história. Aqui respira-se “o antigamente”, é como se fizéssemos uma viagem no tempo, ao passado. Encontramos imensas igrejas pela cidade fora, assim como imensos centros culturais ou locais onde é oferecido às novas gerações, ensinamentos artísticos ligados às artes plásticas. Não deixe de conhecer e visitar os seguintes monumentos: Asenevci (1985), Mãe Bulgária (1930), Independência, Vasil Levski, Stefan Stambolov, Nikola Pickolo, Todor Lefterov, Hristo Ivanov, Velchova Zavera, Nikola Gabrovski e Dimitar Blagoev e Ivan Semerdzhiev. Os imensos parques existentes na cidade, são também de visita obrigatória: Sveta Gora, Drudzba, Nikola Gabrovski, Akacia, Kartala, Buzlu?a, Marno pole, e Grobishta Ruski.


Top 10 locais a visitar em Veliko Tarnovo


  1. Fortaleza Tsarevets
  2. Museu Arqueológico
  3. Museu Revivalista e Assembleia Constituinte
  4. Reserva arquitetonica de Arbanasi
  5. Igreja St. Forty Holy Martyrs
  6. Monumento Mãe Bulgária
  7. Rua Gurko
  8. Mercado Samovodska Charshiya
  9. Catedral do Nascimento dos Theotokos
  10. Monte Trapezitsa

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Sofia, Bulgária” radius=”0″]Sofia é a capital e, naturalmente, a maior cidade da Bulgária. Este centro urbano fica localizado a Oeste do país, na zona mais baixa da Montanha Vitosha. É considerado o principal ponto do país ao nível administrativo, económico, educativo e cultural de toda a Bulgária. Conhecida como uma das cidades capitais mais antigas da Europa, é um dado adquirido que a primeira presença humana neste lugar, remonta ao século VIII a.C.. É interessante como uma cidade que nos leva aos tempos de outrora, consegue fundir-se na modernidade dos dias de hoje. É um lugar bastante harmonioso e agradável. No passado, muitos conflitos sucederam-se aqui, inclusivamente investidas por parte dos otomanos e dos turcos ou aquando da Segunda Grande Guerra. A Bulgária foi aliada da Alemanha e, por esse motivo, sofreu imensos ataques por parte da Grã-Bertanha e EUA. A sua arquitectura é de tirar o fôlego e por isso, é altamente recomendável que visite a Igreja de São Jorge, a Igreja de Hagia Sophia, Mesquita de Banya Bashi, Catedral de Alexandre Nevsky, Sinagoga de Sófia, Catedral de Sveta-Nedelya, Igreja de Boiana, e muito mais. Imperdível.


Top 10 locais a visitar em Sofia


  1. Igreja de Hagia Sophia
  2. Catedral de Alexandre Nevsky
  3. Igreja de Boiana
  4. Igreja de São Jorge
  5. Museu Nacional de História
  6. Teatro Nacional Ivan Vazov
  7. Mesquita de Banya Bashi
  8. Sinagoga de Sófia
  9. Termas Centrais
  10. Parque Borisova Gradina

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Plovdiv, Bulgária” radius=”0″]Plovdiv é, a seguir à capital búlgara, a maior cidade do país. É considerada uma cidade bastante importante na Bulgária, tanto a nível económico e de transportes, assim como ao nível cultural e educativo. É habitada há cerca de seis mil anos, sendo que mais tarde, quem aqui se estabeleceu, foi o povo Trácio. É considerada uma das cidades mais antigas do mundo. Sempre foi um território cobiçado pelos mais variados grupos étnicos, nomeadamente pelos persas, gregos, búlgaros, celtas, godos, hunos, vikings, romanos, cruzados e turcos. A cidade é composta por seis colinas, sendo que três delas são conhecidas como “As Três Colinas” e as outras como a “A Colina da Juventude”, a “Colina dos Libertadores” e a “A Colina de Danov”. Visite os imensos museus aqui existentes (Museu de História, Museu Etnográfico, Museu da História e Ciência Natural, etc), assim como as imensas igrejas, mesquitas e templos pela cidade fora. Cidade adorável.


Top 10 locais a visitar em Plovdiv


  1. Antigo Teatro Romano
  2. Centro histórico de Plovdiv
  3. Museu Regional de Etnografia
  4. Mesquita Dzhumaya
  5. Rua Knyaz Alexander I
  6. Igreja de São Constantino
  7. Antigo Estádio Romano
  8. Colina dos Libertadores
  9. Colina da Juventude
  10. Fortaleza de Asen

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Mosteiro Rila, Bulgária” radius=”0″]O Mosteiro Rila é considerado o maior mosteiro da Igreja Ortodoxa existente na Bulgária. E também o mais conhecido, o qual atrai imensos peregrinos e curiosos. Este mosteiro encontra-se localizado a Noroeste dos Montes de Rila, os quais ficam situados a cerca de uma hora e meia de carro da cidade capital da Bulgária, Sofia. Fica localizado, mais propriamente, no Vale do Rio Rilska e encontra-se a uma altitude de 1 147 metros de altura. Este monumento é considerado um marco na defesa da identidade búlgara, fundado no século X, pelo eremita João de Rila. Conta com cerca de nove mil metros quadrados, considerado o maior tesouro histórico-cultural e arquitectónico de todo o país. Durante a Idade Média, o Mosteiro de Rila foi bastante importante na preservação da identidade deste povo, pois para além da construção em si, encontramos no seu interior interessantíssimos frescos, pinturas, livros, documentos, etc (visíveis na sua biblioteca e museu). Incrível!


Top 10 locais a visitar no Mosteiro Rila


  1. Igreja Natividade da Virgem Maria
  2. Museu do Mosteiro
  3. Quartel Pcselinó
  4. Parte residencial
  5. Pátio e claustros
  6. Torre de de Hrelju
  7. Biblioteca
  8. Antigo Refeitório
  9. Capela de São João
  10. Capela de São Sava

[/su_box]
[su_box box_color=”#01AEFD” title=”Arbanasi, Bulgária” radius=”0″]Arbanasi é uma vila que fica localizada na Província de Veliko Tarnovo, mais propriamente no Centro Norte da Bulgária. Tem uma imensa história, pois esta localidade encontra-se repleta de monumentos. É um local bastante atractivo para quem é interessado em fazer Turismo Cultural, pois aqui encontrará imensas igrejas dos séculos XVII e XVIII, assim como, imensos edifícios de arquitectura tradicional eslava. O nome do lugar provém da palavra turca Arnavut, que tem como significado “raiz”. Conheça o Mosteiro Bachkovo, o Mosteiro de São Nicolau, a Igreja da Natividade de Cristo, Igreja dos Santos Arcanjos Miguel e Gabriel, Igreja de São Demétrio, Igreja de Santo Atanásio, Igreja de São Jorge, e muito mais.


Top 10 locais a visitar em Arbanasia


  1. Cidade velha de Arbanasi
  2. Igreja da Natividade de Cristo
  3. Igreja de São Demétrio
  4. Igreja dos Santos Arcanjos Miguel e Gabriel
  5. Reserva Arqueológica de Arbanasi
  6. Mosteiro de São Nicolau
  7. Casa Museu Konstantsalieva
  8. Mosteiro Sveta Bogoroditsa
  9. Palácio Arbanasi
  10. Igreja de São Demétrio

[/su_box]

[su_box box_color=”#DF7401″ title=”Guia de Viagem: artigos e relatos para você consultar” radius=”0″]

[catlist link_target=_blank name=Bulgária]

[/su_box]

[su_box box_color=”#ff0000″ title=”Locais UNESCO na Bulgária” radius=”0″]Estes são alguns dos melhores destinos para visitar na Bulgária. Os locais UNESCO Património Mundial na Bulgária são locais protegidos pela sua importância cultural ou natural.

Locais inscritos na Lista do Património Mundial na Bulgária:

  • Igreja de Boiana
  • Cavaleiro de Madara
  • Túmulo Trácio de Kazanlak
  • Igrejas Rupestres de Ivanovo
  • Mosteiro de Rila
  • Cidade Antiga de Nessebar
  • Reserva Natural de Srebarna
  • Parque Nacional de Pirin
  • Túmulo Trácio de Sveshtari

[/su_box]

Instagram JoaoLeitaoViagens